Registos paroquiais de Alvôco da Serra

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Registos paroquiais de Alvôco da Serra

#331008 | pjsantos | 16 jun 2013 20:36

Boa tarde,

Estou fascinado com esta abordagem que não conhecia nem fazia ideia que existissem estes registos e discussão. Um primo de Vasco Esteves de Cima forneceu-me um rascunho sobre os meus (e dele) ascendentes - atual familia Antunes, recolhidos a partir dos livros da paróquia de Alvôco da Serra. Fiz a recolha sobre o Myheritage e facilmente atingi em linha directa os 250 nomes. Na primeira pesquisa e observando os diálogos trocados e que comparei com a minha recolha, concluo que fui bafejado face ao elevado número de nomes e locais coincidentes.
Em breve espero poder contribuir com recolhas que também pretendo efetuar. Deixo nota resumida da minha ascendência mais recuada:
- João Homem e Ana Pires (Fontão), têm filho António João, neto Tomé Francisco (1731)
- Mateus Gonçalves e Maria de Brito, têm filho Mates Gonçalves, neta Luzá da Silva
(este ultimo ramo é comentado no forum sobre registos da paróquia da Vide)

- Domingos Francisco (n. cebola) e Isabel Antunes (n. Cide), têm filha Maria Antunes - este ramos tem menos 2 gerações que os anteriores

Ultimos nomes de cada ramos:
- Manuel Alves e Maria Galvão, filho João Alves (os 3 com n. Cide)
- António João (n. Balocas) e Maria Josefa (n. T.Cima), filha Teresa Maria (ou Lopes)
- Manuel Fernandes (n. Piodão) e Ana Lopes (n. T.Cima), filho António da Silva
- Tomé Lopes (n. T.Baixo) e Maria Nunes, filha Josefa Maria (n. T. Baixo)
- Manuel Lopes (n. Loriga) e Ana Fernandes, filho Francisco Lopes

- Luis Manuel e Joana Lopes, filho Manuel Francisco
- Domingos de Brito e Margarida Marques, filha Ana de Brito

. Manuel Nunes (n. Tortosendo) e Maria Marques (Vasco Esteves), filho António Marques
- Antonio da Silva (T.Cima) e Maria Francisca, filha Joana da Silva
....
- Manuel Lopes e Catarina Maria (ambos n. Gondufo), filho João Lopes

- Manuel Galvão e Domingas Marques, filho Sebastião Galvão
- António da Silva e Catarina da Silva, filha Maria da Silva, neta Rita Maria (20-02-1757)

Tenho muitos nomes sem datas, quase todos com indicação local nascimento.

Cumprimentos
Paulo Santos

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Alvôco da Serra

#331091 | Carlos Lima | 17 jun 2013 22:32 | Em resposta a: #331008

Caro Paulo Santos,

Bem vindo ao maravilhoso mundo dos puzzles humanos.

Estou desde há 1 ano apenas a recolher registos da área e garanto-lhe que quanto mais procuro, mais encontro, é fantástico.
Estou em Lisboa mas vou estar prá semana por aí.

Abraço e boas pesquisas.

Carlos Lima

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Alvoco da Serra - João Homem/Ana Pires?

#332906 | Raquelis | 23 jul 2013 17:24 | Em resposta a: #331008

Caro Paulo Santos

É realmente um fascínio a constituição destes "puzzle" genealógico.

Penso que tenho algumas peças que o poderão ajudar e desde já agradeço que me ajude a completar ou reparar os meus registos naquilo que lhe parecer que me falta ou que está errado, já que infelizmente os paroquiais de Loriga tardam a ser colocados "on-line"

Vou abrir a sua mensagem tratando em separado cada um dos casais que cita.


"- João Homem e Ana Pires (Fontão), têm filho António João, neto Tomé Francisco (1731)"

R - Este João Homem tenho-o nascido a 2 de Julho de 1617 na Loriga, filho de Manuel Rodrigues nascido perto de 1585 na Loriga e falecido a 2/2/1649,casado com Ana Fernandes Gaspar. Nos meus registos é o terceiro de 5 filhos deste casal, nascidos entre 1612 e 1628.

A esposa tenho-a como Ana Francisca e não Ana Pires, falecida no Fontão em 5/3/1684, onde terá vivido o casal, filha de Pedro João e Catarina Nunes da Loriga e onde tiveram pelo menos 4 filhos, entre eles um António João "0 velho",nascido em 28/12/1653 - Fontão e casado em 1/10/1680 com Domingas João Gonçalves, nascida no Fontão em 8/6/1667, filha de Domingos Garcia do Loureiro e Ana João do Fontão, neta paterna de Pedro Garcia e Ana Lourenço, neta materna de Pascoal Gonçalves e Ana João do Fontão. Este últimos quatro casais já terão nascido nos finais do século XVI.

António João "o velho" e Domingas João Gonçalves tiveram pelo menos 12 filhos, nascidos entre 1685 e 1710. Não encontro o Tomé Francisco e, pela data que indica (1731) não m parece filho deste casal.

Tenho um Tomé Francisco de Loriga casado com Luísa da Silva do Alvoco da Serra em 7/7/1755 mas no casamento não era indicada a filiação. Será que é o 13º filho de António João/Domingas João Gonçalves?

Cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Alvoco da Serra - Mateus Gonçalves /Maria de Brito

#332910 | Raquelis | 23 jul 2013 18:23 | Em resposta a: #331008

Caro Paulo Santos

Da sua mensagem:

"- Mateus Gonçalves e Maria de Brito, têm filho Mates Gonçalves, neta Luzá da Silva
(este ultimo ramo é comentado no forum sobre registos da paróquia da Vide)"

R - Mateus Gonçalves terá nascido perto de 1654, filho de outro Mateus Gonçalves e Águeda Lopes. Tem pelo menos mais 7 irmãos e faleceu em 10de Abril de 1710 (Alvoco da Serra) .

Maria de Brito faleceu em 13,4,1708, será filha de um Manuel de Brito e tem pelo menos mais 2 irmãos. Este Manuel de Brito será descendente de António Aparício e Maria Fernandes de Cáceres. Convém ler todas as mensagens colocadas aqui no Fórum sobre o assunto, em especial "Britos de Loriga/Vide colocada em 2003.

Mateus Gonçalves/Maria de Brito parece terem vivido em Vasco Esteves onde tiveram pelo menos 6 filhos nascidos entre 1674 e 1690. Entre eles está outro Mateus Gonçalves, (quinto filho) nascido em Vasco Esteves em 26/17!687 e que casa em Vide em 16/8/1707 com Joana da Silva de Teixeira de Cima, filha do Cap. António Silva e Gouveia (Vasco Esteves) /Maria Francisca Lopes (Teixeira de Cima), neta paterna de Fernando da Silva/Margarida Fernandes de Gouveia e materna de Manuel Francisco/ Águeda Lopes, bp. de Francisco da Silva/ Maria da Serra, Luís d Gouveia Margarida Domingues, bm de António Francisco/Domingas João, Cristóvão Lopes/ Maria Fragoso.
A árvore desta Joana da Silva continua... por terras como Chãs d'Égua, Gondufo, Bobadela etc....

Mateus Gonçalves/Joana da Silva parece terem vivido em Vasco Esteves onde registei 9 filhos deste 1709 a 1727. Não encontrei nenhuma Luísa de Silva.
Note-se que o Tomé Francisco da mensagem anterior casa comuma Luísa da Silva do Alvoco. Será que é a 10ª filha de Mateus Gonçalves/Joana da Silva? Deste casal tenho uma Maria João casada com Manuel Álvares e uma Brísida Maria casada com um José da Silva.

Cumprimentos
Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Alvôco da Serra

#332913 | Raquelis | 23 jul 2013 18:38 | Em resposta a: #331008

Caro Paulo Santos

Da sua mensagem:

" Manuel Alves e Maria Galvão, filho João Alves (os 3 com n. Cide)"

Pode indicar data aproximadas? Penso tratar-sede um casal que se uniu em 13.2.1772 (Alvoco da Serra) será?

Se for, tenho o nome dos pais de ambos e mais de Maria Galvão...

Cumprimentos,

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Alvôco da Serra - Manuel Fernandes/Ana Lopes

#332915 | Raquelis | 23 jul 2013 19:07 | Em resposta a: #331008

Caro Paulo Santos

Da sua mensagem:

"Manuel Fernandes (n. Piodão) e Ana Lopes (n. T.Cima), filho António da Silva"

R- Manuel Fernandes registei-o como tendo nascido perto de 1640 filho de Manuel Fernandes /Maria João nascidos perto de 1610?. Casa com Ana Lopes filha de João Lopes/Maria Lopes de Loriga?

Tenho 5 filhos deste casal, entre eles um António da Silva nascido perto de 1680 - Vide - Teixeira de Cima casado em Vide em 20,1,1722 com Catarina da Silva n. perto de 1690, filha de Domingos da Silva de Vasco Esteves/Maria Aparício - Teixeira de Baixo. n.p de Fernando da Silva/Margarida Fernandes de Gouveia (Vasco Esteves e Gondufo), neta materna de João Álvares ou Alves/ Catarina Luís. A árvore Domingos da Silva continua....

Tenho pelo menos 4 filhos deste casal,nascidos entre 1722 e 1729.

Cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Alvôco da Serra - Manuel Lopes/Ana Fernandes

#332916 | Raquelis | 23 jul 2013 19:21 | Em resposta a: #331008

Caro Paulo Santos

Da sua mensagem:

"Manuel Lopes (n. Loriga) e Ana Fernandes, filho Francisco Lopes"

Pode indicar datas aproximadas? ou o casamento do filho?

Cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Alvoco da Serra -Luís Manuel/Joana Lopes

#332918 | Raquelis | 23 jul 2013 19:46 | Em resposta a: #331008

Caro Paulo Santos

Da sua mensagem:

" Luis Manuel e Joana Lopes, filho Manuel Francisco"

Luís Manuel terá nascido na Barriosa perto de 1650, filho de João Manuel (Alvoco)? Ana Pedroso - Barriosa, casados na Vide em 7/9/1645, neto materno de Pedro Francisco e Maria Pedroso (Barriosa)

Luís Manuel Casou com Joana Lopes Aparício falecida em 10.1.1731 (Alvoco da Serra), filha de Manuel Francisco/Maria Aparício. Viveram no Alvoco da Serra e tenho registo de 11 filhos, nascidos entre 1679 e 1702. Joana deveria ser muito nova quando casou pois teve filhos durante 23 anos...
O Manuel Francisco é o 1º filho n, em 6/5/1679, casado com Ana de Brito em 29 de Abril 1710 Tenho registo de 5 filhos

Com os meus cumprimentos
Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Alvôco da Serra

#332919 | Raquelis | 23 jul 2013 20:02 | Em resposta a: #331008

Caro Paulo Santos

Da sua mensagem:

"Domingos de Brito e Margarida Marques, filha Ana de Brito"

Este Domingos de Brito é um dos irmãos da Maria de Brito cc com Mateus Gonçalves já referido noutra mensagem.
Domingos morre em 14/5/1694. Era casado com Margarida Marques Cardoso falecida em 29.1.1714, filha de Domingos Cardoso (Loriga) e Isabel Marques,np de Manuel Cardoso de Pomares (Souto da Ruiva) e Maria Cristóvão de Loriga,
n.m de Manuel Marques e Margarida Fernandes de Alvoco da Serra. Estes 4 últimos casais serão do começo do século XVII.
Ana de Brito nascida em 28.1.1683 casou em 29.4.1710 com Manuel Francisco filho de outro casal referido o Luís Manuel e a Joana Lopes Aparício.

Com os cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Alvoco da Serra - Manuel Galvão/ Domingas Marques

#332927 | Raquelis | 23 jul 2013 22:10 | Em resposta a: #331008

Caro Paulo Santos

Da sua mensagem

"Manuel Galvão e Domingas Marques, filho Sebastião Galvão"

R . Manuel Galvão terá nascido perto de 1670 em Vasco Esteves, filho de de outro Manuel Galvão n. em 8,1,1622 (Loriga) e de outra Domingas Marques de Vasco Esteves, n.p de João Galvão que morreu em 14,8,1653 (Loriga) e Margarida Fernandes que morreu em 8,11,1642, n,m de João Marques e Isabel da Silva. Isabel da Silva seria filha de Francisco da Silva do Alvoco e de Mariaa da Serra de Unhais da Serra. Esta árvore continua.

Manuel Galvão casa com Domingas Marques em 24,4,1702, filha de Manuel da Silva e Maria Marques Cardoso, casados em 3,11,1675 (Alvoco da Serra). Esta árvore também continua.

Tenho registo de 12 filhos nascidos entre 1713 e 1721 em Vasco Esteves, Sebastião Galvão é o 10º nascido em 27,1,1718, casado com Maria da Silva em 16,2,1745.

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Alvoco da Serra - António da Silva/ Catarina da Silva

#332928 | Raquelis | 23 jul 2013 22:26 | Em resposta a: #331008

Caro Paulo Santos


Finalmente da sua mensagem:

"António da Silva e Catarina da Silva, filha Maria da Silva, neta Rita Maria (20-02-1757)"

Este casal já foi referido atrás. Maria da Silva nascida em 15.12.1722 casa com Sebastião Galvão da mensagem anterior.
Rita Maria casa-se em 14,7,1778, com João Lopes da Vide.


Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

Registos paroquiais de Alvôco da Serra

#442564 | pjsantos | 09 ago 2022 23:25 | Em resposta a: #331008

Bom dia,

Desde 2013 recolho informação dos registos paroquiais de Alvôco da Serra, digitalizados pela Torre do Tombo desde meados do sec. XVIII até 1830. Nesta série a recolha permitiu ligar praticamente todos os registos pela familiaridade identificada com os descendentes que tinha registado nas séries seguintes.

Registei antes, os casamentos e óbitos dos registos digitalizados e disponibilizados pelo Arquivo Distrital da Guarda, entre 1830 e 1893. Parte substancial dos nascimentos deste periodo também se encontra já catalogado.

Caso surjam interessados nesta recolha, terei o maior gosto em partilhar esta informação

Resposta

Link directo:

Registos paroquiais de Alvôco da Serra

#442566 | tosousa | 10 ago 2022 01:53 | Em resposta a: #442564

Caro confrade.

Os meus ancestrais descendem do casal Pedro Luís ( F. em 1724 em Alvoco da serra) e Domingas Marques ( F. em 1715 em alvoco da serra)

Gostaria se fosse possível, disponibilizasse esses levantamentos, que muito me iriam ajudar no meu trabalho de investigação.

Cumts

Resposta

Link directo:

Registos paroquiais de Alvôco da Serra

#442571 | joaocarreira | 10 ago 2022 19:18 | Em resposta a: #442566

Caro confrade Tosousa,

Os avós a que se refere, Pedro Luiz (de Gouveia) e Domingas Marques, de Alvoco da Serra, também me são comuns.
Eles constam da Base Geneall, procurando no separador 'Pesquisa Avançada'. Sei igualmente que Pedro Luiz descende de Luís Alves de Gouveia e de Isabel Pires, estes de Espinho (Mangualde, Viseu). Luís será discutivelmente filho da Senhora da Casa de Canedo, descendente dos Senhores de Azurara, leia 'Álvares Cabral', conforme o afirma Manuel Rosado de Camões, mas que não encontra sustento em FSG e NFP.

Alguns destes dados encontra em 'sites' similares ao Geneall. Encontrando-se alguns dados na Base Geneall e sendo o acesso à mesma, pago, creio que eu violarei as regras do Forum e as do 'site' Geneall e do seu criador.

No entanto, sugiro, caso não tenha aderido ao GeneallPlus, que pesquise no 'site' Tombo.pt, nomeadamente em Alvoco da Serra, Loriga e Vide. Ainda encontrará bastante informação. É uma área geográfica carregada de Gouveias e todos descendem da Vide, sendo eu descendente de vários, que até vão casando entre si e que terão um tronco comum.

Para além disso, encontra informação na bibliografia rica que por aui é mitas vezes citada e para diversos autores, para os quais tenho uma dívida sem valor, pois contribuiram para que eu ficasse muito interessado sobre o assunto, não menosprezando quem criou o 'site' Geneall e nele vai contribuindo generosamente.

Queira perdoar o facto de não o ajudar mais, mas só não o faço pela razão referida.

Com os melhores cumprimentos,

João Carreira

Resposta

Link directo:

Registos paroquiais de Alvôco da Serra

#442747 | Nandu | 22 ago 2022 19:08 | Em resposta a: #442564

Caro pjsantos,

Procuro informações sobre Fernando da Silva (n. Vasco Esteves, f. 09/07/1731 - Vide), casado com Maria Duarte a 8 Out de 1674 em Vide.

Fernando da Silva é filho de outro Fernando da Silva (n. Vasco esteves, f. 26/09/1700 - Vasco Esteves) e de Margarida Fernandes de Gouveia (n. Gondufo, f. 21/02/1712 - Vasco Esteves)

Fernando da Silva (pai) é filho de Francisco da Silva (n. Vasco Esteves, f. 25/02/2691) e de Maria da Serra (n. Unhais da Serra)

Sobre o Fernando da Silva, procuro o seu nascimento.
Sobre os seus pais, procuro os nascimentos assim como o casamento.
Sobre os avós apenas tenho a data de falecimento do Francisco da Silva.


Procuro ainda informações sobre Pedro Lopes do Alvoco, filho de Francisco Lopes e Maria Lopes, que casa com Maria Domingues das Balocas em Vide a 19/02/1664.


Agradeço desde já a sua disponibilidade e qualquer ajuda ou direção que me faculte sobre estes meus ancestrais e seus ascendentes.


Cumprimentos,

David Neves

Resposta

Link directo:

Registos paroquiais de Alvôco da Serra

#442791 | tosousa | 24 ago 2022 13:59 | Em resposta a: #442747

Caro David Neves

O dito Fernando da Silva e Maria Duarte também pertencem aos meus ancestrais, pois uma filha deste casal ( Quitéria da Silva n 1695, vide ) casou com Mathias Lopes Pereira, da qual a minha linha genealógica segue.

Fernando da Silva nasceu em Vasques Esteves em 1650 e faleceu a 9/7/1731. Era filho de outro Fernando da Silva ( n em 1620 e faleceu a 26/1/1700) e de Margarida Fernandes de Gouveia ( n em 1625 e faleceu a 21/2/1712). Neto Paterno de Francisco da Silva ( n 1600 e faleceu a 15/2/1691) e de Maria da Serra. Materno de Luís de Gouveia, o Moço e de Ana Ferreira. Bisneto Paterno de António Francisco e Domingas João.

casou com Maria Duarte ( n 5/8/1654 e faleceu a 3/1/1740 ) filha de António Pedroso e Maria João Duarte.

Espero ter ajudado.

Cumts

Resposta

Link directo:

Registos paroquiais de Alvôco da Serra

#442792 | Nandu | 24 ago 2022 15:32 | Em resposta a: #442791

Caro Tosousa,

Obrigado pela partilha, dos dados que fornece apenas não tinha o avô materno de Fernando da Silva (Luís de Gouveia, o moço) new os bisavós paternos (António Francisco e Domingas João). Pergunto-lhe em que documentos se encontram estas pessoas nomeadas?
Quanto ás datas de nascimento em que refere apenas os anos, são apenas estimativas ou a data é referida nalgum lado?

Mais uma vez obrigado,

Cumprimentos,

David Neves

Resposta

Link directo:

Registos paroquiais de Alvôco da Serra

#442796 | tosousa | 24 ago 2022 17:22 | Em resposta a: #442792

Caro user.

Registos de alvoco da serra só vão até 1672. Antes dessa data, as datas apontadas são estimativas.

Cumts

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 17:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen