Ajuda na Torre do Tombo (Habilitação FSO)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Cargos | Famílias | Pessoas

Ajuda na Torre do Tombo (Habilitação FSO)

#328821 | rlvz | 08 mai 2013 14:42

Boa tarde,

Será que alguém teria disponibilidade para ver na TT estes dois processos de Habilitação para FSO? Precisava de saber qual (ou até se algum) é o do Matias Carvalho que eu procuro:

Diligência de habilitação de Matias Carvalho
Complete reference PT/TT/TSO-CG/A/008-001/22113
Physical location Tribunal do Santo Oficio, Conselho Geral, Habilitações, Matias, mç. 2, doc. 32


Diligência de habilitação de Matias Carvalho
Complete reference PT/TT/TSO-CG/A/008-001/22114
Physical location Tribunal do Santo Oficio, Conselho Geral, Habilitações, Matias, mç. 6, doc. 88

O Matias de Carvalho que eu procuro, nascido provavelmente por volta de 1650, viveu em Pereira do Campo (mas não sei onde nasceu). Era filho de Manuel João e Ana Carvalho. Não queria pedir cópia dos processos sem saber se realmente são do "meu" Matias de Carvalho.

Desde já muito obrigada,


Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Torre do Tombo (Habilitação FSO)

#328824 | RCCORREIA | 08 mai 2013 15:14 | Em resposta a: #328821

Cara Rita

Será este?

"Auto de reconhecimento e obrigação que fazem Matias de Carvalho e sua mulher Maria Gomes,
cabeças do Casal dos Pingarelhos (Pingarelhos, lugar da freguesia de Almagreira, concelho de Pombal), e todos os seus inquilinos e suas mulheres. Aos 20 de Março de 1715."
Tombo da Casa e Ducado de Aveiro

Cumpts,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Torre do Tombo (Habilitação FSO)

#328825 | rlvz | 08 mai 2013 15:21 | Em resposta a: #328824

Caro Rui Correia,


Não é esse Matias de Carvalho, já que o meu casou em 1676 com Maria Pinheiro Pimentel, que lhe sobreviveu, mas muito obrigada pela resposta, em qualquer caso!


Melhores cumprimentos,


Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Torre do Tombo (Habilitação FSO)

#328841 | RCCORREIA | 08 mai 2013 23:36 | Em resposta a: #328825

Cara Rita

Como tenho umas linhas por Pereira andei a pesquisar um pouco e achei isto http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=170041. A Isabel Pinheiro Pimentel (casada em 1666) será possivelmente irmã da sua Maria.

Irei manter-me atento e se achar alguma coisa digo.

Aproveito para lhe agradecer a ajuda nas consultas de paroquiais (cuja dicas recebi através do meu amigo Adelino)

Rui

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Torre do Tombo (Habilitação FSO)

#328842 | rlvz | 09 mai 2013 00:17 | Em resposta a: #328841

Caro Rui,

Também penso que sim, que essa Isabel Pinheiro Pimentel é quase certamente também filha do Manuel Pimentel "Doutor" e de sua mulher Maria Pinheiro, e que deve ser a Isabel, filha desse casal, baptizada a 1.9.1655 em Pereira do Campo. Mas nunca encontrei o assento de casamento dela com o Manuel Gonçalves Floreado (que deve ter sido posterior a 1666), que o poderia confirmar. Além da coincidência de apelidos há um relacionamento estreito com o ramo da "minha" Maria Pinheiro Pimentel, pois aparecem muitas vezes essas duas famílias juntas como padrinhos e testemunhas uns dos outros.

Quanto às consultas de paroquiais, não tem nada que agradecer :) Quanto mais fácil e acessível a informação, mais aproveita a todos!

Melhores cumprimentos,

Rita

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Torre do Tombo (Habilitação FSO)

#328856 | RCCORREIA | 09 mai 2013 09:58 | Em resposta a: #328842

Cara Rita

Ainda ontem achei a este casal Manuel-Isabel dois filhos António e Jacinto que mantêm os apelidos maternos e se prolonga em Santo Varão/Formoselha ou seja ali mesmo ao lado de Pereira.

Os que tenho na miha linha são
1. Luis de Sousa Pimentel (FCR e Senhor da Quinta de Alminde em Pereira). &Margarida Coelho fª de Afonso Coelho, FCR (julgo que estes eram de S. Martinho do Campo) e Madalena do Cazo

2. Maria de Sousa Pimentel Coelho & António Castanheira e Moura Galvão, Comendador de S. Salvador, Capitão-mor MMV (e cuja família tem ligações a Poiares)

3. Luiza Micaela de Moura Pimentel (1655-) Recebeu parte da Quinta de Alminde como dote de casamento sendo designada depois por Quinta de S. Luiz e da qual ainda hoje existe a casa e jardim envolvente.
Casou com Nuno Álvares Botelho filho (não legitimado) de Francisco Nuno Álvares Botelho (Lisboa 7.10.1627-Caparica 30.03.1687), 1º Conde de S. Miguel (Montijo) e Inês de Almeida

4. Josefa Luiza Botelho (- Góis 12.09.1746) & Victor Barreto Perdigão de Villasboas (-Góis 23-07.1706), Capitão-mor de Góis

Tiveram única a

5. Victória Elisabeth Botelho de Villasboas (1706-1782) a qual casou com o tio paterno Bernardo Barreto Perdigão de Villasboas (-1751), Capitão-mor de Góis

A filha 6. Maria Victória Barreto Botelho de Villas-Boas sucedeu nas casas de Pereira pelo casamento com o primo Nuno António Álvares Botelho mas não tendo sucessão sucedeu-lhes o sobrinho dela

7. Fernando Barreto Botelho Perdigão de Villas Boas filho legitimado do irmão Francisco Xavier. Este casou com Maria Cândida Chichorro de Castro e Eça.

8. Francisco Barreto Chichorro Botelho Perdigão de Villas-Boas de quem foi a pedra de armas colocada na Quinta de Pereira.

Cumpts,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Torre do Tombo (Habilitação FSO)

#328902 | rlvz | 09 mai 2013 22:23 | Em resposta a: #328856

Caro Rui,

O meu Pimentel mas antigo em Perera é mesmo o Manuel Pimentel "Doutor", n. c. 1615. Ainda não consegui descobrir-lhe os pais, já que não vêm no assento do seu casamento com Maria Pinheiro. Descendo do casal pela filha, Maria Pinheiro Pimentel (b. 9.3.1652), que casou em Pereira a 1.6.1676 com Matias de Carvalho.

Um dos Filhos foi Felix de Carvalho Pimentel, capitão.mor de Pereira, que casou com D. Teodora Higina Arnaut do Rivo, e tiveram como única filha D. Ana Teresa Higina de Carvalho Arnaut do Rivo que casou com José Ramalho de Oliveira Catana, que herdou depois o morgado dos Ramalhos em Condeixa.

De qualquer modo, vi muito mal os paroquiais de Pereira, já que foram dos primeiros que consultei online e a paleografia de principiante não ajudou! Esses livros merecem uma nova volta um destes dias,

Melhore cumprimento,

Rita

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Torre do Tombo (Habilitação FSO)

#329113 | Lamego | 14 mai 2013 04:49 | Em resposta a: #328902

Boa noite,
Sou bisneto de portugues, José Mendes Ferreira Junior, nascido em Lamego, freguesia de Almacave. Não sei exactamente a data de nascimento de meu bisavô que veio para o Brasil e se casou com Laura dos Santos Rodrigues, também portuguesa.
Estou a procura de seu registo de nascimento. Alguém poderia me ajudar?
Att
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Torre do Tombo (Habilitação FSO)

#329118 | rlvz | 14 mai 2013 10:40 | Em resposta a: #329113

Caro Alexandre.

Aconselhava-o a pôr a sua mensagem num novo tópico do fórum, com um título explícito, para que possa ser vista por mais pessoas que tenham a possibilidade de ajudar. Deste modo, como respondeu a uma mensagem minha sobre outro assunto, o seu pedido vai ter muito pouca visibilidade.

Quanto ao que pretende, talvez pedir ajuda no Arquivo Distrital de Viseu.

http://www.ad-viseu.com/

Se calcular aproximadamente a data de nascimento do seu bisavô, pode pedir que procurem nesse intervalo de datas na freguesia de Almacave o baptismo de um José filho de um outro José Mendes Ferreira. Isto partindo do princípio que o pai seria também José Mendes Ferreira, já que ele usava o sufixo Junior... Mas sem encontrar um outro documento que estabeleça claranente a filiação (assento de casamento, pedido de passaporte), não poderá ter muita certeza.

Boa sorte,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Torre do Tombo (Habilitação FSO)

#329121 | Lamego | 14 mai 2013 10:50 | Em resposta a: #329118

Cara Rita,

Agradeço demasiado sua resposta e, desde já, peço minhas desculpas por invadir sua busca com outro assunto totalmente diferente.

Quanto a filiação, voce tem toda razao. Tenho documento de nascimento e obito que indicaque meu nisavô era filho de José Mendes Ferreira e de Maria da Conceição.

Muito obrigado por sua gentileza.

Alexandre Leite

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Torre do Tombo (Habilitação FSO)

#329122 | rlvz | 14 mai 2013 10:53 | Em resposta a: #329121

Caro Alexandre,

Não tem nada de que se desculpar, porqie há qualquer problema em usar este tópico :) a não ser o facto de que que poucas pessoas o vão ver!

Boas pesquisas,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 17:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen