Origem da Familia "Canto"

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Famílias | Heráldica

Origem da Familia "Canto"

#326073 | PedroPires95 | 25 mar 2013 15:10

Olá a todos, Me chamo Pedro Pires.

A algum tempo estou estudando a família "do Canto" cujo há muitos representantes na Madeira, e em toda Portugal,

Muitos atribuem sua origem com um fidalgo Inglês chamado John of Kent, que se casou com uma Sefardita, e deu origem a família do Canto,

Para quem não sabe essa família pelo menos ao meu entender já constando na formação dela (o patriarca se casou com uma Judia Sefardita em Portugal) é uma família de Cristãos novos,

Meu interesse por essa origem deu exatamente quando eu no começo deste ano descobri que minha Ancestral materna se chamava Fca do Canto Almeida aqui no Ceará, Brasil. Pouco se sabe sobre esta mulher, Apenas que se casou em 1736 já num segundo matrimonio com Domingos de Aguiar e Oliveira, no município de Bela Cruz, Morreu no parto de sua filha Maria Patricia, Já ela é mãe de uma Córdula de Sá de Oliveira, que é mãe da minha ancestral de lados maternos, Tereza Maria de Jesus

Embora eu estivesse estimado que por não ter quase muitas informações dessa Fca do Canto, eu soube que ela tinha um segundo nome, Fca do Couto, Logo estimei se tratar de uma refugiada da Inquisição

Uma prova que a família do Canto é de Judaizantes, alem da origem dela, é um processo da Inquisição na Madeira de André do Canto Almeida, Filho de Jeronimo Pires do Canto, e de Domingas Galvoa, Cujo o processo pode ser consultado no link:

http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=2311780

Se tratando de um sobrenome igual a da minha ancestral, estimo que esse Pe. André do Canto pode ser avô de Fca do Canto de Almeida, já que a data de qual ele foi expulso do cargo sacerdotal, parece corresponder com avô de minha ancestral que se casou em 1736,

Porem ao procurar mais sobre essa família, Surge diversas teorias deixo uma interessante aqui: