Dominguiso-Luis Boavida (Castelo Branco?)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Dominguiso-Luis Boavida (Castelo Branco?)

#328497 | coviantiga | 03 mai 2013 18:05

Caros confrades
Peço ajuda para quem tenha registos da freguesia de Dominguiso, concelho de Covilhã, pelo seguinte motivo. Minha sogra nasceu em 10/8/1918 no Paúl e faleceu em 24/2/2009.
Era filha de Maria do Carmo da Pureza Alves que por sua vez teve-a com 20 anos (diz na certidão de nascimento da filha) e natural de Luis Boavida.
Contava que andava na escola e que se dirigiu a ela um Senhor Clemente que era feitor de Luis Boavida do Dominguiso e que lhe disse que aquele senhor a cavalo que estava ali perto que era seu pai e que queria falar com ela para a perfilhar. Que tivera muito medo porque o cavalo era muito grande e que fugira para casa onde pedira explicações do que ouvira à Avó , que confirmou tudo.
Isto voltou a acontecer mas ela que fugira sempre.
Agora há pouco tempo falando com gentes do Dominguiso, dizem-me que Luis Boavida deve ser um Luis Boavida Castelo Branco, irmão, ? Primo? da Viscondessa do Dominguiso , que é da família de minha bisavó.
Como não sei com que idade ele terá tido aquela filha, é complicado fazer uma pesquisa sobre ele pois tanto podia ter 20 anos como ela, como podia ter 50.
Alguém me pode ajudar, ou por ter registos do Dominguiso , ou por saber quem efectivamente era este Luis Boavida?
Obrigado e cumprimentos
M.Campos

Resposta

Link directo:

RE: Dominguiso-Luis Boavida (Castelo Branco?)

#328551 | HRC1947 | 04 mai 2013 12:37 | Em resposta a: #328497

Maria;

Pelo que sei vc. quando quer chega lá!.
Necessita simplesmente de fazer três tentativas,
e acredito que se fará luz.
Boa sorte
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Dominguiso-Luis Boavida (Castelo Branco?)

#328559 | coviantiga | 04 mai 2013 13:52 | Em resposta a: #328551

Caro Confrade
Deixou-me deveras curiosa, até porque parece conhecer-me ! É verdade que tenho "subido a pulso" a minha árvore e que não sou pessoa de desistir. Porém já devo ter feito mais do que "3 tentativas" pode crer e não consigo lá chegar por isso recorri a este fórum, onde sem efctivamente a ajuda de muitos genealogias, e confrades, a minha persistência não seria suficiente .Tenho a árvore toda deste lado até aos 25º Avós pois a Viscondessa do Dominguiso é 1 das filhas de minha 6º Avó.( e nos parentes que possuo, que faltarão muitos, claro) não me aparece Boavida nenhum) Depreendo que seja marido de 1 das minhas parentes.! digo eu!
Se quiser fazer a gentileza de me ajudar a descobrir as "3 tentativas" agradeço imenso. e se não o puder fazer através do fórum, por poder ser até algum "segredo de família" (agora estou já eu a fazer filmes !!!!!!!!!) . O meu mail é alice.peixeiro@netvisao.pt
Cumprimentos ao confrade que me deixou tão curiosa
M.Campos

Resposta

Link directo:

RE: Dominguiso-Luis Boavida (Castelo Branco?)

#328564 | HRC1947 | 04 mai 2013 15:54 | Em resposta a: #328559

Maria;
Conforme o seu pedido, passo a mencionar;
Maria Lurdes
N. 10-8-1898
Natural Paul- Covilhã
Filha de; Maria do Carmo Pereira Alves
e de Luis Boavida... [ Pai natural ]
.... Pergunto! está mesmo escrito no assento
nascimento o nome de Luis Boavida?....
A Maria Carmo foi mãe de Maria Lurdes, tinha 20 anos.
Luis Boavida, teria à data: 30. 38 ou 45 anos {+/- }
Deve ver os anos de 1850 a 1880, [ por uma questão de
maior detalhe! ...]
Maria, só ontem tive o prazer da conhecer [ via mensagens
Forum ], deu para ver que a Confreira não deixa os seus
créditos por mãos alheias.!
Boa sorte nas buscas.
Cumprimentos
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Dominguiso-Luis Boavida (Castelo Branco?)

#328584 | coviantiga | 04 mai 2013 22:36 | Em resposta a: #328564

Cara Ana
Infelizmente este é o caminho normal e mais fácil . e por isso ainda lá não cheguei Na certidão de nascimento diz que ela é filha de Maria da Pureza Alves ...e de pai incógnito. e que ela tinha 20 anos quando a teve. O resto como eu digo, contava ela, que morreu há 4 anos.
Só que não podia, uma criança, calcular a idade do homem que viu a cavalo (enorme na boca dela) com um chapéu enorme. por isso tanto ele podia ser da idade da mãe dela, ou ser um senhor mais velho, patrão dela que se (tinha aproveitado) da empregada MUITO bonita) como ela ainda era quando a conheci, já velhinha. Para pedir uma pesquisa destas a um Arquivo só com o nome de Luis que vem nos registos, vê como sem datas se torna complicado,? e por isso eu fiz este apelo, a quem conheça algo, ou tenha os registos.
Obrigada pela sua força e estímulo
Cumprimentos
M.Campos

Resposta

Link directo:

RE: Dominguiso-Luis Boavida (Castelo Branco?)

#328586 | HRC1947 | 04 mai 2013 23:07 | Em resposta a: #328584

Maria Campos;
... Como não tem alternativa, forçosamente terá que indicar uma data,
sugiro que dê inicio a esse processo, [ candeia que vai à frente ilumina
duas vezes!...]
Verifico que esse Luis Boavida e família, não é gente desconhecida dessa
zona.
Com toda a certeza que a Maria já tem tocado impressões sobre o assunto
com pessoas da sua terra, ... hoje obtém uma informação, amanhã outra,
e vai ver que tudo irá ser esclarecido.[ Noto que a Confreira tem o " seu
coração dividido em duas posições":] uma quer avançar.... mas logo a outra
posição lhe diz que não!... terá que se decidir.
http://www.geneall.net/P/per_search.php?s=luis+boavida&s_type=per_search.php
http://www.geneall.net/P/tit_page.php?id=454
Os m/ cumprimentos
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Dominguiso-Luis Boavida (Castelo Branco?)

#328595 | HRC1947 | 05 mai 2013 00:15 | Em resposta a: #328586

-
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=129552
-

Resposta

Link directo:

RE: Dominguiso-Luis Boavida (Castelo Branco?)

#328596 | coviantiga | 05 mai 2013 00:16 | Em resposta a: #328586

Olá
Como dizia e não é mentira , eu quando quero 1 coisa luto até consegui-la .Porém não estou dividida, só que uma vez que mandei fazer uma busca sem datas custou-me 100€ e nada descobriram.........
Está a ver qual é "a divisão"?
Obrigada pela ajuda , e estes já conhecia, pois como deve calcular, quando venho pedir ajuda aqui , já esgotei tudo o que se pode consultar. Estes, até 3 são parentes pelo lado de meu Avô materno Paes do Amaral e nenhum é do Dominguiso.
Ainda tenho isso mais contra mim. Minha sogra dizia que a Avó lhe contara que ele era do Dominguiso .Porém podia ter propriedades no Dominguiso e não ser de lá.
Bem haja e cumprimentos
M.Campos

Resposta

Link directo:

RE: Dominguiso-Luis Boavida (Castelo Branco?)

#328600 | HRC1947 | 05 mai 2013 01:01 | Em resposta a: #328596

Maria;
Seguem mais estes dados.
"Dominguizo começa a mexer "
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dominguiso
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=55468
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Dominguiso-Luis Boavida (Castelo Branco?)

#328602 | HRC1947 | 05 mai 2013 01:17 | Em resposta a: #328600

-
A distância entre Dominguiso e Paul, é de 16 Km.!
http://goo.gl/maps/SVsuT
--

Resposta

Link directo:

RE: Dominguiso-Luis Boavida (Castelo Branco?)

#328604 | coviantiga | 05 mai 2013 02:25 | Em resposta a: #328602

Continuo a agradecer a sua ajuda, mas eu sou da Covilhã e meu marido do Paúl e o Dominguiso é uma freguesia do nosso Concelho. Por aqui também já foi tudo "esgotado"!!!!
Obrigada pela seu interesse
Beijinhos
M.Campos

Resposta

Link directo:

Dominguiso-Luis Boavida (Castelo Branco?)

#352446 | coviantiga | 25 nov 2014 03:07 | Em resposta a: #328497

Caros confrades
Como ainda não consegui nada de concreto nos registos online continuo a pedir ajuda para a pergunta que formulei primeiramente.
Obrigada
M.Campos

Resposta

Link directo:

Dominguiso-Luis Boavida (Castelo Branco?)

#352569 | Silcar | 30 nov 2014 20:25 | Em resposta a: #328497

Cara Maria Alice de Campos,

Tenho andado "afastado" destes estudos e regressando deparei com o seu pedido.
Talvez possa ajudar...
A Viscondessa do Tortosendo D. Teodora Alexandrina, teve uma filha D. Maria Augusta de Castello Branco. Esta Senhora que, penso, por morte dos seus irmãos, foi representante do título de sua mãe. Casou com o Dr José Vicente Boavida, Bacharel em Direito. Pela profissão de seu marido, viveu durante vários anos fora do Dominguizo. Tiveram alguns filhos, pelo menos um António Augusto Boavida Castelo Branco, um José Augusto Boavida e provavelmente o "seu" Luis Boavida. Pelos registos parece-me que regressaram ao Dominguiso por volta de 1890. É muito provável que um dos filhos seja Luís, o nome do pai do Dr. José Vicente.
Parece-me este o caminho...
Vou tentar desenvolver as pesquisas nos próximos dias.
Cumprimentos
Luis Silveira

Resposta

Link directo:

Dominguiso-Luis Boavida (Castelo Branco?)

#353336 | coviantiga | 02 jan 2015 03:08 | Em resposta a: #328497

Olá Luis
Fiquei felicíssima de o "voltar a encontrar" e como sempre a sua mão amiga a ajudar!!! Como mudou de telemóvel e o mail também não é o mesmo, fez-me pensar que lhe tivesse acontecido alguma coisa pois apesar de ser ainda novo, nunca se sabe .Graças a Deus não foi nada do pessimismo que às vezes nos assola ! Porém não fui notificada da resposta ao tema e se um outro grande amigo não me prevenisse que havia uma resposta não tinha cá voltado. o meu mail continua o mesmo-alice ponto peixeiro arroba netvisao ponto pt .Como já sabe eu ainda não parei até porque também tenho um pressentimento que ele será filho da M.Augusta.que casou com o Dr.José Vicente Boavida Castelo Branco em Beja (informação desse grande amigo que também muito me tem ajudado, pois de outra maneira , não chegava lá) ela com 39 anos e ele com 43 como MORADORA NO CONVENTO DE BEJA ????? diga-se de passagem, bastante esquisito !!!
Passou-me já pela cabeça que ela tivesse cometido "um pecadilho" tivesse tido 1 filho, fosse desterrada para o convento, pela idade com que se casa , que também não é muito normal .Mas isto é só "romance " que estou fazendo!!!! porque não consigo encontrar o dito Luis .Encontrei efectivamente (visto ter casado em Beja em 13/9/1872) logo o João Augusto nascido em 23/6/1874 lá .Depois por um mero acaso e a procurar outra coisa, encontrei a morte do José Augusto nascido nos Açores, na Ribeira Grande,Grande +- em 1876 pois faleceu em 2/2/1908 solteiro com 32 anos , e só encontrei mais o António Gabriel nascido também em Beja em 16/7/1877, de que conheci muito bem e fui amiga da neta que foi minha colega no Colégio e já faleceu.(os filhos pouco sabem e nada, do que me pode interessar).Porém através de um velhote que ainda vive no Dominguiso aonde fui,e dos dados que me deu, que bateram todos certos consegui descobrir os descendentes do João Augusto pois no óbito diz que casou com Hermínia Augusta Donoso de Mendonça Guimarães que por sua vez quando ele faleceu em 18/4/1919 , casou com o Dr.Antero Caroça (que era a indicação que o velhote me deu) .Do 1º marido teve 1 filha única, Maria Luísa nascida em 4/6/1909 no Dominguiso e que casou c/ Virgílio Sanches Eusébio da Covilhã que tiveram 1 filha única Maria Célia Donoso de Mendonça Guimarães Boavida Castelo Branco casada com 1 irmão da minha amiga do Colégio a que me refiro em cima, e que saõ primos pois ela é neta do João e ele do António Disse-me que se.lembra de ouvir a mãe falar que existia um Tio LUIS que andara em Coimbra em Medicina e que era "Barão" não sabe se de apelido se de título.
Como dá ideia que a filha da Viscondessa dada a profissão do marido que era professor , teria andado por vários lados, assim o justifica 1 filho ter nascido nos Açores e num registo que encontrei de ela e um dos filhos serem padrinhos de uma criança, também viveu em ÈVORA , será extraordináriamente difícil encontrar o dito Luis .Porém eu não sou de desistir e cá tenho andado .Porém dá ideia que os registos online não estão completos pois por exemplo não consigo encontrar o nascimento do José nos Açores.
A Viscondessa Mãe da M.Augusta era prima direita da minha 4º Avó ( portanto bisavó do meu Avô Eugénio Paes do Amaral de Alpedrinha lado da Mãe)
Isto é tudo o que sei até agora.Toda e qualquer ajuda é preciosa como pode ver .Vai dedicar-se novamente à genealogia .? era fantástico
Beijinhos e obrigado mais uma vez por ter contactado.
M.Alice

Resposta

Link directo:

Dominguiso-Luis Boavida (Castelo Branco?)

#353347 | coviantiga | 02 jan 2015 15:27 | Em resposta a: #328497

Esqueci-me de lhe dizer ontem ,que o tal velhote que acertou em tudo o que disse ,afirmou também que o Luis , tinha uma irmã Luísa ora se :
o filho da Maria Augusta e do Dr. José Vicente Boavida Castelo Branco
o João Augusto casado casou com a Hermínia Augusta Donoso e teve uma filha M.Luísa mãe desta senhora que eu encontrei,
O LUIS pode também ser filho deste casal e daí a Senhora se lembrar de ouvir a mãe falar do Tio Luis .
Tenho por isso procurado o casamento do João Augusto e da Hermínia Augusta Donoso sem resultado pois a filha :
Maria Luísa Donoso de Mendonça Guimarães Boavida Castelo Branco ,nasceu em 4/6/1909 e foi só baptizada em 2/1/1910 no DOMINGUISO e diz aí que a Mãe é natural de S.Nicolau Lisboa onde os pais foram recebidos Porém já pesquisei S.Nicolau e ou estou "vesga" ou não encontro nada , pois a partir do casamento deles podia descobrir ainda em Lisboa, o nascimento do LUIS .
Beijinhos

Resposta

Link directo:

Dominguiso-Luis Boavida (Castelo Branco?)

#358557 | coviantiga | 15 jun 2015 00:58 | Em resposta a: #352569

Olá Luis
Não chegou a responder à minha pergunta se ainda anda nestas lides de genealogia , em que tanto me ajudou e com tanta mestria.Necessitava imenso de uma pessoa com as suas qualificações para várias pesquisas , se por acaso não quiser, o que o seu silencio me faz infelizmente pensar , pois antes o queria a si , sabe de alguém que estivesse interessado para um trabalho especial? Já até recorri aos pesquisadores da geneall e nem resposta recebi.
Os meus cumprimentos
M.Campos

Resposta

Link directo:

Dominguiso-Luis Boavida (Castelo Branco?)

#358812 | coviantiga | 23 jun 2015 01:28 | Em resposta a: #328497

Caro Luis
Esqueci-me de lhe referir uma coisa muito importante.Claro que sabe muito sobre os Boavidas e por isso lhe faço a seguinte pergunta.O Pedro mandou-me há tempos 1 árvore onde figuravam os irmãos do Dr.José Vicente Boavida casado com a tal Maria Augusta que menciona.Um dos irmão é Manuel Boavida Por acaso sabe algo deste senhor?. É que também se pode dar o caso de o "Luis Boavida" porque era conhecido, tivesse outro nome atrás.
Obrigada e beijinhos
M.Alice

Resposta

Link directo:

Dominguiso-Luis Boavida (Castelo Branco?)

#358813 | coviantiga | 23 jun 2015 01:30 | Em resposta a: #358812

Desculpe onde digo Manuel Boavida queria dizer Manuel Luis Boavida

Resposta

Link directo:

Dominguiso-Luis Boavida (Castelo Branco?)

#362559 | coviantiga | 19 out 2015 02:55 | Em resposta a: #358813

Caros Confrades
Queria reiterar o meu pedido , pois de concreto não recebi resposta
Obrigada
M.Campos

Resposta

Link directo:

Dominguiso-Luis Boavida (Castelo Branco?)

#366288 | coviantiga | 19 fev 2016 02:19 | Em resposta a: #328497

Caros Confrades
Queria reiterar o meu pedido , pois de concreto não recebi resposta
Obrigada
M.Campos

Resposta

Link directo:

Dominguiso-Luis Boavida (Castelo Branco?)

#368070 | coviantiga | 09 abr 2016 01:19 | Em resposta a: #328497

Caros Confrades
Queria reiterar o meu pedido , pois de concreto não recebi resposta
Obrigada
M.Campos

Resposta

Link directo:

Dominguiso-Luis Boavida (Castelo Branco?)

#379432 | coviantiga | 02 abr 2017 01:33 | Em resposta a: #368070

Continuo a lançar o 1º apelo pois nada mais de concreto alguém me conseguiu ajudar .
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Vila Gracia, Pousadouro, Teixoso, Covilhã

#379436 | rfmc | 02 abr 2017 11:13 | Em resposta a: #379432

-
Caro Confrade;
Dado conhecer a zona de Teixoso, poderia p.f. esclarecer
se antes de 1750 existiu alguma Povoação distante de
Gibaltar, e que em 1758 nas Memórias Paroquiais do Prior
do Teixoso este escrevia " Uma povoação distante, que já
não existe, de nome Vila Gracia".
Muito obrigado pela sua colaboração.
Cumprimentos
Rf.

Resposta

Link directo:

Vila Gracia, Pousadouro, Teixoso, Covilhã

#379444 | rfmc | 02 abr 2017 13:08 | Em resposta a: #379436

-
-
Caro Confrade;
Dado conhecer a zona de Teixoso, poderia p.f. esclarecer
se antes de 1750 existiu alguma Povoação distante de
Gibaltar, e que em 1758 nas Memórias Paroquiais do Prior
do Teixoso este escrevia " Uma povoação distante, que já
não existe, de nome Vila Gracia".
Muito obrigado pela sua colaboração.
Cumprimentos
Rf.

Resposta

Link directo:

Dominguiso-Luis Boavida (Castelo Branco?)

#379447 | coviantiga | 02 abr 2017 16:18 | Em resposta a: #379444

Caro Confrade
Dominguiso não tem nada a ver com Teixoso ! Só pertencem ao mesmo concelho !!! Nada sei sobre o Teixoso onde não tenho (que eu saiba) familiares.
Lamento não poder ajudar.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 15:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen