Moura Coutinho de Celorico de Basto - Quinta da Lage - Gémeos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Património | Pessoas

Moura Coutinho de Celorico de Basto - Quinta da Lage - Gémeos

#330673 | Francisco Queiroz | 11 jun 2013 00:05

Caros confrades
Tal como refiro aqui http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=330672 estou a pesquisar um Baltazar de Moura Coutinho cujo filho homónimo terá casado em Atei, onde deixou descendência, que, em parte, estou a tratar para um estudo de certa dimensão.
Isto que referi sobre o tal Baltazar de Moura Coutinho, é segundo Felgueiras Gaio, em Coutinhos. Estou agora a tentar comprovar o que Gaio afirma.
Ora, o dito Baltazar de Moura Coutinho era, supostamente, Esplendião Álvares de Moura Coutinho, da Quinta da Lage, em Gémeos. Por isso, pergunto: o que se sabe, de concreto, sobre esta quinta, no século XVII? Quando foi dividida em duas? Os Mouras desta quinta tinham mesmo direito a usar o apelido COutinho, ou é uma invenção de Gaio, com base na suposição de serem descendentes do Magriço? Já li várias coisas sobre este assunto, mas vejo que não existe unanimidade. Como estou agora a entrar por este assunto, e a nunca pesquisei essa freguesia, ou essa família, agradeço toda a ajuda que me puderem dar.
Obrigado e cumprimentos
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Moura Coutinho de Celorico de Basto - Quinta da Lage - Gémeos

#330679 | JAVSO | 11 jun 2013 06:41 | Em resposta a: #330673

Caro Francisco Queiroz
O que segue nada adianta para o seu trabalho, mas é um desabafo de quem anda perdido nesses Moura Coutinhos.
Como já lhe disse, tenho ascendência Moura, em Atei, e Moura Coutinho (de um Francisco Machado de Moura Coutinho), em Gémeos, e não consigo entroncar qualquer um destes ramos. Sei que a um dos meus antepassados Portilho de Magalhães foi concedido brasão de armas com a representaçõ, além de outras, das armas dos Mouras.
Neste Forum já houve várias trocas de mensagens relativas aos Moura Coutinhos de Celorico de Basto.
Com o meu pedido de desculpas por nada ter informado, envio-lhe os meus mais respeitosos cumprimentos,
José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Moura Coutinho de Celorico de Basto - Quinta da Lage - Gémeos

#330684 | Francisco Queiroz | 11 jun 2013 11:07 | Em resposta a: #330679

Pois; nós já "falámos" sobre isso, mas eu não tenho nomes coincidentes com os seus. Além do mais, nessa linha, e porque não é de Cerva, mas vai lá parar, eu não tenciono "desviar-me", visto em Cerva já ter muito com que me desviar, até ficar de cabelos em pé com tantos primos a casarem entre si. De qualquer modo, obrigado. Lembre-me, mais para o fim deste ano, de voltarmos à questão. Pode ser que eu tenha mais dados, pois estou a preparar o capítulo sobre a ascendência em Gémeos.
Cumps.

Resposta

Link directo:

RE: Moura Coutinho de Celorico de Basto - Quinta da Lage - Gémeos

#330732 | CAPICUA | 11 jun 2013 22:18 | Em resposta a: #330673

Caro Francisco Queiroz
Sou uma descendente da Casa da Lage. Meu bisavô Bento Alves de Moura nasceu nessa casa mas, sendo segundo filho varão, foi seu irmão quem seguiu o morgadio. Poderá ver a minha ascendência aqui na base de Genea.
A questão que levanta tem sido para mim também um verdadeira quebra-cabeças.
Recuando ao ano de 1647, a Casa da Lage era habitada por Maria Moura da Silva filha de Gonçalo Moura Coutinho e Francisca da Silva(dos Silvas de Adoufe) e pelo casal Silvestre Álvares e Sezília Pires da Fonseca, dos quais descendo.
Gonçalo de Moura Coutinho é filho de António de Moura Coutinho, que por sua vez é filho de Gonçalo Gonçalves de Moura Coutinho e Guiomar de Moura Coutinho.
Quanto ao casal Silvestre Álvares e Sezília Pires da Fonseca, não consegui, até agora, mais nada.
O próprio D. José de Moura Coutinho, bispo de Lamego e parente, limita-se a dizer que eram parentes , mas não tenho mais nenhum dado. O certo é que a descendência desde casal se cruza várias vezes com os Moura Coutinho e são eles que seguem na Casa até hoje. Ao longo das gerações aparece e desaparece o apelido Coutinho. Sezilia Pires da Fonseca presumo terá parentesco com o padre António Pires da Fonseca ( Abade de Santa Tecla) . Pelos paroquiais de Gémeos e Santa Tecla, nada consegui, pois estamos nas datas limites. O filho deste casal, António Álvares, nasceu em 1649 e já não consegui encontrar o registo do casamento de Silvestre e Sezília.
Caso tenha qualquer informação adicional, agradeço que a compartilhe.
Cumprimentos
Ana Montez de Moura

Resposta

Link directo:

RE: Moura Coutinho de Celorico de Basto - Quinta da Lage - Gémeos

#330735 | Francisco Queiroz | 11 jun 2013 22:52 | Em resposta a: #330732

Obrigado, cara Ana Montez de Moura
Embora me tenha ajudado, tornou o tema ainda mais complicado. Decididamente, não posso aventurar-me a aprofundar a questão, visto ser um tema algo lateral no estudo que estou a fazer.
Se não se importasse, pedia-lhe que me enviasse um email para franciscoqueiroz[arroba]sapo[ponto]pt porque gostava de lhe fazer uma pergunta em privado. É sobre a Casa da Lage.
Mais uma vez, obrigado.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 02:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen