Ajuda - Significado de Sotomaior

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Ajuda - Significado de Sotomaior

#330667 | sams90 | 10 jun 2013 22:24

Caros Confrades,

Solicito a vossa ajuda no seguinte caso:

Tenho em meu poder cópias das acções de prova de fidalguia (pleitos de hidalguía da Real Chancellaría de Valladolid), de alguns dos meus antepassados, que eram naturais do Reino da Galiza.
Numa acção de fidalguia de 1702, aparece: “(...)Don António de Andrade, Sotomaior vecino de A (Aspera)(...)”. O que me intriga é a palavra “Sotomaior”. Não entendo o que significa neste contexto. De facto, não me parece que seja apelido, porque apenas aparece nesta frase e, em segundo lugar, porque aparece separado de Andrade por uma virgula. Também me ocorreu que possa ser algum cargo do exercito, visto que Don António combateu nas invasões inimigas. Alguém tem ideia do que este Sotomaior significa?

No seguinte link podem ver a frase:

https://plus.google.com/101025886252087389750/posts?hl=pt-PT

Com os meus melhores cumprimentos,

Sofia AMS

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Significado de Sotomaior

#330675 | HRC1947 | 11 jun 2013 00:39 | Em resposta a: #330667

Sofia;
D. António de Andrade.
Sotto Mayor, vizinho de { a } {aspera }.
J.G. Comos...[!!] actual bispo ...
Como se pode ver os nomes estão sublinhados.
A m/ leitura é esta.
https://lh4.googleusercontent.com/-ud3vyLmZecM/UbY8WPNpO3I/AAAAAAAAAAs/auKtjAPXem8/w506-h281-o/Don+Ant%C3%B3nio+de+Andrade.png
- [A- CTRL +]
--
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Significado de Sotomaior

#330676 | sams90 | 11 jun 2013 02:09 | Em resposta a: #330675

Caro HRC,

Muito obrigada pela sua atenção relativamente a este assunto.

Envio um novo link com o texto mais completo para que seja mais fácil de entender o contexto:

https://plus.google.com/photos/101025886252087389750/albums/5888024203731542897/5888024209214831218?banner=pwa&pid=5888024209214831218&oid=101025886252087389750

Na minha opinião o que lá está é isto:

“(...)Têm reconhecido e confessam por fidalgo notório de sangue a Don António de Andrade, Sotomaior habitante em A (Aspera), e que como tal fidalgo os que declaram depois que vive nele (em Aspera) e que antes vivia no de Fuente Arcada, que sabem muito bem os que declaram por ser o lugar de Áspera muito contíguo ao de Fuente Arcada, que ambos fazem uma freguesia. Que sempre nos dois lugares lhes guardaram e guardam as proeminências, excepções e franquezas e liberdades e mais prerrogativas que se guardam e devem guardar aos demais fidalgos notórios (...)”

Com os meus cumprimentos,

Sofia AMS

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Significado de Sotomaior

#330681 | roz | 11 jun 2013 08:51 | Em resposta a: #330676

Cara Sofia

Sera' que se refere ao sitio Sotomaior? http://www.soutomaior.com/
Quereriam dizer que ele era de Soutomaior e vivia em Aspera?
'E so' uma hipotese....

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Significado de Sotomaior

#330682 | abivar | 11 jun 2013 10:06 | Em resposta a: #330667

Cara Sofia,

Já tenho encontrado nomes em que aparecem vírgulas a separar apelidos; por vezes quando havia mais de dois apelidos "de solar" usavam-se as regras de pontuação habituais encarando-se o nome como uma descrição de proveniência e escrevendo-se por exemplo: "João de Sousa, Silva e Azevedo". Do mesmo modo o "e" era usado de acordo com a função gramatical, mesmo para ligar nomes de devoção a apelidos; assim, por exemplo, uma senhora de apelido Sousa a quem fosse dado o nome de baptismo "Maria da Ascensão" seria chamada "D. Maria da Ascensão e Sousa" (encontrei alguns exemplos destes na alta nobreza de côrte no século XVIII). No seu documento estou convencido de que se trata simplesmente de um segundo apelido apesar de serem apenas dois; é muito natural que fosse omitido em muitas ocasiões como tantas vezes ocorria com os segundos e terceiros apelidos, mesmo em assinaturas dos próprios.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Significado de Sotomaior

#330686 | JC | 11 jun 2013 11:24 | Em resposta a: #330667

Bom dia,

Em minha opinião trata-se de dois apelidos pois é bastante vulgar, nessa época, aparecerem assentos com os apelidos separados por vírgulas.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Significado de Sotomaior

#330689 | sams90 | 11 jun 2013 11:44 | Em resposta a: #330681

Cara Rosario,

Obrigada pelo seu interesse.

Ainda não me tinha ocorrido essa opção. Apesar de ter praticamente a certeza de que António de Andrade nasceu em San Martin de Águis, vou rever mais uma vez todo o processo de fidalguia para tentar perceber se há alguma possibilidade de ter nascido em Soutomaior.

Com os meus cumprimentos,

Sofia AMS

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Significado de Sotomaior

#330693 | sams90 | 11 jun 2013 12:00 | Em resposta a: #330686

Caro António Bivar e Caro José de Castro Canelas,

Agradeço muito o vosso seu interesse e atenção,

Também já tinha pensado nessa opção. É verdade que a família Andrade e a família Soutomaior chegaram a unir-se na Galiza. Contudo, há duas situações que me suscitam dúvidas: primeiro, o facto de o pai de António de Andrade ser Bartholomé de Andrade e a mãe ser Cathalina de Novoa (não seria mais lógico usarem o Novoa que era o apelido da mãe?); em segundo lugar, o facto de Sotomaior apenas aparecer neste preciso local e neste pleito de hidalguia. De facto, tenho outros pleitos, inclusivamente os dos netos de António, e em nenhum local, quer António de Andrade quer os filhos e os netos, são referidos como Sotomaior.

Penso que terei de conseguir avançar mais um pouco na minha pesquisa genealógica para perceber se há, de facto, nos antepassados de António de Andrade, algum Soutomaior.

Com os meus melhores cumprimentos,

Sofia AMS

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Significado de Sotomaior

#330718 | mtt | 11 jun 2013 19:06 | Em resposta a: #330693

Cara Sofia
Soto provém do italiano Sotto, por baixo.
Em Portugal, na segunda metade do séc. XIX, chamava-se Sótão à Loja, ao espaço que ficava “por baixo” da parte habitada do edifício, e até à Cave; e quando hoje usamos o mesmo substantivo para designar as águas-furtadas, queremos significar o espaço que fica “por baixo” do telhado.
Ainda se usa, isto é, já não usamos, mas as designações com o prefixo Soto, em vez de Sub ou Vice, ainda constam nos dicionários: Soto-almirante, por Vice-almirante.
Se o Soto galego corresponder ao português, como imagino que corresponde, poderá ser usado, também ele, em lugar de Sob, Sub e Vice.
Deste modo, e podendo traduzir-se ‒ com perdão do anacronismo ‒ Vizinho por Cidadão, talvez Soto Maior Vizinho queira dizer que o homem era o Segundo Mais Importante Cidadão lá da terra dele.
Cordiais cumprimentos,
Manuel Cravo.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Significado de Sotomaior

#330721 | sams90 | 11 jun 2013 20:00 | Em resposta a: #330718

Caro Manuel Cravo,

O seu comentário prova bem o quanto este fórum pode ser precioso.
É que eu estava muito longe de chegar a essa sua explicação que é perfeitamente plausível. De facto, o apelido Soutomaior, na maior parte dos casos, aparece escrito com OU e não apenas com O (Sotomaior), como acontece neste caso e, por esse facto, pensei que se podia tratar de algum título do exército. Contudo, a sua explicação faz muito mais sentido. É natural que um fidalgo notório de sangue fosse alguém com algum relevo social no local onde habitava, o que parece conferir com a sua explicação.

Agradeço muito a sua ajuda e atenção.

Cumprimentos,
Sofia AMS

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Significado de Sotomaior

#330740 | HRC1947 | 11 jun 2013 23:41 | Em resposta a: #330676

--
SOTOMAYOR

"Origem e significado Genealogists SOTOMAYOR não chegaram a acordo sobre a origem específica do nome de Sotomayor e que a idade cronológica usado pela primeira vez. De qualquer forma - como acontece com a maioria dos nomes de lugares espanhóis e sobrenomes contendo uma origem lingüística e levou à atual forma das leis fonéticas de cada período histórico. Velho castelhano e galego linhagem muito ilustre. DESTAQUES do título de duque de Sotomayor que foi concedida por Filipe V em 25 de abril de 1703 a D. Fernando Alvarez de Sotomayor e Lima, Marquês de Tenorio. O título de Marquês de Sotomayor foi concedida por Charles a 06 de fevereiro de 1774 para D. Francisco Sánchez-Pleites e Rosso, Marqués de Villamagna consorte. LINHAGEM E HISTÓRIA É principalmente um sobrenome galego. Há também um outro ramo desta linhagem, correspondendo a Andaluzia e Extremadura, que no registro. Último descendente do cavaleiro Sorodea Garcia Mendez, Mendez Sorodea Payo pai cujo filho Men Paes Soto povoado do vale, e eu chamo de Sotomayor. Repetidamente provou sua nobreza, em vários momentos, nas Ordens de Santiago, Calatrava, Alcântara e Montesa, na Chancelaria de Valladolid Real e da Real Companhia das Midshipmen. ARMS Argent, três tiras com dois jaqueles ordens e gules de ouro, cada um separado por um traço de sable. PERSONAGENS SOTOMAYOR na história DESTAQUES Sotomayor Ramón Valdés, o historiador chileno. Nascido em Santiago em 1830. Ele publicou vários trabalhos. Sotomayor Toponímia O local está localizado na cidade de Moon (Pontevedra). Sotomayor é o nome de um outro lugar em Taboadela (Ourense). THE LAST hoje o nome é muito comum em toda a península, especialmente em ambos Castela, Galiza e Andaluzia. Em outras comunidades, há também muitas famílias Sotomayor sobrenome, especialmente nas grandes cidades. Na América o nome tornou-se generalizada, especialmente durante a Reconquista. BIBLIOGRAFIA-Blasones Armas e linhagens de Espanha, Diego Urbina, - Blasones, Juan Francisco de Hita - Heráldica Estudos Basco, Juan Carlos de Guerra -. Nobreza de Aragão, Pedro Vital - Nobreza. , Jeronimo de Villa -. The Solar catalão, Valência e Baleares A. e A. Carraffa García colaboração com Armando de Fluvia e Escorsa de "Catalão Sociedade de Estudos Históricos." - Notas e Noções Nobreza Genealogia e Heráldica -. Dicionário do sobrenome espanhol. -Geral Nobiliari Català, Domenech e Roura Felix. -Armory Palácio Real. Endogamia-Blasonario de Ibérica -. Nobreza espanhola, Atienza julho -. Observações históricas Trovas críticas. Espanhol patronímico-Armory -. Cantabria Shields. Asturiano-Heráldica."
Fonte;Wikipédia.
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Significado de Sotomaior

#330757 | JC | 12 jun 2013 10:30 | Em resposta a: #330721

Cara Sofia

Não contrariando o confrade Manuel Cravo o termo Souto/Soto/Sotto, significa um terreno povoado de carvalhos, castanheiros ou mesmo azinheira ou sobreiros e segundo creio é esta a origem do nome. um Sotto maior/mayor é um souto grande, um terreno extenso povoado de algumas das árvores referidas.

No entanto mantenho a opinião que aqui, para mim é claramente um apelido.

Cumprimentos,

JC

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Significado de Sotomaior

#330819 | sams90 | 13 jun 2013 00:50 | Em resposta a: #330740

Caro HRC,

Mais uma vez muito obrigada pela sua ajuda.

De facto, o texto que citou confirma de que se trata de um apelido tipicamente Galego, tal como o meu antepassado, António de Andrade.

Tal como já referi, irei continuar a minha pesquisa e vou tentar perceber se esse apelido aparece nos ascendentes de António de Andrade.

Cumprimentos,

Sofia AMS

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Significado de Sotomaior

#330821 | sams90 | 13 jun 2013 01:07 | Em resposta a: #330757

Caro José de Castro Canelas,

Eu tinha, efectivamente, conhecimento de que soto era um terreno com árvores, contudo, no contexto apenas não me pareceu que fizesse sentido.

Depois de ler o comentário do confrade Manuel Cravo fui investigar a realmente no dicionário aparece esta definição para soto:
http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx?pal=soto

Tal como disse ao confrade HRC, irei continuar a investigar para perceber se existe algum Sotomaior nos ascendentes de António Andrade.

Mais uma vez aproveito a oportunidade para agradecer o seu interesse e ajuda.

Cumprimentos,

Sofia AMS

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Significado de Sotomaior

#330862 | Millafre | 13 jun 2013 19:08 | Em resposta a: #330821

Es bastante frecuente encontrar en los documentos de los archivos gallegos personas con el apellido Sotomayor o Soutomaior, que no tienen algo que ver con este linaje; en ocasiones es presunción de los usuarios que hasta llegan a firmar con ese apellido; pero como se trata de un apellido largo y bien sonante, en otros muchos casos es adulación de los escribanos al otorgante de la escritura, o de los testigos al que los presenta por tales.

El valle de Souto, a orillas del río Oitavén, fue repoblado por la familia apellidada Sorred o Sorredea, que acabó sustituyendo el identificativo familiar por el toponímico. La historia más conocida de los Sotomayor es la referida al bastardo Pedro Madruga, conde de Caminha, que aterrorizó la parte sur de la provincia de Pontevedra en la segunda mitad del XV. Soutomaior es hoy un pequeño municipio en el borde de la ría de Vigo, más conocido por las ostras de Arcade que por el castillo del conde loco, en el alto de un cerro con unas maravillosas vistas sobre la ría; el castillo hoy propiedad de la Deputación Provincial, conserva un espléndido jardín con una diversidad botánica que ha merecido importantes premios internacionales, aunque no sirve para borrar la memoria de los pillajes y fechorías del personaje.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Significado de Sotomaior

#330865 | HRC1947 | 13 jun 2013 19:58 | Em resposta a: #330862

--
Claro...http://www.geneall.net/H/per_page.php?id=1525
Nome bem sonante, todos queriam ser Sotto Mayor.
Esta sua notícia leva-nos a uma grande reflexão! ...
Obrigado
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Significado de Sotomaior

#330866 | HRC1947 | 13 jun 2013 20:04 | Em resposta a: #330865

-
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=167502
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Significado de Sotomaior

#330868 | HRC1947 | 13 jun 2013 20:12 | Em resposta a: #330866

--

http://www.geneall.net/P/per_tree.php?id=167502
-

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Significado de Sotomaior

#330869 | HRC1947 | 13 jun 2013 20:18 | Em resposta a: #330868

-
http://www.geneall.net/P/per_tree.php?id=167535
-

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 08:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen