My Heritage e publicação online

Este tópico está classificado nas salas: Informática

My Heritage e publicação online

#329759 | jmnp | 25 mai 2013 14:06

Caros confrades,

Peço desculpa por estar a abrir mais um tópico sobre programas de genealogia, mas estou aqui com uma grande dúvida. É o seguinte: tenho estado a utilizar o programa MyHeritage (nível básico, gratuito), que para meu uso convém perfeitamente, pois não quero ferramentas demasiado complicadas, gosto do visual e gosto que esteja em português (tirando alguns erros). Acontece que não há bela sem senão: i) gostaria de poder partilhar a árvore com os meus familiares próximos, nomeadamente via Internet (mantendo grande privacidade) ; ii) vou atingir os 500 indivíduos introduzidos na minha árvore, o que dificulta a publicação na Internet, pois o pacote My Heritage básico só vale até 250 indivíduos; iii) passar da versão básica para a versão Premium é caro (cerca de 60 euros por ano, mais IVA, e pode ser mais se optar pelo Premium Plus).

A minha alternativa é:

- aceitar pagar um preço que considero no entanto exagerado, passando para Premium (há aqui utilizadores Premium que possam dar uma opinião sobre o serviço oferecido, tendo em conta o preço?)
- adquirir outro programa e usá-lo, deixando de lado o My Heritage (contudo, experimentei alguns em versão grátis, não houve nenhum que me despertasse muito entusiasmo)
- adquirir um programa de genealogia que possa recuperar um Gedcom gerado pelo My Heritage, de forma a facilitar a publicação da árvore online: continuaria a trabalhar com My Heritage, de vez em quando geraria um Gedcom para o transferir para outro programa, e a partir desse segundo programa poderia pôr a árvore online. A versão da árvore online teria de ser em português, pois tenho familiares de gerações mais antigas que percebem um pouco de computadores mas de inglês não entendem grande coisa.

Será que me podem dizer o que acham das minhas 3 soluções, e no caso desta última se revelar boa, indicar que programas é que são mais eficientes em termos de "online-ização" de conteúdos?

Peço desculpa pelo testamento e agradeço desde já os vossos conselhos/sugestões/críticas.
Cumprimentos
jmnp

Resposta

Link directo:

RE: My Heritage e publicação online

#329761 | A. Luciano | 25 mai 2013 15:09 | Em resposta a: #329759

Creio que hoje em dia qualquer programa de genealogia recupera e exporta "gedcom" mas nenhum o fará de forma perfeita pois, para isso deveria ter arquitectura idêntica ao PAF.

Pelo que diz tem duas prioridades que dificilmente se compatibilizam. Quer um programa "bonitinho" e para isso já tem o "My Heritage" e quer publicar "on-line" sem grandes despesas e com alguma privacidade.
Se quer também publicar num formato que não seja feio de todo, recomendaria o TNG "The Next Generation of Genealogy Sitebuilding" que está já adoptado por tantos incluindo os Mórmons no seu mais recente projecto. Não seria de graça e não seria em português mas ficaria com um formato a que milhões de pessoas já estão habituadas.

Contudo, sugiro que pondere o "Geneweb" que seria grátis embora também não em português. Poderia ter a versão portuguesa no seu computador mas ao publicar no "site" francês "Geneanet" poderia ser lido em diversas línguas mas não em português.
Trata-se de um programa poderosíssimo - a ROGLO tem cerca de 4,5 milhões de pessoas - que permite ligar a cada pessoa ou evento, documentos e imagens. ligar a um baptismo ou casamento, oficiante, testemunhas e padrinhos, nessa qualidade pois retém as ligações de parentesco. Além do proprietário, com poderes de administração, permite que a alguns sejam dado acesso geral mas sem poder editar e para cada pessoa pode optar por manter a página visível ou invisível a quem aceda (o que é fácil quer pela Geneanet quer pelas facilidades de indexação que esta autoriza ao "Google" e, suponho eu, a outros motores de busca).
O "gedcom" exige alguma edição posterior mas pouco significativa se não quiser utilizar todas as possibilidades de registo de fontes, isto é se não as quiser distribuir pelos eventos e deixá-las em bloco no final da página. Mesmo fazendo a distribuição o trabalho não é muito - já o fiz numa das BD que tenho com mais de 20 mil pessoas e estou a caminho de acrescentar mais 10 mil. Note contudo que me refiro a "gedcoms" produzidos pelo PAF e deve fazer um ensaio prévio pois será possível que um outro produzido pelo My Heritage tenha maior grau de incompatibilidade e exija mais trabalho de edição.

Mas se apenas pretende dar a conhecer aos seus familiares, parece preferível convencê-los a baixar o My Heritage gratuito e enviar-lhes actualizações à medida que vai progredindo o seu trabalho. Publicar on-line parece-me que apenas faz sentido se desejar garantir o acesso - ainda que com algumas restrições - a público em geral.

A. Luciano

A. Luciano

Resposta

Link directo:

RE: My Heritage e publicação online

#329786 | LF2S | 26 mai 2013 12:25 | Em resposta a: #329759

Bom dia

Pode usar o Legacy Family Tree que tem uma versão grátis só limitada em funcionalidades e uma versão paga (cerca 30€).
É um dos melhores programas de genealogia e, fazendo parte da equipa de tradução, espero que a proxima versão já tenha também o português.

Luis Salreta

Resposta

Link directo:

RE: My Heritage e publicação online

#329863 | jmnp | 27 mai 2013 19:46 | Em resposta a: #329761

Boa tarde,

Obrigado pelas vossas respostas. Relativamente ao Legacy, só irei ponderar adquirí-lo, realmente, no dia em que tiver tradução em português. Não que eu não leia o inglês, mas sempre simplifica as coisas tê-lo em português.

Tendo em conta as opiniões aqui deixadas, penso que vou manter o My Heritage e pedir aos meus familiares para o instalarem também e familiarizarem-se com ele.

Cumprimentos
jmnp

Resposta

Link directo:

RE: My Heritage e publicação online

#329864 | M22F04M72 | 27 mai 2013 20:32 | Em resposta a: #329759

Confrade jmnp
Se ficar só pelo compartilhar com os seus familiares é possível fazê-lo tornando-os membros. Para isso basta ir a "adicionar membros" escolher a forma manual, inserir o mail do familiar e o convite seguirá. Se desejar que façam alterações é só ir depois a "membros" e utilizar a opção "promover a gestor" se não for o caso ir a "gestão da árvore" configurações e escolher quem pode fazê-lo. Quanto à "publicação com grande privacidade" não sei dar-lhe pormenores pois é algo que não arrisco.
Cumprimentos
Maria Matos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 16:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen