Problemas com um Registro de Baptismo dos Açores (Família Arruda)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Heráldica | Pessoas

Problemas com um Registro de Baptismo dos Açores (Família Arruda)

#326848 | PedroPires95 | 07 abr 2013 23:47

Olá,

Estou enfrentando algumas dificuldades para realizar a leitura e transcrever as informações de uma mulher de minha arvore genealógica, Se trata de Maria Antonia (?) , Nasceu em 23/03/1730, é descrita num site como sendo filha de Vicente Viveiros Pimentel, e Maria de Melo Viveiros. Porem, Vicente Viveiros Pimentel se casou com Maria de Melo Viveiros em 1705, e ela estava se casando pela Segunda vez, Por isso acabei desconfiando que poderia estar errada a afirmação acima de Vicente ser o pai de Maria Antonia, No entanto achei um documento nos Açores, Cujo consta uma Maria, que nasceu em 23/03/1730, no lugar indicado na arvore, e que era FILHA DE FJa(?) de Arruda, e de Maria Viveiros(?) Cujo eu não consigo ler o documento por ter algumas abreviações e não ser acostumado com a leitura desse tipo de documento,

Porem sei que esse documento é mesmo de minha ancestral, Pois existe na minha arvore, que Amaro José de Arruda, O patriarca da familia Arruda do CE-Brasil, é filho de Pedro de Viveiros e Fca dos Anjos, cujo eu achei no Ancestry que Pedro de Viveiros, era filho da tal Maria Antônia, Que para completar minha afirmação, Amaro José veio da Ilha de S. Miguel, e é nessa ilha do Arquipélogo dos Açores que se encontra os papeis e rastros de Pedro de Viveiros e Maria Antonia,

Está documentado no lugar de Ajuda de Bretanha, Ilha S. Miguel, Açores.

Eu gostaria de que alguém que entende das abreviações e domina a técnica da leitura desse tipo de Documento, pudesse me ajudar, Vou deixar o link do Documento aqui:

http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/SMG-PD-AJUDABRETANHA-B-1726-1742/SMG-PD-AJUDABRETANHA-B-1726-1742_item1/P39.html

Alguém poderia me ajudar? Minha família estima solucionar e encontrar os ancestrais e a origem do moço açoriano Amaro José, que deu origem a família Arruda no Ceará, e que sua ancestralidade permaneceu um mistério até hoje, Mas que estou tentando encontra-la.

Até mais, Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Problemas com um Registro de Baptismo dos Açores (Família Arruda)

#326849 | evieira | 07 abr 2013 23:58 | Em resposta a: #326848

O baptismo refere-se a Maria, filha de Antº (António) de Arruda e de Maria de (?) (talvez seja "de Jesus", não parece ser viveiros), naturais do lugar de Sto António.
É filha "ante matrimonium" pois os pais estão à espera de dispensa em 2º grau de consanguinidade para se casarem. (ou seja, os pais são primos). nasceu 23.3.1730. baptizada a 28.3.1730.
padrinhos: Sebastião de Oliveira "homem casado desta freguesia".

Cps.

Resposta

Link directo:

RE: Problemas com um Registro de Baptismo dos Açores (Família Arruda)

#326853 | PedroPires95 | 08 abr 2013 00:19 | Em resposta a: #326849

Amigo, fico muito Grato pela sua atenção, e também por ter transcrevido o documento, a Principio eu pensei ser José Antonio de Arruda. Mas fico grato pela sua contribuição para minha pesquisa, Vou tentar pesquisar sobre Antº de Arruda, e sua mulher Maria(?) no Ancestry, em breve darei um retorno, Até mais, Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Problemas com um Registro de Baptismo dos Açores (Família Arruda)

#326869 | margaridabreu | 08 abr 2013 12:38 | Em resposta a: #326853

Caro Pedro,

Não tenho dúvidas de que a Mãe de Maria tem apelido Viveiros.

Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 09:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen