Força Expedicionária de Angola 1914/1915 - Boletins Individuiais

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Cargos | Eventos | Pessoas

Força Expedicionária de Angola 1914/1915 - Boletins Individuiais

#331438 | hmartins | 23 jun 2013 15:26

Boa tarde caros confrades.

Gostaria de saber, à semelhança do que existe para os elementos que constituiram o CEP (Corpo Expedicionário Português), se existem porventura Boletins Individuais (no AHM ou no AGE) para os elementos que constituiram a FEA (Força Expedicionária de Angola) durante a sua campanha de 1914-1915.

Muito grato pela vossa ajuda.
hmartins

Resposta

Link directo:

RE: Força Expedicionária de Angola 1914/1915 - Boletins Individuiais

#331445 | NISGM | 23 jun 2013 16:32 | Em resposta a: #331438

Os boletins individuais não existem para os elementos que constituíram o CEP.

Embora com falhas, os boletins individuais existem sim para quem cumpriu o serviço militar como praça a partir de meados do século XIX.

Assim, quem integrou unidades do CEP terá essa indicação no boletim individual, não por ter pertencido ao CEP, mas por ter cumprido o serviço militar.

Se o militar passou por África (Angola ou Moçambique) nesse período da grande guerra, em princípio essa passagem estará também averbado no boletim individual. Digo em princícipio, pois há perdas, há erros, e há La Lys, onde se perdeu papel que se farta.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Força Expedicionária de Angola 1914/1915 - Boletins Individuiais

#331449 | hmartins | 23 jun 2013 17:06 | Em resposta a: #331445

Caríssimo,

Agradeço a sua resposta, mas devo informá-lo que a informação que me forneceu não será a mais correcta. Isto porque tenho um bisavô do qual tenho a "Ficha de Matrícula Militar", obtida no Arquivo Geral do Exército, onde faz referência a todo o seu historial no exército até à entrada na reserva. Simultaneamente, tenho o seu "Boletim Individual do CEP", obtido no Arquivo Histórico Militar, que abarca exclusivamente as suas actividades enquanto esteve em território francês, ao serviço do referido CEP.

Ora, existîndo estes dois documentos distintos para quem esteve no CEP, este meu tópico serve para perguntar se então existirá também igual documentação para os que estiveram ao serviço da FEA (portanto, um Boletim Individual do FEA, que conterá exclusivamente observações das suas actividades/conducta enquanto esteve em território angolano ao serviço da FEA).

hmartins

Resposta

Link directo:

RE: Força Expedicionária de Angola 1914/1915 - Boletins Individuiais

#331477 | isaac.dias | 24 jun 2013 11:40 | Em resposta a: #331445

Gostaria que alguem que frquente o arquivo militar me pode-se fornecer dados referente ao 2º. Sargento Joaquim Astorga Salgado, nº 380 da 2ª. companhia do regimento de Infantaria 19 de Chaves, esteve em França eem Africa, e foi condecorado em Franca.
Isaac Dias

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 20:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen