Legacy - pedido de ajuda para solução de problema

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Informática

Legacy - pedido de ajuda para solução de problema

#328905 | MariaDavid | 09 mai 2013 22:51

Aos utilizadores do software de genealogia Legacy

Sempre tenho trabalhado com o PAF. Devido a alguns erros que cometi ao longo dos anos no carregamento dos dados, (devido à imprecisão de informações, ausência de datas e repetição dos mesmos nomes, para além de registos diferentes para o mesmo agregado) optei por deixar andar esses erros, na expectativa de um dia carregar a informação num outro programa, com mais possibilidades, e porque sabia movimentar-me dentro dos ditos erros.

Com o PAF, quando descobrimos que temos agregados repetidos, através de uma ferramenta de "corresponder/unificar", conseguimos limpar as repetições.

Resolvi começar a carregar os dados no Legacy. Corria tudo bem. Num dado momento, quando tive que atribuir pais a um dado indivíduo, procurei na lista se já existiam (pois lembrei-me dos nomes) e, constatando que efectivamente já se encontravam registados, fiz a ligação respectiva.

Com grande surpresa minha, mais tarde verifiquei que esses pais apareciam sem a relação dos vários filhos. Procurei no programa uma ferramenta que me proporcionasse, à semelhança do PAF, corresponder/unificar os nomes dos pais em relação aos vários filhos, indivíduos carregados em momentos diferentes.

As minhas perguntas são:
1 Onde existe no Legacy essa ferramenta de unificação?
2 Que outra forma tenho de resolver o problema sem apagar o que já fiz?
3 Como não tenho prática com o Legacy, gostaria que quem me pudesse ajudar o fizesse naquela linha de "Legacy para Tótós", (acreditem que me sinto tótó...) isto é, explicando passo a passo, se não for muito incómodo.

Agradeço qualquer ajuda.
Com os meus cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Legacy - pedido de ajuda para solução de problema

#329139 | aburma | 14 mai 2013 16:33 | Em resposta a: #328905

Cara Maria,

Também utilizo o Legacy (há muitos anos). Parta sempre dos pais para os filhos ao fazer filiações, e evitará assim esse problema.

Se o casal em causa aparece mais que uma vez, o Legacy dispõe de um mecanismo de fusão.

Os meus cumprimentos

AB

Resposta

Link directo:

RE: Legacy - pedido de ajuda para solução de problema

#329172 | MariaDavid | 15 mai 2013 11:22 | Em resposta a: #329139

Bom dia

Muito obrigada pela sua resposta mas diga-me, exactamente, qual é esse mecanismo de fusão. Pode ser? Isso ajudaria.
Os meus cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Legacy - pedido de ajuda para solução de problema

#329175 | aburma | 15 mai 2013 12:16 | Em resposta a: #329172

Na barra superior clique em "Tools", depois em "Merge" e escolha fusão manual ou automática. Se sabe quais são os nomes duplicados, aconselhp a fusão manual, pois a automática contém riscos.

Os meus cumprimentos

AB

Resposta

Link directo:

RE: Legacy - pedido de ajuda para solução de problema

#329176 | MariaDavid | 15 mai 2013 12:25 | Em resposta a: #329175

Muito obrigada!!!
Disponha sempre

maria

Resposta

Link directo:

RE: Legacy - pedido de ajuda para solução de problema

#333256 | MMSA | 02 ago 2013 08:35 | Em resposta a: #328905

Bom dia
Estou a utilizar o programa na versão portuguesa gratuita com o objectivo de o adquirir quando sugir a nova versão 8 anunciada para este ano, mas tenho algumas dúvidas que não consegui esclarecer na ajuda em inglês. Cá vão elas e fico desde já agradecida pela ajuda.
1ª Que significa definir um filho como preferencial e quais as suas implicações?
2ª Como posso excluir automaticamente fontes duplicadas?
3ª Uma vez comprado o programa, ele pode ser instalado em vários computadores?
Cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Legacy - pedido de ajuda para solução de problema

#333262 | LF2S | 02 ago 2013 12:24 | Em resposta a: #333256

Olá bom dia

1º -No help diz que "The "preferred" child is generally the child in your direct line and is indicated by an asterisk in the left column of the grid. Knowing who the preferred child is makes it much easier to move down your line from one descendant to the next."
Tanto quanto eu saiba não há mais implicações nenhumas - será só um indicador para um mais fácil acesso à linha de ascendência/descendência directa.
2º - Na versão portuguesa siga Ver > Listas de Referência > Fontes > Opções > Combinar duplicados.
No entanto cuidado com os "automatismos" - talvez seja melhor efectuar a combinação manualmente no botão "Combinar a fonte seleccionada com outra desta lista".
3º - Na licença do programa diz "You may install it on more than one computer (such as a laptop) as long as there is no chance of more than one copy being used at the same time."

Também pode pedir mais esclarecimentos no mail do site do Legacy Portugal.

Obrigado por utilizar o Legacy em português
Luis Salreta

Resposta

Link directo:

RE: Legacy - pedido de ajuda para solução de problema

#333263 | MMSA | 02 ago 2013 12:36 | Em resposta a: #333262

Caro Confrade Luís Salreta
Obrigada pela sua resposta. Acabo de me inscrever na caixa do correio do Legacy Portugal e de futuro passarei a usá-la para tudo o que necessitar em relação ao programa.
Melhores cumprimentos
Manuela Alves

Resposta

Link directo:

RE: Legacy - pedido de ajuda para solução de problema

#334889 | MMSA | 07 set 2013 19:40 | Em resposta a: #333263

Caro confrade Luís Salreta
Tenho vindo a usar o Legacy em português com muita satisfação. Há, contudo uma coisa que me faz falta e que existe no Family Tree Builder: trata-se de eu saber de imediato qual a relação de parentesco comigo (marcada como pessoa inicial) de uma pessoa, quando passo o rato sobre o nome. Será que essa funcionalidade existe na versão paga ou até nesta gratuita, sem eu a ter descoberto?
Grata desde já.
Cumprimentos
Manuela Alves

Resposta

Link directo:

RE: Legacy - pedido de ajuda para solução de problema

#334891 | LF2S | 07 set 2013 20:22 | Em resposta a: #334889

Cara Manuela Alves

Essa funcionalidade existe mas não sei se é só na versão paga.
Mas pode experimentar, estando na pessoa principal (Ego) ir a ferramentas > Definir parentescos e preencher a janela com as opções apropriadas.
No separador Familia, por cima da caixa de cada pessoa deverá então aparecer o parentesco. A pessoa de referência terá somente "Ego".
Se quiser determinar o parentesco entre duas quaisquer pessoas, tem Ferramentas > Calculadora de parentescos.

Mas como lhe digo, não tenho a certeza se isto aparece na versão gratuita.

Obrigado
Luis Salreta

Resposta

Link directo:

RE: Legacy - pedido de ajuda para solução de problema

#334892 | MMSA | 07 set 2013 20:35 | Em resposta a: #334891

Muito obrigada.
Tem mesmo na versão gratuita, o que eu queria. A calculadora de de parentescos é que é uma funcionalidade reservada à versão paga. Fiquei encantada, pois assim posso deixar de vez o Family Tree Builder, o que me poupa tempo e trabalho.
Cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 19:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen