certidão de nascimento

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

certidão de nascimento

#326603 | caeduteixeira | 02 abr 2013 19:44

Caros amigos, estou precisando do Assento de nascimento do meu avô, para processo de cidadania portuguesa.
Eu já encontrei os assentos do Pai dele Francisco Teixeira Poças no arquivo Distrital de Vila Real, Paróquia de Vila Marim. Da mãe dele Rosa da Conceição, na Paróquia de Sedielos - Peso da Régoa. A certidão de Casamento dos Pais (Francisco e Rosa) na Igreja de São Mamede - Vila Marim. Das irmãs: Germana, Anna e Maria, batizadas na Paróquia de Sedielos - Peso da Régoa. Dos irmãos: Francisco e Antonio, batizados na Paróquia de São Mamede - Vila Marim. Todos anteriores a 1900. Como minha bizavó, Rosa da Conceição, fez o pedido de passaporte dela Vila Real, acredito que ele também tenha sido registrado em Vila Marim. Ele nasceu no ano de 1905 ou 1906 não sei bem ao certo. Já mandei vários emails para o Arquivo Diocesano de Vila Real e não me respondem. Gostaria de saber se alguém aqui do forum pode me ajudar.

Att

Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: CERTIDÃO DE NASCIMENTO

#326616 | caeduteixeira | 02 abr 2013 23:25 | Em resposta a: #326603

Esqueci de colocar o nome do meu avo:
DAVID TEIXEIRA filho de: FRANCISCO TEIXEIRA POCAS E ROSA DA CONCEICAO
ano de nascimento: 1905 ou 1906
Possivel local: VILA MARIM - MESAO FRIO - VILA REAL - PORTUGAL

Resposta

Link directo:

RE: CERTIDÃO DE NASCIMENTO

#326619 | MCNN | 03 abr 2013 00:24 | Em resposta a: #326616

Caro Eduardo

Eu já tinha deduzido que o seu avô se chamava David pelo que consta no pedido de passaporte para o Brasil da sua bisavó, feito em 07/11/1908 e que pode ver aqui:

http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/viewer?id=1052726

(escolha a imagem 518.tif)

(NOTA: O seu bisavô pediu o passaporte em 15/03/1908, eventualmente terá ido para o Brasil alguns meses antes da sua bisavó)

Como pode ver,aA sua bisavó foi para o Brasil com nove filhos, a saber:

Germana (filha, 18 anos), Ana (filha, 16 anos), Maria (filha, 14 anos), Francisco (filho, 10 anos), António (filho, 8 anos), Júlio (filho, 7 anos), Miguel (filho, 4 anos), David (filho, 2 anos) e Custódio (filho, 10 meses)

Nesse registo é dito que ela era natural do lugar de Vinha Velha, freguesia de Sedielos, concelho de Peso da Régua.

Mas lá também diz que ela, quando pediu o passaporte em 1908, residia em Vila Marim, concelho de Mesão Frio !!!

O seu avô deve pois ter nascido também em Vila Marim.

Mas o seu assento de baptismo deve estar ainda na Conservatória do Registo Civil de Mesão Frio, pois aparentemente no Arquivo Distrital de Vila Real ainda só estão os assentos de Vila Marim ánteriores a 1901.

Contacte a Conservatória e peça-lhes a cópia do assento (creio que não necessita de certidão, que é muito mais cara e, para efeitos de dar início ao processo de obtenção de nacionalidade, basta perfeitamente uma cópia não autenticada).

Diga-lhes o nome dos pais, o ano provável de nascimento (1905/1906), e peça-lhes que procurem na paróquia de Vila Marim.

Os contactos da Conservatória são:

Conservatória do Registo Civil de Mesão Frio
Avenida Conselheiro José Maria de Alpoim, 432
5040-310 MESÃO FRIO

Telef: +351 254 891 488
email: crcpcom.mesao-frio@dgrn.mj.pt

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: CERTIDÃO DE NASCIMENTO

#326642 | caeduteixeira | 03 abr 2013 15:14 | Em resposta a: #326619

Caro amigo Mário, muito obrigado pela atenção. Já enviei um email para a Conservatória. Agora é esperar que eles respondam. Mas posso garantir que você me ajudou muito.
Att.
Eduardo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 jun 2024, 20:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen