familia amaral de vila ruiva e canas de senhorim

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

familia amaral de vila ruiva e canas de senhorim

#16453 | luis gomes | 31 jan 2002 16:16

Chamo-me Luis Miguel do Amaral Gonçalves Gomes e gostaria de saber os meus ascendentes o mais recuado possível no tempo, principalmente os da familia Amaral, originária de Vila ruiva e de Canas de Senhorim na Beira Alta.

Sou filho de Lucilia Pais do Amaral cujo pai é António Pais do Amaral, filho de Manuel Henriques do Amaral e de Arminda Pais Gaspar.
Por sua vez os pais do Manuel Henriques do Amaral são António Henriques do Amaral e Eufémia Marques Pereira.
Os pais de Arminda Pais Gaspar são Bernardo Marques João e Mariana Augusta Gaspar.

Estou interessado em saber mais dados sobre os ascendentes e aparentadas dos meus familiares acima descritos.

Luis Miguel

Resposta

Link directo:

RE: familia amaral de vila ruiva e canas de senhorim

#87858 | silvestre | 06 abr 2005 14:38 | Em resposta a: #16453

Caro sr.
Nas pesquisas que fiz deparei com Caetano Coelho do Amaral, nascido em Canas de Senhorim que casou em 1725 com Helena Ferrão em Ervedal, Oliveira do Hospital. Os pais eram José Coelho do Amaral e Maria Rodrigues, ambos de Canas de Senhorim.
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: familia amaral de vila ruiva e canas de senhorim

#87897 | RAAL | 06 abr 2005 22:59 | Em resposta a: #16453

Caro Luis
Também pertenço aos Amarais de Vila Ruiva, mas o último que lá nasceu foi meu avô Alberto Pinto Pais do Amaral que nasceu em 1873.. As pessoas que indica creio que são bastante mais recentes. No entanto foi-me relativamente fácil encontrar os ascendentes nos livros de assentos que estão no Arquivo Distrital de Viseu. Tente fazer essa pesquisa.
Cumprimentos
RAAL

Resposta

Link directo:

familia amaral de vila ruiva e canas de senhorim

#420042 | Karlogomez | 16 dez 2019 06:37 | Em resposta a: #87897

Olá, Sou Karlo André Teixeira Gomez (1975), brasileiro, filho de Teresinha Teixeira Gomez(1951), brasileira, neto por parte de mãe de Orlandino Benício Marques,(natural de belém do Pará, Brasil 1930-1998), Bisneto por parte de mãe de Pedro Paulo Marques (1898-1941), brasileiro natural do estado do Pará; trineto de Irineu do Amaral Marques, português,(possivelmente natural de Vila Ruiva; Distrito de Viseu).

Digo que meu trisavô seja provavelmente natural de Vila Ruiva pois, há um tal de Adelino do Amaral Marques, comprovadamente natural de Vila Ruiva, nascido em 1875/76, casado com Emília Maria. O referido Adelino solicitou o passaporte em 1910 com destino ao estado do pará em 1910, apesar de ter registro em que esteve nesse estado ao menos em 1899. O Adelino é filho de Manuel do Amaral Marques. Apesar de ainda eu não ter certeza que o Adelino tenha parentesco com o Irineu do Amaral Marques pois, não sei os nomes dos pais do Irineu, tenho quase certeza que seja parentes próximos.

Resposta

Link directo:

familia amaral de vila ruiva e canas de senhorim

#430729 | Karlogomez | 28 jan 2021 03:22 | Em resposta a: #420042

Esse tal de Adelino do Amaral Marques, migrou realmente para Belém do Pará e aparece como trabalhador do porto de Belém se não me falhe a lembrança, também consta que faleceu em 1921. Mas, de fato ele não tem relação com a Família Amaral Marques do Pará pois, a família do Amaral Marques era já bem estabelecida na região rural de Guajara-açú e o seu Irineu do Amaral Marques era filho provavelmente de Maria Luíza do Amaral Marques e esta era casada com Manoel Pedro Marques. É bem verdade que pelo sobrenome, eles tenham origem portuguesa porém como também eram donos de terras na localidade citada, eles poderiam de acordo com a as leis da época, terem o direito de se tornarem cidadãos brasileiros. A origem portuguesa dos Marques é um pouco complicada dada a abundância deste sobrenome mas, creio que a Família Marques já esteja no Pará há bastante tempo, talvez desde o início do século XIX e a família Amaral, tenha vindo para o Pará até antes do Século XIX, pois naquela época possam ter recebo da coroa, sesmarias na região do Bujaru mas, notadamente em Santana do Bujaru.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 05:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen