certidao de nascimento pra fins de nacionalidade

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Brasil

certidao de nascimento pra fins de nacionalidade

#326719 | Eneida Pampolha | 04 abr 2013 23:38

ola!!!!


sou brasileira, moro no brasil, e bisneta de português, cujo o nome do meu bisavô era henrique amoedo costa, nascido em 18 de abril de 1892, natural de coimbra, portugal, cujo o pai se chamava josé amoedo e mãe maria da costa amoedo. não tenho conhecimeto do conselho, nem da freguesia, só o que sei que é natural de coimbra. segundo pesquisas que realizei aqui na internet, pude verificar que tem casos semelhantes ao meu que foram resolvidos com sucesso, por favor, preciso de ajuda, pois gostaria de obter a nacionalidade portuguesa, minha avó materna ainda é viva e através da nacionalidade dela, depois do meu pai, conseguirei a minha, meu nome é eneida. estou no aguardo de qualquer informação.

grata,

eneida

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento pra fins de nacionalidade

#326720 | RCCORREIA | 04 abr 2013 23:46 | Em resposta a: #326719

Julgo que sendo seu bisavô Português sua avó (filha dele) e seu pai (neto) podem pedir a nacionalidade em simultâneo. Em a obtendo pode talvez você mesmo requerer por passar a ser neta e filha de Português (mas será melhor conferir se isso é mesmo assim)

Precisa achar a certidão de baptismo de seu bisavô. Só sabendo Coimbra (que pode ser Distrito, Concelho ou Lugar) não é muito fácil mas como tem uma data sempre simplifica. Veremos se há outras pistas.

Cumpts,
RCC

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento pra fins de nacionalidade

#326721 | MCNN | 04 abr 2013 23:56 | Em resposta a: #326719

Boa noite Eneida

Sabe em que ano é que o seu bisavô foi para o Brasil ?

Ele foi sozinho ou acompanhado ? Caso tenha ido acompanhado, sabe com quem é que ele foi ?

Ele casou em Portugal ou no Brasil ? Caso tenha casado já no Brasil, sabe onde e quando é que ele casou ? E como é que se chamava a sua bisavó ?

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento pra fins de nacionalidade

#326722 | HRC1947 | 05 abr 2013 00:03 | Em resposta a: #326721

Cara Eneida;

No Distrito de Coimbra, nas p. b. i. aparecem dois Apelidos " AMOEDO ".
Já é um começo!...

http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/Distrito%20de%20Coimbra/who/amoedo/?customerType=ALL&contentErrorLinkEnabled=true
Cumprimentos
HRC

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento pra fins de nacionalidade

#326731 | RCCORREIA | 05 abr 2013 10:23 | Em resposta a: #326720

Procurei em Ançã que sabemos ser terra onde tem presença o apelido Amoebo em 1892 mas nada consta.

Veremos se alguém que ainda tem esse apelido nos ajuda.

RCC

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento pra fins de nacionalidade

#326736 | RCCORREIA | 05 abr 2013 13:12 | Em resposta a: #326719

O nome é citado várias vezes no Diário Oficial da União, sendo que num deles me parece (1937) ser um registo de pedido de nacionalidade brasileira. Assim poderá estar perante um caso de dupla-nacionalidade ou de mudança de nacionalidade o que em termos legais poderá ser diferente e consagrar direitos diferentes aos seus descendentes.

Uma outra pista é a pesquisa do seu passaporte para ir para o Brasil (caso em que para a ajudar precisamos estimar uma data)

RCC

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento pra fins de nacionalidade

#326759 | Eneida Pampolha | 06 abr 2013 00:54 | Em resposta a: #326720

RCC, muito obrigada, por está me ajudando, pois estou encontrando muitas dificuldades...

tenho mais alguns dados, pois consegui o processo de naturalização do meu bisavô aqui no brasil, no boletim de syndicancia para naturalização, da policia civil do distrito federal,à epoca, diz que ele tem nacionalidade portuguesa e natural de coimbra, que veio para o brasil em 1893, ou seja, com um ano de idade, com seus pais, jose amoedo e maria da costa amoedo, tinha um irmão americo costa amoedo, que deveria ser mais velho que ele, a data de nascimento de meu bisavô é a que mencionei logo acima, tenho também a certidão de casamento dele aqui no brasil com minha bisavó, já solicitei no consulado daqui da minha cidade a busca da certidão de nascimento dele com esses dados, porém, a resposta foi negativa, disseram que o distrito de coimbra não localizou a certidão de nascimento sem o concelho e freguesia....
no aguardo, sua ajuda.

Eneida

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento pra fins de nacionalidade

#326760 | Eneida Pampolha | 06 abr 2013 01:01 | Em resposta a: #326731

Ola´!!

Acho que houve um erro de digitação, pois o nome é Amoedo, já solicitei a busca em figueira da foz e lá também não consta, porém fico agradecida se puder continuar a busca em outros lugares.
no aguardo,
Eneida

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento pra fins de nacionalidade

#326761 | Eneida Pampolha | 06 abr 2013 01:15 | Em resposta a: #326721

Boa noite sr. Mario,

Sei o ano que meu bisavô veio ao Brasil, foi em 1893, ou seja, tinha um ano de idade e veio ao brasil com seus pais, jose amoedo e maria da costa amoedo, tinha um irmão tambem que acredito ser mais velho que ele, se chamava americo amoedo costa.
meu bisavô se casou aqui no brasil, tenho a certidaõ de casamento dele, casou no rio de janeiro, registro de casamento foi no cartorio antonio pinheiro machado, no dia 27 de novembro de 1922, minha bisavó se chamava dagmar alves, após o casamento passou a chamar dagmar alves amoedo, consegui todo o processo de sua naturalização aqui no brasil, ainda não contactei com o cartorio de casamento, pois eles se casaram no rio de janeiro e estou em outra cidade... se puder continuar a me ajudar, agradeço muiito.
no aguardo
Eneida

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento pra fins de nacionalidade

#326764 | Eneida Pampolha | 06 abr 2013 01:45 | Em resposta a: #326761

Sr. Mario,

esqueci de dizer que tem um numero de carteira do I.I sob numero 120.579, de 31-12-1925, porém, não diz da onde é o registro.

descobri mais um dado, de que minha bisavó, maria da costa amoedo era natural de mealhada, não sei onde fica, porém pode ser mais um dado.
no aguardo
Eneida

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento pra fins de nacionalidade

#326765 | Eneida Pampolha | 06 abr 2013 02:00 | Em resposta a: #326736

Olá!!

Obrigada por sua ajuda. realmente o processo de naturalização de meu bisavô foi em 1937, ele solicitou sua naturalização. tenho todo o processo de sua naturalização, consegui do arquivo nacional brasileiro, porém, lá não consta a certidão de nascimento, somente a de casamento com minha bisavó, os nomes dos pais como informei acima, e que sua nacionalidade é portuguesa e natural de coimbra, e sua data de nascimento é a que informei acima também. Ele veio ao brasil, quando tinha somente um ano de idade, chegou aqui no porto de santos em 1893, acompanhado de seus pais. soube de mais um dado de que a mae do meu bisavô era natural de mealhada, não sei se ajuda..
no aguardo, de sua ajuda
eneida

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento pra fins de nacionalidade

#326769 | MCNN | 06 abr 2013 04:01 | Em resposta a: #326764

Boa noite Eneida


Encontrei o assento do casamento do seu avô em:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-267-11879-51805-25?cc=1582573&wc=M9SN-P1D:n1361209813

mas, infelizmente, apenas diz que ele era de Portugal. Eventualmente será este o documento que tem em seu poder.

Entratanto, se a sua bisavó era natural da Mealhada, então era natural do distrito de Aveiro.

Mas isso não impede que o seu avô seja natural do distrito de Coimbra, mais a mais que o concelho da Mealhada faz fronteira com o distrito de Coimbra.

Entretanto, sabe em que mês de 1893 é que o seu avô chegou ao Brasil na companhia dos pais e irmão ?

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento pra fins de nacionalidade

#326786 | Eneida Pampolha | 06 abr 2013 18:35 | Em resposta a: #326769

ola, Mario,

a certidão de casamento que você mostrou, é a que tenho mesmo.Quanto ao processo de natuaralização que tenho do meu bisavô, lá não diz o mês que vieram ao Brasil, só diz que partiram de Lisboa e desembarcaram no porto de santos, no ano de 1893, neste processo tem um registro de imoveis no 3 oficio de registro de imoveis da capital federal, rio de janeiro, se você achar que pode ser mais um camin ho, me diga e dou os dados dos registros para ver se podemos obeter mais informações.
No aguado,
Eneida

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento pra fins de nacionalidade

#326857 | Pedro França | 08 abr 2013 01:15 | Em resposta a: #326765

Olá, Eneida:

Tropecei neste seu tópico. Se quiser posso fazer-lhe (para Coimbra - todo o distrito) profissionalmente, esse trabalho de sapa, pois resido em Coimbra e faço investigação no Arquivo da Universidade nessa área (passaportes) e na de genealogia. Sou formado em História. Tenho resolvido alguns casos como o seu com sucesso. O confrade Rui Correia já me conhece faz tempo.

Fico à disposição se entender solicitar a minha cooperação.
Para qualquer contacto, aqui fica o meu e-mail:

pedrofrancapinarrobanetcabopontopt

Abraço, tudo de bom e boa sorte.

Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento pra fins de nacionalidade

#326920 | Eneida Pampolha | 09 abr 2013 03:39 | Em resposta a: #326736

Olá, RCC!!!

Vc não conseguiu mais nenhuma informação???
Eneida

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento pra fins de nacionalidade

#326924 | RCCORREIA | 09 abr 2013 08:51 | Em resposta a: #326920

Cara Eneida

Terei que pesquisar mais cerca de 450 imagens dos passaportes de 1892-93 (o passaporte teria que ser tirado nos 60 dias anteriores à viagem) para tentar localizar a paróquia donde vinham. Se souber o mês em que chegaram ao Brasil será mais fácil/rápido. Felizmente essa informação está online no familysearch.

Na pesquisa que fiz no arquivo nacional do Brasil não achei nenhum Amoedo chegado ao Brasil (RJ/Santos) em 1893

Se quiser uma ajuda mais profissional aconselho-a a seguir a oferta que lhe deram aqui.

Cumprimentos
Rui C Correia

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento pra fins de nacionalidade

#326950 | RCCORREIA | 09 abr 2013 15:44 | Em resposta a: #326924

Tente percorrer este livro para ver se encontra o seu bisavô
https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1942-24843-19321-25?cc=1928596&wc=MMYP-9JH:11580911

RCC

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento pra fins de nacionalidade

#326998 | Saba | 10 abr 2013 02:12 | Em resposta a: #326761

De onde vem o sobrenome Pampolha?

Obrigado,

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento pra fins de nacionalidade

#327002 | RCCORREIA | 10 abr 2013 09:26 | Em resposta a: #326920

Cara Eneida

Os anos de 1870 em diante são de forte emigração de Portugal para o Brasil.

O ano de 1893 é especialmente profícuo. Só o Governo Civil de Coimbra concedeu 2901 passaportes, sendo que alguns abarcam quem o solicita mas também a família que o acompanha e maioritariamente destinados ao Rio de Janeiro e a Santos.

Estão divididos pelos Tomos 31 a 33 dos registos. Já percorri o Tomo 31 vendo cerca de 400 registos sem sucesso.

Numa outra mensagem enviei-lhe a ligação do Tomo 32 que terá perto de 1000 registos que se têm percorrer página a página. E por fim o tomo 33 que terá os restantes e que verei ainda hoje.

Atendendo a que o passaporte só era válido para 60 dias se souber o mês em que José Amoedo e família chegou ao Brasil será possível reduzir e acelerar a pesquisa

Cumprimentos
Rui

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento pra fins de nacionalidade

#327004 | RCCORREIA | 10 abr 2013 09:39 | Em resposta a: #326920

No tomo 33 também nada consta. Restará o tomo 32 que levará bastante mais tempo .

RCC

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento pra fins de nacionalidade

#327023 | HRC1947 | 10 abr 2013 16:09 | Em resposta a: #327004

Caro Confrade R. Correia;
É de louvar a sua paciência.
Entretanto deixo mais uma vez estes endereços
relativo ao " Apelido " AMOEDO "
Os m/ melhores cumprimentos
HRC
------

Amoedo, Agostinho J Gonçalves
Praça Mestre Pêro Lote 7,3º-D
3030-020 COIMBRA
239 703 161
--
Amoedo, Carlos Alberto
R Oureça 47
3020-128 COIMBRA
239 430 993
--
---------

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento pra fins de nacionalidade

#327032 | RCCORREIA | 10 abr 2013 18:01 | Em resposta a: #327023

Obrigado pela sua mensagem.

Não custa ajudar (além do tempo). A localização do passaporte poderá dar a pista para a freguesia onde achar o registo de nascimento, pois o percorrer de todas as freguesias de Coimbra para a data pode ser uma aventura ainda maior.

Além da presença na zona de Coimbra à época há presença no Porto (Cedofeita).
Também na Univ de Évora há uma docente com este apelido (licenciada pela UC)

E digo-lhe que de muita ajuda que dei muita ajuda recebi. Dizia um confrade que ao procurar os seus ancestrais tinha sobretudo feito amigos ... o que entendi isso muito bem.

Cumprimentos,
Rui C Correia

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento pra fins de nacionalidade

#327036 | Eneida Pampolha | 10 abr 2013 20:21 | Em resposta a: #327023

Meus caros amigos,

Agradeço imensamente, a todos que estão me ajudando.... chego a ficar emocionada.....
aos Srs, Confrades, espero não estár incomodando, porém, peço q não deisistam, pois tenho certeza de que com a a juda de vocês irei conseguir localizar...
Confrade Rui, ja estou no final da consulta do tomo 32, que me enviou, mais uma vez meu muiito obrigada...
Se achar necessario informo-lhe o numero do processo de naturalização de Henrique Amoedo Costa, H.21.937, pois de repente, lá pode haver alguma informaçãoque possa ajudar e eu não esteja vendo... enfim, ...
Estou a inteira disposição...
Eneida

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento pra fins de nacionalidade

#327037 | Eneida Pampolha | 10 abr 2013 20:31 | Em resposta a: #327023

Ola, HRC,

Gostaria de lhe agradecer pelos Apelidos que me enviou, porém aqui no Brasil, segundo meus parentes, não tem conhecimento desses dois Apelidos que localizou, porém , vc indica que eu deva ligar para eles e perguntar, se somos da mesma familia?

No aguardo,
Eneida

Resposta

Link directo:

RE: certidão de nascimento para fins de nacionalidade

#327038 | HRC1947 | 10 abr 2013 21:08 | Em resposta a: #327037

-
Boa noite ;

... A vossa mensagem não deixa dúvidas;---

sou brasileira, moro no brasil, e bisneta de português, cujo o nome do meu bisavô era henrique amoedo costa, nascido em 18 de abril de 1892, natural de coimbra, portugal, cujo o pai se chamava josé amoedo e mãe maria da costa amoedo. não tenho conhecimeto do conselho, nem da freguesia, só o que sei que é natural de coimbra. segundo pesquisas que realizei aqui na internet, pude verificar que tem casos semelhantes ao meu que foram resolvidos com sucesso, por favor, preciso de ajuda, pois gostaria de obter a nacionalidade portuguesa, minha avó materna ainda é viva e através da nacionalidade dela, depois do meu pai, conseguirei a minha, meu nome é eneida. estou no aguardo de qualquer informação."
grata,
eneida
---------
Cara Confreira o APELIDO É "" AMOEDO "", ora se vc. tentar o contacto com esses dois assinantes das
p.b. i. está a ir de encontro ao que indica na sua mensagem?.[ então os seus familiares são de Coimbra!]
Quanto a mim haverá todo o interesse em explorar essa " dica "., só peca por tardia.
Sugiro que obtenha ajuda sua familia para assim poder encontrar o que procura, tanto mais que a obtenção
da Nacionalidade irá beneficiar também seus descendentes.
Boa sorte
Os m/ cumprimentos
HRC

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento pra fins de nacionalidade

#327104 | Eneida Pampolha | 11 abr 2013 23:55 | Em resposta a: #327032

Olá, Sr. Rui,



Informo que já realizei a pesquisa nos livros que me encaminhou, ou seja, o tomo 32 de 1893, e não obtive sucesso, porém, gostaria de saber se posso fazer buscas nos outros tomos, onde no processo de naturalização vindo do arquivo nacional sob numero H.21.937, lá informa que meu bisavô fez viagens para Portugal em anos 1920, 1921, 1922, 1925, 1943, ele saio do Brasil e foi à Portugal, com isso, posso procurar nos tomos daqui ou de Portugal, não sei como realizar a busca, não sei mexer no site familysearch, peço desulpas por lhe incomodar ainda mais...
Meus cumprimentos,
Eneida

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento pra fins de nacionalidade

#327107 | RCCORREIA | 12 abr 2013 00:38 | Em resposta a: #327104

Olá Eneida

Podemos procurar ainda no tomo 31 (na parte final de 1892) sempre tendo por base que seu bisavô foi para o Brasil em 1893.

Poderá ser mais complicado acha-lo (ou não?) nas datas mais recentes.

Rui

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento pra fins de nacionalidade

#327157 | Eneida Pampolha | 12 abr 2013 19:51 | Em resposta a: #327107

Olá, Sr. Rui,

Se o sr. puder me disponibiluzar os tomos até 1935, pois no site que me enviou so vai até o ano de 1929, ou seja, tomo 88, e gostaria de pesquisar ate o ano de 1935, será que o sr. poderia me enviar o site como o sr. me enviou o tomo 31?

Descobri mais umas informações, que meu tetravô José Amoedo era espanhol, e que minha tetravô, Maria da Costa Amoedo, nasceu em Mealhada, distrito de Aveiro, em 24/06/1871, será que conseguimos saber o local do casamento deles, consequentemente, a certidão de casamento, daí chegaremos até um possivle conselho de nascimento de meu bisavô, pois, se ele nasceu em 1892, e ela nasceu em 1871, quando ela tinha 21 anos, dinate disto, a certidão de casamento deveria ser entre o período de 1885 a1890, mais ou menso, pois meu avô nasceu em 1892, já deveriam esta casados ...
No aguardo, meu cumprimentos
Eneida

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento pra fins de nacionalidade

#327177 | RCCORREIA | 13 abr 2013 00:04 | Em resposta a: #327157

Olá Eneida

Os tomos disponíveis online são apenas aqueles. O seu bisavô deveria figurar entre as páginas finais do tomo 30, no tomo 31 ou 32 ou nas páginas iniciais do tomo 33. Mas se não estiver isso pode significar que pode ter pedido o passaporte noutro lugar, como seja o Porto onde na época havia pessoas com apelido Amoedo. Mas se como diz era espanhol pode ter pedido o passaporte na embaixada/consulado de Espanha.

Como pode aparecer com outro apelido deve-se procurar um José Amoedo ou um José que vai para Santos, na companhia da mulher Maria ou Maria da Costa e pelo menos dois filhos.

A legislação protege o acesso a dados com menos de 100 anos que só pode ser facultada de modo limitado e junto de quem a guarda (neste caso era o Governo Civil de Coimbra mas como foi extinto desconheço para onde foi)

Era usual o casamento ser no lugar de residência da noiva (que pode ser uma das paróquias da Mealhada, cujos livros estão no Arquivo Distrital de Aveiro o que complica um pouco as pesquisas).

Não está fácil.

Diz tetravô mas deve ser trisavô, não? Pai do bisavô.

O Amoedo da Maria da Costa deve ser acrescentado no casamento e pode não estar no registo.

RCC

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento pra fins de nacionalidade

#327246 | Eneida Pampolha | 14 abr 2013 06:40 | Em resposta a: #327177

Olá, Sr. Rui!!!

Está mesmo muito difícil, me cadastrei no famylisearch, mas não consegui navegar para poder localizar os tomos, acredito que meu trisavô por ser espanhol, esteja dificultando a busca, porém, não sei se ele se naturalizou portugues, acredito que sim, pois casou com minha trisavó Portuguesa... nesno ele sendo espanhol, e morando em Portugal, casado lá o passaporte dele seria emitido em Portugal?
Pois não consigo localizar nos tomos que me enviou nenhum registro no nome de José Amoedo...
Ainda não desisti, no aguardo,
Meus Cumprimentos
Eneida

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento pra fins de nacionalidade

#327709 | Eneida Pampolha | 20 abr 2013 01:45 | Em resposta a: #327246

Olá!!!

Gostaria de agardecer a todos que me ajudam, pois ainda não consegui alcançar meu objetivo, porém informo que aind anão desiti, se ainda tiver alguem com vontade de me ajudar, ficarei eternamente grata, pois toda ajuda é sempre bem vinda...
No aguardo,
Meus cumprimentos,
Eneida

Resposta

Link directo:

RE: certidao de nascimento pra fins de nacionalidade

#327739 | MCNN | 20 abr 2013 17:40 | Em resposta a: #327709

Boa tarde Eneida

Atendendo a que a sua trisavó era natural da Mealhada, e que o seu trisavô seria espanhol, quem sabe se não terão pedido o passaporte no Governo Civil de Aveiro e, como tal, esse pedido de passaporte não estará afinal no Arquivo Distrital de Aveiro ? Aliás, creio mesmo que será o mais provável.

E eu procuraria também obter, junto do Arquivo Distrital de Aveiro, o assento de baptismo da sua trisavó. Talvez tenha averbado o casamento, e fique assim a saber a data e local do casamento. De todas as formas, o local mais provável de casamento da sua trisavó será a paróquia onde nasceu.

Para terminar, apesar da Mealhada pertencer ao distrito de Aveiro, fica muito mais próxima de Coimbra (20 Km) do que de Aveiro (50 Km). Até que ponto a informação de que o seu bisavô era de Coimbra será 100 % correcta ? Quem sabe se o seu bisavô não seria também da Mealhada ? De onde vem a informação que ele era de Coimbra ?

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 20:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen