Barbosa Cabral. Freguesia de Campelo e São João de Ovil

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Regiões

Barbosa Cabral. Freguesia de Campelo e São João de Ovil

#328702 | nfpdesousa | 06 mai 2013 23:30

Boa noite,

Ao investigar os meus ascendentes deparei-me com o casamento na freguesia de Campelo entre Manuel Barbosa (Cabral) e Joana Barbosa primos em quarto grau de consanguinidade, ele da freguesia de São João de Ovil e ela da de Campelo. Sem mais informação relevante.

Procurando recuar mais algumas gerações procurei pelo Manuel Barbosa, na freguesia de São João de Ovil, freguesia na qual ele nasceu segundo todos os registos que possuo, mais precisamente no lugar do Souto de Ervins.

Por receio de errar fiz uma pesquisa muito alargada pois ele casou no ano de 1690 e eu verifiquei todos os baptismos entre o ano de 1610 e 1675 na dita freguesia de Ovil e na de Campelo tendo em todos estes anos encontrado apenas um Manuel filho de Barbosas e do lugar do Souto de Ervins, este na freguesia de São João de Ovil.

Tendo encontrado os baptismos de três irmãs, Maria de Jesus, Isabel e Paula e irmãos o dito Manuel e João.

Após outras pesquisas encontro o casamento dos seus pais. Manuel Gomes Barbosa e Maria Correia Barbosa, esta filha de Miguel Barbosa Cabral e Isabel Correia.

Aqui surgem as minhas duvidas, pois quando consulto Felgueiras Gayo, ele dá a descendência de Manuel Barbosa (Cabral) Filho de Manuel Gomes Barbosa e Maria Correia Barbosa, mas sem descendência por ser frade Bento (Aqui penso que existe um erro por parte de Gayo).

O mesmo Felgueiras Gayo dá outro Manuel Barbosa Cabral filho de uma Sancha Barbosa irmã de Maria Correia e filha de Miguel Barbosa Cabral.

Para tirar todas as dúvidas procurei todos os filhos de Miguel Barbosa Cabral e de sua mulher Isabel Correia em São João de Ovil, local onde casaram e onde no livro Os meus costados lhes é dada descendência na casa do Souto.
Esta pesquisa tinha como inttuito encontrar a dita Sancha.

Por tanto procuro os filhos do dito casal em São João de Ovil entre os anos de 1610 e 1637, visto que este casal se casou em 1613 tendo Miguel Barbosa Cabral falecido em 1634.

Encontrando quatro filhas deste casal, duas Marias (creio que a primeira terá falecido), Isabel e Catarina, não encontrando qualquer Sancha. Salvo o erro no óbito do pai ou da mãe é mencionado que os bens ficam para as suas três filhas. Algo que irei confirmar mal consulte a informação que possuo em casa.

Penso por tanto que Gayo que criou uma obra de grande utilidade que muito respeito se terá enganado.

Peço portanto que me ajudem a saber se estou o caminho correcto.

Minhas conclusões:


Miguel Barbosa Cabral
I
Maria Correia Barbosa
I
Manuel Barbosa Cabral
I
Escolástica Luisa Barbosa Cabral

Se consultarem a base de dados do Geneall, conseguem observar a teoria de Felgueiras Gayo.

Ficarei a aguardar as vossas opiniões.

Obrigado,
Nuno Filipe de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa Cabral. Freguesia de Campelo e São João de Ovil

#328722 | nfpdesousa | 07 mai 2013 08:28 | Em resposta a: #328702

Bom dia,

Confirmo no óbito de Isabel Correia, mulher de Miguel Barbosa Cabral, é dito que os seu bens ficam para as suas filhas "todas três"

Mais uma vez aguardo a vossa opinião.

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa Cabral. Freguesia de Campelo e São João de Ovil

#330532 | nfpdesousa | 07 jun 2013 18:02 | Em resposta a: #328702

Renovo o pedido.

Resposta

Link directo:

Barbosa Cabral. Freguesia de Campelo e São João de Ovil

#367791 | MFCABRAL | 02 abr 2016 00:28 | Em resposta a: #330532

Também tenho dúvidas quanto a esta ascendência.
O meu 6º avô Manuel Barbosa Cabral, que nasceu em Queimada, S.João de Ovil, em 1700, era filho de Pedro Vieira e de Jerónima Vieira. Estes últimos vêm no Gaio, mas não consigo fazer as ligações. Se tiver elementos que possa facultar agradeço.
Cumprimentos
Fátima Cabral

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 02:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen