Alvoco da Serra

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Alvoco da Serra

#326686 | Carlos Lima | 04 abr 2013 13:39

Caros Confrades,

Procuro pessoas de uma aldeia da Beira Alta - Teixeira.
Tenho os registos da Vide e de Loriga.
No entanto e sabendo que existem alguns (poucos) anteriores a 1670, solicito a vossa ajuda.
A aldeia tinha 1 vizinho em 1527, no termo de Alvoco da Serra e o primeiro que encontro é um Bartolomeu Alvares em 1640.

Agradeço a vossa inestimável ajuda.
Vejo hipótese de chegar à primeira família que por lá habitou o que seria fantástico.

Obrigado

Carlos Lima

Resposta

Link directo:

RE: Alvoco da Serra

#327137 | Raquelis | 12 abr 2013 16:31 | Em resposta a: #326686

Caro Carlos Lima:

É quase impossível conseguir chegar tão longe pois, temos de procurar os assentos mais antigos das quatro freguesias envolvidas, relacionar esses assentos com Teixeira e tentar “adivinhar” as possíveis datas de nascimento dos residentes neles mencionados . No entanto é um desafio interessante e há muito bons investigadores quem podem ajudar, se assim o entenderem.
Comecei a fazer algumas buscas mas é um trabalho que vai demorar a concluir.
Por motivos de organização penso que é melhor continuarmos no tópico dos Registos da Vide, uma vez que Teixeira e Cima e Teixeira de Baixo pertenciam ou pertenceram àquela Freguesia. Penso, também, que é melhor tratarmos um casal ou indivíduo de cada vez.

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

Alvoco da Serra

#327326 | Carlos Lima | 15 abr 2013 09:46 | Em resposta a: #327137

Cara Raquel,

Agradeço a sua amabilidade e resposta.

Pelos registos da Vide já construí as duas primeiras gerações possíveis da Teixeira, incluindo os meus censos de 1700.

Já sei quem foram os primeiros habitantes da Teixeira de Baixo e de Ribeira de Balocas.

No entanto, os registos anteriores a 1670 são poucos e quase imperceptíveis. Havendo famílias a residir surge sempre a dúvida onde efectuariam os registos, no caso de os efectuarem.
Teixeira, via eclesiástica estava e está próxima à Vide, mas via administrativa, dizia-se "no termo de Alvoco". Ora Alvoco só tem registos a partir deste data, 1673, e já antes surgem registos da Teixeira na Vide.
Procurei em Loriga desde o início deste século, pois também os tenho, mas apenas estão por aqui os próprios de Loriga.
Isto deixou-me confuso, então os anteriores de Alvoco, onde estão? Sabendo que Alvoco neste tempo era importante na região, devia ter registos próprios, que não estão documentados como existentes.
Será que desapareceram?

O habitante mais antigo da Teixeira que tenho registo é Bartholomeu Alvares, que faleceu em 1640.

Agradecia o seu comentário sobre esta mensagem.

Sobre alguns tópicos desta região, achei interessante que circulem por várias aldeias em torno da Teixeira (Vide, Alvoco, Sobral, Balocas, Gondufo), e não procurem ligações no meio deste triângulo.
Nests fim de século até meados do século XVIII é a altura de fixação de populações em novas pequenas aldeias nestas terras. Há pormenores por aqui que alumiam algumas das dúvidas que tenho lido sobre a região.

Cumprimentos

Carlos Lima

Resposta

Link directo:

RE: Alvoco da Serra

#327367 | Raquelis | 15 abr 2013 17:54 | Em resposta a: #327326

Caro Carlos Lima,

Também procurei os registos do Alvoco da Serra anteriores a 1670. Também coloquei essa questão – sendo aquele local tão importante à época, como é que não se faziam registos? No vizinho Paúl os registos começaram em 1560 (110 anos antes). Cheguei a pensar que talvez fossem encontrados junto de outros, como aconteceu com S. Paio de Gramaços ou S. Paio do Codeço, que ficaram juntos com um outro S. Paio. O certo é que não existem ou não foram encontrados e o facto do Arquivo Distrital de Castelo Branco demorar a colocar estes assentos “ on line” não ajuda a pesquisa nas outras freguesias vizinhas.

Mas, afinal, quem são os 1ºs habitantes da Teixeira? Parece que chegou a uma conclusão?

Os poucos assentos que conheço que se referem a gentes da Teixeira estão nos paroquiais da Vide ou eram indivíduos mencionados como sendo pais ou avós nos registos das localidades limítrofes.

Não conheço Bartolomeu Álvares da Teixeira. Tenho três Bartolomeu Álvares na minha base de dados, que são de:

-Erada (cerca de 1530?) cc Maria Gonçalves, pais de Maria Álvares (cerca de 1565?) que casa na Erada em Out. de 1585 com Amadeu Francisco;
-Paúl (cerca de 1550?) cc Leonor Nunes, pais de Maria b. 26.10.1579;
- Aldeia das Dez – Avelar – (cerca de 1690?)cc Maria Marques, são pais de Maria Álvares cerca de 1720 que casa na Aldeia das Dez com António Galvão de S. Gião em Dezembro de 1741.

Resposta

Link directo:

RE: Alvoco da Serra

#327369 | Raquelis | 15 abr 2013 18:16 | Em resposta a: #327367

(continuação)

Tenho um ancestral João Álvares, cerca de 1560 no Gondufo, casado com uma Ana...?, pais de uma Domingas João que casa na Vide em Agosto de 1612 com António Francisco, filho de um Francisco João e uma Beatriz Manuel de Chãs ou Chãos de Égua. Este João Álvares será filho de um Antão Álvares (cerca de 1540?) meu 13º avô.

Tenho outro ancestral João Álvares (cerca de 1530?) casado com Maria Martins,pais de Cristóvão João (cerca de 1550) das Baloquinhas que casa na Bobadela em 1572 com Beatriz Álvares, certamente sua familiar?

Será que há ligação ao seu Bartolomeu Álvares da Teixeira?

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Alvoco da Serra

#330700 | Carlos Lima | 11 jun 2013 14:23 | Em resposta a: #327369

Cara Raquel,

Voltemos aos Alvares.

Nos registos da Vide encontrei:

Pag.14 - 1603 - Domingos Pires casa com Maria Francisca
Ele filho de Bartolomeu Pires e ela de Francisco Alvares
(Será Bartolomeu Alvares? Se sim juntei 2 pontas)

Pag. 19 - 1603 - Morte de João Alvares filho de Antam Alvares
Pag. 21 - 1604 - "cumprido pela alma de" Bartolomeu filho de Afonso ALvares
Em 1640 morre um Bartolomeu filho de Bartolomeu
Em Novembro 1656 morre Francisco filho de Bartolomeu Alvares, não percebo se de Loriga, das Corgas ou outra palavra.
Em Dez 1656 morre Maria Francisca mulher de Bartolomeu Alvares
Em Set 1658 morre o Bartolomeu Alvares.
São todos registos na Vide

Agradeço toda a sua ajuda nesta teia.

Cumprimentos

Carlos Lima

Resposta

Link directo:

RE: Alvoco da Serra

#330964 | Raquelis | 15 jun 2013 18:57 | Em resposta a: #330700

Caro Carlos Lima

As minhas notas não batiam certas e tive de ir ver outra vez os paroquiais de Vide.
Não tenho dúvida que Domingos Pires é filho de Bartolomeu Pires mas o pai de Maria Francisca parece-me Francisco Esteves e não Álvares. Aliás, na página 19 na morte da mulher em 14.9.1600 pode ler-se que a defunta é Águeda Domingues, mulher de Francisco Esteves. Repare que o padre, que tem apelido Álvares, escreve o seu nome com uma grafia diferente.

Isto não está de acordo com as suas notas. Diga-me o que lhe parece.

Cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 mai 2024, 07:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen