Localizar a Certidão de Nascimento de avô português

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Localizar a Certidão de Nascimento de avô português

#330906 | crapereira | 14 jun 2013 18:11

Quem pode me ajudar?
Estou tentando conseguir a Certidão de Nascimento de meu avô.
Só conheço o ano que nasceu, o nome de seus pais, irmãos (vieram todos para o Brasil) e um lugar chamado Detras dos Montes (não tenho certeza do nome).

Resposta

Link directo:

RE: Localizar a Certidão de Nascimento de avô português

#330907 | MCNN | 14 jun 2013 19:02 | Em resposta a: #330906

Boa tarde

Indique por favor o que sabe sobre o seu avô, pais e irmãos (nomes, anos de nascimento, ano em que foram para o Brasil, etc), que concerteza alguém lhe dará uma ajuda.

Trás-os-Montes era uma antiga província portuguesa, que corresponde actualmente aos distritos de Vila Real e de Bragança.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Localizar a Certidão de Nascimento de avô português

#330912 | crapereira | 14 jun 2013 20:41 | Em resposta a: #330907

Prezado Mário,
Segundo meu Tio (que mora no Rio de Janeiro), meu avô ROBERTO PEREIRA veio para o Brasil com 10 anos de idade, sozinho, para se encontrar com seus irmãos em MANAUS, no Estado do Amazonas.
Seus pais, JOSÉ PEREIRA e ANNA DO CARMO, nunca viajaram para o Brasil.
Como Roberto Pereira se recusou a frequentar o Seminário, seus parentes o mandaram para o Brasil.
Em Manaus, deram estudo para ele e depois foram sócios em uma das maiores Serrarias da região. Hoje a Serraria Pereira não existe mais.
Em toda documentação que consegui juntar, consta sempre que meu avô, Roberto Pereira, era Português. Na Certidão de Casamento, consta que ele casou em 14/06/1924 e tinha 32 anos. Na Certidão de Óbito dele e na de Nascimento de meu pai consta que ele era Português, mas não cita sua cidade de origem.
Ainda, segundo o meu Tio, os irmão de meu avô se chamavam: Eduardo Pereira, Manoel Pereira, Antonio Pereira e José Pereira. Em certa oportunidade, chegou a ouvir o nome da cidade Trás-os-Montes e da Vila Mean (não sei ao certo).
Agradeço desde já a oportunidade que estão me dando.
Abraços!
Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Localizar a Certidão de Nascimento de avô português

#330916 | f4b2 | 14 jun 2013 22:06 | Em resposta a: #330912

Caro Carlos

Estive a verificar os Anuários de Portugal dos anos de 1908/1909 e Vila Meã pertence ao Concelho de Vila Nova da Cerveira Distrito de Viana do Castelo, e verifiquei que o apelido PEREIRA é referido em dezenas de nomes, mas não vi estes nomes mencionados, apesar de constarem muitos Josés, Antónios e Manoéis ------ PEREIRA, só que nos nomes também está o apelido do lado materno.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Localizar a Certidão de Nascimento de avô português

#330917 | hpinto | 14 jun 2013 22:08 | Em resposta a: #330912

Amigo Carlos:

Em Trás-os-Montes existem 3 localidades com o nome de Vila Meã: uma no concelho de Chaves, outra no de Vila Pouca de Aguiar e outra no de Vila Real.
Entretanto seu avô tinha com certeza uma carteira de identidade de estrangeiro, que passou a ser obrigatória em 1938. Veja aqui como consultar os documentos:
http://www.arquivonacional.gov.br/media/cartilha%20COADI%20imigrantes%20PARTE%201%20DE%204.pdf
http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=168

Boa sorte!
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Localizar a Certidão de Nascimento de avô português

#330919 | MCNN | 14 jun 2013 22:26 | Em resposta a: #330912

Caro Carlos

Neste momento já me restam poucas dúvidas de que o seu avô nasceu em Vila Meã, basta reparar nesta entrada que existe na base de dados do Cepese:

http://www.cepese.pt/portal/investigacao/bases-de-dados/emigracao/pesq_titulares?nome=%25roberto+pereira%25&naturalidade=vila+me%C3%A3&pai=&mae=&SUBMIT=Pesquisar

Ou estamos perante uma enorme coincidência de nomes ou será o registo do pedido de passaporte do seu avô.

Resta um pequeno (grande) problema. Em que localidade de nome Vila Meã é que ele nasceu ? Digo isso porque existem diversas localidades com esse nome em Portugal.

Eu penso que deverá ser uma das localidades com esse nome que existe no distrito de Viseu, mas o melhor mesmo é o Carlos entrar em contacto com o Cepese o qual, a troco de uma pequena importância, lhe dará outros dados que eles possuem (idade, data do pedido de passaporte, etc). E dar-lhe-ão ainda outro dado que para mim será o mais importante, que é a indicação sobre qual o Arquivo Distrital onde eles recolheram esta informação.

Faça isso que eu lhe digo e, quando estiver de posse dessa informação, volte aqui para o podermos orientar melhor sobre como encontrar o assentode baptismo do seu avô.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Localizar a Certidão de Nascimento de avô português

#330921 | crapereira | 14 jun 2013 22:55 | Em resposta a: #330917

Já estou providenciando a consulta. Obrigado!

Resposta

Link directo:

RE: Localizar a Certidão de Nascimento de avô português

#331179 | crapereira | 19 jun 2013 00:44 | Em resposta a: #330917

Consultei o registro da carteira de identidade de estrangeiro dele, no Arquivo Nacional, aqui em Brasília/DF. Consta que era Português, nasceu em 25/11/1892, Chegou ao Brasil em 28/11/1903, em Manaus, Estado do Amazonas, no navio Anselm.
Estou aguardando a consulta no e-mail "cepese@cepese.pt" para identificar se existe registro da cidade natal de meu avô.
Aguardo orientações. Atenciosamente,
Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Localizar a Certidão de Nascimento de avô português

#331243 | Benedictor | 20 jun 2013 02:38 | Em resposta a: #331179

Olá, Carlos! Uma possibilidade de pesquisa é você pedir no Cartório onde ele se casou o desarquivamento do processo de casamento dele. São os papéis que os noivos preenchem antes do casamento. Em geral nestes formulários os noivos são bem mais específicos em relação ao preenchimento da cidade de origem, mas após o casamento a certidão emitida sai apenas com informação resumida e só consta o nome do país de nascimento. E nestes processos podem também estar incluídos até cópias da certidão de nascimento dos noivos, o que seria melhor ainda! Espero ter ajudado e boa sorte!
Benedicto

Resposta

Link directo:

RE: Localizar a Certidão de Nascimento de avô português

#331264 | crapereira | 20 jun 2013 16:30 | Em resposta a: #331243

Acho pouco provável, mas vou tentar.
Que eu saiba, no Brasil só vale o livro de registro. Tanto que nas certidões a folha e o número do livro são citados.

Resposta

Link directo:

RE: Localizar a Certidão de Nascimento de avô português

#331402 | crapereira | 23 jun 2013 00:36 | Em resposta a: #330919

Já mandei três e-mail para o CEPESE e sequer me responderam. Segundo o Arquivo de Amarante, Vila Meã possuía as freguesias de Mancelos, Real, Ataíde, Oliveira e Travanca, e que os registros de nascimento foram transferidos para o Arquivo Distrital do Porto. Para consultar o banco de dados do Porto, eles recomendam que eu informe a freguesia onde meu avô foi registrado.
Se o CEPESE não responder até terça-feira, vou iniciar a pesquisa assim mesmo, talvez seja mais caro.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 07:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen