Themudo Rangel

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Themudo Rangel

#329135 | cthemudo | 14 mai 2013 14:42

Boa tarde.

Procuro datas de nascimento de ELVIRA HENRIQUETA FREIRE THEMUDO RANGEL, de AFONSO CARLOS FREIRE THEMUDO RANGEL , (que foi médico em Vila Nova de Gaia) e de ALBERTO CARLOS FREIRE THEMUDO RANGEL.

Se por acaso algum Confrade tropeçar nestes nomes.......

Elvira sei que nasceu em Arouca, e outra irmã de nome ELIZA também,e na Freguesia de São Bartolomeu. a 19 de Março de 1875.

A irmã mais nova de nome Adelaide, segundo os Mórmons nasceu na Freguesia de Vitória no Porto a 21 de Fevereiro de 1879. (Quanto a este dado, carece de verificação, pois ao navegar no arquivo Distrital do Porto, não consegui encontrar o registo)

A ser correcto este dado em relação a Adelaide, Afonso Carlos e Alberto Carlos terão nascido entre 1875 e 1879.

Cumprimentos

Carlos Themudo Barata

Resposta

Link directo:

RE: Themudo Rangel

#329138 | MCNN | 14 mai 2013 16:15 | Em resposta a: #329135

Caro Carlos Themudo Barata

Relativamente à Adelaide, se bem que nascida na freguesia da Vitória no Porto a 21 de Fevereiro de 1879, de acordo com o que consta no site dos Mormons apenas foi baptizada em 5 de Janeiro de 1881 na freguesia da Cedofeita.

Assim, se consultar o livro de baptismos de 1881 da Cedofeita encontra, logo no início, o baptismo da Adelaide.

Já agora,no site dos Mormons também encontra a referência ao óbito, em 26 de Maio de 1882 na freguesia de Cedofeita, de uma outra irmã desta Adelaide de nome Maria Henriqueta, a qual faleceu com 15 anos de idade e era natural de Vouzela.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Themudo Rangel

#329141 | cthemudo | 14 mai 2013 16:58 | Em resposta a: #329138

Estimado Mário César Navarro

Obrigado pela sua resposta. E grande novidade me dá quanto a esta Maria Henriqueta. Do trabalho que estou a fazer há cerca de 10 anos ninguem me tinha falado na sua existência. O Pai destes meus parentes era o Dr. João Carlos Rangel de Quadros Freire Themudo.
Casou em primeiras núpcias em 1864 com ADELAIDE CAROLINA DE BASTOS, que viria a falecer em Julho de 1865.
Casou em segundas núpcias na Freguesia de S. Martinho, Cedofeita, Porto a 10 de Junho de 1882 (?) com ANGÉLICA DE JESUS DO CARMO RODRIGUES nascida em 1845,natural de S. Pedro do Sul, Viseu, filha de João Rodrigues e de sua mulher Leonarda Maria, que faleceu a 16 de Abril de 1932.

Filho do 1º Casamento:

2.1.1 – ANTÓNIO CARLOS FERREIRA FREIRE THEMUDO RANGEL

Filhos do 2º Casamento:

2.1.2 – ELVIRA FREIRE THEMUDO RANGEL
2.1.3 – ELISA HOLDICH FREIRE THEMUDO RANGEL
2.1.4 – AFONSO FREIRE THEMUDO RANGEL
2.1.5 – ALBERTO CARLOS FREIRE THEMUDO RANGEL
2.1.6 – ADELAIDE FREIRE THEMUDO RANGEL

Na pesquisa que fiz via net ao site do Arquivo Distrital do Porto, não consegui ver o nascimento da Maria Adelaide. Vou tentar novamente.

Abraço

Carlos Themudo Barata

Resposta

Link directo:

RE: Themudo Rangel

#329142 | cthemudo | 14 mai 2013 17:10 | Em resposta a: #329138

O texto que se segue foi publicado no Jornal de Estarreja de 23 de Janeiro de 1909.

“Como prometemos vimos hoje publicar a biografia deste distintíssimo jurisconsulto ultimamente falecido.
Nasceu em 1836 ou 1837 no lugar da Quintã do Loureiro, Freguesia de S. Julião de Cacia, no Conselho de Aveiro. Foi baptizado na capela de sua família e era filho do Dr. António Maria da Silveira Freire Themudo e de D. Joana Carlota Rangel de Quadros, ambos naturais de Aveiro e de famílias de elevada posição.
Estudou a instrução primária na terra da sua naturalidade e depois em Estarreja, onde seu Pai estabelecera banca de advogado, e como tal, fôra exímio.
Nesta mesma Villa estudou princípios de latim com o Padre Manoel Xavier Pinto Homem e depois foi para Aveiro continuar o estudo da mesma língua, da qual, em 1853, fez exame em Coimbra, ficando plenamente aprovado.
Nesse ano e no Liceu de Aveiro matriculou-se em Lógica e Retórica, disciplinas de que fez os exames em Coimbra, no mês de Julho de 1854.
No ano lectivo de 1854 a 1855 frequentou no mesmo liceu as aulas de Francês e Inglês, línguas de que já tinha alguns conhecimentos e de que fez os exames no ano imediato e também em Coimbra.
Nos dois anos seguintes e naquela cidade frequentou aulas dos preparatórios, que lhe faltavam para entrar na Universidade. E nesse estabelecimento na Faculdade de Direito, matriculou-se em Outubro de 1857. Em 1862 concluiu a sua formatura, tendo sempre dado grandes provas de aplicação e de inteligência. No ano lectivo de 1858 a 1859, também frequentou algumas aulas de Matemática, desejando obter o curso de condutor de Obras Públicas.
Tinha grandes tendências para a Matemática e esteve quase decidido a abandonar o Curso de Direito para se entregar unicamente ao estudo daquela ciência. Sentiu, porém tal frouxidão na vista por efeito do aturado estudo, que desistiu do intento, concorrendo para isso os conselhos dos médicos e o desejo que seu Pai sempre tivera de que ele seguisse a carreira da jurisprudência, como a haviam seguido muitos dos seus antepassados.
Logo que concluiu a sua formatura, dedicou-se à advocacia, ajudando seu Pai e tomando conta de grandes causas, tanto na Comarca de Estarreja, como noutras mais ou menos próximas. Em 1864 foi despachado Administrador do Concelho de Vouzela e no mesmo ano casou com a Srª D. Adelaide Ferreira da qual viria a enviuvar em Julho do ano seguinte.
Desse matrimónio houve um filho que se chama António Carlos Ferreira Themudo, que é hoje advogado por provisão no Brasil, onde se casou vantajosamente.
Em 1865 foi transferido do Concelho de Vouzela para o de Oliveira de Frades, para o que concorreram motivos de política, e essa transferência muito o desgostou.
Nos fins desse ano ou nos princípios do imediato, obteve por concurso o lugar de Procurador Régio na Comarca de Arouca, onde como magistrado se portou com muita dignidade.
Não eram grandes as vantagens pecuniárias que naquela Comarca auferia, e por isso e confiando nas suas forças intelectuais, e na sua crudição em assuntos jurídicos, tomou a resolução de demitir-se do cargo e de transferir a sua residência para a cidade do Porto.
Assim o efectuou em Setembro de 1876. Pouco depois da sua chegada, começou a ter grande número de clientes e alguns dos seus colegas, tendo acabado o curso, foram seus discípulos na prática da advocacia.
Ele não só advogava em todas as varas civéis e do crime, como advogava no Comércio e na Relação, não deixando de ir fazer serviços em diversas comarcas, situadas em territórios dos distritos do Porto, Braga, Viseu, Aveiro e outros.
Em 1879 teve a ideia de prestar um grande serviço à Pátria e ao Comércio.
Lembrou-se de uma colonização em alguns terrenos da África.
Estudou o assunto muito profundamente, consultou muitas obras e muitas pessoas instruídas.
Efectuou no Porto diversas reuniões e, em fins de 1881 e na casa de seus progenitores, efectuou em Estarreja uma grande reunião, onde compareceram pessoas muito inteligentes, de diversas posições sociais e tanto do distrito de Aveiro como de outros próximos.Lavrou-se uma acta, combinou-se o plano, aprovaram-se uns Estatutos provisórios e procedeu-se a diversos trabalhos.
Infelizmente em 1 de Dezembro do mesmo ano, a morte de seu carinhoso Pai, a quem tanto era dedicado de tal modo o desgostou o Dr. João Carlos Themudo, que este não mais teve entusiasmo por aquela empresa e pouco a pouco foi abandonando a ideia que tão calorosamente tinha abraçado.
Pertenceu a diversas associações civéis e nela exerceu cargos importantes. No Porto, como nas terras onde era conhecido, foi sempre muito considerado e ouvido com com grande interesse.
Em muitas causas fez-se admirar por auditórios numerosos e selectos.
Brilhou na defesa da causa crime promovida contra o Dr. Urbino de Freitas, causa bem conhecida e de que muito se falou. E não alcançou aí um completo triunfo porque tanto não era possível. Alcançou muitos e muitos merecidos elogios.
Não os alcançou menores em muitas outras causas.
Cansado pelo trabalho, opresso por não poucos desgostos e contrariedades, foi em Novembro de 1908 atacado por uma paralisia, que de todo o impossibilitou para o trabalho e quase o privou da vista.
Com isso também as faculdades intelectuais se ressentiram muito e principalmente a memória de que muito era dotado.
Depois de umas aparentes melhoras que algumas esperanças deram à sua dedicada família, um novo ataque o prostrou e o arrebatou de esta vida a 4 de Janeiro de 1909. A sua morte não só foi muito sentida pela família e pelos seus parentes mais próximos, mas também por um grande número de pessoas das suas relações, tanto do Porto como de outras localidades.
O seu funeral foi muito concorrido e não menos os responsos, que por sua alma se fizeram na Igreja dos Congregados na tarde do dia imediato.
João Carlos Themudo poderia, como homem ter os defeitos inerentes à humana fragilidade, mas, como cidadão foi honradíssimo. Como magistrado, foi recto. Como advogado foi conscencioso. Como chefe de família foi modelo, Como parente foi dedicado. Como patriota foi sincero. Como político foi leal, e como Cristão foi sempre caritativo e protector dos que sofrem.
Dedicado, de trato afável, erudito e eloquente, entretinha sempre a sociedade e tornava-se interessante em suas conversações e em variados assuntos.
Na mocidade também fez alguns versos dignos de serem arquivados, mas por modéstia, não os publicou e apenas os mostrou a lguns amigos. Mais tarde inutilizou-os.
Muito mais se poderia dizer deste prestante cidadão, mas ficaremos por aqui, para não agravar mas a saudade que por ele sente sua estimável família.
Do seu segundo casamento, que foi com a srª D. Angélica do Carmo Rodrigues, além de outros filhos que faleceram teve:
Afonso Freire Themudo, casado e médico distinto.
Alberto Freire Themudo, que se conserva solteiro e que é tão distinto advogado como fôra seu Pai.
D. Elvira Henriqueta, viúva de um honrado negociante.
D. Elisa, casada com um estimável advogado.
E D. Adelaide que se conserva solteira.
A estes e todos os outros familiares do saudoso extinto apresentamos mais uma vez as nossas respeitosas condolências.

Resposta

Link directo:

RE: Themudo Rangel

#329144 | MCNN | 14 mai 2013 18:00 | Em resposta a: #329141

Caro Carlos Themudo Barata

Quer o óbito da Maria Henriqueta quer o segundo casamento de João Carlos Freire Themudo Rangel (é assim que aparece o nome dele nos dois assentos) são consultáveis no site do Arquivo Distrital do Porto. Pode retirar o ponto de interrogação que colocou à frente da data do segundo casamento, porque eu consultei o assento e o casamento foi mesmo nessa data.

A Maria Henriqueta terá nascido em 1866 ou 1867 em Vouzela e, de acordo com o que consta no seu óbito, era filha da segunda mulher de João Carlos Freire Themudo Rangel.

A ordem com que enumerou os filhos do segundo casamento é comprovadamente a ordem do seu nascimento ? Quer o Afonso quer o Alberto são mais novos do que a Elisa ?

Pergunto isso porque entre o nascimento da Maria Henriqueta em 1867 e a da Elisa em 1875 vão 8 anos. Se a ordem dos filhos fôr aquela que colocou, nesse intervalo de 8 anos terá nascido apenas uma filha (a Elvira). Não será que pelo menos um dos dois filhos homem (Afonso ou Alberto) era mais novo que a Elisa e terá nascido nesse inetervalo de 8 anos ? Entre o nascimento da Elisa e o da Adelaide são menos de 4 anos. A não ser que Alberto e Afonso fossem gémeos, acho pouco provável que ambos tivessem nascido em tão curto espaço de tempo.

Mas claro que não seria impossível, pelo que isto não passa de especulação minha.

Entretanto, agradeço a segunda mensagem que enviou. Repare que João Carlos Freire Themudo Rangel terá ido para o Porto em Setembro de 1876. Essa data é um bom indicador para procurar os baptismos de filhos dele. Dessa data em diante no Porto, antes disso em Arouca ou mesmo em Vouzela. Veja que, de acordo com o texto que enviou, ele foi para Arouca em finais de 1865 ou início de 1866, mas isso não impediu que a filha Maria Henriqueta fosse baptizada em Vouzela em 1866 ou 1867. Quem sabe se não terão sido baptizados outros filhos dele ainda em Vouzela depois da Maria Henriqueta ?

Abraço

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Themudo Rangel

#329145 | cthemudo | 14 mai 2013 18:13 | Em resposta a: #329144

Estimado Mário Navarro

Obrigado pelos seus comentários.

Tem toda a razão. a enumeração está, digamos em espera, e só depois de saber as datas em falta é que corrigirei. Daí o meu pedido. Da Elvira também procura a data de nascimento.
Da Elvira e da Eliza tenho quase toda a descendência.
Deste meu trabalho tenho já 1.139 Themudos do meu ramo, que é o de Simão Rodrigues Themudo. Falta-me a ligação a Gabriel Gonçalves de Freitas.

Um Grande Abraço

Carlos Themudo Barata

Resposta

Link directo:

RE: Themudo Rangel

#329240 | MCNN | 16 mai 2013 22:12 | Em resposta a: #329145

Caro Carlos Themudo Barata

Uma vez que os livros de Baptismos da paróquia de Arouca estão disponíveis para consulta, fui espreitar o baptismo da Elisa em 1875 e lá o encontrei.

Resolvi recuar 2 anos e procurar os baptismos de 1873. E encontrei o baptismo do Afonso em Julho de 1873. (Imagem 31.tif)

Depois, e por descargo de consciência, fui procurar nos baptismos de 1872. E encontrei o baptismo do Alberto em Março de 1872. (Imagem 10.tif) !!!!!

Não procurei mais nada. Se quiser ver os assentos e/ou prosseguir as buscas, deixo-lhe aqui o link para a paróquia de Arouca.

http://digitarq.adavr.dgarq.gov.pt/details?id=1183259

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Themudo Rangel

#329243 | cthemudo | 16 mai 2013 23:33 | Em resposta a: #329240

Estimado Mário Navarro

Nem sei como agradecer....

O meu Muito Obrigado!!

Grande Abraço

Carlos Themudo Barata

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 mai 2024, 08:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen