Programas/sites para construção de árvore genealógica

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Pessoas

Programas/sites para construção de árvore genealógica

#329518 | CarolinaG | 21 mai 2013 19:21

Olá boa tarde,

Estando agora a começar o estudo genealógico da minha família e tendo já consultado alguns sites para a construção da árvore, gostaria de pedir alguns conselhos a quem tenha mais experiência e conhecimento.
Até ao momento vi os seguintes sites, mas em todos eles tenho me deparado com alguns problemas:

- my Heritage: parece-me simples e fácil de usar mas a versão gratuita só dá até 250 pessoas pelo que presumo ter que comprar um pacote superior para poder aceder a mais utilidades e ter maior capacidade. Tem muita coisa em português o que facilita.

- geneall: não sendo possível, na versão gratuita, construir a árvore não tenho qualquer ideia sobre a complexidade e aspecto/layout da mesma. É fácil? Não tem um aspecto demasiado antiquado? Calculo que seja em português, o que facilita.

- ancestry: também já experimentei e não me pareceu mal. É em inglês, o que não gosto muito e penso que posso estar a perder informação pelo facto da maioria dos utilizadores não ser português (julgo que num site com mais portugueses posso mais facilmente trocar informação)

- www.whollygenes.com: não gostei nada do aspecto do próprio site; tem imensa publicidade e pareceu-me confuso. É em inglês o que também não é tão atractivo.

O que procuro:
- um site de fácil gestão (posso até pagar para aceder mas gostaria que valesse pena, claro).
- que possa ser privado: estava a pensar criar a minha árvore de forma privada, isto é, sem acesso público (eventualmente só terá acesso quem eu permitir). Tenho alguns familiares que não querem os seus nomes na internet, daí que tenha que ter algum cuidado, ainda que corra o risco de perder troca de informação com outras pessoas e árvores já criadas (se calhar até é possível eu aceder à informação de outras pessoas sem ceder informação da minha, não sei.. não me parece muito justo mas se calhar até é possível)
- pode ser bastante interessante o site ter também aplicação para tlm que permita gerir e editar os conteúdos. Sei que o Ancestry e o My Heritage têm aplicaçao mas penso que não funcionam muito bem.

Será que alguém me pode ajudar? Todas as experiências e testemunhos serão bem-vindos.

Muito obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Programas/sites para construção de árvore genealógica

#329520 | 2570 | 21 mai 2013 19:40 | Em resposta a: #329518

Cara confreira
~Eu pessoalmente utilizo o PAF5, que encontra no site dos mormons, é so pesquisar com PAF5 que aparecem muitos sitios para fazer dowload, ou então ir ao site da igreja.
Acontece que o paf5 está em Ilglês, mas existe o PAF4 em Português. São ambos gratuitos e muito completos.
Aconselho também o programa Legacy, que é também gratuito, completo e bastante interessante da forma como apresenta a informação. Exista a versão a pagar mais completa.
De qualquer forma em caso de optar pelo PAF, pode mais tarde utilizar o Legacy (ou utilizar os dois), pois o legacy vai "buscar" os ficheiros paf, e automaticamente transporta-os para o legacy.
O legacy, é do meu ponto de vista mais """bonito""", da forma como nos apresenta a informação.
Boas pesquisas
Cordialmente
Joaquim Martins

Resposta

Link directo:

RE: Programas/sites para construção de árvore genealógica

#329533 | JCC | 21 mai 2013 23:31 | Em resposta a: #329518

Boa noite

Em minha opinião, se pretende privacidade, não deve recorrer a sites. Não seria a primeira vez que os sites acabam a vender a informação que é colocada neles. Ancestry.com parece.me um bom exemplo disso.

Assim a minha sugestão vai para um programa de genealogia, onde poderá registar os seus dados e publicá-los se e como entender. Até lá estão no seu computador e ninguém terá acesso não autorizado.

Quanto à escolha do programa, é um assunto completamente diferente. A primeira coisa a fazer é definir o que quer que o programa faça e quais são os seus objectivos. Isto passa por pensar se quer registar todas as fontes (para mim completamente indispensável se se quer fazer genealogia séria), que tipo de publicação pretende, qual oseu grau de desenvolvimento em informática, etc., etc.

Feita esta lista sugiro que descarregue vários programas, nas sias versões de teste, e faça ensaios. Depois decida pelo que mais lhe agradar.

Como a maioria dos confrades deste site sabem eu uso o The Master Genealogist que continuo a considerar o melhor programa de genealogia (não se assuste com o site Wholygenes já que não o vai usar - apenas usará o programa) mas alguns confrades consideram-no complicado - o que não corresponde à realidade face ao que nos permite fazer.

Em resumo- decida o que quer fazer, teste e decida. Pode também consultar os inúmeros posts que por aqui existem sobre software - sala Informática.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Programas/sites para construção de árvore genealógica

#329543 | hbanha | 22 mai 2013 09:09 | Em resposta a: #329518

Ninguem me paga para defender este ou aquele programa, mas de qualquer forma gostaria de esclarecer o seguinte:
No caso do My heritage, por exemplo, só terá de pagar se quiser publicar na internet uma base de dados com mais de 250 pessoas.
Uma vez descarregado o programa para o seu computador, constroe as bases de dados que quiser.
Se pretender publicar na internet tem a possibilidade de tornar privado as informações e pessoas que decidir. Pode decidir quais as pessoas das suas relações ou familiares que podem aceder a toda a informação.
Isto é assim para a grande maioria dos programas existentes e disponiveis para descarga grátis, depois é só optar por aquele que lhe agrade mais nos aspectos gráficos ou na oferta das aplicações e obtenção de relatórios, arvores para impressão, etc.
Cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Programas/sites para construção de árvore genealógica

#329544 | hmartins | 22 mai 2013 09:21 | Em resposta a: #329518

Bom dia.
Pessoalmente utilizo o programa My Heritage, principalmente devido à interface e aspecto visual, muito apelativos, e navegação pelas diferentes pessoas que pertencem à árvore, especialmente interessante se tiver muitos colaterais e não apenas ascendentes. Nos outros programas pareceu-me que a nagevação para os colaterais é sempre mais difícil...
Outro ponto positivo no My Heritage são os gráficos que produz, que eu utilizo muitas e muitas vezes.
Pointo negativo, a actual versão deste programa tem alguns bugs idiotas, mas nada que corrompa o ficheiro de dados (também, só faltava isso...).
Eu não utilizo o site para publicação de dados, sobretudo por questões de privacidade. Já dei conta que, mesmo dando a indicação que os dados são privados, ainda assim são demasiado visíveis do que aquilo que eu desejaria (tenho as mesmas questões de pessoas não quererem aparecer na internet, o que percebo perfeitamente), pelo que NUNCA publico a árvore nos sites de genealogia.
O PAF pareceu-me o "hardcore" dos programas de genealogia, mas o aspecto gráfico e de navegação pareceram-me piores...
Mas claro é somente a minha opinião.

Resposta

Link directo:

RE: Programas/sites para construção de árvore genealógica

#329552 | CarolinaG | 22 mai 2013 12:45 | Em resposta a: #329544

Muito obrigada a todos pelos testemunhos e troca de experiências. Referiram alguns programas que não conhecia e que de facto vou tentar explorar para uma melhor decisão.
Muito obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: Programas/sites para construção de árvore genealógica

#329554 | lezico | 22 mai 2013 13:06 | Em resposta a: #329552

Não vou aconselhar nenhum programa (uso o Family Tree Maker, mas tem várias coisas que me irritam, um dia irei testar outros), queria apenas comentar a questão da publicação dos dados na internet.

Sou acérrimo defensor da privacidade, jamais colocaria os meus dados numa árvore pública e não gostaria que os pusessem por mim, mas publicar uma árvore tem grandes vantagens, já encontrei várias na internet com dados que me interessam e às quais podia acrescentar uns ramos. Às vezes pode ser a única maneira de avançar num ramo, outras vezes pouparão muito trabalho.

Penso que não haverá problemas se as árvores apenas tiverem pessoas que já não estão vivas, começarem nos avós ou bisavós, por exemplo.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 20:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen