Como encontrar registro do Hospital da Universidade de Coimbra do final do século retrasado

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Como encontrar registro do Hospital da Universidade de Coimbra do final do século retrasado

#330763 | ricfaim | 12 jun 2013 11:12

Olá pessoa, em pesquisas sobre meus antepassados de sobrenome Faim, vindos da região de Montemor-o-Velho e Catanhede, descobri que meu trisavô casou-se 2 vezes, sendo que no registro do segundo casamento (documento da Paróquia de Arazede de 1896), consta a informação que era viúvo de Maria José, falecida no Hospital da Universidade de Coimbra. O primeiro casamento dele, com esta esposa falecida pouco tempo depois, foi em 1888.
Portanto ela faleceu entre esses anos de 1888 e 1896.
Alguém sabe se há maneira de consultar este registro da Universidade com informação sobre o seu falecimento, data, causas? Ou os registros desta natureza somente as paróquias o faziam? Nessa situação em que residiam em Arazede, eu já procurei nesta Paróquia mas sem sucesso. Então não sei se encontraria em arquivos de outra localidade.
Agradeço qualquer informação.
Abraços

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar registro do Hospital da Universidade de Coimbra do final do século retrasado

#330771 | RCCORREIA | 12 jun 2013 12:41 | Em resposta a: #330763

Caro Ric Faim

Não sei se o HUC terá esse registo ou se será acessível-pesquisável.

O registo do óbito é feito no Registo Paroquial e/ou Civil. Os HUC ficavam na freguesia da Sé Nova mas em geral o registo era feito no lugar onde a pessoa era sepultada (sabe donde era natural?).

Cumpts
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar registro do Hospital da Universidade de Coimbra do final do século retrasado

#330774 | ricfaim | 12 jun 2013 13:47 | Em resposta a: #330771

Caro RCCORREIA, ela era natural de Arazede, Coimbra.

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar registro do Hospital da Universidade de Coimbra do final do século retrasado

#330790 | nmadureira | 12 jun 2013 20:13 | Em resposta a: #330763

Caro ricfaim,
Qual era o nome do seu antepassado?
NBM

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar registro do Hospital da Universidade de Coimbra do final do século retrasado

#330823 | ricfaim | 13 jun 2013 01:45 | Em resposta a: #330790

Olá nmadureira, o nome desta minha trisavó é Maria Matthias, nascida em 13 de Out de 1869 em Arazede, batizada em 24 de Out de mesmo ano na mesma localidade, e casada com Manuel Gomes Faim em 13 de Abr de 1888 também em Arazede. Tenho todos esses registros da paróquia de Arazede que descobri pelo eTombo.
Há outro registro em que seu marido Manuel Gomes Faim casa-se novamente em 5 de Set de 1896 com Luiza da Silva Teixeira, e é exatamente neste registro que consta que ele é viúvo de Maria Matthias, falecida no Hospital da Universidade de Coimbra. Então estou em busca do registro de seu óbito que ocorreu neste período entre os 2 casamentos do seu marido.

Outra pergunta: aqui no Brasil há muitas grafias de Manuel e Manoel, muitas vezes a mesma pessoa com diferentes grafias dependendo do documento e registro. Naquela época em Portugal o que era mais comum, se é que existia apenas uma opção? Manuel com "U" ou com "O"? Nos dados paroquiais de Arazede consta como "U", mas no Brasil já aparecem com "O".

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar registro do Hospital da Universidade de Coimbra do final do século retrasado

#330826 | nmadureira | 13 jun 2013 04:28 | Em resposta a: #330823

Caro Ric[ardo?] Faim,

-->A sua trisavó não é a Maria que indica como tendo nascido a 13/10/1869 e baptizada a 24/10/1869 em Arazede. Os pais desta são Lucas Rodrigues, jornaleiro, exposto da roda e Maria do Céu, de Arazede. Ora, se verificar o assento de casamento de Manuel Gomes Faim com Maria Matias, verificará que ela é filha de Manuel Matias e Margarida Teixeira, esta exposta da Roda, e ele natural de Arazede. Quando muito, poderá ser a Maria (* Arazede, 08/10/1869, bp. a 31/10/1869), filha de Manuel Simões Matias, seareiro e de sm Maria Cardoso; np de Joaquim Simões, solteiro, e de Joaquina Cardoso; nm de Manuel Rodrigues Azenha e de Brígida Cardoso.
-->Outra informação, o casamento de Manuel Gomes Faim e Maria Matias realizou-se a 09/04/1888 e não a 13 de Abril.
-->O seu trisavô Manuel Gomes Faim, filho de filho de Manuel Gomes Faim e de Leonarda de Jesus, moradores em Cadima, nasceu no lugar de Fornos, freguesia de Cadima, concelho de Cantanhede, a 13/09/1862, tendo sido baptizado a 29 do mesmo mês. Era neto paterno de Bernardo Faim e de Maria Matias; e materno de Manuel Fernandes Porto e de Veríssima de Jesus.
-->Os registos referentes aos óbitos ocorridos no Hospital da Universidade de Coimbra encontram-se no Arquivo da Universidade de Coimbra, na freguesia da Sé Nova, havendo um hiato temporal entre os anos 1895 e 1898.
-->Quanto à grafia dos nomes e apelidos, deve usar a grafia actual: Manuel, Matias, etc.

Cumprimentos,
Nuno Barbosa de Madureira

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar registro do Hospital da Universidade de Coimbra do final do século retrasado

#330827 | ricfaim | 13 jun 2013 05:42 | Em resposta a: #330826

Caro Nuno,

Muito obrigado por todos os detalhes. Eu já tinha informações destes detalhes. Porém não sei em qual fonte pesquisou sobre esta Maria Matthias, mas encontrei o registro de batismo dela com as datas que havia informado diretamente nos registros digitalizados da paróquia de Arazede nos arquivos da Universidade de Coimbra. Como pode ver neste endereço http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=39919, na imagem número 37 (página 35 do livro), o assento 84 faz referência à Maria minha trisavó, já que ali documenta que o nome de seus pais são exatamente Manuel Matias e Margarida Teixeira, ela então batizada em 13/10/1869 e nascida em 24/10/1869.
Por algum motivo que desconheço não informa o nome dos avós maternos, e também não consigo entender o nome completo da avó paterna, só podendo identificar Thereza ? ? Silva.
Eu já tinha conhecimento exatamente até a geração do Bernardo Faim e de Maria Matias. Porém não avancei mais do que isso, quando os registros já ficam mais escassos. Caso tenha mais detalhes de como buscar gerações anteriores, estaria muito agradecido de me informar.
Obrigado também por informar sobre os registros de óbitos do Hospital. Estarei procurando na freguesia da Sé Nova se encontro algo.
Vocês utilizam algum site que dispõe desses registros de forma pesquisáveis? Ou utilizam algum site de árvore genealógica? Eu utilize o myheritage e o familysearch onde vou cadastrando todos os antepassados que encontro.
Obrigado mais uma vez a todos.

Abraços.
Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Para o ricfaim (Alô!)

#330830 | Pedro França | 13 jun 2013 08:48 | Em resposta a: #330763

Caríssimo:

Também eu tenho Fains lá para trás, de Cadima e Arazede, mas mais antigos.
No que lhe interessa particularmente, há registos de entradas e saídas de doentes nos Hospitais da Universidade de Coimbra, no AUC. Lá vêm datas de entrada/saída, residência, naturalidade, ocupação laboral/condição social, estado civil, filiação, patologia, ou até mortis causa. Está tudo tratado, colocado em grelha, com numeração de entrada, folhas numeradas. Eu já estive com essa documentação nas mãos.
Para a época em questão, creio que o administrador dos HUC era o lente em medicina Bernardo Serra Mirabeau.

Abr.,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o ricfaim (Alô!)

#330841 | ricfaim | 13 jun 2013 12:07 | Em resposta a: #330830

Caro Pedro, e estes registros estão disponíveis online também? Sabe como busco por seus títulos?
Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar registro do Hospital da Universidade de Coimbra do final do século retrasado

#330857 | nmadureira | 13 jun 2013 16:23 | Em resposta a: #330827

Caro Ricardo,
Tem toda a razão, ralativamente ao assento de baptismo da sua trisavó. Os avós maternos não são indicados em virtude da mãe da sua trisavó ser exposta da roda, desconhecendo-se por isso os respectivos nomes.
Nuno Barbosa de Madureira

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar registro do Hospital da Universidade de Coimbra do final do século retrasado

#330860 | ricfaim | 13 jun 2013 17:53 | Em resposta a: #330857

"Exposta da roda" significa "adotada" no português brasileiro?
Como poderia saber desta informação, já que o texto de batismo não menciona esta situação?

Obrigado Nuno!

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar registro do Hospital da Universidade de Coimbra do final do século retrasado

#330877 | RCCORREIA | 13 jun 2013 23:02 | Em resposta a: #330860

Caro Ricfaim

Veja http://pt.wikipedia.org/wiki/Roda_dos_expostos

exposto=enjeitado

R

Resposta

Link directo:

RE: Para o ricfaim (Alô!)

#330883 | Pedro França | 14 jun 2013 00:39 | Em resposta a: #330841

Caro ricfaim:

Não, essa documentação não está digitalizada. Tem de ser consultada na sala de leitura. Se quiser, posso ver-lhe isso consoante os dados que tiver: datas prováveis de óbito.
Neste momento, em que estou na fase das avaliações de final de ano letivo mais a greve geral de profs., tenho tido pouca disponibilidade para passar pelo AUC. Logo que passe esta fase retomarei as minhas rotinas habituais.
No entanto, se estiver com pressa pode solicitar apoio à investigação junto do próprio AUC escrevendo para o e-mail abaixo:
auc-geral@auc.uc.pt

Só tenho a acrescentar que esse serviço o AUC costuma cobrar. É uma questão de ponderar e tentar.
Diga coisas.
Abr.,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o ricfaim (Alô!)

#330904 | ricfaim | 14 jun 2013 17:55 | Em resposta a: #330883

Obrigado pelo apoio Pedro. Não é necessário, minhas pesquisas é só com intuito de buscar história da minha família, chegar até o máximo que puder dos meus antepassados, quem sabe até descobrir a origem do nome Faim de onde veio.
Não tenho pressa, venho consultando há anos registros, e aos poucos conseguindo identificar mais e mais gerações.
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Para o ricfaim (Alô!)

#330949 | clover779 | 15 jun 2013 15:30 | Em resposta a: #330904

Caros,

como também tenho antepassados Faim da freguesia/couto de Cadima, estou a tentar estudar essa linha mas posso já informar que a primeira referência a um Faim na zona é mesmo no lugar da Gesteira (Cadima) no ano de 1659.

Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 22:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen