Olá, Seria meu Avô neto de Portugueses? Veja meu caso!

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Direito | Famílias | Heráldica

Olá, Seria meu Avô neto de Portugueses? Veja meu caso!

#331043 | PedroPires95 | 17 jun 2013 13:50

Olá a Todos, Venho lhes comunicar que preciso de Ajuda urgente, Pois desconfio que meu avô que está doente, é neto de Português, Ele tem quase 90 anos e eu preciso correr contra o tempo para achar seu avô e requerer minha cidadania Portuguesa.

De fato se trata do Avô de meu avô:

Marciano Oliveira Pires (Ou Pires D'Oliveira)

Achei um documento que diz junto com as memorias de meu avô que ele era um rico comerciante, fez fortunas no Piaui e Ceará.

Porem ele morreu em 1900, Vitima talvez de um problema cardíaco, deixando seus filhos órfãos de pai e mãe, que essa ultima tinha morrido no parto de meu bisavô o pai de meu avô.

No caso desconfio por 2 fatores:

1 - Existe um documento que trata que ele tinha uma firma de exportação, em que tinha uma sociedade com seu pai, que se chamava Vicente Pires Ferreira (Ou Ferreira Pires) de fato meu avô tinha um tio chamado Vicente Pires, que esse habito de colocar o nome do avô em um dos filhos é tipicamente de emigrantes Portugueses, eu observei isso no caso do meu ancestral Amaro José d'Arruda dos Açores, e Antonio Furtado de Mendonça (Madeirense)

2 - Depois ele veio do Piaui, ele provavelmente chegou a morar um tempo no Piaui, Não significa que ele nasceu lá, minha tese é que ele tenha passado pelo Maranhão, e para minha surpresa achei um documento nos periódicos extintos do Maranhão, que trata de um Manoel Pires D'Oliveira que havia chegado em 1884 e foi se apresentar como Português no governo do Maranhão em 1889, data que comprova que ele foi contemporâneo e provavelmente tinha idade aproximada com Marciano de Oliveira Pires, Podendo então estar relacionado com ele como parentesco de IRMÃO.

Veja os dois documentos:

1-------------> http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=229865&PagFis=4029

2-------------> http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=720402&PagFis=163

Outro Documento que se refere a minha tese de numero 2.
2------------->http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=720089&PagFis=33189


Marciano Foi um homem rico, exportador, e sua morte em 1900 é relatada num periódico Americano como tendo segurado uma fortuna de 10:000$000 Reis para Seus herdeiros,

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=161993&PagFis=2100

Minha tese maior é que Marciano tenha chegado ao Brasil junto com Vicente (Seu Pai) e Manoel, em 1884 ou aproximadamente isso, pois há um Raimundo F. Pires (Provavelmente Ferreira Pires) tio ou primo de Manoel e Marciano, e tenha passado do Maranhão para o Piaui, e depois para o Ceará, logo Manoel permaneceu no Maranhão, e Marciano e seu Pai Vicente foram para o Piaui, e posteriormente para o Ceará.

Vocês acham que eu tenho chance de conseguir a minha cidadania só colocando esses documentos?

Att.

Pedro Pires.

Resposta

Link directo:

RE: Olá, Seria meu Avô neto de Portugueses? Veja meu caso!

#331046 | PedroPires95 | 17 jun 2013 14:07 | Em resposta a: #331043

Alguém porfavor Ajude, Pois é Urgente, preciso de uma luz no meu caso, para saber se posso encomendar o atestado de Óbito do meu Trisavô sem medo, Espero uma resposta.

Att.

Pedro Pires.

Resposta

Link directo:

RE: Olá, Seria meu Avô neto de Portugueses? Veja meu caso!

#331049 | NISGM | 17 jun 2013 14:37 | Em resposta a: #331046

Peça o óbito, sem informação documental não pode provar teoria nenhuma. Como é que espera que lhe possam dar garantias sobre seja o que for?

atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Olá, Seria meu Avô neto de Portugueses? Veja meu caso!

#331054 | HRC1947 | 17 jun 2013 17:33 | Em resposta a: #331049

Caro Pedro Pires:
" Você se não existisse, teria que ser inventado!."
O Confrade tem que se basear em documentação credível,
e não enveredar por " Fantasias ".
Boas buscas Genealógicas
HRC
-

Resposta

Link directo:

RE: Olá, Seria meu Avô neto de Portugueses? Veja meu caso!

#331055 | PedroPires95 | 17 jun 2013 17:44 | Em resposta a: #331049

Olá consegui achar o registro de óbito ou pelo menos o suposto do meu trisavó ele morava em cangaty e eram as margens do rio choró e nesse registro esta dizendo que ele faleceu de infanto no entanto nao consigo decodificar tudo aqui esta

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1951-20737-8112-26?cc=1719212&wc=M93K-HDJ:n1591662062

Veja o ultimo registro da direita lá em baixo a letra esta horrível mas acho que é esse o registro dele quem puder me ajudar a ler por completo eu agradeco muito até mais Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Olá, Seria meu Avô neto de Portugueses? Veja meu caso!

#331062 | PedroPires95 | 17 jun 2013 18:49 | Em resposta a: #331055

Alguém poderia transcrever o óbito para me ajudar? Agradeço desde já qualquer ajuda, Muito grato, Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Olá, Seria meu Avô neto de Portugueses? Veja meu caso!

#331068 | NISGM | 17 jun 2013 19:17 | Em resposta a: #331055

Mas o que precisa de fazer é estabelecer quem são os pais e avós do seu avô, para determinar se seriam portugueses.

Aqui refere o óbito de um tal José Marcolino, de quem eu ainda não ouvira falar.

A genealogia faz-se da frente para trás, encaixando onde encaixar, e não de trás para a frente a ver se encaixa.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Olá, Seria meu Avô neto de Portugueses? Veja meu caso!

#331072 | NISGM | 17 jun 2013 19:43 | Em resposta a: #331062

Peça o assento de nascimento de seu avô, assim como o de casamento, e depois apresente aqui os dados, pode ser que então tenha uma ajuda útil. Através desses docuemtnos deverá obter os nomes dos pais e avós de seu avô, assim como seus locais de nascimento.

Para quem tem pressa - e espero que não haja motivos para ela - está perdendo muito tempo.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Olá, Seria meu Avô neto de Portugueses? Veja meu caso!

#331328 | PedroPires95 | 21 jun 2013 16:54 | Em resposta a: #331068

Pessoal, eu estou tentando entrar em contato com o consulado, mas infelizmente não consigo, pois seu horario de funcionamento é muito restrito, vou ver se consigo entrar em contato novamente segunda.

Porem gostaria de adiantar algumas dúvidas, Primeiro sobre o avô Marciano Pires do meu avô, vou comunicar aqui segunda, quando eu tiver acesso aos microfilmes dos Mórmons que eu encomendei no CHF.

Mas outra dúvida, é essa:

Clemente de Assis e Silva, é Português, e teve vários filhos entre eles minha bisavó, Noemy, que morou com seu marido que estava a trabalho, 5 anos legalmente, Nesse caso, o meu avô não nasceu lá, Mas também passou esse periodo de 5 anos em PT, e como prova possuo as certidões de baptismos de 2 de suas irmãs, que nasceram lá..

De fato é interessante, mas ainda sim preciso saber se alegando ao consulado, que minha bisavó, no caso a avó de minha mãe era filha desse Português, e foi morar 5 anos em PT, Ela já seria considerada Portuguesa de origem? e seus filhos? Meu avô que era neto desse Português? ele também já pode ser considerado cidadão Português por ter morado 5 anos e ser filho de uma filha de Português? Caso alguma das perguntas seja positiva, Como eu devo proceder? Pedir naturalização ou Atribuição? Até mais, Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Olá, Seria meu Avô neto de Portugueses? Veja meu caso!

#331331 | PedroPires95 | 21 jun 2013 17:59 | Em resposta a: #331328

Alguém que entende de Direito, poderia me explicar como devo prosseguir? Grato, Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Olá, Seria meu Avô neto de Portugueses? Veja meu caso!

#331343 | HRC1947 | 21 jun 2013 22:50 | Em resposta a: #331331

-
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=325931
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=329241&fview=e
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=331331
--
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Olá, Seria meu Avô neto de Portugueses? Veja meu caso!

#331357 | NISGM | 22 jun 2013 11:57 | Em resposta a: #331343

pois, mais uma perda de tempo.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 00:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen