Ao primo Zé Filipe Menendez - o Pe. Lourenço Justiniano Lopes de Sousa (FSO?)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Ao primo Zé Filipe Menendez - o Pe. Lourenço Justiniano Lopes de Sousa (FSO?)

#328592 | Pedro França | 05 mai 2013 00:04

Olá, priminho!

Que é feito? Temos andado desencontrados.
De vez em quando venho ao fórum mas nem sempre entro nos teus tópicos porque ultimamente tens focado outros núcleos familiares que não são objetivamente aqueles que eu tenho explorado de há uns tempos para cá.

Olha, queria pôr à tua consideração a possibilidade de me veres na TT se existe processo de FSO de um Lourenço Justiniano Lopes de Sousa. Será um FSO muito tardio pois ele tem processo de ordenação datado de 1786 e é aí que se diz que ele é FSO.
Ele era natural das Meãs do Campo, concelho de Montemor-o-Velho, filho de Manuel Lopes "da Tapada" (oriundo de Vª Nova de Poiares) e de Rosa Maria de Sousa.
É pela mãe dele que me interessa ver a ascendência já que ele é neto materno de José Rama e de Maria Francisca de Sousa, das Quintãs, Meãs do Campo.
O José Rama é filho de João Rama Rosa e de Isabel Gonçalves (Apóstolo).
A Maria Francisca de Sousa é filha de João Francisco Quinteiro e de Bernarda de Sousa, estes, pais de outro sacerdote, Manuel de Sousa, nascido em 1696, nas mesmas Meãs. O José Rama e a Maria Francisca de Sousa também foram avós paternos de outro sacerdote - José de Sousa -, nascido em 1740, nas ditas Meãs.
Este João Francisco Quinteiro era irmão de Domingos Francisco Quinteiro, meu antepassado, pai daquela Maria Rama casada que foi com o José Rodrigues "Galego" oriundo de Bobadela, do concelho de Chaves, noutro meu tópico aqui por causa dos Queiroses de Bobadela. A descendência desta linha cruza-se com os Reis Laranjeiro, das Meãs, de onde eu venho; daí o meu apelido "Reis". O "Laranjeiro" perdeu-se pelo caminho. Ao entrar em Santo Varão (também do concelho de Montemor-o-Velho), terra de meu avô paterno, já não trazia o "Laranjeiro" no nome.

Há um outro padre José de Sousa, nascido em 1748, nas Meãs, filho de Bernardo Jorge Serrano e de Ana Maria Rama Ferraz. Esta´era filha de António Rama Rosa e de Joana Ferraz (2ª mulher, já que a 1ª era Maria Gomes, filha de João Francisco Quinteiro, outro, pai do João e do Domingos Francisco Quinteiro atrás).
Este António Rama Rosa era filho de um João Rama Rosa e de uma Isabel Rodrigues Ferraz.

Gostava de aprofundar estes Rama Rosa e os Quinteiros, mas mais os primeiros, daquele ou daqueles João Rama Rosa: será um apenas, ou dois?
Diz coisas,
o teu primo Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Ao primo Zé Filipe Menendez - o Pe. Lourenço Justiniano Lopes de Sousa (FSO?)

#328671 | RCCORREIA | 06 mai 2013 15:20 | Em resposta a: #328592

Caro Pedro

Deve ser isto que procura

PT-TT-TSO/CG/A/8/1/16882

Tribunal do Santo Ofício, Conselho Geral, Habilitações, Lourenço, mç. 9, doc. 141

Abraço
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Ao primo Zé Filipe Menendez - o Pe. Lourenço Justiniano Lopes de Sousa (FSO?)

#328709 | Pedro França | 07 mai 2013 00:10 | Em resposta a: #328671

Olá, confrade Rio Correia:

Cá nos encontramos novamente.
Face ao que me diz na sua mensagem, arrisco a perguntar se a cota/referência que dá aqui é fruto de alguma pesquisa, se está confirmado ou não tratar-se do Lourenço que eu procuro...

Abraço,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ao primo Zé Filipe Menendez - o Pe. Lourenço Justiniano Lopes de Sousa (FSO?)

#328796 | RCCORREIA | 08 mai 2013 00:31 | Em resposta a: #328709

Caro Pedro

Pesquisei na TT online por Lourenço Lopes de Sousa e obtive aquela quota. Julgo que será o que procura.

Rui

Resposta

Link directo:

RE: Ao primo Zé Filipe Menendez - o Pe. Lourenço Justiniano Lopes de Sousa (FSO?)

#328837 | JFMenéndez | 08 mai 2013 22:28 | Em resposta a: #328592

Olá Pedro

Desculpa, mas não tenho tido nem tempo, nem disposição para pesquisas algumas nestas duas últimas semanas.
Vou escrever para o teu email com mais pormenor.

Zé Filipe

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 12:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen