Registo de Atribuições de Cartas de Brazões

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Arquivos

Registo de Atribuições de Cartas de Brazões

#16446 | José Maya | 31 jan 2002 14:29

Face a uma cópia policopiada em 1823, foi atribuido o Brazão de Armas a meu 7º Bisavô Francisco Machado de Faria e Maya por D. João V a 22 de Dezembro de 1724. Segundo a mesma cópia,esta atribuição estava registada no livro 7 do registo de Brazões a folhas 347.
Do que me dizem, estes Livros de registo de Brazões estavam no Castelo de S. Jorge ao tempo do terramoto e foram destruidos! Será que existe alguém com uma outra cópia?
Teêm sido levantadas algumas dúvidas quanto á correcão da transcrição desta cópia, feita em 1823. Caso haja alguém com mais elementos, ou correcções sobre esta geneologia, agradecia a informação.
Como poderei comfirmar os elementos que tenho? Um anel que herdei de meu avô, tem representado as armas em questão.
Será que poderei usar este anel? Quem tem autoridade para dar tal autorização? Descendo em linha directa varonil do primeiro brazonado embora não sempre via os varões mais velhos.
José Diniz Machado de Faria e Maia

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Atribuições de Cartas de Brazões

#16448 | JCC | 31 jan 2002 15:36 | Em resposta a: #16446

Repito o que lhe disse há dias, já que de então para cá não foi publicada, que eu saiba, mais nenhuma carta de armas:

"Infelizmente receio não ter boas notícias.

O cartório da nobreza estava guardado na Torre do Tombo que, como o seu próprio nome indica, se situava numa das torres do castelo de S. Jorge. Esta zona foi uma das que mais sofreu durante o terramoito de 1755 tendo grande parte do cartório ardido no incêndio que se lhe seguiu. Esta é uma das razões porque se não conhecem muitos dos documentos que deveriam existir.

No caso das armas despareceu então a maior parte da documentação. Salvaram-se dois grandes armoriais (que não estavam à data na TT), o do Godinho (livro da perfeição das aramas) e o de João du Cro (livro do armeiro - ou armador-mor).

ALguns investigadores encontraram documentação sobre este assunto e publicaram o resultado das suas pesquisas. Estão neste caso Sanches de Baena (Archivo Heraldico Genealógico), Braancamp Freire (Armaria Portuguesa) e outros (cartas de Brasão Modernas, cartas de brasão inéditas, etc) que tem publicado em livro ou em artigos nomedamente nas "Armas e Trofeus" e "Raizes e Memórias".

Se não encontrar referencia à carta que procura em nenhum destes locais provavelmente terá sido uma das que ardeu. Resta procurar nos arquivos municipais (muitas vezes o armigerado registava aí a mercê, para futuro reconhecimento) ou encontrar o original noutros ramos da sua família."

Para além disto você tem uma cópia feita em 1823. Então a carta existia nessa data. Quem a teria? Algum familiar seu? Já procurou por aí?

Vou ver se dou uma vista de olhos do Sanches de Baena a ver o que diz. Entretanto, se descrevesse as armas, talvez alguém pudesse identificá-las melhor e, a partir daí, dar mais algumas pistas.

Quanto ao uso dessas armas, se você é descendente do armigerado tem direito ao uso de armas. Mas, como não é o chefe da linhagem, não poderá usar essas mas sim outras, às quais será acrescentada a diferença que lhe corresponder.

Se quiser tornar isto tudo oficial deverá dirigir-se ao Conselho de Nobreza.

Espero que isto ajude

João Cordovil CArdoso

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Atribuições de Cartas de Brazões

#16458 | José Maya | 31 jan 2002 16:40 | Em resposta a: #16448

Obrigado pela sua mensagem, mas não consegui encontrar mais nada. O documento que tenho, que era de meu Avô, descreve as armas em promenor, bem como a descendência do titular, e estranhamente tem aspecto de ser policopiado com as letras á máquina mas de cor rôcha. Acaba da seguinte maneira:

"E translado o concertei com o próprio, a que me reporto, o qual se achava com as respectivas Armas, e escripto em Pergaminho, e tudo entreguei. Lisboa vinte e oito de Outubro de mil oitocentos e vinte e trez. Luiz Rodrigues Teixeira Machado, Tab.am o subscrevi, e afsignei em pº e rº
Em testº da verdade
Luiz Rodrigues Teixª. Machado"

Há aqui várias factos estranhas:
O facto de parecer ter sido escrito á máquina, e que eu saiba ainda não havia máquinas de escrever em 1823!!
O dizer ser cópia de um original em Pergaminho, logo alguém tinha nessa data uma cópia do original em pergaminho.
O aspecto policopiado.
O facto da ascendencia ai descrita do armigerado parecer ter alguns erros! o que para uma cópia oficial como esta é estranho.
As Armas são as dos Machado de Faria e Maia ou seja:

"Hum escudo esquartelado, no primeiro quartel as Armas dos Farias que são:
Em campo vermelho uma Torre de Prata, lavrada de preto entre duas Torres de liz de Prata, e trez em chefe. No segundo quartel as Armas dos Machados, que são em campo vermelho; cinco mMchados de Prata em aspa com cabos de ouro. No terceiro quartel as Armas dos Cabraes que são: em campo de prata duas ~~~~~~~cabras de purpura pafsavantes em faxa. No quarto quartel as Armas dos Mellos, que são: em campo vermelho seis bazante de Prata entre huma Cruz dobre de Ouro, e uma bordadura do mesmo. Elmo de prata aberto guarnecido de ouro. Paquife dos metaes e cores das Armas. Timbre o dos Farias, que a mesma torre das Armas com huma flor de liz sobre as ameyas, e por diferença huma brica de ouro, e nella hum trifolio preto. " Depois segue-se onde pode usar as Armas etc..

Por curiosidade como me posso dirigir ao Conselho de Nobreza e onde fica este?
Quais as diferenças que as minhas Armas teriam?
O meu Avô paterno tinha um anel exactamente com as armas acima descriptas. Estava correcto?
O anel já devia vir da familia.
Cumprimentos,
Jose Faria e Maia

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Atribuições de Cartas de Brazões

#16460 | JCC | 31 jan 2002 17:29 | Em resposta a: #16458

Caro José

Certamente o documento que tem é uma transcrição de uma certidão mais antiga passada pelo tabelião nela identificado, Luiz Rodrigues Teixeira Machado. Talvez na TT existam arquivos deste tabelião, que era de Lisboa, conforme se lê.

As cópias de côr roxa são, por vezes, cópias obtidas por um processo de reprodução que eu ainda usei. Usava-se uma especie de gelatina e uma tinta especial com a qual se escrevia (à mão ou à máquina); depois punha-se a folha nessa gelatina e a tinta passava pata ela. Em seguida era só ir pondo folhas na gelatina e elas ficava,m escritas. Uma forma inicial de fotocópias :-)

Os erros na ascendência podem ser fortuitos ou propositados. Depende daquilo que voce já souber a conclusão que pode tirar. Por vezes "introduziam-se" erros para justificar a pertença a determinada linhagem...

A existência de uma diferença indica que o armigerado não era o chefe da linhagem. Não tenho aqui à mão mas logo poderei dizer-lhe, se a diferença estiver adequada, de que lado lhe vinham as armas.

Até mais logo

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Atribuições de Cartas de Brazões

#16541 | JCC | 02 fev 2002 00:13 | Em resposta a: #16458

Dei uma vista de olhos muito rapida no Sanches de Baena e não encontrei nada.

Amanhã voltarei ao assunto

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Atribuições de Cartas de Brazões

#16793 | jptfaria | 06 fev 2002 00:48 | Em resposta a: #16446

Francico Machado Faria e Maia com C.B.A.de 20-12-1724 vem referido a páginas 183,461 e 462 do Boletim Oficial do Conselho de Nobreza de 1985,Secção II-Brazões cujo direito ao uso foi reconhecido.

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Atribuições de Cartas de Brazões

#16810 | José Maya | 06 fev 2002 13:05 | Em resposta a: #16793

Obrigado pela imformação. Sabe onde poderei consultar o referido Bolhetim Oficial? Porque foi feito o reconhecimento? Foi feito a pedido de alguém da familia? Alguém deve ter o pregaminho original. Sabe quem o tem? deve ser talvez o seu descendente mais directo.
Gostava de comparar o texto da cópia que tenho de 1823, com o original para ver se existem diferenças.
Cumprimentos,
Jose Faria e Maia

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Atribuições de Cartas de Brazões

#16835 | Jacinto Bettencourt | 06 fev 2002 20:28 | Em resposta a: #16448

Caro João Cordovil Cardoso,

Peço desculpa por entrar na conversa desta maneira, mas podia dizer-me o que entende por "tornar isto tudo oficial"?
(Visto que estamos em período de reflexão sobre direitos nobiliárquicos...)
Cumprimentos,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Atribuições de Cartas de Brazões

#16843 | JCC | 06 fev 2002 22:09 | Em resposta a: #16835

Caro Jacinto Bettencourt

Pode ler, em alternativa, "se não pretender usar armas assumidas". Ou "se pretender um alvará com as armas".

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Atribuições de Cartas de Brazões

#16853 | Jacinto Bettencourt | 07 fev 2002 00:28 | Em resposta a: #16843

Caro João Cordovil Cardoso,

Obrigado e desculpe a intromissão.
Entretanto, parabéns pelo seu site! Estive a vê-lo há dias.
Cumprimentos,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Atribuições de Cartas de Brazões

#19186 | lagrenge | 01 abr 2002 18:51 | Em resposta a: #16810

será posivel alguem informar-me como posso obter uma copia do Boletim do CN

obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 02:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen