Sebastião Alvares da Gama casado com Dona Catarina Maria Machada(Evoramonte/Estremoz)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Sebastião Alvares da Gama casado com Dona Catarina Maria Machada(Evoramonte/Estremoz)

#329910 | girafa | 28 mai 2013 19:11

Caros confrades

Sebastião Alvares da Gama casado com Dona Catarina Maria Machada(Evoramonte/Estremoz) tiveram um filho de nome João Alvares Gama, natural de Estremoz - Sto André.

João Alvares Gama casou com Isabel Maria Ignácia (natural de Sta Maria - Evoramonte)a 15-04-1742 na Sé de Évora, embora, o assento de casamento, apareça nos paroquiais de Sta Maria - Evoramonte transcrito.

Gostaria de saber se algum dos confrades tem alguma ligação a este meu ramo familiar e possui alguma informação que queira partilhar.

cumprimentos,

Manuela Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Sebastião Alvares da Gama casado com Dona Catarina Maria Machada(Evoramonte/Estremoz)

#330077 | gmma | 31 mai 2013 09:45 | Em resposta a: #329910

Cara
Manuela Carvalho

Por acaso não sabe se este seu ramo familiar tem ligações a Campo Maior?

Tenho um antepassado Tomás Alvares da Gama que nasceu em 1607 em Campo Maior casado com Maria Francisca do Rego, ele filho de Gaspar da Gama e Isabel Martins de Campo Maior.

filhos de Tomás Alvares da Gama:
Gaspar da gama N. 1631
Maria Francisca da Gama N. 1633

Não sei, se terá alguma ligação, mas são as informações que tenho relativas a este sobrenome.

Cumpriementos

Ana Grácio

Resposta

Link directo:

RE: Sebastião Alvares da Gama casado com Dona Catarina Maria Machada(Evoramonte/Estremoz)

#330548 | girafa | 08 jun 2013 00:03 | Em resposta a: #330077

Cara Ana Grácio,

Não consigo confirmar a informação que me enviou pois do que tenho pesquisado ainda só consegui situar esta família "Alvares da Gama " em Estremoz.

posso acrescentar:
Sebastião Álvares Gama (Capitão de ordenanças praça Estremoz) casou com Dona Catarina Maria Machada de Sousa (Estremoz) tiveram, pelo menos, dois filhos:
- Manuel Alvares Machado de Sousa e Azevedo (Estremoz)
- Joam Alvares Gama (Estremoz - Sto André) (Cas 15-04-1742 Sta Maria - Evoramonte)

Assim como:
- Sebastião Álvares Gama (Capitão de ordenanças praça Estremoz) teve dois irmãos:
- Diogo Alvares Gama (Estremoz)
- Manuel Alvares Gama (Estremoz) (Capitão de uma companhia aux. de Estremoz) que casa com Francisca Mariana Silva (Estremoz).

cumprimentos


M. Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Sebastião Alvares da Gama casado com Dona Catarina Maria Machada(Evoramonte/Estremoz)

#330576 | A.Godinho | 09 jun 2013 00:48 | Em resposta a: #330548

Caro confrade

Com creditos do confrade Luis Projecto Calhau aqui vai...

19.02.1696
- Matrimónio de Manuel Alveres da Gama com Maria Mendes.

Ele, viúvo, filho de Bartolomeu Alveres e de Helena da Gama.

Ela, solteira, filha de Pedro Mendes e de Catarina Rodrigues.

Foram dispensados do 4º grau de consanguinidade.
Testemunhas: António Lopes da Costa e Bartolomeu Alveres.

(Fonte: Arq. Dis. Évora – Registos Paroquiais – Matrimónio – Estremoz (St.
André) – Liv. 38, fl. 164-v)



29.07.1674


- Matrimónio de Bartolomeu Alveres com Helena da Gama.
Ele, filho de Bartolomeu Alveres e de Maria Martins.

Ela, filha de António Madeira e de Maria da Gama.

Ambos solteiros e naturais da freguesia de Stº André – Estremoz.

Testemunhas: António Pires Cabeça e Manuel Alveres.

(Fonte: Arq. Dis. Évora – Registos Paroquiais – Matrimónio – Estremoz (St.
André) – Liv. 38, fl. 31)



20.06.1694
- Matrimónio de Manuel Alveres com Inês Franca.

Ele, filho de Bartolomeu Alveres e de Helena da Gama.

Ela, filha de João Fernandes Beijinho e de Catarina Franca.

Ambos solteiros e naturais da freguesia de Stº André – Estremoz.

Testemunhas: Diogo de Lemos Soares e Francisco de Lemos.

(Fonte: Arq. Dis. Évora – Registos Paroquiais – Matrimónio – Estremoz (St.André) – Liv. 38, fl. 153)


Processo de Inquirição de Génere – Ordens menores de
Diogo Alveres da Gama (Processo nº 1072 – Maço 50 - 1707)



- Diogo Alveres da Gama, natural de Estremoz.
Filho de Bartolomeu Alvares e de Helena da Gama, naturais de Estremoz.

Neto paterno de Bartolomeu Alveres e de Maria Martins, naturais de Estremoz.

Neto materno de António Madeira, natural de Sousel, e de Maria da Gama,

O avô materno António Madeira foi Oficial de Tosador.

Resposta

Link directo:

RE: Sebastião Alvares da Gama casado com Dona Catarina Maria Machada(Evoramonte/Estremoz)

#330577 | A.Godinho | 09 jun 2013 00:55 | Em resposta a: #330548

Em tempo:

Descendo do casal Manuel Alveres da Gama com Maria Mendes.

Resposta

Link directo:

RE: Sebastião Alvares da Gama casado com Dona Catarina Maria Machada(Evoramonte/Estremoz)

#330648 | girafa | 10 jun 2013 14:28 | Em resposta a: #330576

Caro A. Godinho,

Sobre Manuel Alvares da Gama possuo duas informações contraditórias:

- Num processo de habilt. "de genere" (1711)Manuel Alvares da Gama surge como filho do licenciado Agostinho Mendes e de Joana da Gama.
- Noutro processo de habil. "de genere"(de Diogo Alvares da Gama,1707-1714) Manuel Alvares da Gama surge como filho de Bartolomeu Alvares e de Helena Gama.
Será que estamos a falar do mesmo Manuel Alvares da Gama? Tem alguma informação que me possa facultar?


Em virtude de me informar que o confrade Luis Projecto Calhau facultou também informação sobre este ramo vou também reencaminhar-lhe este pedido.

Relativamente aos Alvares da Gama que refere ainda não consegui o cruzamento com os meus mas na realidade trata-se de um ramo recente pelo que ainda estou na fase inicial desta pesquisa,agradecendo desde já todos os contributos.

Se entretanto conseguir mais informações disponibilizarei aqui no forum.

cump.

M. Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Sebastião Alvares da Gama casado com Dona Catarina Maria Machada(Evoramonte/Estremoz)

#330984 | girafa | 16 jun 2013 03:06 | Em resposta a: #330577

Caro A. Godinho,

Sobre Manuel Alvares da Gama possuo duas informações contraditórias:

- Num processo de habilt. "de genere" (1711)Manuel Alvares da Gama surge como filho do licenciado Agostinho Mendes e de Joana da Gama.
- Noutro processo de habil. "de genere"(de Diogo Alvares da Gama,1707-1714) Manuel Alvares da Gama surge como filho de Bartolomeu Alvares e de Helena Gama.
Será que estamos a falar do mesmo Manuel Alvares da Gama? Tem alguma informação que me possa facultar?


Em virtude de me informar que o confrade Luis Projecto Calhau facultou também informação sobre este ramo vou também reencaminhar-lhe este pedido.

Relativamente aos Alvares da Gama que refere ainda não consegui o cruzamento com os meus mas na realidade trata-se de um ramo recente pelo que ainda estou na fase inicial desta pesquisa,agradecendo desde já todos os contributos.

Se entretanto conseguir mais informações disponibilizarei aqui no forum.

cump.

M. Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Sebastião Alvares da Gama casado com Dona Catarina Maria Machada(Evoramonte/Estremoz)

#331119 | gmma | 18 jun 2013 12:50 | Em resposta a: #330577

Caro
A. Godinho

Desculpe a intromissão, mas pelo que tenho lido aqui no forum, não descende também do casal: António Pereira Feio e Maria da Encarnação Gama de Amieira?

Se a resposta for afirmativa, poderei facultar-lhe alguns dados sobre a ascendência dela, inclusive os nomes que mencionei de Tomás Alvares da Gama e Maria Francisca do Rego ( que recentemente descobri ter havido uma falha na transcrição e Chamava -se Mor Fernandes do Rego), são seus ascendntes.



Ana Maria Grácio

Resposta

Link directo:

RE: Sebastião Alvares da Gama casado com Dona Catarina Maria Machada(Evoramonte/Estremoz)

#331121 | gmma | 18 jun 2013 13:25 | Em resposta a: #331119

Caro A. Godinho

Peço desculpa, mas enganei no confrade, penso que não é o senhor o descendente de António Pereira Feio

Ana Grácio

Resposta

Link directo:

RE: Sebastião Alvares da Gama casado com Dona Catarina Maria Machada(Evoramonte/Estremoz)

#331265 | girafa | 20 jun 2013 17:06 | Em resposta a: #329910

renovo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: Sebastião Alvares da Gama casado com Dona Catarina Maria Machada(Evoramonte/Estremoz)

#335954 | girafa | 28 set 2013 11:36 | Em resposta a: #331265

Renovo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: Sebastião Alvares da Gama casado com Dona Catarina Maria Machada(Evoramonte/Estremoz)

#342338 | girafa | 11 fev 2014 19:09 | Em resposta a: #329910

Renovo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: Sebastião Alvares da Gama casado com Dona Catarina Maria Machada(Evoramonte/Estremoz)

#342989 | girafa | 26 fev 2014 21:56 | Em resposta a: #342338

renovo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: Sebastião Alvares da Gama casado com Dona Catarina Maria Machada(Evoramonte/Estremoz)

#342995 | LProjecto | 26 fev 2014 22:33 | Em resposta a: #342989

Cara Manuela,

A referida Maria da Gama, que foi casada com António Madeira, poderia (por enquanto mera hipótese) tratar-se da seguinte:

2.10.1604 - Santo André - Estremoz (tif. 138)
b. Maria - filha de Jerónimo da Gama (de Sande) e de Beatriz Henriques
p.p. Dom Lucas Portugal e D. Ângela de Sottomayor

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=274507

Pelo menos, no que respeita à cronologia, considerando que lhe são conhecidos filhos baptizados entre 1643 e 1648, não seria impossível, pois teria sido mãe até aos 44 anos...

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Sebastião Alvares da Gama casado com Dona Catarina Maria Machada(Evoramonte/Estremoz)

#343022 | girafa | 27 fev 2014 21:40 | Em resposta a: #342995

Caro Luís,

na verdade não consigo confirmar os dados que teve a amabilidade de me enviar.
Já tentei encontrar o casamento da Maria da Gama com o António Madeira e não consegui.
No entanto tenho a sua descendencia, se precisar poderei enviar.
Por curiosidade, também tem ligaçao a esta familia?

Cumprimentos ,

Manuela Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Sebastião Alvares da Gama casado com Dona Catarina Maria Machada(Evoramonte/Estremoz)

#343023 | LProjecto | 27 fev 2014 22:02 | Em resposta a: #343022

Cara Manuela,

Não descendo daquele casal. Uma das filhas, Isabel Madeira, foi casada com Manuel Martins Casco, irmão do tenente António Martins Casco - ascendente da minha mulher.

Tenho, como filhos de António Madeira, n. Sousel, e de Maria da Gama, os seguintes indivíduos:

- Jerónimo, b. 25.9.1643 - Stº André Estremoz
- José, b. 24.2.1645 - Stº André Estremoz
- Leonor, b. 19.9.1646 - Stº André Estremoz
- Helena da Gama, c.c. (29.7.1674 - Stº André) Bartolomeu Nunes Álvares, de quem houve, pelo menos, 8 filhos.
- Maria da Gama (possivelmente uma outra filha, mas carece de confirmação) c.c. António Pires Cabeça "o Moço", de quem houve, pelo menos, um filho António, b. 15.10.1684 - Stº André Estremoz.
- Isabel Madeira, c.c. (10.7.1672 - Stº André) Manuel Martins Casco, de quem houve, pelo menos, 6 filhos.

Se puder acrescentar mais à descendência daquele casal, agradecerei.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Sebastião Alvares da Gama casado com Dona Catarina Maria Machada(Evoramonte/Estremoz)

#343025 | girafa | 27 fev 2014 22:36 | Em resposta a: #343023

Caro Luís,

do casal Helena da Gama e Bartolomeu Álvares (desconhecia o nome do meio Nunes) um dos seus filhos é:

- Sebastião Álvares Gama (Capitão de ordenanças praça Estremoz) que casa com Dona Catarina Maria Machada de Sousa (Estremoz) que têm dois filhos:

#Manuel Alvares Machado de Sousa e Azevedo (Estremoz)
#Joam Alvares Gama (Estremoz - Sto André) que casa a 15-04-1742 em Sta Maria - Evoramonte com Isabel Maria Ignácia (Sta Maria - Evoramonte) e têm pelo menos nove filhos.

Os pais de Isabel Maria Ignácia são:

-Capitão Francisco Martins Taravelho (St.Maria Evoramonte) (Cas.St.Maria Evoramonte 09-06-1709) e Inês Rodrigues Fontes (St.Maria Evoramonte).

Não sei se estes dados lhe são uteis...

cumprimentos,

Manuela Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Sebastião Alvares da Gama casado com Dona Catarina Maria Machada(Evoramonte/Estremoz)

#343026 | LProjecto | 27 fev 2014 22:46 | Em resposta a: #343025

Cara Manuela,

Muito obrigado pelos dados que partilhou.
Posso acrescentar que Bartolomeu Álvares é referido como "Bartolomeu Nunes" nos registos de baptismo de seus filhos gémeos, António e Francisco, a 24.10.1683 (tif. 68)

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Sebastião Alvares da Gama casado com Dona Catarina Maria Machada(Evoramonte/Estremoz)

#343027 | girafa | 27 fev 2014 22:57 | Em resposta a: #343026

Caro Luís,
Obrigada pelos dados pois quando referiu que tinham oito filhos eu só tinha conhecimento de seis faltando-me então estes gemeos. Acrescento que nos outro registos de baptismo nunca surge o nome Nunes.

cumprimentos,

Manuela Carvalho

Resposta

Link directo:

Sebastião Alvares da Gama casado com Dona Catarina Maria Machada(Evoramonte/Estremoz)

#391732 | tito sousa | 03 mai 2018 19:42 | Em resposta a: #342995

Caro confrade Luís,

Sempre se confirma esta ascendência de Maria da Gama?

Teria o maior dos interesses em saber visto ser descendente deste casal. Já agora, terá alguma informação sobre a ascendência na varonia de António Martins Casco? Consigo chegar até ao bisavô dele, Fernando Martins Barroca (ou Casco), mas sem mais informações.

Cumprimentos,

Francisco C. Franco de Sousa

Resposta

Link directo:

Sebastião Alvares da Gama casado com Dona Catarina Maria Machada(Evoramonte/Estremoz)

#391763 | LProjecto | 04 mai 2018 17:38 | Em resposta a: #391732

Caro Francisco,

Terei todo o gosto em disponibilizar-lhe os elementos de que disponho relativamente à sua ascendência "Sousa", embora nos últimos tempos não tenha investido nessa linha - também da ascendência da minha esposa. Sugiro que me disponibilize o seu e-mail ou, em alternativa, que me contacte para: alengenea(arroba)gmail(ponto)com.

Cumprimentos,
LPC

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 16:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen