Sebastião Alvares da Gama casado com Dona Catarina Maria Machada(Evoramonte/Estremoz)
Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões
Sebastião Alvares da Gama casado com Dona Catarina Maria Machada(Evoramonte/Estremoz)
Caros confrades
Sebastião Alvares da Gama casado com Dona Catarina Maria Machada(Evoramonte/Estremoz) tiveram um filho de nome João Alvares Gama, natural de Estremoz - Sto André.
João Alvares Gama casou com Isabel Maria Ignácia (natural de Sta Maria - Evoramonte)a 15-04-1742 na Sé de Évora, embora, o assento de casamento, apareça nos paroquiais de Sta Maria - Evoramonte transcrito.
Gostaria de saber se algum dos confrades tem alguma ligação a este meu ramo familiar e possui alguma informação que queira partilhar.
cumprimentos,
Manuela Carvalho
Link directo:
RE: Sebastião Alvares da Gama casado com Dona Catarina Maria Machada(Evoramonte/Estremoz)
Cara
Manuela Carvalho
Por acaso não sabe se este seu ramo familiar tem ligações a Campo Maior?
Tenho um antepassado Tomás Alvares da Gama que nasceu em 1607 em Campo Maior casado com Maria Francisca do Rego, ele filho de Gaspar da Gama e Isabel Martins de Campo Maior.
filhos de Tomás Alvares da Gama:
Gaspar da gama N. 1631
Maria Francisca da Gama N. 1633
Não sei, se terá alguma ligação, mas são as informações que tenho relativas a este sobrenome.
Cumpriementos
Ana Grácio
Link directo:
RE: Sebastião Alvares da Gama casado com Dona Catarina Maria Machada(Evoramonte/Estremoz)
Cara Ana Grácio,
Não consigo confirmar a informação que me enviou pois do que tenho pesquisado ainda só consegui situar esta família "Alvares da Gama " em Estremoz.
posso acrescentar:
Sebastião Álvares Gama (Capitão de ordenanças praça Estremoz) casou com Dona Catarina Maria Machada de Sousa (Estremoz) tiveram, pelo menos, dois filhos:
- Manuel Alvares Machado de Sousa e Azevedo (Estremoz)
- Joam Alvares Gama (Estremoz - Sto André) (Cas 15-04-1742 Sta Maria - Evoramonte)
Assim como:
- Sebastião Álvares Gama (Capitão de ordenanças praça Estremoz) teve dois irmãos:
- Diogo Alvares Gama (Estremoz)
- Manuel Alvares Gama (Estremoz) (Capitão de uma companhia aux. de Estremoz) que casa com Francisca Mariana Silva (Estremoz).
cumprimentos
M. Carvalho
Link directo:
Caro confrade
Com creditos do confrade Luis Projecto Calhau aqui vai...
19.02.1696
- Matrimónio de Manuel Alveres da Gama com Maria Mendes.
Ele, viúvo, filho de Bartolomeu Alveres e de Helena da Gama.
Ela, solteira, filha de Pedro Mendes e de Catarina Rodrigues.
Foram dispensados do 4º grau de consanguinidade.
Testemunhas: António Lopes da Costa e Bartolomeu Alveres.
(Fonte: Arq. Dis. Évora – Registos Paroquiais – Matrimónio – Estremoz (St.
André) – Liv. 38, fl. 164-v)
29.07.1674
- Matrimónio de Bartolomeu Alveres com Helena da Gama.
Ele, filho de Bartolomeu Alveres e de Maria Martins.
Ela, filha de António Madeira e de Maria da Gama.
Ambos solteiros e naturais da freguesia de Stº André – Estremoz.
Testemunhas: António Pires Cabeça e Manuel Alveres.
(Fonte: Arq. Dis. Évora – Registos Paroquiais – Matrimónio – Estremoz (St.
André) – Liv. 38, fl. 31)
20.06.1694
- Matrimónio de Manuel Alveres com Inês Franca.
Ele, filho de Bartolomeu Alveres e de Helena da Gama.
Ela, filha de João Fernandes Beijinho e de Catarina Franca.
Ambos solteiros e naturais da freguesia de Stº André – Estremoz.
Testemunhas: Diogo de Lemos Soares e Francisco de Lemos.
(Fonte: Arq. Dis. Évora – Registos Paroquiais – Matrimónio – Estremoz (St.André) – Liv. 38, fl. 153)
Processo de Inquirição de Génere – Ordens menores de
Diogo Alveres da Gama (Processo nº 1072 – Maço 50 - 1707)
- Diogo Alveres da Gama, natural de Estremoz.
Filho de Bartolomeu Alvares e de Helena da Gama, naturais de Estremoz.
Neto paterno de Bartolomeu Alveres e de Maria Martins, naturais de Estremoz.
Neto materno de António Madeira, natural de Sousel, e de Maria da Gama,
O avô materno António Madeira foi Oficial de Tosador.
Link directo:
Em tempo:
Descendo do casal Manuel Alveres da Gama com Maria Mendes.
Link directo:
Caro A. Godinho,
Sobre Manuel Alvares da Gama possuo duas informações contraditórias:
- Num processo de habilt. "de genere" (1711)Manuel Alvares da Gama surge como filho do licenciado Agostinho Mendes e de Joana da Gama.
- Noutro processo de habil. "de genere"(de Diogo Alvares da Gama,1707-1714) Manuel Alvares da Gama surge como filho de Bartolomeu Alvares e de Helena Gama.
Será que estamos a falar do mesmo Manuel Alvares da Gama? Tem alguma informação que me possa facultar?
Em virtude de me informar que o confrade Luis Projecto Calhau facultou também informação sobre este ramo vou também reencaminhar-lhe este pedido.
Relativamente aos Alvares da Gama que refere ainda não consegui o cruzamento com os meus mas na realidade trata-se de um ramo recente pelo que ainda estou na fase inicial desta pesquisa,agradecendo desde já todos os contributos.
Se entretanto conseguir mais informações disponibilizarei aqui no forum.
cump.
M. Carvalho
Link directo:
Caro A. Godinho,
Sobre Manuel Alvares da Gama possuo duas informações contraditórias:
- Num processo de habilt. "de genere" (1711)Manuel Alvares da Gama surge como filho do licenciado Agostinho Mendes e de Joana da Gama.
- Noutro processo de habil. "de genere"(de Diogo Alvares da Gama,1707-1714) Manuel Alvares da Gama surge como filho de Bartolomeu Alvares e de Helena Gama.
Será que estamos a falar do mesmo Manuel Alvares da Gama? Tem alguma informação que me possa facultar?
Em virtude de me informar que o confrade Luis Projecto Calhau facultou também informação sobre este ramo vou também reencaminhar-lhe este pedido.
Relativamente aos Alvares da Gama que refere ainda não consegui o cruzamento com os meus mas na realidade trata-se de um ramo recente pelo que ainda estou na fase inicial desta pesquisa,agradecendo desde já todos os contributos.
Se entretanto conseguir mais informações disponibilizarei aqui no forum.
cump.
M. Carvalho
Link directo:
Caro
A. Godinho
Desculpe a intromissão, mas pelo que tenho lido aqui no forum, não descende também do casal: António Pereira Feio e Maria da Encarnação Gama de Amieira?
Se a resposta for afirmativa, poderei facultar-lhe alguns dados sobre a ascendência dela, inclusive os nomes que mencionei de Tomás Alvares da Gama e Maria Francisca do Rego ( que recentemente descobri ter havido uma falha na transcrição e Chamava -se Mor Fernandes do Rego), são seus ascendntes.
Ana Maria Grácio
Link directo:
Caro A. Godinho
Peço desculpa, mas enganei no confrade, penso que não é o senhor o descendente de António Pereira Feio
Ana Grácio
Link directo:
renovo o pedido
RespostaLink directo:
Renovo o pedido
RespostaLink directo:
Renovo o pedido
RespostaLink directo:
renovo o pedido
RespostaLink directo:
Cara Manuela,
A referida Maria da Gama, que foi casada com António Madeira, poderia (por enquanto mera hipótese) tratar-se da seguinte:
2.10.1604 - Santo André - Estremoz (tif. 138)
b. Maria - filha de Jerónimo da Gama (de Sande) e de Beatriz Henriques
p.p. Dom Lucas Portugal e D. Ângela de Sottomayor
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=274507
Pelo menos, no que respeita à cronologia, considerando que lhe são conhecidos filhos baptizados entre 1643 e 1648, não seria impossível, pois teria sido mãe até aos 44 anos...
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Link directo:
Caro Luís,
na verdade não consigo confirmar os dados que teve a amabilidade de me enviar.
Já tentei encontrar o casamento da Maria da Gama com o António Madeira e não consegui.
No entanto tenho a sua descendencia, se precisar poderei enviar.
Por curiosidade, também tem ligaçao a esta familia?
Cumprimentos ,
Manuela Carvalho
Link directo:
Cara Manuela,
Não descendo daquele casal. Uma das filhas, Isabel Madeira, foi casada com Manuel Martins Casco, irmão do tenente António Martins Casco - ascendente da minha mulher.
Tenho, como filhos de António Madeira, n. Sousel, e de Maria da Gama, os seguintes indivíduos:
- Jerónimo, b. 25.9.1643 - Stº André Estremoz
- José, b. 24.2.1645 - Stº André Estremoz
- Leonor, b. 19.9.1646 - Stº André Estremoz
- Helena da Gama, c.c. (29.7.1674 - Stº André) Bartolomeu Nunes Álvares, de quem houve, pelo menos, 8 filhos.
- Maria da Gama (possivelmente uma outra filha, mas carece de confirmação) c.c. António Pires Cabeça "o Moço", de quem houve, pelo menos, um filho António, b. 15.10.1684 - Stº André Estremoz.
- Isabel Madeira, c.c. (10.7.1672 - Stº André) Manuel Martins Casco, de quem houve, pelo menos, 6 filhos.
Se puder acrescentar mais à descendência daquele casal, agradecerei.
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Link directo:
Caro Luís,
do casal Helena da Gama e Bartolomeu Álvares (desconhecia o nome do meio Nunes) um dos seus filhos é:
- Sebastião Álvares Gama (Capitão de ordenanças praça Estremoz) que casa com Dona Catarina Maria Machada de Sousa (Estremoz) que têm dois filhos:
#Manuel Alvares Machado de Sousa e Azevedo (Estremoz)
#Joam Alvares Gama (Estremoz - Sto André) que casa a 15-04-1742 em Sta Maria - Evoramonte com Isabel Maria Ignácia (Sta Maria - Evoramonte) e têm pelo menos nove filhos.
Os pais de Isabel Maria Ignácia são:
-Capitão Francisco Martins Taravelho (St.Maria Evoramonte) (Cas.St.Maria Evoramonte 09-06-1709) e Inês Rodrigues Fontes (St.Maria Evoramonte).
Não sei se estes dados lhe são uteis...
cumprimentos,
Manuela Carvalho
Link directo:
Cara Manuela,
Muito obrigado pelos dados que partilhou.
Posso acrescentar que Bartolomeu Álvares é referido como "Bartolomeu Nunes" nos registos de baptismo de seus filhos gémeos, António e Francisco, a 24.10.1683 (tif. 68)
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Link directo:
Caro Luís,
Obrigada pelos dados pois quando referiu que tinham oito filhos eu só tinha conhecimento de seis faltando-me então estes gemeos. Acrescento que nos outro registos de baptismo nunca surge o nome Nunes.
cumprimentos,
Manuela Carvalho
Link directo:
Caro confrade Luís,
Sempre se confirma esta ascendência de Maria da Gama?
Teria o maior dos interesses em saber visto ser descendente deste casal. Já agora, terá alguma informação sobre a ascendência na varonia de António Martins Casco? Consigo chegar até ao bisavô dele, Fernando Martins Barroca (ou Casco), mas sem mais informações.
Cumprimentos,
Francisco C. Franco de Sousa
Link directo:
Caro Francisco,
Terei todo o gosto em disponibilizar-lhe os elementos de que disponho relativamente à sua ascendência "Sousa", embora nos últimos tempos não tenha investido nessa linha - também da ascendência da minha esposa. Sugiro que me disponibilize o seu e-mail ou, em alternativa, que me contacte para: alengenea(arroba)gmail(ponto)com.
Cumprimentos,
LPC
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 nov 2024, 16:33