Ajuda a decifrar assento

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Ajuda a decifrar assento

#330303 | gmarques2 | 03 jun 2013 20:47

Caros amigos, peço ajuda com este assento.

https://lh3.googleusercontent.com/-MpvV5oUvEg8/UaPddFzPuqI/AAAAAAAAAgc/OGCopeWUZpM/s800/b-joaquim-rosa-1812.jpg

"netto paterno de Jacinto da Rosa ...... e de Anna Joaquina da Almeida".

Eu nao posso decifrar o ultimo nome. Puga?

Cump.
G. Marques

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda a decifrar assento

#330318 | Rosadelli | 03 jun 2013 22:39 | Em resposta a: #330303

Caro G. Marques.

Pelo que li, parece-me claramente "netto paterno de Jacinto da Rosa Pega ...... e de Anna Joaquina da Almeida". Se reparar os outros "e" que estão no texto são idênticos.

Cumprimentos.
Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda a decifrar assento

#330363 | gmarques2 | 04 jun 2013 14:46 | Em resposta a: #330303

Pega não é um nome comum. Existem outras opiniões?

G. Marques

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda a decifrar assento

#330366 | marsousa | 04 jun 2013 15:24 | Em resposta a: #330363

Também me parece claramente que o apelido é Pega.

Já agora espero que tenha lido a minha resposta a outro dos vários tópicos que colocou pedindo ajuda na leitura de documentos e a que respondi no próprio dia 20 de Maio.

Cumprimentos,
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda a decifrar assento

#330367 | gmarques2 | 04 jun 2013 15:30 | Em resposta a: #330366

Sim, Sra. Maria. Já li as suas respostas. Obrigado pela vossa ajuda.

G. Marques

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda a decifrar assento

#332618 | donruri | 18 jul 2013 10:42 | Em resposta a: #330303

Bom dia GMarques,

Pelo que percebi estes registos têm-no ajudado a subir nestas famílias Rosa e Gervásio. Também estou interessado nesta ascendência (que depois veio a formar os Pessoa de Amorim Rosa de Tomar).

Portanto:

José Pedro Gervásio da Rosa (n.1838) é filho de Joaquim José Vieira da Rosa (cirurgião?) e de Custódia Helena Gervásia (Bahia?). Neto paterno de Joaquim José da Rosa e Maria Brizida Vieira da Silva; neto materno de Joaquim Gervásio (Vila do Conde) e Maria Jacinta Gervásia (Boston?).

Questões:
Jacinto da Rosa (Pega) e Ana Joaquina de Almeida serão os pais de Joaquim José da Rosa, avós de Joaquim José Vieira da Rosa?
Sobre os Gervásios, tem mais info? Que ascendentes, qual a relação com Boston ou com o Brasil?

Agradecido,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda a decifrar assento

#332624 | gmarques2 | 18 jul 2013 13:00 | Em resposta a: #332618

Caro Confrade,

Sim, Jacinto da Rosa e Ana Joaquina de Almeida são avós de Joaquim José Vieira da Rosa. Infelizmente não há mais dados sobre este ramo da familia. Os registros foram destruídos pelas invasões francesas em Leiria. Eu sou descedente da família Pessoa Amorim Rosa.

Sobre a familia Gervasio, eu tenho mais informações. Joaquim Gervasio nasceu em Vila do Conde em 1788. Ele foi capitao e navegou navios entre Portugal e Brasil. Ele casou em Boston em 1813 e ainda há um ramo da familia Americana. Eu falei com um senhor da familia que faz genealogia para a familia. Gervasio Jose de Carvalho, pai de Joaquim Gervasio, casou 15 Mar 1785 em Vila do Conde com Custodia Thereza.

Eu posso enviar-lhe as informações, se você me enviar um e-mail - gggmmmar@hotmail.com

Cuprimentos

G. Marques

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda a decifrar assento

#332626 | aglobo | 18 jul 2013 16:11 | Em resposta a: #332624

Caro Confrade,

Não será Puga? Terá que verificar de este apelido é comum na zona ou em parentes próximos

Cumprimentos

M. Lobo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 09:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen