Cinco irmãos Carvalho, sendo os pais Cunha e Rodrigues

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Cinco irmãos Carvalho, sendo os pais Cunha e Rodrigues

#328700 | GASC | 06 mai 2013 22:34

Dentro de um mês ou mais um tanto, Edgardo Pires Ferreira vai lançar um novo livro sobre os descendentes do irmão do primeiro conde de Pombeiro. Ou seja, os descendentes de Francisco da Cunha Castello-Branco e Maria Eugenia de Mesquita, que vieram ao estado do Maranhão no final do 17 século. Trata-se de uma nova edição, muito mais rica e ampliada de um volumoso trabalho anterior desse admirado arqueólogo e genealogista brasileiro.
No entanto, ainda que pese o esforço do festejado autor, não há dados sobre os avós dos irmãos Manuel Carvalho de Almeida e António Carvalho de Almeida que se casaram uma filha e uma neta dos referidos Francisco e Maria Eugénia. Observo que é dos casamentos de Manuel e António que o nome Castelo Branco se propaga no Brasil, desde 1715.
A grande curiosidade, ao menos a minha, é sobre os avós de Manuel e António (ambos grandes sesmeiros, donos de currais e capitães-mores na conquista do Piauí aos índios, no início do 18 século e mais dos seus irmãos inteiros, todos sacerdotes e párocos no Piauí de freguesias que eles próprios fundaram: Miguel de Carvalho, Tomé de Carvalho e Inocêncio de Carvalho.
O nomes inteiros dos pais dos cinco Carvalho são Belchior Gomes da Cunha e Isabel Rodrigues. Quem seriam os pais desses Belchior e Isabel que pudessem explicar o sobrenome Carvalho dos cinco irmãos (Manuel, António, Miguel, Tomé e Inocêncio)?
A notícia que tenho é que Belchior e Isabel seriam de (ou casaram-se em) Videmonte, orago de São Batista, no velho concelho de Linhares, hoje, Guarda. Todavia, pedi que se pesquisasse lá e não há assentamentos com os nomes de Belchior e Isabel. Ora, uma vez que não há nada em Videmonte, poderia haver registo na freguesia de São João Batista, concelho de Castelo de Vide, Portalegre; ou na freguesia de São João Batista, concelho de Campo Maior, também em Portalegre. Videmonte pode-se confundir com Castelo de Vide. Sobre a hipótese de Campo Maior, ocorre que Manuel Carvalho de Almeida fundou uma vila que a que deu o nome de Campo Maior, no Piauí, Brasil.
Esta é minha primeira incursão no forum. Como todo iniciante sou alguém otimista.
Pergunto: Alguém dentre os colegas pesquisadores me daria uma sugestão de como proceder. Sei que o custo será grande se eu for pesquisar em todo o canto. Qualquer ideia me será de auxílio.

GASC

Resposta

Link directo:

RE: Cinco irmãos Carvalho, sendo os pais Cunha e Rodrigues

#328726 | JCC | 07 mai 2013 10:45 | Em resposta a: #328700

Bom dia

E se, em vez de Videmonte fosse Vaiamonte, freguesia do Concelho de Monforte? O Orago desta freguesia é Santo António...

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Cinco irmãos Carvalho, sendo os pais Cunha e Rodrigues

#328727 | GASC | 07 mai 2013 11:14 | Em resposta a: #328726

Agradeço a nova alternativa. Creio, no entanto, que Monforte fica muito ao sul; ao menos eu penso.
O meu problema é que sou brasileiro e resido em São Paulo. O que me falta é uma estratégia de pesquisa, em um caso como esse. Conto encontrar ao saber dos nomes dos avós de Manuel, António, Miguel, Tomé e Inocêncio alguém de nome Carvalho. Ou de padrinho de ato religioso. Por que Carvalho foi adotados pelos cinco irmãos? O comum era de os irmãos variarem o sobrenome o qual tomavam em idade adulta, sem combinarem nada entre si. Era a nossa desordem na assunção de sobrenomes que os ingleses e franceses viam com censura.

Atenciosamente.

Gilberto de Abreu Sodré Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Cinco irmãos Carvalho, sendo os pais Cunha e Rodrigues

#328728 | JCC | 07 mai 2013 12:29 | Em resposta a: #328727

Ainda sobre Videmonte. Os assentos de baptismo que pediu foi para o Arquivo Distrital de Liboa? É que os livros desta freguesia, dos anos de 1650 a 1859 estão neste arquivo e não no da Guarda.

D.Francisco de Castelo Branco está nesta BD:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=447863

bem como a sua filha (que casou com Manuel Carvalho de Almeida)

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1019642

Este Manuel Carvalho de Almeida terá nescido em Videmonte, Guarda e já apresenta o apelido Carvalho. Não sei quais são as fontes mas poderá entrar em contacto com o moderador e talvez ele possa ajudar.

Os filhos deste casal, indicados, são:

Francisco da Cunha e Silva Castelo Branco cc Ana Rosa Pereira Teresa do Lago
Manuel Carvalho de Almeida
Belquior de Castelo Branco
António Carvalho de Almeida Sobrinho
Isabel da Cunha e Silva Castelo Branco
Arcângela da Cunha Mesquita Castelo Branco
Francisca da Cunha Mesquita Castelo Branco
Ana Eugénia de Castelo Branco
Clara da Cunha e Silva Castelo Branco cc João Borges Leal

Neste caso faltam alguns dos que indica e existirá mais um varão e várias senhoras. A variação dso apelidos parece haabitual em Portugal...

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Cinco irmãos Carvalho, sendo os pais Cunha e Rodrigues

#328739 | sudeley | 07 mai 2013 14:11 | Em resposta a: #328728

Muito agradecido, Senhor João Cordovil Cardoso. É fato que Manuel Carvalho de Almeida é assentado na Genea Portugal. Os pais dele(Belchior Gomes da Cunha e Isabel Rodrigues) também estão cá, nestes registos. No entanto, faltam-lhes os avós. Vou ao Moderador, seguindo sua sugestão, que agradeço.

Cumprimentos

Gilberto de Abreu Sodré Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Cinco irmãos Carvalho, sendo os pais Cunha e Rodrigues

#328818 | GASC | 08 mai 2013 14:12 | Em resposta a: #328739

Esclareço que usei equivocadamente, na última entrada, o utiizador 'sudeley', o qual já foi o meu acesso no passado. Não percebi que o fazia. De rigor, sou o utilizador GASC. Vou ser atento a isso. Peço desculpas a todos.

Cumprimentos.

Gilberto de Abreu Sodré Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 04:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen