Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia do Porto

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia do Porto

#330889 | Marco | 14 jun 2013 12:10

Caros confrades,

O Arquivo da Misericórdia do Porto já está na Casa da Prelada e numa visita que fiz ontem fiquei com muito boa impressão sobre a Casa e o Arquivo.
Tem também lá uma biblioteca de acesso livre com muitas publicações sobre a cidade do Porto e de caráter geral.
Excelente ambiente para quem precise de fazer pesquisas neste arquivo histórico.
Parabéns ao Dr. António Tavares, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto
http://www.scmp.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=1096

Cumprimentos

José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia do Porto

#330910 | isabel71 | 14 jun 2013 19:48 | Em resposta a: #330889

Caro José,

Muito obrigada pela sua mensagem. Há muito tempo que me questionava onde estaria o Arquivo da Santa Casa da Misericórdia do Porto e foi com grande interesse que li a sua informação.
Cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia do Porto

#330925 | Jdas | 14 jun 2013 23:29 | Em resposta a: #330889

Não começou muito bem; parece-me.
Por muito que me esforce não consigo topar onde está escondido o prometido horário!…
http://www.scmp.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=1109

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia do Porto

#330926 | Marco | 14 jun 2013 23:33 | Em resposta a: #330925

Não é esse o link, é este:

http://www.scmp.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=1096

Arquivo Histórico
Horários e Contactos
Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia do Porto
Casa da Prelada
Rua dos Castelos, 485
4250-118 Porto

Dias úteis das 09h15 às 12h15 e das 14h15 às 17h15

arquivohistorico@scmp.pt


Responsável: Alice Azevedo
alice.azevedo@scmp.pt

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia do Porto

#330927 | Jdas | 14 jun 2013 23:51 | Em resposta a: #330926

Se activar o item “Núcleo Museológico” da lista “Culto e Cultura”, abre-se uma pág. intitulada “Apresentação”. Nesta, prima nos “Horários e Contactos”…

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia do Porto

#330933 | Marco | 15 jun 2013 11:15 | Em resposta a: #330927

Senhor ou senhora Jdas, eu limitei-me a dar uma informação que pensei ser do interesse das pessoas que precisam de fazer pesquisas neste arquivo, mas já vi que o meu objectivo não foi conseguido e acabei por arranjar problemas.
Irei pedir ao moderador do fórum para retirar estas minhas mensagens que em vez de elucidarem estão a baralhar isto tudo
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia do Porto

#330935 | roz | 15 jun 2013 12:16 | Em resposta a: #330933

Caro Jose

Apreciamos a sua informacao e o favor que nos fez em avisar! O problema 'e que ha pessoas que gostam de criticar..... Nós compreendemos que o site nao 'e seu, o senhor teve somente a gentileza de nos dar o conhecimento da sua existencia. Quem nao gostou que se queixe 'a organizacao.
O melhor 'e nao ligar a certos comentarios.....

Agradecidos cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia do Porto

#330940 | Metalbrain | 15 jun 2013 13:39 | Em resposta a: #330935

Mas que bela informação nos deu, Caro José!

Eu tenho várias coisas para pesquisar no Arquivo da Santa Casa do Porto... O que me falta agora é tempo e disponibilidade para ir ao Porto! Mas agora já sei exactamente onde ir e a que horas! ;)

Atenciosamente,
Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia do Porto

#330941 | Jdas | 15 jun 2013 14:08 | Em resposta a: #330933

Denotando suportar mal os factos (alheios), transbordando de si mesmo e, interpretando aquilo que escrevi, como um ataque pessoal, perturbado, investe-me com o recurso de afirmações falsas…
Veritas odium parit

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia do Porto

#330942 | Jdas | 15 jun 2013 14:17 | Em resposta a: #330935

"O problema" é que bocê além de ser uma descarada intrometida é uma ignorante...
Tem razom! O melhor é não ligar a certos comentários, especialmente bindos de bomecê.

Quando vai aproveitar essa informação?

Dominus tecum

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia do Porto

#330955 | Fernando do Vabo | 15 jun 2013 16:35 | Em resposta a: #330940

Caro confrade Vitor Silva,
primeiramente, gostaria de agradecer ao confrade José Reis pelas informações, pois através delas, já mandei um email para D. Alice Azevedo.

Quanto ao Sr. Vitor, pediria que quando fosse fazer suas pesquisas no AHSCMP, incluísse o nome de um ascendente meu , que foi Provedor da Stª Casa da Misericórdia do Porto no período de 1579-1580.

Trata-se GEORGE DE VABO RIBEIRO.

Como estou fazendo a árvore genealógica da família. gostaria de saber seus ascendentes, descendentes, datas de nascimento e óbito e quaisquer outras informações que porventura descobrir.

Desde já agradeço pela atenção

Cordialmente


FERNANDO DO VABO

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia do Porto

#331047 | Metalbrain | 17 jun 2013 14:18 | Em resposta a: #330955

Boa tarde Caro Fernando do Vabo,

Eu não sei quando lá poderei ir... e se lá conseguirei!
Moro em Lisboa e será dificil, nesta altura, conseguir arranjar disponibilidade para lá ir.

Gostaria de lá ir, para ver se conseguia algumas informações sobre alguns ascendentes meus que estavam na "Roda". Vamos lá ver se durantes os próximos anos lá conseguirei dar um salto e ver alguma informação... :D

Mas fique descançado... Se por algum motivo veja que lá consigo ir, verei o seu pedido! ;)

Atenciosamente,
Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia do Porto

#331052 | Fernando do Vabo | 17 jun 2013 16:04 | Em resposta a: #331047

Caro confrade Vitor Siva,

agradeço pela maneira gentil e educada da sua resposta. Aguardarei futuramente uma resposta..


OBS: Estamos começando uma campanha para que os Europeus NÃO venham a COPA DO MUNDO no BRASIL.

Como represaria aos altos gastos com super faturamento em todas as obras, quando nas necessidades do povo, não são investidos um centavo.

Caso o Sr. conheça pessoas que tenham essa intenção, remova-os desta intenção, pois só terão problemas com o alto índice de criminalidade no país.

Sei que aqui não é lugar para se falar desses assuntos, mas temos que aproveitar as oportunidades, quando temos contatos com pessoas do outro continente.

Cordialmente

FERNANDO DO VABO

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia do Porto

#331056 | AQF | 17 jun 2013 17:57 | Em resposta a: #330889

Caro José António Reis,

Pela parte que me toca agradeço as boas notícias, que de tempos a tempos nos costuma trazer.

Já dei uma vista de olhos no mapa do site e efectivamente confirma-se no "link" que deu o horário do Arquivo Histórico (Dias úteis das 09h15 às 12h15 e das 14h15 às 17h15).

No outro "link" referido por Jdas, que diz respeito ao Núcleo Museológico, não constam horários porque, como lá vem referido, está temporariamente encerrado para obras de reabilitação da cobertura da Galeria dos Benfeitores.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia do Porto

#331142 | Jdas | 18 jun 2013 17:28 | Em resposta a: #331056

Essa advertência, de última hora, é posterior à troca de informações em 14 do corrente mês, como é sabido.
Outrossim, um tanto apressada, com reflexos na ausência do acento: “Nucleo”.
Mas, mesmo que não fosse…

Resposta

Link directo:

Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia do Porto

#387086 | __Eagle__ | 01 dez 2017 19:14 | Em resposta a: #330889

Viva,

Duas perguntas:
- Sabem se é possível aceder aos registos dos órfãos do século XVIII acolhido pela SCM?
- Sabem se há algo online?

Obrigado

Cumps

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 17:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen