familia Serodio

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

familia Serodio

#327026 | brandsul | 10 abr 2013 16:37

Boa tarde caro amigo;

Tenho sobrenome de serodio, segundo minha avò Sebrentina Rocha Serodio, meu avô veio com seu tio aos 9 anos de portugal no porao do navio ( 40dia e 41 noite ), segundo conta ele e filho de um padre, veio sem documento apenas com a roupa do corpo, sendo chamado de zezinho, hoje ja falecido, seu tio tinha apenas 12 anos, ambos casaram no brasil com duas irmas.
Minha avó conta que ele nasceu em fermentoes ( Portugal ), filho do padre nao foi reconhecido, ainda anos atras a familia recebeu uma carta de protugal procurando pelo meu avo, mas devido a falta de recurso nao foi possivel ir a portugal, tem muito mais imformacao porem e meu tio que sabe contar.

Se alguem souber de algo entre em contato comigo.

Resposta

Link directo:

RE: familia Serodio

#327092 | cardosodoamaral | 11 abr 2013 22:05 | Em resposta a: #327026

Caro Confrade brandsul

Atente neste tópico

Algo já foi debatido e quiça possa ajudar

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=320316#lista

Cordiais cumprimentos

Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: familia Serodio

#327175 | brandsul | 12 abr 2013 23:35 | Em resposta a: #327092

Boa Noite Caro amigo Adelino;

Hoje conversei com meu tio e ele me contou o seguinte

Que meu Bisavo veio de portugal aos 9 anos conhecido pelo nome de ZEZINHO, registrado aqui no Brasil pelo nome de Jose Rocha Almeida, Segundo ele, filho de Manoel Gonçalves Serodio (Padre) e Margarida Rocha, na regiao de Fermentoes.

Com ele veio seu Primo Jose Pedro Serodio aos 12 anos, Filho de Antonio Gonçalves Serodio e Maria Fernanda Rocha, ambos foram trazidos de Portugal por navio pelo seu tio Francisco Gonçalves Serodio que ja na epoca tinha terras na regiao de Avare/SP, ambos vieram para trabalhar e estudar, porem como seu tio era muito dificil de lidar, acabaram por fugir.

Ambos tiveram familias aqui no brasil, meu avó Nelson Miguel Serodio e Filho de Jose pedro Serodio, casou-se com Setembrina Rocha Serodio Filha de Jose Rocha Almeida. ambos eram primos 2º grau.

Nossa duvida e a seguinte MEu bisavo e filho do PAdre Manoel Gonçalves Serodio ?

Porque conta minha Avó que seu Pai seria filho do conde de Sabrosa, que teve um caso com MArgarida Rocha, nascendo um filho ( Zezinho ), que foi dado para o PAdre cuidar, essa e nossa duvida quem realmente seria o pai do Zezinho ( conde de sabrosa ou Padre Manoel G. Serodio )

Se o sebhor puder nos ajudar, ficaremos eternamente grato.

Atenciosamente SSB.

Resposta

Link directo:

RE: familia Serodio

#327179 | roz | 13 abr 2013 00:13 | Em resposta a: #327175

Caro/a SSB

Acho que sera' do seu interesse ler o topico http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=246632&fview=e
Todas as mensagens sao relevantes mas note principalmente as do Autor tmacedo (Antonio Taveira).

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: familia Serodio

#327188 | cardosodoamaral | 13 abr 2013 09:38 | Em resposta a: #327175

Caro Anigo SSB

A Confreira Rosário com a sua resposta fica mais habilitada que eu para a resolução do caso (ou pelo menos na orientação que deu), no entanto e sem saber o desfecho da sua pretensão alvitro:

1 - Se é filho do Padre, com certeza não era perfilhado, independemente de ter o seu apelido. Não seria o primeiro padre quando no leito da sua morte perfilhava os seus filhos. Existem histórias contando isso.

2- Se era filho do Conde de Sabrosa e não o perfilhou, será difícil descobrir ou então poderá estar nalgum registo que possa falar sobre isso. Poderia também na hora da morte ter perfilhado os filhos. Quiça num testamento isso estará escrito.

3 - Repare também que tanto o Conde como o Padre têm o mesmo apelido. A Senhora que teve o seu bisavô (?) D. Margarida Rocha, poderia ser de uma condição social diferenete do Conde (ou não), logo haveria um afastamente para que não houvesse problemas. O Conde já poderia ser casado. Podia ser um "bon vivant" e não querer responsabilidades. Enfim, poderiamos estar aqui a pôr inúmeras hipóteses.

Aconselho a visualizar o Link que a confreira Rosário deixou, porque me parece bastante ilucidativo. Eu li na diagonal.

O que eu sei desta família reporta-se a um tempo recente. Nada conheço para trás. As memórias ficam-se por Vila Real onde existiram e existem Serôdios, conforme já havia contado.

Ao seu dispor

Um abraço

Adelino

Resposta

Link directo:

RE: familia Serodio

#327189 | roz | 13 abr 2013 10:49 | Em resposta a: #327175

Caro/a SSB

Adianto ainda que Fermentoes pertence 'a freguesia de Paços, Sabrosa, e que o link para os registos paroquiais estao acessiveis para pesquisar aqui: http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/details?id=1077471

Boa sorte com as pesquisas.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: familia Serodio

#327222 | cavaleirofidalgo | 13 abr 2013 20:37 | Em resposta a: #327026

Caro brandsul,


Boa noite.
Aconselho-o a pedir ao Arquivo Distrital de Vila Real o registo de passaporte dos seus antepassados. Pode ajudar, pois pode conter informações adicionais sobre a naturalidade e filiação.

Os contactos são:

Arquivo Distrital de Vila Real
Avenida Almeida Lucena, n.º 5 - 5000-660 Vila Real

Telefone: 259 00 5900
Fax: 259 325 712

E-mail: correio@advrl.org.pt / mail@advrl.dglab.gov.pt



Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: familia Serodio

#327235 | roz | 13 abr 2013 23:54 | Em resposta a: #327175

Caro/a SSB

Encontrei os pedidos de passaporte do tio Francisco Goncalves Serodio no arquivo Distrital de Vila Real. Como pode ver ele foi e veio varias vezes. Sabe em que data 'e que ele tera' levado os seus parentes? Tendo uma data ainda que aproximada podera' depois procurar pelos registos de baptismo.

- Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
- Código de referência
PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/1617/440
- Cota original
515
- Título
Registo de passaporte
- Datas
Vila Real, 15/06/1874
- Nível de descrição
Documento Simples
- Dimensão e suporte
160x220 mm.; Papel
- Âmbito e conteúdo
Requerente: Francisco Gonçalves Seródio
Idade: 23 anos
Lugar: Fermentões
Freguesia: Paços
Concelho: Sabrosa
Distrito: Vila Real
Destino: Brasil
- Localização
F. 111
- Idioma/Escrita
Português


--------------------------------------------------------------------------------

- Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
- Código de referência
PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/1619/159
- Cota original
220
- Título
Registo de passaporte
- Datas
Vila Real, 01/03/1876
- Nível de descrição
Documento Simples
- Dimensão e suporte
160x220 mm.; Papel
- Âmbito e conteúdo
Requerente: Francisco Gonçalves Serôdio
Idade: 24 anos
Lugar: Fermentões
Freguesia: Paços
Concelho: Sabrosa
Distrito: Vila Real
Destino: Brasil
- Localização
F. 40v
- Idioma/Escrita
Português

--------------------------------------------------------------------------------

- Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
- Código de referência
PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/1639/2510
- Cota original
679
- Título
Registo de passaporte
- Datas
Vila Real, 04/11/1903
- Nível de descrição
Documento Simples
- Dimensão e suporte
160x210 mm.; Papel
- Âmbito e conteúdo
Requerente: Francisco Gonçalves Serôdio
Idade: 52 anos
Lugar: Fermentões
Freguesia: Paços
Concelho: Sabrosa
Distrito: Vila Real
Destino: Brasil
- Localização
F. 628v
- Idioma/Escrita
Português

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: familia Serodio

#327756 | brandsul | 21 abr 2013 00:37 | Em resposta a: #327235

Boa noite Roz,

Voce e sobrinho do Francisco, ele e tio do meu bisavo, o problema e que ele trouxa seus dois sobrinhos clandetinamente no porao do navio.
Se voce tiver mais alguma informacao sobre o local onde Francisco viveu com seus irmao e filhos por favor nos contactar.

Muito obrigado amigo.....

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 jul 2024, 04:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen