Onde acho Passaportes dos Açores de 1798-1801?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Famílias | Heráldica

Onde acho Passaportes dos Açores de 1798-1801?

#328959 | PedroPires95 | 11 mai 2013 01:03

Olá a todos, estou pesquisando mais uma vez sobre meu ancestral Amaro José de Arruda, e gostaria de saber como e quais as informações que envolvem um passaporte que é cedido a um emigrante na época de 1800, Pois estou tentando descobrir a genealogia de Amaro José, porem por mais que eu procure só tive até agora algumas poucas pistas,
Caso tenha sua procedência (Cidade) e data exata de nascimento, Já que Amaro José segundo alguns autores nasceu em 1779, na ilha de S. Miguel, um registro de seu passaporte iria me facilitar muita coisa para uma pesquisa mais aprofundada, ele era filho de Pedro de Viveiros ou Viveido segundo o livro de meu avô, e de Fca dos Anjos.

Se alguém possuir as referencias de algum livro que date os emigrantes dos Açores desta época, agradeceria muito.

OBS: Amaro José de Arruda, foi para Mamamguape (Paraíba - Brasil), lá ele se casou com Ana Maria da Conceição, e depois se fixou em Sobral, Morreu em 22 de maio de 1832 na fazenda Oiticará.

Meus melhores cumprimentos, Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Onde acho Passaportes dos Açores de 1798-1801?

#328991 | PedroPires95 | 11 mai 2013 21:10 | Em resposta a: #328959

Existe algum órgão responsável por enviar passaportes pesquisados sob encomenda? Se existir alguém poderia me dizer? Já pesquisei em alguns arquivos mas preciso com exatidão em qual irei encomendar, Meu Pentavô era de S. Miguel, Açores como falei ali em cima.

Resposta

Link directo:

RE: Onde acho Passaportes dos Açores de 1798-1801?

#329019 | eliseu | 12 mai 2013 12:07 | Em resposta a: #328991

Viva!
Procurar em S. Miguel por alguém de quem apenas se sabe o nome é muito pouco provável que traga alguma informação... Ao que sei o Centro de Conhecimento dos Açores tem online imagens dos passaportes passados em Ponta Delgada, S. Miguel. Se conseguir delimitar a data provável do embarque desse seu antepassado pode ser que o consiga encontrar.
Para encontrar o acesso basta procurar por aquele nome e logo aparecerá a referência. Se por algum acaso, o seu antepassado for natural dos Concelhos de Ribeira Grande ou Nordeste diga alguma coisa, pois talvez eu tenha alguma informação que lhe sirva. A minha base de dados tem cerca de 10 500 pessoas referenciadas e interligadas...

Boa Sorte.

Resposta

Link directo:

RE: Onde acho Passaportes dos Açores de 1798-1801?

#329023 | PedroPires95 | 12 mai 2013 13:50 | Em resposta a: #329019

Amigo, primeiramente bom dia, ou boa tarde, Já que estou no Brasil, ele chegou aqui em 1800, provavelmente ele saiu dos açores em 1799-1800 Por via das duvidas preciso estabelecer um tempo padrão como 3 a 2 anos para mais ou 3 a 2 anos para menos, o certo é que em 1802/03 Nascia seu primogênito, no massapê. No caso já olhei no Centro de Conhecimento dos açores, só tem a partir de 1872, os passaportes digitalizados. Se você puder olhar para mim na sua base da dados se consta algum Amaro Jose de Arruda, eu iria agradecer muito, Até mais, Pedro Pires.

Resposta

Link directo:

RE: Onde acho Passaportes dos Açores de 1798-1801?

#329143 | eliseu | 14 mai 2013 17:12 | Em resposta a: #329023

Viva!

Experimente este link a ver se encontra alguma pista que lhe interesse.

http://www.bparah.azores.gov.pt/html/bparah-arquivo+regional-documentos+genealogicos.html

Com os melhores cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Vídeo de Amaro José de Arruda uma homenagem ao patriarca dos Arrudas do Ceará

#331653 | PedroPires95 | 28 jun 2013 00:23 | Em resposta a: #328959

Olá, tenho um vídeo educativo que eu mesmo fiz, nele eu falo de Amaro José de Arruda, O Açoriano que embarcou em 1800 para o Brasil, chegando deu origem a toda família Arruda, do Ceará, principalmente do Massapê, Gostaria que meus Amigos e colegas do Geneall dessem uma olhada.

Espero que gostem:

http://www.youtube.com/watch?v=klwnnXt3Rk4

Pedro Arruda.

Resposta

Link directo:

RE: Vídeo de Amaro José de Arruda uma homenagem ao patriarca dos Arrudas do Ceará

#331682 | HRC1947 | 29 jun 2013 00:17 | Em resposta a: #331653

--
http://www.youtube.com/watch_popup?v=Cd6C1vIyQ3w
HRC

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 31 mai 2024, 08:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen