Onde acho documentos da naturalização do meu avô em Portugal (1920-25)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Direito | Património

Onde acho documentos da naturalização do meu avô em Portugal (1920-25)

#328112 | PedroPires95 | 27 abr 2013 02:36

Olá a todos,

Gostaria de saber se alguém que entende da lei Portuguesa poderia me dar uma luz nesse caso que eu estou muito confuso, Meu avô junto com meus bisavós que eram de uma firma Brasileira emigraram para Portugal, para trabalho.

Meu avô chegou a viver 5 anos em Portugal, e duas de minhas tias avós suas irmãs nasceram lá, Uma ainda é viva para caso de provas,

Eu já possuo as referencias da certidão de Baptismo das duas tias avós, E gostaria de saber Se provando que meus Bisavós permaneceram 5 anos legalmente em Portugal, e meu avô apesar de não ter nascido em Portugal, Permaneceu também 5 anos de sua infância, Se ele pode ser reconhecido como cidadão Português, mediante em seu direito caso possua,

Neste caso se eu abrir um processo, a base da aplicação da lei será a antiga ou a nova Atual? para os critérios que serão analisados em conta da residencia de meu avô?

Eu ouvi falar que naquela época o passaporte Brasileiro só valia 30 dias, em Portugal. E também eu imagino que meu bisavô tenha sido naturalizado para permanecer trabalhando lá, já que o seu Bisavô era Português (O Bisavô do meu Bisavô)

Existe algum fundo ou documentação que comprove a naturalização de estrangeiros em território português naquela época?

Eles viveram em Lisboa, chegaram em 1920 e saíram em 1925.

Aguardo boas novas, Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Onde acho documentos da naturalização do meu avô em Portugal (1920-25)

#328132 | PedroPires95 | 27 abr 2013 16:06 | Em resposta a: #328112

Refazendo meu pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Onde acho documentos da naturalização do meu avô em Portugal (1920-25)

#328136 | DSS | 27 abr 2013 17:57 | Em resposta a: #328112

Caro Pedro Pires,

Pelos dados que aqui expõe, não me parece que o seu avô alguma vez tivesse tido acesso à nacionalidade portuguesa originária, já que não era filho ou neto de portugueses (ius saguinis) nem nasceu em Portugal (ius soli). Também me parece pouco provável que ele tivesse sido naturalizado português, uma vez que apenas viveu cinco anos em Portugal, sendo ainda menor. As suas tias avós, à partida, se foram registadas numa conservatória do registo civil portuguesa, são cidadãs portuguesas. Devo dizer-lhe que, para o período em questão, os assentos de baptismo não têm qualquer força legal, uma vez que já existia registo civil em Portugal (desde 1911).

Espero ter ajudado, de alguma forma, a esclarecer as suas dúvidas.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Onde acho documentos da naturalização do meu avô em Portugal (1920-25)

#329241 | PedroPires95 | 16 mai 2013 23:17 | Em resposta a: #328112

https://familysearch.org/pal:/MM9.2.1/9FJW-HF6

Olá a todos, Como posso saber sobre meu triavô, aqui consta que ele nasceu em Portugal, porem a data está errada, ele nasceu em 1862, e era filho de Miguel de Assis e Silva e Maria de Assis e Silva, O registro IDI do familysearch, acertou penso eu que no lugar de nascimento, que foi em Portugal, apesar de não dizer qual a freguesia, uma tia avó minha disse que se lembra que ele nasceu em Portugal, e também sua esposa o dado está correto junto com seu filho, e sua morte no Rio de Janeiro, que está correta.

No caso preciso saber com urgência, se existe alguma lista ou site, que indique os Imigrantes Indexados de Portugal? espero concluir minha pesquisa, Até mais, Pedro.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 jul 2024, 02:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen