Localização origem dos bisavós

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Genética | Pessoas

Localização origem dos bisavós

#328653 | fatima fonseca | 06 mai 2013 02:41

Boa noite, meu pai tem 91 anos e nos conta que seu avô veio de Porto e casou-se no Brasil.
Tenho seu registro de nascimento, mas não o do seu pai. Pelo que ele me disse não se
registravam naquela época, pois era uma cidade do interior de Pernambuco. O nome de
meu bisavô era MANOEL AGOSTINHO SEIXAS DA FONSECA, casado com ANTONIA LÚCIA DA
FONSECA (provavelmente brasileira). O irmão do meu bisavô era ISIDORO SEIXAS DA
FONSECA, casado com JULIA VIEIRA DE MELO FONSECA (provavelmente portuguesa). A data
do nascimento do meu avô, filho do Manoel Agostinho, foi 1874. Tem como conseguir os
registros desses dois irmãos que mirgraram para o Brasil, provavelmente em torno de 1850?
Agradeço a ajuda, desde já.

Resposta

Link directo:

RE: LOCALIZAÇÃO DE ORIGEM DOS BISAVÓS

#328676 | HRC1947 | 06 mai 2013 15:58 | Em resposta a: #328653

-
Fátima Fonseca:
Pai:--- tem 91 anos[ tem registo nasctº ]
avô- [ não tem registo nasctº ]- Qual o nome do seu avô.....??? nasceu em 1874......!!!
bisavô- {avô veio Porto }-casou Brasil-Nome: Manuel Agostinho Seixas, casou com Antónia L. Fonseca.
Irmão do bisavô era; Isidoro Seixas Fonseca
-----
"Tem como conseguir os
registros desses dois irmãos que mirgraram para o Brasil, provavelmente em torno de 1850? "
------------
HRC

Resposta

Link directo:

RE: LOCALIZAÇÃO DE ORIGEM DOS BISAVÓS

#328679 | fatima fonseca | 06 mai 2013 16:09 | Em resposta a: #328676

Não sei em que lugar poderia conseguir, eles devem ter sido registrados em sua cidade origem, no caso, Porto.

Resposta

Link directo:

RE: LOCALIZAÇÃO DE ORIGEM DOS BISAVÓS

#328680 | HRC1947 | 06 mai 2013 16:26 | Em resposta a: #328679

Cara Fátima:
Vendo bem as coisas, vc. não sabe quase nada.
E pior ainda, não prestou atenção à m/ mensagem.
Sugiro que comece por se iniciar na formação de
Genealogia, para assim saber tratar dos assuntos:
http://www.geneall.net/P/pag.php?id=236
Boa sorte

Resposta

Link directo:

RE: LOCALIZAÇÃO DE ORIGEM DOS BISAVÓS

#328708 | MCNN | 07 mai 2013 00:06 | Em resposta a: #328653

Cara Fátima


Neste link pode ver o casamento civil ocorrido em 31/01/1907, em Afogados da Ingazeira, de Isidoro Seixas da Fonseca com D.Júlia Vieira de Melo.

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-267-11612-54710-70?cc=1582573&wc=M93J-6HV:1210174975

Aparentemente, Isidoro seria irmão do seu avô e não irmão do seu bisavô como indicou na sua mensagem.

Ele terá nascido por volta de 1875, e o seu avô por volta de 1874.

Infelizmente, não existem baptismos para esses anos no site dos Mormons. Existem baptismos para anos anteriores e para anos posteriores.

Pode ver os livros de baptismos que existem para Afogados da Ingazeira neste link:

https://familysearch.org/search/image/index#uri=https%3A%2F%2Ffamilysearch.org%2Frecords%2Fwaypoint%2FM93V-KQY%3An991791912%3Fcc%3D171921244

Eventualmente os assentos de nascimento dos filhos de Isidoro poderão dar notícias sobre donde era natural Manuel Agostinho Seixas da Fonseca.

Sabe da existência de mais irmãos do seu avô ?

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: LOCALIZAÇÃO DE ORIGEM DOS BISAVÓS

#328712 | PatriciaKB | 07 mai 2013 01:05 | Em resposta a: #328653

Fátima

Pelo que li do seu email e da resposta de HRC, faltou vc informar alguns dados.

1-PRIMEIRO: Tente conseguir alguma coisa a respeito deste BISAVÔ:

Nome do seu bisavô- Manoel Agostinho Seixas da Fonseca
Pelo que entendi foi este que veio do Porto para o Brasil. e é deste que vc quer o registro de nascimento da cidade do Porto, não é isto?
Vc tem que começar pelo que vc sabe deste bisavô. Tente conseguir a idade aproximada de nascimento deste bisavô, a freguesia( ou municipio) de origem,se ´possível a paróquia de onde era freguês, para então procurar , por meio digital, nos registros de nascimento da cidade do Porto.
Se vc não informar estes dados, vai ser difícil conseguir, somente pelo nome e sem nenhum dados adicional ,a cópia do registro de batismo.

Conseguindo estes dados, vc pode fazer a pesquisa pessoalmente, pelo site dos mórmons, que tem arquivos paroquiais do mundo inteiro e depois disto então,com os dados corretos do seu bisavô, tentar conseguir uma cópia da certidão de batismo no arquivo distrital da cidade do Porto(me corrijam os colegas portugueses nesta parte se eu estiver errada, pois sendo brasileira , não estou plenamente certa se este é o procedimento correto).

O site dos mórmons referente aos registros das freguesias do Porto é https://familysearch.org/search/image/index#uri=https%3A%2F%2Ffamilysearch.org%2Frecords%2Fwaypoint%2FMMGD-WLJ%3An697395529%3Fcc%3D1913408

Se vc não está familiarizada com este site, se abrir o mesmo no seu navegador e clicar 2x em cada nome que aparece, vai ver que em cada povoado, vai abrir uma ou mais paróquias e clicando nas mesmas, vai abrir os registros de batismo, casamento e óbitos que constam na mesma. E aí vc vai ter que fazer a busca em cada livro,página por página. Por isto seria importante vc ter mais dados para descobrir o seu parente.


Outra opção é tentar pesquisar pelos registros de passaportes da cidade do Porto.
No mesmo site dos mórmons, procure em Portugal- Portugal, Registros e Solicitações de Passaporte, 1835-1938 , no link seguinte:
https://familysearch.org/search/image/index#uri=https://familysearch.org/records/collection/1928596/waypoints, procure pelo ano provável de emigração nas páginas de consulta.

2-SEGUNDO:
Para vc ter dados mais confiáveis para fazer a busca, ajuda muito se vc tiver os registros de seu AVÔ. É deste seu avô que não existe registro? Procure da mesma maneira. Mesmo que tenha nascido no interior do interior, normalmente, os padres eram encarregados de percorrer as regiões só com capelas e faziam os registros. Talvez seja dificil de conseguir, mas tente mesmo assim.

A falta deste registro dificulta as buscas pelo seu bisavô, mas não impede que vc as faça.


Como vc tem a data de nascimento do seu avô e seu nome( que não citou no email) aconselho a começar a procurar por aí. No mesmo site dos mórmons,na página inicial, https://familysearch.org/search, descendo a página de rolagem, onde são citados os continentes, vc clice em Caribe, América Central e do Sul ,ali vc clica em Brazil e vai abrir os vários registros existentes do Brasil, e clica então em Brasil, Registros Paroquiais e Diocesanos, depois desce a página de rolagem até Visualizar Imagens desta Coleção-
Navegue por 5,941,966 imagens, onde clica em cima desta opção e então clique em Pernambuco. Vai abrir a página das cidades de Pernambuco em que existe registro digitalizado no site. Se constar aí a cidade onde nasceu seu avô ou então a cidade maior mais perto da cidade onde ele nasceu, tente a pesquisa aí como eu expliquei anteriormente, nos registros da paróquia da cidade. O registro civil só vai aparecer em 1899, portanto, antes disto, só nas igrejas.



Como vê, tentei te dar o caminho para chegar onde vc quer, e é provável que exista este passaporte do seu bisavô, que vai te dar algum dado, como paróquia de origem ou idade, para vc procurar o registro de batismo. Vc ainda tem o nome do irmão do teu bisavô para te ajudar a confirmar o batismo do mesmo.
A falta de experiência com pesquisas do gênero não é impedimento para vc ir em frente. Aprenda e boa sorte!

Cordialmente
Patricia kb

Resposta

Link directo:

RE: LOCALIZAÇÃO DE ORIGEM DOS BISAVÓS

#328713 | jpm2353 | 07 mai 2013 01:46 | Em resposta a: #328653

Cara Fátima,

Veja aqui alguns livros com registos de passaportes do Arquivo Distrital do Porto:
http://pesquisa.adporto.pt/results?p0=UnitTitle&o0=1&v0=passaportes

Cumprimentos,
JM

Resposta

Link directo:

RE: LOCALIZAÇÃO DE ORIGEM DOS BISAVÓS

#328715 | fatima fonseca | 07 mai 2013 02:06 | Em resposta a: #328712

Muito obrigada, Patrícia. Foram ótimas as dicas. Estarei pesquisando dessa forma.

Resposta

Link directo:

RE: LOCALIZAÇÃO DE ORIGEM DOS BISAVÓS

#328717 | fatima fonseca | 07 mai 2013 02:28 | Em resposta a: #328708

Ah, que felicidade! Consegui ver o registro de Isidor. Realmente, ele era irmão do meu avô, acho que
a informação que recebi de meu pai estava equivocada. Enão nesse caso teria como ver o registro do meu
avô, filho do Manoel Agostinho Seixas da Fonseca, que foi quem migrou para o Brasil.
Acho que estou na trilha certa. Como meu pai tem 91 anos, às vezes não lembra de tudo, terei que falar com
os irmãos mais jovens que ele. Pelo que sei esse meu bisavô tinha um livro que o ajudava na preparação
de medicamentos (parece ser de homeopatia) para as pessoas da cidade. Não sei se ele tinha irmão, vou
tentar descrobrir.
Obrigada, Mário, muito obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: ENSINAR A PESCAR !

#328748 | HRC1947 | 07 mai 2013 15:49 | Em resposta a: #328712

Confreira Patricia;

... Gostei da sua pedagogia... " Ensinar a pescar, em vez de
lhe dar o peixe ".
Parabéns.
Cumprimentos
HRC

Resposta

Link directo:

RE: ENSINAR A PESCAR !

#328766 | PatriciaKB | 07 mai 2013 18:50 | Em resposta a: #328748

Obrigada!

Eu não sou pesquisadora, nem historiadora, sou uma pessoa comum, com interesse incomum na história dos meus antepassados, como outras tantas pessoas aqui , e aprendi sozinha, pois me interesso pelo assunto e foi através de muita tentativa e erro que descobri o caminho correto para chegar onde queria. E leva tempo.

Mas acho também que muitos estão apenas começando em GENEALOGIA e às vezes falta conhecimento e incentivo.
Por isto, lendo o tópico da Fátima, me ocorreu que ela poderia não saber como chegar em determinado ponto, onde nós, um pouco mais experientes, já estamos e achei melhor ensinar os caminhos e deixar algum esforço para ela, que irá em frente se tiver persistência. Tenho certeza que ela irá tentar descobrir o que aconteceu com o avô e bisavô e, o que o outro colega, Mário, lhe "mostrou" servirá de incentivo para prosseguir.

Abraços
Patricia

Resposta

Link directo:

RE: LOCALIZAÇÃO DE ORIGEM DOS BISAVÓS

#333788 | fatima fonseca | 13 ago 2013 03:07 | Em resposta a: #328676

Olá,
O que consegui até agora:
O que temos:

Augusto Cerquinha da Fonseca
nascido em 1874
Filho de Manoel Agostinho Seixas da Fonseca e
Antonia Lucia de Brito (que passou a se chamar Antonia Lucia da Fonseca)
Filhos desse casal: Izidório, Augusto (meu avô), João (Janjão), Pedro
e Joaquim
Augusto casou-se no religioso em 1904 e no civil em 1915
com Maria Freire de Oliveira
filhos - Luiz, Roque, Benedito, Germano, Irene, Iracema, Paulo, Clóvis, Gastao, Iraci, Maria Salomé, Jose (Zé Coió), Vicente e Edvaldo
morreu em julho de 1954

Estou tentando com os descendentes de Izidório saber se alguem tem o registro de nascimento
ou casamento dele.

Obrigada pela força.
--

Resposta

Link directo:

RE: LOCALIZAÇÃO DE ORIGEM DOS BISAVÓS

#333814 | HRC1947 | 13 ago 2013 22:54 | Em resposta a: #333788

-
OK.
... Vamos em frente...
Cumprimentos
HRC
-

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 11:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen