Quinta da Foz

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

Quinta da Foz

#329080 | thiagomoraes | 13 mai 2013 15:43

Bom dia.

Preciso localizar o assento de baptismo do meu bisavô Abel Nunes, nascido em janeiro de 1888, filho de José Francisco e de Antonia Castanheira. Apenas sei o nome da localidade em que ele nasceu que é Quinta da Foz. Poderiam me ajudar a localizar seu assento de baptismo?

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Foz

#329082 | PauloBraga | 13 mai 2013 16:34 | Em resposta a: #329080

A Quinta da Foz fica situada na região do Douro, sub-região de Cima Corgo, na freguesia de Gouvães do Douro, Sabrosa.

Pode ver on-line no Arquivo Distrital de Vila Real o assento de baptismo na Freguesia de Gouvães do Douro.

Cumprimentos,

Paulo Braga

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Foz

#329083 | PauloBraga | 13 mai 2013 16:41 | Em resposta a: #329082

Atenção que para além desta no Douro, existem outras com o mesmo nome espalhadas pelo país.

Cumprimentos,

Paulo Braga

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Foz

#329207 | thiagomoraes | 16 mai 2013 01:54 | Em resposta a: #329083

Agradeço a resposta, Paulo.

Tem um site muito interessante www.mapadeportugal.net para se fazer pesquisas sobre Portugal.

Esse site me deu 9 Quintas da Foz espelhadas pelo país abaixo:
Ø Quinta da Foz de Temilobos, localidade do concelho de Armamar, distrito de Viseu
Ø Quinta da Foz do Carpinteiro, localidade do concelho de Chamusca, distrito de Santarém
Ø Quinta da Foz do Ceira, localidade do concelho de Armamar, distrito de Viseu
Ø Quinta da Foz do Mosteiro, localidade do concelho de Freixo de Espada a Cinta, distrito de Bragança
Ø Quinta da Foz, localidade do concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga
Ø Quinta da Foz, localidade do concelho de Sabugal, distrito de Guarda
Ø Quinta da Foz, localidade do concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real
Ø Quinta da Foz, localidade do concelho de Armamar, distrito de Viseu
Ø Quinta da Foz, localidade do concelho de Sátão, distrito de Viseu

Já procurei em diversas, mas não encontrei seu assento de Baptismo. O problema é que o site não indica a freguesia em que se encontra essas Quintas da Foz. Indica apenas o Concelho.

Será que a Quinta da Foz onde ele nasceu não existe mais?
Os Portugueses costumam ser bem tradicionais quanto a manter o mesmo nome das Quintas durante os anos?

Agradeço quanlquer ajuda que possa me dar.

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Foz

#330958 | macp | 15 jun 2013 17:22 | Em resposta a: #329207

Caro Thiago Morais
Mas nos dados que possui não há nenhuma indicação da freguesia em que nasceram/casaram outros familiares?
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: QUINTA DA FOZ

#330959 | HRC1947 | 15 jun 2013 17:35 | Em resposta a: #330958

--
https://www.google.pt/#q=quinta+da+foz+pinh%C3%A3o&revid=2075090225&sa=X&ei=HZa8UbPEIcjb7AaUl4G4Ag&sqi=2&ved=0CKYBENUCKAQ&bav=on.2,or.r_cp.r_qf.&bvm=bv.47883778,d.ZWU&fp=ae237bd1567ea36&biw=853&bih=575
---
HRC

Resposta

Link directo:

RE: QUINTA DA FOZ- CONCELHO DE ALIJÓ

#330961 | HRC1947 | 15 jun 2013 18:01 | Em resposta a: #330959

-
No Concelho de Alijó, conforme se pode
verificar nas p. b. i. existem alguns nomes;
Francisco,... Nunes,... Castanheira...
http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/Concelho%20de%20Alij%C3%B3/who/Francisco/?customerType=ALL&contentErrorLinkEnabled=true
-
http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/Concelho%20de%20Alij%C3%B3/who/Nunes/?customerType=ALL&contentErrorLinkEnabled=true
-
http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/Concelho%20de%20Alij%C3%B3/who/Castanheira/?customerType=ALL&contentErrorLinkEnabled=true
---
Tendo em linha de conta que o maior número de emigrações para o Br. foi do Norte de Portugal, fazendo
algum paralelo com os nomes dos seus ancestrais, esta pequena pista deve ser expurgada.
--
HRC

Resposta

Link directo:

RE: QUINTA DA FOZ- CONCELHO DE ALIJÓ

#330962 | HRC1947 | 15 jun 2013 18:36 | Em resposta a: #330961

-
http://goo.gl/maps/NcxrK
-
HRC

Resposta

Link directo:

RE: QUINTA DA FOZ- CONCELHO DE ALIJÓ

#334349 | thiagomoraes | 25 ago 2013 16:14 | Em resposta a: #330961

Bom dia.

Maria A. Pinto,
Infelizmente só tenho a informação da localidade Quinta da Foz, onde o meu bisavô teria nascido.

HRC,
As informações nas Páginas Brancas e Amarelas são atuais. Acredito que não terá nenhuma informação que possa ajudar lá.

Agradeço a todos pelo empenho em me ajudar. Muito obrigado!

Se por acaso, souberem de alguma outra forma de ajuda para localizar o documento de nascimento de meu bisavô, por favor, me enviem.

Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Foz

#334362 | MCNN | 25 ago 2013 18:16 | Em resposta a: #329080

Caro Thiago Moraes


Na base de dados do CEPESE podemos encontrar a seguinte entrada:

http://www.cepese.pt/portal/investigacao/bases-de-dados/emigracao/pesq_titulares?nome=&naturalidade=Quinta+da+foz&pai=&mae=&SUBMIT=Pesquisar

Trata-se provavelmente do pedido de passaporte para o Brasil de um irmão do seu bisavô.

Talvez fosse boa ideia entrar em contacto com o CEPESE porque, a troco de desembolso de uma pequena importância, eles remetem-lhe a restante informação que possuem sobre este pedido de passaporte.

Dessa informação não deverá constar o concelho de origem desta pessoa. Mas, para além da data de pedido de passaporte e da idade desta pessoa quando fez o pedido, constará com toda a certeza a indicação do Governo Civil onde foi feito o pedido.

Eu pessoalmente estou convencido que este pedido deve ter sido feito em Viseu, e que a Quinta da Foz que procura deve situar-se no distrito de Viseu (no concelho de Sátão ou de Armamar).

De todas as formas, com a resposta que o CEPESE lhe enviar, poderá solicitar ao Arquivo Distrital a cópia daa página do livro de registos de passaportes de onde foi extraída a informação que consta da base de dados do CEPESE, e eventualmente essa informação será mais completa.

Na pior das hipóteses, ficará muito provavelmente a saber o distrito onde procurar.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Foz

#334386 | tmacedo | 26 ago 2013 12:51 | Em resposta a: #329080

Caro Thiago Moraes,

Só hoje me apercebi desta sua mensagem. Ao contrário do que aqui foi referido, há uma quinta da Foz, ou quinta da Foz do Ceira, na freguesia de GOUVINHAS, concelho de Sabrosa. Não fica pois no concelho de Armamar, como foi referido, onde se situa uma quinta da Foz do Temilobos, também já indicada. Esta quinta da Foz do Ceira pertenceu ao célebre Gonçalo Cristóvão Teixeira Coelho, senhor da Teixeira, que viu os seus bens confiscados pelo marquês de Pombal.

Gouvinhas é pois mais uma das freguesias onde poderá pesquisar o nascimento do seu antepassado.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Foz

#334434 | thiagomoraes | 27 ago 2013 02:46 | Em resposta a: #334362

Boa noite.

Caros António Taveira e Mário César Navarro,

Muito obrigado pelo retorno e pelo empenho em tentar me ajudar.

Mário César,

Vou entrar em contato amanhã mesmo com o CEPESE para tentar obter mais informações sobre esse Alberto Nunes.

Obrigado!

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Foz

#337665 | thiagomoraes | 05 nov 2013 12:53 | Em resposta a: #334362

Boa tarde.

Somente na semana passada obtive a resposta do CEPESE.
Eles informaram a localização exata do registo de passaporte para o Alberto Nunes (Arquivo Distrital de Viseu, Livro: Maço 1164, nº 1 | Registo: 328).

Agora como faço para conseguir localizar a freguesia? Já enviei e-mail para o Arquivo Distrital de Viseu, mas ninguém me retornou.

O que devo fazer agora?

Obrigado pela atenção de todos.

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Foz

#337890 | MCNN | 09 nov 2013 23:42 | Em resposta a: #337665

Boa noite Tiago

Em princípio já sabe que o seu bisavô era natural do distrito de Viseu, resta pois saber a freguesia e o concelho onde fica a Quinta da Foz.

No distrito de Viseu, tanto quanto me parece, existe uma Quinta da Foz no concelho de Armamar (penso que ficava na freguesia de Armamar). E existe outra no concelho de Satão (creio que na freguesia de Ferreira de Aves). Eu não tenho a certeza das freguesias.

Claro está que pode arriscar e pedir ao Arquivo Distrital de Viseu para procurar o baptismo do seu bisavô nessas duas freguesias.

Queria perguntar-lhe o que é que pediu ao Arquivo Distrital de Viseu. O ideal era pedir-lhes a cópia do registo de passaporte, a fim de ver se existe alguma informação adicional que permita esclarecer qual o concelho. Para isso deve dar-lhes a informação que aqui colocou, mas também a data do pedido de passaporte, pois essa informação costuma ser dada pelo Cepese. Assim será mais fácil ao Arquivo Distrital de Viseu procurar. Em que data é que foi feito o pedido de passaporte ? E que idade tinha a pessoa que o pediu ?

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Foz

#337907 | thiagomoraes | 10 nov 2013 14:19 | Em resposta a: #337890

Caro Mário César.

Obrigado pela resposta.
O CEPESE deu a localização exata do processo de passaporte do Alberto Nunes (que suspeito ser irmão de meu bisavô). O passaporte foi emitido em 1938, quando ele tinha 47 anos de idade.

Apesar de o processo estar localizado no AD de Viseu, o CEPESE informou que a naturalidade dele é da Quinta da Foz, no Concelho de Tábua, Distrito de Coimbra.

O AD de Viseu me respondeu informando que localizaram o processo, constituído pelo bilhete de identidade com a indicação de filiação, naturalidade, sinais característicos e fotografia; requerimento ao Governo Civil de Viseu; certidão do registo criminal; declaração de embarque; atestado da Câmara Municipal de Carregal do Sal e atestado de saúde.

Já respondi perguntado o que devo fazer para conseguir informações mais completas, incluindo a freguesia de nascimento. Estou aguardando resposta deles.

Sabe dizer se há algo mais que devo fazer?

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Foz

#337932 | MCNN | 10 nov 2013 21:26 | Em resposta a: #337907

Caro Thiago Moraes

Afinal o seu bisavô era do Distrito de Coimbra !!!!

Qual a freguesia do concelho de Tábua de que ele era natural ? Pois bem, já sei a resposta a essa questão, ele era da freguesia de Tábua. Existe uma Quinta da Foz nessa freguesia e o seu bisavô nasceu dia 8 de Janeiro de 1888 e foi baptizado a 16 do mesmo mês.

No link seguinte pode ver o assento de baptismo do seu bisavô, que pode ser consultado no site do Arquivo Universitário de Coimbra:

http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=46889

(tem de seleccionar a imagem número 5. O registo é também o número 5)

Parabéns Thiago, conseguiu !!!!

Um grande abraço


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Quinta da Foz

#337935 | thiagomoraes | 10 nov 2013 22:13 | Em resposta a: #337932

Caro Mário César,

Não tenho palavras suficientes para te agradecer. Era exatamente isso que precisava.

Muito obrigado!!

Forte abraço.

Thiago.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 07:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen