saber cidade onde nasceram meus avós

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Regiões

saber cidade onde nasceram meus avós

#329413 | mavicar | 20 mai 2013 00:06

necessito a certidão de nascimento de meus avós para obter a cidadania portuguesa , porém não sei em qual cidade de Portugal eles nasceram.
avós : Jose Vieira Carvalho e Rosa Pereira Gonçalves

bisavós: Antonio Vieira e Maria Domingues Carvalho (paternos)

Antonio Domingues Pereira e Maria Pereira ( maternos)

Como consigo esta certidão de Nascimento.

Grato Mauricio

Resposta

Link directo:

RE: saber cidade onde nasceram meus avós

#329418 | Pedro França | 20 mai 2013 00:42 | Em resposta a: #329413

Caro Maurício.

Eu poderei ajudá-lo dentro de certas condições mas, para tanto, vai ter de me dar a data o mais aproximada, pelo menos, de desembarque no Brasil e quem é que foi da viagem (avós, bisavós com crianças entre as quais ia o seu avô ou avó), enfim, o que for e conseguir saber ao mais ínfimo pormenor, para ajudar à pesquisa.
Eu só pesquiso pelo distrito de Coimbra mas mesmo assim, no que respeita a emigrantes que saíram de Portugal, tenho encontrado casos de pessoas que eram naturais de outros distritos e que pediram passaporte pelo distrito de Coimbra. E mesmo assim, vamos ver se eles partiram para o Brasil via Lisboa mas daqui.
Para facilidade de contacto deixo-lhe o meu e-mail:
pedrofrancapinarrobanetcabopontopt

Abraço e boa sorte.

Resposta

Link directo:

RE: saber cidade onde nasceram meus avós

#329481 | mavicar | 20 mai 2013 22:17 | Em resposta a: #329418

caro Pedro França.
pesquisando na internet, localizei a chegada no Brasil de um José Vieira de Carvalho em 15/02/1916,vindo de Vila Nova de Gaia, porém consta que apesar de casado chegou sozinho no Brasil, com 37 anos, portanto deve ter nascido em 1879, através de outras pesquisas localizei no arquivo distrital de Porto, um registro de batismo na igreja de nossa senhora de alva em 02/02/1879 livro 59 reg. 12 pag 5 , não consigo ler na integra o texto do batismo, mas parece ser de meu avó, cujos pais chamavam-se Antonio Vieira e Roza Pereira Gonçalves,
uma duvida e que meu pai nasceu no Brasil em 1925 , portanto meu avó já estaria com 46 anos, mas como meus avós faleceram antes de eu nascer, e meu pai faleceu em 1962, quando eu tinha 4 anos, não tenho como conseguir informações corretas, são apenas suposições.

Resposta

Link directo:

RE: saber cidade onde nasceram meus avós

#329488 | MCNN | 21 mai 2013 00:50 | Em resposta a: #329481

Caro Maurício

Esse baptismo que encontrou realizou-se em que paróquia ? Pelo nome da igreja que indicou não consigo localizar a paróquia.

Entretanto, posso adiantar-lhe que no pedido de passaporte que fez esse José Vieira de Carvalho que refere, ele afirmou ser filho de um António Vieira, não mencionando porém o nome da mãe. Tal como aquele cuja chegada ao Brasil encontrou, tinha 37 anos era tanoeiro e era casado. Trata-se da mesma pessoa com toda a certeza.

Veja a imagem 8.tif neste link

http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=411689

É o registo número 29.

Agora, se se trata ou não o seu avô isso ainda não pode ter a certeza. Dado o nome do pai, as hipóteses são boas. Mas o ideal era ver o baptismo, daí eu ter-lhe pedido para indicar o nome da paróquia onde encontrou o tal baptismo.

Cumprimentos



Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: saber cidade onde nasceram meus avós

#329489 | lezico | 21 mai 2013 01:16 | Em resposta a: #329488

O batismo indicado é para esquecer, foi com certeza uma confusão resultante do livro estar mal indicado no Etombo como sendo do Porto.
Nossa Senhora da Alva é no Algarve (Aljezur) e o nome do pai nesse registo é Bartholomeu Antonio, não Antonio Vieira:

http://digitarq.adfar.dgarq.gov.pt/viewer?ID=982820

Se quer tentar encontrar o assento de nascimento do seu avô será melhor ver aqui, nas freguesias de Vila Nova de Gaia:

http://www.quinta-do-mosteiro.com/linksparq.htm#porto

Resposta

Link directo:

RE: saber cidade onde nasceram meus avós

#329490 | mavicar | 21 mai 2013 01:18 | Em resposta a: #329488

Caro Mario.

pelas minhas pesquisas, encontrei o registro de batismo , junto ao site E Tombo, ciquei em porto, matosinho, e depois matosinho . onde consta a Igreja de Nossa senhora de alva (aljezur) no ano de 1879 , no livro 59 pag 5 reg 12 , consta o nascimento de um jose ,porém não consegui entender direito o que está escrito , mas me pareceu ser o batismo de meu avó

Resposta

Link directo:

RE: saber cidade onde nasceram meus avós

#329491 | MCNN | 21 mai 2013 02:08 | Em resposta a: #329490

Caro Maurício

Tal como já lhe explicaram, Aljezur fica no Algarve, pelo que não foi aí que este José Vieira Carvalho nasceu.

Terá de se procurar o seu baptismo nas diversas (e muitas) paróquias de Vila Nova de Gaia.

Tenha também em atenção que, se em Janeiro de 1916 ele tinha 37 anos, o mais provável é que tenha nascido em 1878.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: saber cidade onde nasceram meus avós

#329493 | lezico | 21 mai 2013 03:03 | Em resposta a: #329490

Acho que o encontrei:

http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=828663

PT-ADPRT-PRQ-PVNG23-001-0017_m00722

Resposta

Link directo:

RE: saber cidade onde nasceram meus avós

#329494 | lezico | 21 mai 2013 03:31 | Em resposta a: #329490

Casamento dos pais de José:

http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=828663

PT-ADPRT-PRQ-PVNG23-002-0017_m0040

Resposta

Link directo:

RE: saber cidade onde nasceram meus avós

#329555 | mavicar | 22 mai 2013 13:14 | Em resposta a: #329494

Caro lezico

realmente os documentos que voce lozalizou parecem ser de meus avós e bisavós, estou muito agradecido,

se possivel gostaria de saber como consigo copia da certidão de nascimento de meu avó, e ainda como autentica-la no consulado do brasil em portugal


grato pelo atenção


mauricio

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 10:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen