Peço Ajuda em Viana do castelo-Ponte de Lima-Gondufe

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Peço Ajuda em Viana do castelo-Ponte de Lima-Gondufe

#327399 | 2570 | 15 abr 2013 23:24

Caros Confrades
Peço ajuda para a localização de um acento de casamento realizado antes de 1738, ou nesse ano, na Freguesia de Gondufe, Concelho de Ponte de Lima.
Os intervenientes são: JOÃO MARTINS - MARIA GONÇALVES
João Martins filho de: Manuel Martins e Domingas fernandes ou Domingas Gonçalves (aí reside a duvida que pretendo esclarecer), da freguesia de Nogueira-Viana do Castelo.
Maria Gonçalves filha de Manuel Gonçalves e Francisaca Gonçalves, de Gondufe.
Tenho efectuado pesquisas na biblioteca Mormo, mas a data à qual corresponde o casamento que procuro, não se encontra digitalizada.
Creio que somente no arquivo exista o original do livro.
desdee já agradecido
Cordialmente
Joaquim Martins

Resposta

Link directo:

RE: Peço Ajuda em Viana do castelo-Ponte de Lima-Gondufe

#327465 | Casimiro | 16 abr 2013 17:59 | Em resposta a: #327399

Caro Joaquim Martins,
Infelizmente para si (e para nós, naturalmente) não existem os livros de casamento da freguesia de Gondufe, dos anos de 1701 a 1812, no Arquivo Distrital de Viana do Castelo.
Quanto à freguesia de Nogueira, existem duas: S. Cláudio de Nogueira e S. João de Nogueira. Na primeira, os livros dos anos de 1589 a 1729, estão retirados á consulta; na segunda, os livros dos anos de 1572 a 1770, também estão retirados à consulta. Só consultando os microfilmes, mas é preciso arranjar tempo para isso.
Diga qualquer coisa que eu possa fazer.
Cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Peço Ajuda em Viana do castelo-Ponte de Lima-Gondufe

#327466 | 2570 | 16 abr 2013 18:36 | Em resposta a: #327465

Caro confrade
Obrigado pelo seu contributo.
Na realidade, o casamento que busco é importante,pois poderia tirar as duvidas que possuo releativamente a um dos intervenientes no mesmo, mas pelo que me conta os livros em questão estão desaparecidos.....é pena.
Tenho pesquisado Nogueira em microfilme e compilei alguns dados, relativos á minha duvida, e não querendo abusar dos seus préstimos pssso a descrever a minha duvida, perguntando-lhe desde já a sua opinião.
Então é o seguinte: Um dos meua antepassados de nome João Martins, natural de Gondufe ou Nogueira (mas creio ser Nogueira), casado com Maria Gonçalves de Gondufe; dá como seus Pais (no nascimento dos filhos), Manuel Martins e Domingas Fernandes, ambos de Nogueira.
Aqui reside a minha dúvida, pois pesquisei em Nogueira e tal casamento não consta; consta sim um casamento composto por: Manuel Martins e Domingas Gonçalves que têm vários filhos, entre os quais Um João, cujo nascimento se enquadra numa data lógica para ser o meu avoengo.
Portanto tenho como hipotese que o João Martins se enganou no nome de sua mãe, aquando dos baptismo de seus filhos, e a sua mãe se chame de facto Domingas Gonçalves.
Daí que no seu casamento, o João Martins tenha dado como mão a domingas Gonçalves, ou.......enganando-se no nome da mãe desde essa data tena dado como mão Domingas Fernandes.
Qual a sua opinião?
Desde já agradecido
Joaquim Martins
P.S. no casamento do Manuel Martins com a Domingas Gonçalves, consta que esta é filha de um João Fernandes, será que está aí a razão de um engano?

Resposta

Link directo:

RE: Peço Ajuda em Viana do castelo-Ponte de Lima-Gondufe

#327467 | Casimiro | 16 abr 2013 19:18 | Em resposta a: #327466

Caro confrade,
Amanhã, se tiver um pouco de tempo, verei melhor esta questão, no Arquivo.
Entretanto posso afirmar, que um caso como este, já me apareceu várias vezes. Ela aparecer com dois apelidos, em datas diferentes, sendo que um é do pai, mas o outro é da mãe. Com quem estava casado o João Fernandes?
Cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Peço Ajuda em Viana do castelo-Ponte de Lima-Gondufe

#327470 | 2570 | 16 abr 2013 19:56 | Em resposta a: #327467

Caro confrade
Obrigado pela atenção
O João fernandes foi casado com Justa Gonçalves
Cordialmente
Joaquim Martins

Resposta

Link directo:

RE: Peço Ajuda em Viana do castelo-Ponte de Lima-Gondufe

#327541 | Casimiro | 17 abr 2013 19:43 | Em resposta a: #327470

Caro Joaquim Martins,
Hoje vi o seguinte , mas devem ser dados que você já tem.
João nasceu em 24-06-1712, filho de Manuel Martins "Chaveiro" e de Domingas Gonçalves, do lugar da Torre, S. João de Nogueira.
Manuel, nascido em 10-07-1716, filho dos mesmos.
Domingos, nascido em 25-11-1721, filho dos mesmos.
Este Domingos Martins casou em 10-04-1741 em S. João de Nogueira com Brízida Martins, filha de António Martins e de Antónia Martins. Ele é dado como filho de Manuel Martins e de Domingas Fernandes. Tiveram o filho Jacinto em 26-08-1742 e Maria em 30-10(ou 11?)-1744.

Manuel Martins, viúvo de Domingas Esteves e filho de Francisco Martins e de Isabel Pires, de São Cláudio de Nogueira, casou em 08-10-1711 em Nogueira com Domingas Fernandes, filha de João Fernandes e de Justa Gonçalves, de Santa Eulália de Orbacém (Caminha). (Foram testemunhas deste casamento Lourenço Velho de Araújo, Francisco de Abreu Ferraz e Manuel Correia Coura).

Manuel Martins faleceu em 01-01-1734.
Domingas Fernandes faleceu em 29-11-1738. Tudo isto no lugar da Torre, Nogueira.

Entretanto, apareceu-me um nascimento em 18-06-1750 de uma Joana, filha de Domingos Martins de São Francisco da Conceição e de Maria Gonçalves Marcela, filha esta da Manuel Gonçalves Marcelo e de Ana Martins, de Portuzelo, Santa Marta e ele filho de Manuel Martins, de S. Salvador da Torre e de Domingas Fernandes, de Orbacém. Este último casal serão os pais do João Martins, casado c/ a Maria Gonçalves de Gondufe? Pelo menos a freguesia de Orbacém confere.

A Dra. Olinda Alves Pereira, do Arquivo, diz que é usual aparecerem os apelidos, ora do pai, ora da mãe, portanto aquela Domingas tanto podia ser Fernandes como Gonçalves.

Quando tiver mais alguns dados, enviarei.

Melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Peço Ajuda em Viana do castelo-Ponte de Lima-Gondufe

#327546 | 2570 | 17 abr 2013 21:09 | Em resposta a: #327541

Caro Casimiro Puga
Muito obrigado pelas informações que me conseguiu.
De facto, baseado nas informações que possuía e nas que o confrade me facultou, concluo que a Domingas fernandes á a mesma Domingas Gonçalves.
Saudações
Joaquim Martins

Resposta

Link directo:

RE: Peço Ajuda em Viana do castelo-Ponte de Lima-Gondufe

#327600 | Casimiro | 18 abr 2013 18:27 | Em resposta a: #327541

Caro Joaquim Martins,

Brízida Martins, casada c/ Domingos Martins, faleceu em 10-09-1745, no lugar da Torre, Nogueira. Domingos Martins tornaria a casar em 20-09-1749 em Santa Marta de Portuzelo, c/ Maria Gonçalves Marcela. Ele neste casamento adoptou o nome de Domingos Martins de São Francisco da Conceição (sabe-se lá porquê), viúvo de Brízida Martins, filho de Manuel Martins, de S. Salvador da Torre e de Domingas Fernandes, de Orbacém, neto paterno de Francisco Martins e de Isabel Pires, de São Cláudio de Nogueira e materno de João Fernandes e de Justa Fernandes (?), de Orbacém.
Maria Gonçalves Marcela era filha de Manuel Gonçalves Marcelo e de Ana Martins, casados estes em Portuzelo em 31-07-1709, neta paterna de Manuel Gonçalves Marcelo e de Isabel Fernandes e materna de Francisco Martins Subidão e de Marta Gonçalves, todos de Portuzelo.

Portanto, o Domingos Martins, depois de enviuvar em 1745 de Brízida Martins, foi casar a Portuzelo c/ Maria Gonçalves Marcela em 1749, estes regressaram a S. João de Nogueira onde tiveram pelo menos a Joana, nascida em 18-06-1750.

Melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Peço Ajuda em Viana do castelo-Ponte de Lima-Gondufe

#327620 | 2570 | 18 abr 2013 23:26 | Em resposta a: #327600

Caro Casimiro Puga
Mais uma vez obrigado pelas informações.
Saudações
Joaquim Martins

Resposta

Link directo:

RE: Peço Ajuda em Viana do castelo-Ponte de Lima-Gondufe

#337479 | Guiparis | 31 out 2013 12:03 | Em resposta a: #327600

Bom dia
Também me deparei com essa dúvida, pois tenho uma avó em 6º grau chamada Ana Martins que é filha do Domingos Martins e de Maria Gonçalves Marcelo casados em Portuzelo a 20.9.1749. Também não encontrei o acento de Batismo dessa Ana, que pelos vistos também deve ter nascido em S.João de Nogueira, tal como a sua irmã Joana.

Cumprimentos,
Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Peço Ajuda em Viana do castelo-Ponte de Lima-Gondufe

#337484 | 2570 | 31 out 2013 12:38 | Em resposta a: #337479

Caro Confrade Guilherme
A Genealogia tem destas coisas.....e ainda bem.
Através dos dados que forneceu, concluo que o Domingos Martins é o mesmo que possuo na minha base de dados, e que este é irmão de: João Martins, meu antepassado. São ambos filho de: Manuel Martins "Chaveiro" e de Domingas Fernandes ou Gonçalves.
Sendo assim, (apesar de muito afastados), somos parentes, o que é do meu ponto de vista muito interessante.
Eu, apesar de manter o apelido Martins, este vem de um outro ramo familiar.
Estou à sua disposição para troca de informações referentes aos nossos antepassados comuns.
Cumprimentos
Joaquim Martins

Resposta

Link directo:

RE: Peço Ajuda em Viana do castelo-Ponte de Lima-Gondufe

#337541 | Guiparis | 01 nov 2013 14:59 | Em resposta a: #337484

Caro Joaquim Martins
É realmente entusiasmante encontrarmos Familiares através deste meio.
Os dados que possuo são apenas atravéz dos registos paroquiais online do arquivo Distrital de Viana. Também fiquei "entalado" com o "São Francisco da Conceição" que me levantou dúvidas para o desenvolvimento da pesquiza. De onde terá vindo esta designação ? Enfim !!!
No acento de Casamento da Filha do Domingos Martins; Ana Martins (Minha 6ª Avó, Casada a 11.8.1773 em Portuzelo com António José da Cunha), refere que o Pai é Domingos Martins "Manco"
Se tiver registos da filiação dos nossos antepassados em Santa Eulália de Orbacém e S. Cláudio de Nogueira, agradecia que pudesse partilhar.

Um Grande Abraço,
Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Peço Ajuda em Viana do castelo-Ponte de Lima-Gondufe

#337552 | 2570 | 01 nov 2013 20:30 | Em resposta a: #337541

Caro familiar
Os dados que possuo até ao momento são os seguintes:
Domingos Martins, nascido a: 25 de Novembro 1721 na freguesia de Nogueira-Viana do Castelo.
O Domingos (seu antepassado) e o João (meu antepassado) são Filhos de: Manuel Martins "Chaveiro, nascido na freguesia de Nogueira-Viana do Castelo (desconheço ainda a data de nascimento, mas sei que faleceu na mesma freguesia a 1 de Janeiro de 1734); Casado com: Domingas Fernandes ou Gonçalves, natural dea freguesia de Orbacem-Caminha, nascida a 19 de Junho de 1678 e falecida em 29 Novembro 1738 na freguesia de Nogueira-Viana do Castelo. O Casamento realizou-se a 8 Outubro 1711 em Nogueira-Viana do Castelo.

O Manuel Martins é filho de: Francisco Martins, nascido a:29 Novembro 1625 na freguesia da Torre-Viana do Castelo, e de Isabel Pires, natural de Nogueira-Viana. O casamento realizou-se a: 10 Janeiro 1647, em Nogueira-Viana.

O Francisco Martins é filho de Justa Martins, da Torre-Viana e que faleceu em 1662, na mesma freguesia
Em relação à Isabel Pires, consegui ir um pouco mais longe, assim, ela faleceu em 6 Outubro 1693 em Nogueira-Viana e é filha de: Tomé Pires, natural de Nogueira-Viana e de Maria Martins, também natural de Nogueira nascida em 1596 e falecida em 23 Março 1657 em Nogueira. O Casamento de ambos realizou-se em Nogueira a : 30 Agosto 1625.

O Tomé Pires, nasceu em Nogueira e é filho de : João Pires falecido a 30 Agosto 1613 e de Maria Gonçalves ambos naturais de Nogueira. O casamento de ambos realizou-se a 30 Abril 1589, em Nogueira.

O João Pires é filho de: Afonso Pires e de Isabel Anes, ambos de Nogueira (desconheço datas)

A Maria Gonçalves é filha de: Gonçalo Afonso e de Inês Gonçalves, ambos de Nogueira. A Inês Gonçalves faleceu a 15 Dezembro 1596, em Nogueira.

A Maria Martins é filha de: Fernão (?) Martins, falecido a 2 Dezembro 1605 e de Constança Gonçalves, ambos naturais de Nogueira e o casamento realizou-se a 2 Julho 1589.


Voltemos à Domingas Fernandes ou Gonçalves

É filha de: João Fernandes, natural de Montaria-Viana do Castelo e de Justa Gonçalves, natural de Orbacemm-Caminha. O casamente realizou-se a 13 Junho 1669 em Orbacem.

João Fernandes é filho de: António Fernandes nascido a 17 Abril 1617 e de Maria Lourença, ambos de Montaria-Viana e o casamento teve lugar a 10 Fevereiro 1642 em Montaria.

Antonio Fernandes é filho de: Antonio Fernandes "o novo" e de Maria Gonçalves "Nogra???", ambos de Montaria

Maria lourença é filha de Lourenço Pires e de Margarida Alvares, ambos de Montaria


A Justa Gonçalves é filha de: Pedro Gonçalves "o velho" e de Maria Afonso, ambos de Orbacem.


-São estes os dados que possuo até ao momento, caso o confrade tenha outros (ou venha a ter) que os completem agradeço a partilha.

Se me permite uma sugestão, será talvez aconselhável aos ler os dados que lhe envio fazer uma árvore genealógica manuscrita dos mesmos (vulgo rascunho), pois facilita a introdução posterior na sua base de dados. (Eu pessoalmente utilizo esse sistema e tem valido a pena).

Espero que as informações que lhe envio sejam do seu agrado

Grande abraço
Joaquim Martins

Resposta

Link directo:

RE: Peço Ajuda em Viana do castelo-Ponte de Lima-Gondufe

#337712 | Guiparis | 06 nov 2013 16:12 | Em resposta a: #337552

Caro Joaquim Martins

Desde já, agradeço imenso a sua rápida disponibilidade ao fornecer todos os levantamentos louvávelmente conseguidos. A maior parte da minha pesquisa, concentra-se em Portuzelo, Perre e Meadela. Possivelmente teremos mais Parentes em comum...Tenho feito um mapa por cada bisavô, encontrando-se 4 (do lado do meu pai), na região de Viana do Castelo. Os mapas que possuo são em formato dwg. de forma que tenho de os gravar em pdf para serem mais acessiveis. Se desejar, posso lhe enviar para vêr se encontra mais um familiar seu, apenas terá de me disponibilizar o seu email.

Um Grande abraço, e mais uma vêz um muito obrigado.

Guilherme Páris Couto

Resposta

Link directo:

RE: Peço Ajuda em Viana do castelo-Ponte de Lima-Gondufe

#337714 | 2570 | 06 nov 2013 16:20 | Em resposta a: #337712

Caro Confrade
Estou interessado em consultar os seus mapas. quem sabe não encontro informações pertinentes?
O meu endereço de email é o seguinte. martinsmiles@gmail.com
Ao seu dispor
Joaquim Martins

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 jun 2024, 02:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen