Correia (de Araújo) de Ávidos - VN de Famalicão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Correia (de Araújo) de Ávidos - VN de Famalicão

#326871 | cardosodoamaral | 08 abr 2013 13:19

Caros (as) Confrades e Confreiras

Estou a estudar os Correias de Ávidos, Vila Nova de Famalicão, meus avoengos.

O que possuo de informações sobre os mais antigos é:

Francisco Gomes que morreu a 3 de Janeiro de 1681 em Ávidos, apesar de ser de Castelões, ambas freguesias do concelho de Vila Nova de Famalicão, que casou com

Catarina Correia que faleceu no mesmo ano que seu marido, em 16 de Outubro, em Ávidos e está sepultada no interior da Igreja como seu marido. Portanto, desconheço os progenitores de ambos.

Comecei este estudo, que no séc. XVII é acrescentado ao apelido Correia um outro Araújo, que figurará como Correia (de Araújo).

Tenho parte da sua descendência direta até aos nossos dias, como tal, pretendo saber se existe alguém que já os tenha estudado em períodos anteriores aos supra referenciados e me possa ajudar.

Poderão possivelmente entroncar-se nos Correia de Farelães?

Agradeço desde já as possíveis colaborações que me possam dar, aguardando uma resposta.

Cordiais cumprimentos

Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Correia (de Araújo) de Ávidos - VN de Famalicão

#326904 | jagmc | 08 abr 2013 21:24 | Em resposta a: #326871

Pouco mais lhe posso dizer.

Descendo do casal que referiu, de que também ainda não pude ainda encontrar os antecessores, através da filha Custódia. De facto em 1698, por casamento em S. Paio de Seide entre Manuel Araújo Silva e Domingas Correia, a familia passa a ser referida por Correia Araújo, embora alguns ramos só indiquem Correia.

Gostava de saber se tem algum dado referente a João Silva que casou com a referida Custódia em 7/9/1665 em Avidos. Sei que ele era natural do lugar de Reis e nada mais. Do mesmo modo não consegui encontrar o assento de nascimento do filho Manuel, o que me interessa.

Melhores cumprimentos,~
J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Correia (de Araújo) de Ávidos - VN de Famalicão

#326909 | cardosodoamaral | 08 abr 2013 22:35 | Em resposta a: #326904

Caro parente J. Correia

Eu descendo de Cipriano Correia, irmão da sua Custódia, logo a referida descendência.

De Custódia, que nasceu em Ávidos a 5 -9-1645, sei que casou com João Silva através dos assentos de batismo dos seus filhos Catarina, Margarida e João que nasceu a 19-11-1680, entre outros.

Custódia faleceu com 75 anos de idade em 6/10/1720 e casou com João Silva em 7/9/1665. Deste sei que morreu em 1715, segundo dados do NEPS.

Seguimos linhas diferentes. Independentemente disso, gostaria que caso possa e se assim entender partilharmos o que sabemos.

Deixo aqui ficar o meu mail cardosodoamaral@gmail.com caso possa e me queira contatar.

Poder-lhe-ei enviar as parcas informações que possuo (assentos entre outros).

Sobre este estudo só agora comecei, logo estou a angariar/compilar o que tenho arrecado de leituras e paroquiais.

Tenho todos os paroquias de Ávidos e Avidos em PDF, sacados.

Sei que existe uma monografia de Ávidos (penso que não me enganei) e que falará dos Correias entre outros. Foi um lançamento da CM de Famalicão. Por acaso possui o dito livro?

Aguardo um seu contato via mail.

Cordiais cumprimentos

Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Correia (de Araújo) de Ávidos - VN de Famalicão

#326913 | jmacdonald | 08 abr 2013 23:40 | Em resposta a: #326909

Caros confrades,

Os confrades vão muito mais avançados na pesquisa dos Correias (de quem também descendo) de Ávidos, pelo que peço desculpa por aqui intervir sem dados referentes ao que se pede em concreto (dados de ou anteriores ao século XVII).

Não obstante, permitam-me partilhar o seguinte, na esperança de que me possam ajudar nos ancestrais:

> José Correia de Carvalho casou com Rosa Correia de Faria c. 1780/85, ambos de Ávidos. Tiveram:

>> José Correia de Faria, que casou c. 1800/03 com Quitéria Maria Lizardo do Carmo, de São João do Souto, Braga (filha de José António Ferreira Basto, que casou c. 1700/85 com Maria Teresa de Sousa, ambos de de São João do Souto, Braga). Tiveram:

>>> João Correia de Faria, n. 13.08.1804, que casou nos Mártires, Lisboa, em 30.11.1837 com Rachel Blackie Macdonald

Grato,
com os melhores cumprimentos,

João Macdonald

Resposta

Link directo:

RE: Correia (de Araújo) de Ávidos - VN de Famalicão

#326922 | cardosodoamaral | 09 abr 2013 07:37 | Em resposta a: #326913

Caro Confrade João Macdonald

Em Ávidos existem muitos Correias.

Os que estudo eu e o confrade J. Correia vêm do mesmo casal, bem identificado. Eu descendo de Cipriano e o J. Correia de Custódia, portanto dois irmãos, também bem identificados, relativamente aos seus progenitores, assentos de nascimento, casamento e óbito.

Ao dizer que existem muitos Correia em Ávidos, não estou a querer dizer que sejam várias famílias. Ainda não cheguei à fase de encontrá-los te entroncá-losodos, porque pode não me interessar ou se quer haver correspondência familiar.

Contudo, darei a minha singela ajuda naquilo que souber ou puder. Seria um privilégio para mim poder agrupá-lo nesta numerosa família.

Caso me queira contatar e para isso esteja completamente à vontade, deixo aqui ficar o meu mail cardosodoamaral@gmail.com . Poderei mandar a posteriori o que tenho sobre os Correia, por exemplo, a cronologia até ao séc. XIX, as fontes, que são pelo menos duas e outros.

Como referência digo que são os primeiros passos que estou a dar neste estudo e a linha do meu interessa é a varonil deste casal. No entanto se puder acrescentar o que os caros confrades têm em seu poder ficaria grato. Normalmente com a linha direta, por acréscimo vêm os colaterais, que não são menos importantes, bem pelo contrário fazem parte da família.

Como atrás referi, terei todo o gosto em poder dar o meu contribuo, logo disponha.

Se é que assim se pode chamar, sou um jovem nestas lides de genealogia. Comecei somente em 2010.

Estarei à espera do seu contato

Grato pela atenção

Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Correia (de Araújo) de Ávidos - VN de Famalicão

#326926 | cardosodoamaral | 09 abr 2013 10:05 | Em resposta a: #326913

Caro confrade João Macdonald

Desculpe a indelicadeza esqucendo-me de:

Cordiais cumprimentos

Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Correia (de Araújo) de Ávidos - VN de Famalicão

#327005 | cardosodoamaral | 10 abr 2013 09:42 | Em resposta a: #326926

Caros Confrades e Confreiras

Renovo o meu pedido com o intuito de aprofundar a pesquisa desta família.

Cordiais cumprimentos

Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Correia (de Araújo) de Ávidos - VN de Famalicão

#327062 | cardosodoamaral | 11 abr 2013 11:48 | Em resposta a: #326913

Caro João

Ao ler a monografia de Avidos encontro dos seus nas páginas 76,77 e 78.

Este livro é da autoria da Dra. Odete Paiva e encontra-se online.

Caso não consiga visualizá-lo, terei todo o gosto em enviá-lo (PDF).

Aguardo notícias

Cordiais cumprimentos

Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Correia (de Araújo) de Ávidos - VN de Famalicão

#327065 | jmacdonald | 11 abr 2013 12:58 | Em resposta a: #327062

Caro Adelino,


Antes de mais, as minhas desculpas pelo(s) atraso(s) na(s) resposta(s). Em segundo lugar, os meus muitos agradecimentos.

Ao indicar-me a monografia da Dr.ª Odete Paiva (http://jfavidos.files.wordpress.com/2009/10/avidos.pdf), o confrade fez-me dar um grande passo em frente, o que me permitirá desenvolver a minha pesquisa no sentido de, espero, entroncar com o(s) ramo(s) que o Adleino e o J. Correia investigam. O privilégio de agrupar à família é mútuo.

Hoje começo a trabalhar nessa ascendência, e aqui irei colocando o que obtiver. No entretanto, partilharei mais tarde consigo por e-mail outras informações - sobre descendência -, mais fáceis de enviar à parte.

Muito obrigado,
sempre ao dispor e com os melhores cumprimentos,

João

Resposta

Link directo:

RE: Correia (de Araújo) de Ávidos - VN de Famalicão

#327066 | cardosodoamaral | 11 abr 2013 13:23 | Em resposta a: #327065

Caro João

Esqueci-me de lhe dizer que tenho comigo o mail da Sra. Dra. Odete Paiva facultado por um amigo, na esperança de uma resposta e estar ativo.

Caso necessite para a contactar e porque eu o vou fazer, diga-me por favor para o mail.

Como foi dado por intereposta pessoa e peço que compreenda , como seria óbvio não o exporia aqui.

Aguardo notícias e entretanto vou vendo se encontro dos seus nas leituras que faço.

Um abraço

Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Correia (de Araújo) de Ávidos - VN de Famalicão

#327067 | 2570 | 11 abr 2013 13:53 | Em resposta a: #327065

Caro Confrade
Visite o site a seguir indicado, pode ser-lhe útil
Cumprimentos
Joaquim Martins

http://www.ghp.ics.uminho.pt/avidos.html

Resposta

Link directo:

RE: Correia (de Araújo) de Ávidos - VN de Famalicão

#327074 | cardosodoamaral | 11 abr 2013 15:53 | Em resposta a: #327065

Caro João

Na monografia atente à pág. 315 e seguintes. Ai consta os nomes, assentos por datas de Avidos.

Estão lá dos seus e aproveite também o site que o Confrade Joaquim Martins pôs.

Um abraço

Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Correia (de Araújo) de Ávidos - VN de Famalicão

#327109 | jmacdonald | 12 abr 2013 00:42 | Em resposta a: #327074

Caros confrades Adelino e Joaquim,


Mais uma vez, muitíssimo grato. Estou neste momento a reunir dados que espero poder enviar em breve.

Com sinceros cumprimentos,

João

Resposta

Link directo:

RE: Correia (de Araújo) de Ávidos - VN de Famalicão

#327213 | jmacdonald | 13 abr 2013 17:06 | Em resposta a: #327109

Caros confrades,

Uma primeira versão - que poderá conter erros - do que pesquisei nos últimos dias. Agradeço os vossos comentários e sugestões.

Chamarei a esta linha os Correias de Faria:


1. Manuel Correa, que pode ser um dos seguintes (nome do pai e local de nascimento dos dois primeiros é de facto idêntico, não é erro):

- b. 04.06.1673, filho de Domingos Correa, Outeiro de Sande, Landim
- b. 10.01.1677, filho de Domingos Correa, Outeiro de Sande, Landim
- b. 10.11.1680, filho de Manuel Correa e de Paula Roiz, Segures, Landim
- b. 24.09.1684, com irmão gémeo (de nome Vizela? Vicente?), filhos de Manuel Correa e de Joana João, Agra (?), Landim

que teve filho natural de Margarida da Silva, São Miguel de Seide:


2. Luís Correia, que casou em Avidos a 06.04.1715 com Mariana Carvalha, filha de Manuel Correa e Maria Carvalha, do lugar de Penso. Tiveram 19 filhos (cf. Paiva, 2001), entre eles:

- Teresa, b. 1720
- Francisco, b. 1722
- Eugénia, b. 1726
- Francisco, b. 1738
- gémeos Manuel e José (segue), b. 1742


3. José Correa de Carvalho casou com Rosa Correa de Faria, do Porto. Tiveram:

- João Correia de Faria
- Maria Josefa Correia de Faria
- José Correia de Faria, Avidos, 1768 - Porto, 1852 (segue)


4. José Correia de Faria casou com Quitéria Maria Bastos (m. Quinta de Penso, 1820), do Porto, filha de José António Ferreira Basto e de Maria Teresa de Sousa, ambos de São João do Souto. Tiveram:

- José Correia de Faria
- João Correia de Faria, Porto, 1804-1877 (segue)


5. João Correia de Faria casou nos Mártires, Lisboa, a 30.11.1837 com Rachel Blackie Macdonald (n. Lisboa), filha de John Macdonald e de Rachel Blackie Macdonald, de Edimburgo, neta paterna de John Macdonald e materna de William Blackie. Tiveram:

- Guilhermina Correia de Faria, Lisboa, 1843 - Porto, 1876
- João Macdonald Correia de Faria, Lisboa, 1844 (segue)


6. João Macdonald Correia de Faria casou no Porto com Orízia Ernestina de Carvalho Oliveira. Tiveram:

- Sophia Adelaide Correia de Faria Oliveira, Porto 1882-1957 (segue)


7. Sophia Adelaide Correia de Faria Oliveira casou com Jayme Augusto de Souza Oliveira, Porto 1881-1935.

etc.


Com os melhores cumprimentos,

João

Resposta

Link directo:

RE: Correia (de Araújo) de Ávidos - VN de Famalicão

#327249 | cardosodoamaral | 14 abr 2013 09:12 | Em resposta a: #327213

Caro Confrade João

Bom trabalho.

Começasse a aproximar das datas que eu e o J. Correia temos, mas ainda não vejo a ligação, a não ser pelo Manuel Correia.

Se souber a data deste Manuel, poderia por aqui e logo se veria. O manuel que tenho nasceu a 29 de Janeiro de 1720 e é filho de José Correia com Mariana Carneiro.

Poderão ainda aparecer outros Manueis, anteriores áquele. Na altura era um nome comum.

Continuação de um bom trabalho

Um abraço

Adelino

N.B.- Como estou agora a começar a escrever e a rever tudo de novo, poderá ser que encontre dos seus. Estarei atento.

Resposta

Link directo:

RE: Correia (de Araújo) de Ávidos - VN de Famalicão

#327265 | jmacdonald | 14 abr 2013 17:09 | Em resposta a: #327249

Caro Adelino,


Muito obrigado.

Continuando:

a) Tendo passado as últimas horas em mais pesquisas, parece-me impossível encontrar o assento de baptismo de Luís Correia - filho do Manuel Correia que procuro -, seja em Avidos, São Miguel de Seide ou mesmo Landim. Sendo filho natural, talvez a mãe, Margarida da Silva, tenha ido tê-lo mais longe, em paróquia indeterminada.

b) Esta Margarida da Silva, supostamente de Seide, não a encontro em específico. Mas, na janela temporal do seu nascimento, descubro:

- São Miguel de Seide: Margarida, b. a 20.06.1669, que "nasceo no mesmo dia em amanhecendo, nam se sabendo dos pais por se aprezentar em casa de Balthazar da Rocha [casado com Isabel Antónia] desta frg.ª (…) a baptizei no mesmo dia do nascimt.º por me dizerem estava perigoza de vivir"

- Avidos: Margarida, b. 04.08.1677, filha de João da Silva e de Custódia Correa, do lugar dos Reis [?], "foram padrinhos Francisco Gomes seu sogro [da mãe ou do pai?] do lugar do Carvalho desta frg.ª e Margarida do Rego [?] da frg.ª de Sam Tiago de Arcas do lugar de Ponte [?]"

Muito grato pelo seu tempo e interesse,
desejando-lhe igualmente boas pesquisas,
com um abraço,

João

Resposta

Link directo:

RE: Correia (de Araújo) de Ávidos - VN de Famalicão

#327267 | jmacdonald | 14 abr 2013 17:21 | Em resposta a: #327249

(Uma dúvida: hoje em dia escreve-se Ávidos ou Avidos? Obrigado.)

Resposta

Link directo:

RE: Correia (de Araújo) de Ávidos - VN de Famalicão

#327270 | jmacdonald | 14 abr 2013 17:34 | Em resposta a: #327213

Note-se ainda, em relação aos gémeos Manuel e José (b. 1742):

- Manuel foi afilhado de António Correa, de Penso, "filho que ficou de Manoel de Faria", e de Maria Dias, "filha que ficou de João Gonçalves" (o padrinho deste Manuel assina "Ant.º Correa Faria")

- José foi afilhado de António Correa, "filho de Sebastiana Rodrigues", e de Maria Correa, "molher de João da Silva, de Penso"

Resposta

Link directo:

RE: Correia (de Araújo) de Ávidos - VN de Famalicão

#327285 | cardosodoamaral | 14 abr 2013 20:08 | Em resposta a: #327265

Caro João

O interesse também é meu. Não tem que agradecer, porque o faço de boa vontade e também lhe digo que não faço mais que a minha obrigação, porque outros já o fizeram por mim.


ESTA ---- Avidos: Margarida, b. 04.08.1677, filha de João da Silva e de Custódia Correa, do lugar dos Reis [?], "foram padrinhos Francisco Gomes seu sogro [da mãe ou do pai?] do lugar do Carvalho desta frg.ª e Margarida do Rego [?] da frg.ª de Sam Tiago de Arcas do lugar de Ponte [?]"---- Margarida pertence ao nosso Confrade J. Correia sendo sobrinha do meu Cipriano Correia. Francisco Gomes é Pai do Cipriano e Custódia, logo sogro de João Silva.

Também não encontro o nascimento de Cipriano. Supostamente teria nascido por volta de 1645 a 1660. Sei que a margem é muito grande.

Relativamente à Margarida (SEIDE) que não lhe encontra o paradeiro, poderia ter acontecido registar-se noutro local como indica ou mesmo não se encontrar o assento.

Respoder-lhe-ei ao outro mail de seguida.

Só agora cheguei a casa.

Um abraço e tudo de bom

Adelino

N.B. - Parece-me que estamos perto de podermos entroncar os seus com os nossos.

Resposta

Link directo:

RE: Correia (de Araújo) de Ávidos - VN de Famalicão

#327287 | cardosodoamaral | 14 abr 2013 20:22 | Em resposta a: #327270

Caro João

Aos poucos ainda vamos correlacionares os nossos.

Todos que referiu exceto o Manuel (parágrafo completo)e o José neófitos é que ainda não os achei, logo não poderei alvitrar nada.

Um abraço

Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Correia (de Araújo) de Ávidos - VN de Famalicão

#327289 | jmacdonald | 14 abr 2013 20:42 | Em resposta a: #327287

Caro Adelino,

Lá chegaremos!

Acrescente-se ainda aos filhos de Luís Correa e Mariana Carvalha:

- Mariana, n. 1746


Um abraço,


J.

Resposta

Link directo:

RE: Correia (de Araújo) de Ávidos - VN de Famalicão

#327350 | jagmc | 15 abr 2013 15:10 | Em resposta a: #327265

Caro confrade

Margarida de Avidos, filha de João da Silva e de Custódia Correa era neta de Francisco Gomes e Catarina Correia, sendo o Francisco pai da Custódia. De um filho do casal João e Custódia, Manuel Correia que casou em 30 nov 1693 com Custódia Jorge natural de Brufe, vem a minha linha. Do casal Manuel e Custódia Jorge não encontrei até agora nenhum filho chamado Luís.
O que me chamou mais a atenção foi o facto da madrinha ser Margarida do Rego, natural de Areias onde faleceu em 14 set 1710, que foi avó da mulher de um sobrinho da Margarida, Francisco Correia.Tenho andado à procura das razões que poderão ter levado a familia para Areias/Santo Tirso e este facto vem dar uma achega a essa busca.

Cumprimentos,
J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Correia (de Araújo) de Ávidos - VN de Famalicão

#327422 | rijo | 16 abr 2013 10:24 | Em resposta a: #326871

Caro Adelino Cardoso do Amaral,

Infelizmente espondo com outra pregunta.
Pesquiso em Avidos, tenho por exemplo um Manuel Correia Sampaio nascido a 12 de Dezembro de 1728, casado com Josefa Correia; esta gente está na base de dados do NEPS. Haverá alguma relação com os seus?
Também pesquiso Osórios e contacto-o no sentido de saber se não se terá cruzado, eventualmente, com os que procuro. Também na base de dados atrás referida consta um José António Osório casado a 28 de Outubro de 1771 com Josefa Maria Silva. Este José António era filho natural de Esperança ? (não tenho comigo os dados) e no seu assento de casamento vem referida a filição paterna, Manuel José da freguesia de Requião. Não se terá cruzado com alguma referencia, em Avidos, a este Manuel José (Osório?) de Requião? Já pesquisei muito por que Requião sem sucesso.

Antecipadamente agradeço, com os melhores cumprimentos,
Luís Alves

Resposta

Link directo:

RE: Correia (de Araújo) de Ávidos - VN de Famalicão

#327440 | cardosodoamaral | 16 abr 2013 13:58 | Em resposta a: #327422

Caro Luís Alves

De momento nada posso dizer, porque me encontro fora de casa e sem acesso ao que tenho sobre Ávidos.

Mais logo lhe direi algo

Peço desculpa por não satisfazer de imediato a sua pretensão

Cordiais cumprimentos

Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Correia (de Araújo) de Ávidos - VN de Famalicão

#327457 | cardosodoamaral | 16 abr 2013 16:47 | Em resposta a: #327422

Caro Luís

Agora sim, estou pronto a dar-lhe uma resposta. Nem tudo está na cabeça como é óbvio. Com tanto nome é impossível decorar.

Quanto a Manuel Correia Sampaio filho de Manuel Sampaio e Catarina Correia, são meus parentes, ou seja, Catarina Correia é filha de António Pereira e Maria Correia irmã dum meu Avoengo que se chama Cipriano, que por sua vez é filho de Francisco Gomes e Catarina Correia. Destes últimos até aos nossos dias tenho delineado a sua àrvore genealógica, que estou agora a começar a pôr no papel. Só vou no início. Leva o seu tempo. É a parte pior, que exige concentração e tempo. Estes Correias deverão estar ligados aos Correia de Farelães. Ainda não encontrei ligação, mas falei com entendidos na matéria. É um outro assunto a explorar.

Por acaso o Luís faz parte desta grande família, que de Ávidos passou a outras terras também do concelho de Vila Nova de Famalicão? E a outras como S. Cosme do Vale, Vila Real e outroas.

Quanto aos seus Osórios infelizmente nada lhe posso dizer, mas estarei atento em futuras pesquisas.

Tem neste tópico o meu mail caso me queira contactar para dados mais formais.

Cordiais cumprimentos

Um abraço

Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Correia (de Araújo) de Ávidos - VN de Famalicão

#327487 | rijo | 16 abr 2013 22:16 | Em resposta a: #327457

Caro Adelino Cardoso do Amaral,

Estou muito agradecido pela sua atenta e amável resposta.
Nunca me dediquei muito a estes Correias porque estava mais preocupado com a varonia Osório, que também não é fácil porque se encontra distribuída entre Requião e Avidos ; na primeira paroquia há alguns livros de difícil consulta. Estou muito interessado, evidentemente, na eventual ligação a Farelães, linha feminina, da qual também suspeitei mas sem alguma base concreta.

Infelizmente também tenho os dados muito mal organizados, dispersos em vários suportes. Já há algum tempo que tento confirmar dados referidos no NEPS, como por exemplo um casamento em Ruivães, para o qual não existe livro paroquial no ADB: onde se encontra para mim é uma incógnita, mas certamente quem fez a pesquisa para o NEPS saberá do seu paradeiro.

Conheci no ADB, em tempos, um senhor A? Correia de Araújo que se dedicava ao estudo desta família, talvez pudesse ser de alguma ajuda mas agora comigo, encontro-me a residir no estrangeiro, não tenho o contacto. Tenho a certeza que os funcionários do arquivo conseguem identificar a pessoa referida.

De qualquer modo estou interessado em tudo o que esteja relacionado com os nossos antepassados comuns e disponível para qualquer eventual colaboração.
Em seguida envio-lhe email com o meu contacto.

Mais uma vez agradeço, com os melhores cumprimentos,
Luís Alves

Resposta

Link directo:

RE: Correia (de Araújo) de Ávidos - VN de Famalicão

#327490 | cardosodoamaral | 16 abr 2013 22:59 | Em resposta a: #327487

Caro Luís

Responder-lhei para o mail, mas não hoje, porque tive um dia daqueles corre corre..

Entretanto não sei se tem a monografia de Ávidos, que se encontra on-line da Sra. Dra. Odete Paiva.

Livro deveras interessante.

Encontrei na página 51 do refrido livro um José Francisco Osório, mais ou menos a meio da página.

Vou tentar saber quem é esse Sr. Correia Araújo de que falou.

Do NEPS sou capaz de lhe arranjar um contato. Vou-lhe perguntar primeiro., sem compromisso.

Desculpe ser telegráfico

Grato pelo seu contato e interesse

Um abraço

Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Correia (de Araújo) de Ávidos - VN de Famalicão

#327521 | rijo | 17 abr 2013 14:00 | Em resposta a: #327490

Caro Adelino,

Tenho a referida monografia.
Ja lhe respondi antes para o email.

Muito obrigado pela sua atencao, um abraco,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Correia (de Araújo) de Ávidos - VN de Famalicão

#328285 | cardosodoamaral | 30 abr 2013 17:46 | Em resposta a: #327213

Caro João

À medida que fui pesquisando com muita calma, encontrei alguns assentos em que consta o apelido Correia Faria, no livro misto de assento de Ávidos.

Caso lhe interesse as imagens pode-me mandar um mail para o meu, que consta aqui.

Cordiais cumprimentos

Adelino

Resposta

Link directo:

Correia (de Araújo) de Ávidos - VN de Famalicão

#375931 | DiogoGomesdeAraújo | 06 dez 2016 01:57 | Em resposta a: #326871

Meus Caros Confrades,

Alguma vez algum se cruzou com Francisco Correia de Araújo, natural de São Martinho de Avidos (c. 1730)? Este meu antepassado casou com Ana Batista, natural de Salvador de Bente, de quem tiveram Francisco José de Araújo.

Muito obrigado por toda a atenção dispensada,
DGA

Resposta

Link directo:

Correia (de Araújo) de Ávidos - VN de Famalicão

#429724 | franc.andrade | 14 dez 2020 11:14 | Em resposta a: #326871

Caros Confrades,

Não têm mais elementos sobre estes Francisco Gomes e Catarina Correia? Qual será a naturalidade desta Catarina Correia? Eu tenho antepassados Correia em Santo Tirso (lugar de Cidenay) no séc. XVII. A minha antepassada Benta Correia (casada com Domingos Dias, nascido em 1647) será filha de Gaspar Correia Gomes e neta de Gaspar Gomes (este Gaspar Gomes teve ainda um outro filho, Manuel Correia, também meu antepassado, que casou com Maria de Andrade). Já o Gaspar Correia Gomes terá tido outra filha, Maria Correia, antepassada do Prof. Salazar ( Maria Correia é Avó de Fabiana Correia, mãe de Manuel Francisco Coimbra, trisavô do Prof. Salazar).

Entretanto também tenho antepassados Correia, no séc. XVII, nas freguesias de Areias de Vilar e Santiago de Encourados em Barcelos.

Será que há alguma ligação entre os Correias de Avidos e os Correias de Santo Tirso? (Ou com os Correias de Areias de Vilar / Encourados ?)

Fica a dica, para quem tiver elementos. Claro que há uma dificuldade de peso na investigação: na segunda metade do séc. XVII há muitos registos em falta em Santo Tirso....

Cumprimentos
Francisco ACP Andrade

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 06:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen