Casamento e filhos de Maria Carolina de Melo Coutinho Albuquerque e Castro

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Casamento e filhos de Maria Carolina de Melo Coutinho Albuquerque e Castro

#328475 | Mariacelestero | 03 mai 2013 12:43

Prezados estudiosos
Estou diante de um impasse: O assentamento de batizado de Maria ...(não está claro o restante do nome na cópia que tenho) filha de Antonio de Mello Coutinho e de Maria Emilia; neta paterna de José de Mello Coutinho e de Angellica Maria de França e neta materna de José de Mello e de Maria Ludovina de Castro Cabral.
Recebi este assentamento como sendo o assentamento de batizado de Maria Carolina de mello Coutinho de Albuquerque e Castro. Preciso saber se realmente os pais e avós são estes visto que solicitei cópia do assentamento pela internet e recebi a cópia em casa via correio diretamente da Direção Geral de Arquivos.
Saudações
Maria Celeste

Resposta

Link directo:

RE: Casamento e filhos de Maria Carolina de Melo Coutinho Albuquerque e Castro

#328488 | HRC1947 | 03 mai 2013 16:01 | Em resposta a: #328475

Cara Confreira;
Qualquer esclarecimento terá que se dirigir a quem lhe enviou esses elementos.
Acontece que em principio teria sido a Confreira a enviar o pedido ao Arquivo
Distrital da sua zona.
Pergunto; como foi o teor do seu pedido?.
Como devia saber, os assentos Paroquiais, só indicam o 1º nome da pessoa, depois
temos que conferir pelos pais, avós, etc.
Tudo tem a sua técnica, não basta escrever no Forum, e as coisas aparecem.!
Boa sorte
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Casamento e filhos de Maria Carolina de Melo Coutinho Albuquerque e Castro

#328500 | Mariacelestero | 03 mai 2013 18:58 | Em resposta a: #328488

Prezado
Apenas estou dividindo algumas dúvidas. Percebo, pelas mensagens, que os companheiros de pesquisa possuem mais elementos do que eu, que estou iniciando.var
Por ventura terá conhecimentos sobre os dados que coloquei na mensagem que pudessem contribuir? Se observar atentamente verá que mencionei os nomes de pais e avós.
Saudações,
Maria Celeste

Resposta

Link directo:

RE: Casamento e filhos de Maria Carolina de Melo Coutinho Albuquerque e Castro

#328506 | HRC1947 | 03 mai 2013 19:38 | Em resposta a: #328500

Cara Maria;

A Confreira quando fez o pedido à Direcção Geral de Arquivos, com toda a certeza
indicou:
Ñome;-- Maria Carolina de mello Coutinho de Albuquerque e Castro.
Data nascimento; -----/ ----
Filha de:--Antonio de Mello Coutinho e de Maria Emilia; neta paterna de José de Mello Coutinho e de Angellica Maria de França e neta materna de José de Mello e de Maria Ludovina de Castro Cabral.
Natural de:----
Concelho -----
Freguesia:-----
-----------
Agora que recebeu o documento, terá que conferir se os elementos recebidos " encaixam " com o seu
pedido inicial. [ Presumo que esteja dentro do assunto dessa família!! ]
É tão simples quanto isso!...
Cumprimentos
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Casamento e filhos de Maria Carolina de Melo Coutinho Albuquerque e Castro

#328535 | Mariacelestero | 04 mai 2013 04:24 | Em resposta a: #328506

Prezado amigo,
A indicação que faz já foi feita no momento em que recebi a cópia do batismo. A caligrafia usada à época é bem rebuscada e, em alguns documentos, o nome de minha bisavó esta escrito com V - Varolina. Para uma principiante e, distante de parentes que poderiam dar pistas de parentescos, é complicado. O Antonio Manuel mencionou um livro no qual a família é mencionada e quanto aos filhos de minha bisavó, são mencionados nomes dos quais não foram encontrados nas pesquisas que solicitei à Direção Geral de Arquivos. Inclusive minha avó não figura entre eles!!!
Saudações! Agradeço sua ajuda!
Maria Celeste

Resposta

Link directo:

RE: Casamento e filhos de Maria Carolina de Melo Coutinho Albuquerque e Castro

#328547 | HRC1947 | 04 mai 2013 12:06 | Em resposta a: #328535

Prezada Maria;
Necessita de obter alguma formação em matéria de Genealogia,
para que possa entender como as coisas funcionam.
Das suas dúvidas iniciais, ....[ entretanto pelo caminho.... ] a sua mensagem
de hoje fala de coisas fora do contexto do seu pedido de ajuda, a Confreira
[até já sabia de tudo....]

**A indicação que faz já foi feita no momento em que recebi a cópia do batismo. A caligrafia usada à época é bem rebuscada e, em alguns documentos, o nome de minha bisavó esta escrito com V - Varolina. Para uma principiante e, distante de parentes que poderiam dar pistas de parentescos, é complicado. **

Assim sugiro que analise o link que envio, conjuntamente com a " experiência da vida " e o habitual senso comum, estou em crer que depressa ultrapassa esse constrangimento.
http://www.geneall.net/P/pag.php?id=236
atentamente
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Casamento e filhos de Maria Carolina de Melo Coutinho Albuquerque e Castro

#328560 | Mariacelestero | 04 mai 2013 14:02 | Em resposta a: #328547

Prezada Ana
Agradeço sua solícita ajuda!!!!
Saudações,
Maria Celeste

Resposta

Link directo:

RE: Casamento e filhos de Maria Carolina de Melo Coutinho Albuquerque e Castro

#328561 | Mariacelestero | 04 mai 2013 14:11 | Em resposta a: #328547

Prezada Ana
Agradeço sua solícita ajuda!!!! Entretanto minha dúvida refere-se ao publicado no livro que trata da matéria ( mencionado pelo companheiro Antonio Manuel) no qual faz menção a filhos os quais não figuram na listagem encontrada enquanto registro de batismo. Serão estes filhos do mesmo casal? Haveria pessoas homônimas? Minha dúvida pode ser infundada? Devo crer que a informação do livro que rege a matéria estaria equivocada? Estas são as questões que partilho com vocês!
De modo algum sinto-me constrangida; penso que participo de um grupo disposto a contribuir e sobretudo a colaborar para dirimir dúvidas sejam quais forem, sem preconceitos ou estereótipos.

Saudações,
Maria Celeste

Resposta

Link directo:

RE: Casamento e filhos de Maria Carolina de Melo Coutinho Albuquerque e Castro

#328563 | HRC1947 | 04 mai 2013 15:27 | Em resposta a: #328561

Prezada Maria;
Não estou situada no contexto do António Manuel.... { livro que trata da matéria etc...}
Se me explicar o argumento, com certeza que lhe darei a minha opinião.
Sugiro que comece do ano 1900 para trás: [+/- ]
Note que os registos Paroquiais tiveram o seu términos logo após a República ... 1910.
Depois dessa data apareceram os Registos Civis.... Conservatórias etc.
Portanto sempre que precise de assentos nascimento/casamento/ Óbitos antes de 1910, terá que os solicitar
aos Arquivos Distritais de cada Distrito de Portugal.
Assim, começando da frente para trás, solicita assentos Paroquiais dos seus pais, avós,
bisavós,trisavós tetravós, e [penta-vós / 5ºs avós etc. ]
Em cada assento que recebe, encontra os pais e avós [mat. e pat. ], pelo que terá que conciliar os nomes
datas, localidades etc. para poder solicitar novo pedido ao Arquivo Distrital.
Note, que nem todos os ancestrais são da mesma ZONA.... serão de outros Concelhos/Distritos etc....
No caso dos seus pais: logo vem indicado os avós, { 4 avós.} .
Depois quando já tiver os assentos paroquiais dos seus 4 avós,vai pedir os 8 assentos Paroquiais
dos seus bisavós.... e por diante etc... 16 trisavós, 32 tetravós, [64 penta-avós/ 5-ºs avós etc...]
Se precisar de algum esclarecimento, esteja à sua vontade para o solicitar.
Recomendo que tenha sempre à mão um marcador fluorescente, verde -claro para passar por cima das
palavras dificeis de ler nos assentos Paroquiais, desta forma, a leitura é francamente melhorada!
Cumprimentos
Ana
.

Resposta

Link directo:

RE: Casamento e filhos de Maria Carolina de Melo Coutinho Albuquerque e Castro

#328571 | amdarg | 04 mai 2013 19:06 | Em resposta a: #328563

Acidentalmente encontrei aqui esta referência a uma liste de filhos de Maria Carolina de MCAC diferente da que resulta da informação familiar e dos dados de peroquiais recolhidos pela Maria Celeste. Não vejo razão para se preocuparem com essa listagem que foi retirada da recolha de informação do nosso parente Coronel Armando Sacadura transcrita em Sacaduras Gente da Bira de Machado de Faria. Essa listagem está necessariamente errada.Só pode ter resultado de notas soltas não confirmadas em paroquiais. Nem se sabe se o erro era das próprias notas de Armando Sacadura se resultantes do que passou a Machado de Faria.

António Manuel d'ARG

Resposta

Link directo:

RE: Casamento e filhos de Maria Carolina de Melo Coutinho Albuquerque e Castro

#328612 | Mariacelestero | 05 mai 2013 12:02 | Em resposta a: #328571

Prezado Antonio Manuel
Percebo que a preocupação deva existir, afinal está posta em obra largamente divulgada e a qual serve como referência para pesquisas genealógicas. Como fazer para reparar os equívocos divulgados? A nova edição da obra intitulada Sacaduras Gente da Beira deverá ser atentamente revisada.
Bom domingo a todos!
Saudações,
Maria Celeste

Resposta

Link directo:

RE: Casamento e filhos de Maria Carolina de Melo Coutinho Albuquerque e Castro

#328616 | amdarg | 05 mai 2013 13:23 | Em resposta a: #328612

Cara Maria Celeste

Os erros são tantos no que há publicado etêm diferentes naturezas. Resumidamente: acidentais resultantes de informação insuficiente em fase de desbravamento ou pouco cuidada; intencionais para tentar criar ascendências inexistentes.
A forma de corrigir é publicar as correções apresentando as devidas fundamentações. Este Forum e todoo o "site" do Geneall são uma boa forma de o fazer sem ter de organizar uma publicação formal com todas as tarefas que isso implica. Colaborar para que este excelente empreendimento desempenha a sua função da forma mais rigorosa é meritório.
É evidente que o Geneall não é imune às trapalhadas existentes e os coordenadores, apesar do muito que dão, não podem chegar a tudo. Tragamos para aqui coisas bem trabalhadas, pensadas e fundamentadas apresentando-as da forma mais clara e sucinta.
É evidente que podemos usar o Forum para levantar hipóteses, suscitar esclarecimentos mas, nesse caso escrevendo de modo que fique claro que se trata de pesquisa enão de conhecimento estabelecido.

Os dados de já me enviou resultantes do informação familiar próxima, quando fundamentados pelo que encontra nos paroquiais, podem ser reorganizados de forma a ser apresentados como uma base de correção da "tal lista". Não tenho dúvida que o Coronel Armando Sacadura tinha perdido as referências e contactos com este ramo da família e simplesmente juntou aqueles dados recolhendo informação de alguém que fez confusão com os nomes. Saberia que ali tinha havido uma descendência numerosa, o que era verdade, mas não atinou com os nomes.
Repare que até nos paroquiais paroquiais se podem encontar as coisas mais estranhas e confusas. Ando às voltas com uma situação bem embrulhada com um passo da nossas ascendência, mas tem de ser bem trabalhada antes de vir a trazer para aqui ainda mais confusão.
Um abraço do

António Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Casamento e filhos de Maria Carolina de Melo Coutinho Albuquerque e Castro

#328618 | Mariacelestero | 05 mai 2013 14:34 | Em resposta a: #328616

Prezado
Antonio Manuel,
Agradeço suas considerações as quais dou total apoio. Você sempre solicito e atencioso!
Um fraternal abraço,
Maria Celeste

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 mai 2024, 23:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen