O PAF vai ser descontinuado

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Formação | Informática

O PAF vai ser descontinuado

#331589 | JCC | 26 jun 2013 15:53

Mensagem no site oficial dos Mormons:

"O FamilySearch não vai mais oferecer downloads ou dar suporte ao PAF depois de 15 de julho 2013."

https://familysearch.org/PAF

Não é nada que não tenha sido previsto...Mas sempre que se falava nisso todos discordavam. Agora a solução é mudar pra outros programas. No site sugerem-se alguns mas, da rápida análise que fiz (sujeita a futura correcção) as versões propostas são bastante fracas no que toca a relatórios. Para os ter com qualidade e quantidade há que fazer upgradde para as versões pagas.

E, para pagar,mais vale analisar com cuidado o que se quer fazer e comprara "features" e preços.

Eu vou-me mantendo no The Master Genealogist, acabo de descarregar a versão 8, que estou a testar, e que tudo indica irei adoptar. E o preço não é muito elevado, cerca de 60 USD.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: O PAF vai ser descontinuado

#331601 | MariaDavid | 26 jun 2013 22:12 | Em resposta a: #331589

Boa noite, João

Já sabia dessa descontinuação e fiquei com o problema, entre mãos, de optar por outro programa. O The Master Genealogist tem versão em português? Estou balançando entre esse e o Legacy. Dê-me uma opinião, por favor.

Abraço
Maria

Resposta

Link directo:

RE: O PAF vai ser descontinuado

#331620 | vabopi | 27 jun 2013 10:42 | Em resposta a: #331601

Cara Maria David,

Se me permite a intromissão, sugiro que teste ambos os programas. Permitem o download para esse efeito, sendo o TMG completamente funcional por 30 dias, e o Legacy amputado de algumas funcionalidades mas sem limite temporal. O TMG não tem versão oficial portuguesa, mas tenho conhecimento que alguns utilizadores o têm traduzido com sucesso. O Legacy tem há vários anos uma tradução em curso aqui referida: www.legacyportugal.com

Uso o TMG há vários anos e reconheço que não é perfeito. Tem uma curva de aprendizagem que pode ser inicialmente algo "intimidatória", e uma apresentação fria com um aspecto ultrapassado, mas a verdade é que o programa está bem vivo, é riquíssimo na sua versatilidade e tem um suporte - fórum de utilizadores e mailing list - activo e muito eficaz.

Porque o pequeno mundo deste tipo de software não me é totalmente estranho, tenho instalado - para satisfazer a minha curiosidade pelo assunto - alguns dos conhecidos programas de genealogia para Mac e Windows e visitado os respectivos fóruns. O TMG v. 8.08 continua a ser a minha escolha, não por se tratar de um "caso de amor" mas porque quanto melhor conheço os outros mais gosto dele...

Esperando ter ajudado,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: O PAF vai ser descontinuado

#331632 | JCC | 27 jun 2013 15:47 | Em resposta a: #331601

Olá Maria

Estou completamente de acordo com o que disse o confrade Vasco Galvão.

Quanto ao português, pelo menos o Ricardo Charters e eu próprio "criámos" a língua portuguesa no TMG pelo que, como verificará, é relativamente simples de fazer e qualquer um de nós certamente lhe fornecerá a versão que é depois instalável.

Mas mais importante do que este facto é que ele pode produzir os relatórios directamente em português, sempre com algum trabalho inicial nosso mas que,uma vez feito está para sempre disponível. Eu tenho trazido estas minhas traduções (e continuo a melhorá-las) desde a versão 4.

Nunca testei a última versão do Legacy mas, diz quem o fez, que também é um bom programa. O melhormesmo é ensaiar os dois. O TMG importa o ficheiro PAF sem ser preciso usar GEDCOM e creio que o Legacy também o faz

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: O PAF vai ser descontinuado

#331634 | mafs | 27 jun 2013 16:19 | Em resposta a: #331632

Caro Confrade

tenho o TMG 7, mas nao tenho a versao em portugues, podera ceder-me ?

Obrigado

pode solicitar meu mail ao moderador mais uma vez obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: O PAF vai ser descontinuado

#331643 | MariaDavid | 27 jun 2013 19:14 | Em resposta a: #331620

Caro Vasco Galvão

Foi muito gentil da sua parte dar-me essas informações. Vou pensar no assunto e testar ambos. Antes, terei que fazer algumas correcções no meu arquivo em PAF para poder migrá-lo para o novo programa.

Muito obrigada pela sua ajuda!

maria

Resposta

Link directo:

TMG? RE: O PAF vai ser descontinuado

#331693 | IsabelFont | 29 jun 2013 13:28 | Em resposta a: #331589

Olá Boa tarde
Confrade J. Cordovil Cardoso!

Vi hoje com surpresa na newsletter do FamilySearch User que o PAF iria ser descontinuado!

Com a sua experiência na utlização do TMG venho pôr-lhe várias questões, ás quais não sei se se importa de responder.
1. Uma vez que tenho o PAF5, que sistema de migração/conversão me propõe ou me aconselha: por ficheiro GEDCOM ou directo?
2. Independentemente de o software estar ou não traduzido para portuês, se os dados que inserimos no PAF5 estão em português, os respectivos relatórios saem no TMG em português?
3. Pode-se gerar automáticamente relatório para publicação directa na Internet? Não encontrei esta resposta no site deles.
4. Uma vez que inseri nas NOTES as minhas fontes para cada registo, como é que elas são convertidas? Pode-se parametrizar?
5. Será fácil fazer um livro? Não sei se alguma vez o farei, mas de qq. modo gostava de saber se alguma o fez directamente ou se teve depois que manipular os relatórios.

Bem por agora é tudo; se tiver paciência para me responder agradeço.
Cumprimentos,
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: O PAF vai ser descontinuado

#331699 | macp | 29 jun 2013 17:37 | Em resposta a: #331589

Caro João Cordovil Cardoso
Estou assim um bocado espantada com esta novidade. Não imaginei que isto pudesse acontecer. Tenho tudo em PAF 4.0. Se não fizer a conversão para outro programa, posso perder tudo, terei que o fazer então o mais depressa possível. São todos pagos os que sugere, não é assim?
Bem haja.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: O PAF vai ser descontinuado

#331700 | JCC | 29 jun 2013 18:52 | Em resposta a: #331634

Pode contactar-me pelo email cordovil arroba webside ponto pt
Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: O PAF vai ser descontinuado

#331703 | jaferro | 29 jun 2013 21:23 | Em resposta a: #331699

Cara Confreira,

O significado de descontinuado em informática é o de não haver novas versões, isto é, a "empresa" responsável pelo programa não continuará a desenvolver o referido programa. Nem assegurará - à partida -, a assistência...

Pode continuar a utilizar o PAF 4. Os seus dados não serão perdidos, desde que continue a fazer cópias de segurança. No entanto, não se esqueça de fazer um download do PAF 4.0 no site familysearch, prevenindo a possibilidade de o seu executável, no futuro, dar erro. Neste caso bastará instalar outra vez o programa.

Continue a ler os importantes comentários dos confrades, no sentido de ver as alternativas que existem no mercado, permitindo-lhe aproveitar o desenvolvimento de novas funcionalidades, que estes programas permanentemente apresentam. O que já não acontecia com o PAF...

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: O PAF vai ser descontinuado

#331716 | macp | 30 jun 2013 13:03 | Em resposta a: #331703

Muito obrigada, José Fernandes Rodríguez. Tenho que estar atenta e dedicar um tempo a outras hipóteses.
Fiquei um bocadinho mais descansada, que , assim, à primeira vista, apanhei um susto.
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

TMG? RE: O PAF vai ser descontinuado

#331743 | JCC | 30 jun 2013 23:32 | Em resposta a: #331693

Cara Maria Isabel Fontoura

Deixo-lhe aqui as respostas possíveis esperando que outros utilizadores possam completar o que escrevo.

1 - Penso que a forma mais segura de migrar os dados é por leitura directa do ficheiro de dados do PAF. Embora o GEDCOM seja um formato "universal" cada programa usa alguns campos que não são correctamente interpretados por este protocolo o que conduz a erros na migração.

2 - Se entendi bem a sua pergunta a resposta é não. Explicitando melhor: tudo o que escreveu em português (nomes, localidades, descrição dentro de campos) sairá em português. Mas o resto (nomes dos campos, frases, etc, serão em inglês, ou na língua que estiver em uso.

3- Sim, um dos formatos possíveis de edição é em HTML, o que gera um ficheiro directo para colocar na Net. Existem, contudo, alguns SW que ainda tornam esta actividade mais simples . O nosso confrade Ricardo Charters de Azevedo usa um deles e poderá deixar aqui a sua experiência.

4- Não sei... Penso que surgiram num campo do mesmo tipo e para serem consideradas "fontes" deverão voltar a ser colocadas como tal no TMG, mas não estou seguro porque nunca testei.

5- Fazer um livro é "on the fly". No meu caso, como tenho ido traduzindo para português o output é um relatório (por exemplo) de descendentes de um indivíduo que apenas precisa de uns retoques para ficar em português correcto. Como em Portugal os livros têm, habitualmente, uma apresentação diferente da que sai é ainda preciso algum trabalho de edição, mas bastante simples.

Como pode descarregar o programa completo com todas as capacidades, gratuitamente, e usá-lo durante 30 dias sugiro que faça isso e teste. Cá ficamos para tirar dúvidas.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: O PAF vai ser descontinuado

#331744 | JCC | 30 jun 2013 23:42 | Em resposta a: #331699

Cara Maria A. Pinto

Como já lhe disseram o PAF vai ser descontinuado mas não vai deixar de trabalhar pelo que, para já, não corre riscos. Também já lhe sugeriram que guarde o executável de instalação para que, se houver algum problema, possa repor a situação.

Os que referi são pagos mas existem, segundo os respectivos sites, algumas versões que são gratuitas se bem que não tenham todas as facilidades.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

TMG e o Second Site

#331750 | chartri | 01 jul 2013 00:47 | Em resposta a: #331693

Cara Maria Isabel Fontoura
Posso acrescentar alguma coisa sobre a sua questão nº 3. O TMG é uma belissima base de dados e dela podemos criar uma base de forma a ser colocado numa página Internet. Veja o resultado (um dos possíveis) na página que criei e que se encontra em www.familiasdeleiria.com Tal página foi criada com o programa Second Site (ver em http://ss.johncardinal.com/) que "lê" a base criada pelo TMG e o transforma em páginas html sem nós termos qualquer conhecimento de programação.
Posso dizer que é muito facil. Tem igualmente várias hipoteses de cores e layouts., que podemos ensaiar.

Claro que o PAF, se bem que passará a não ter apoio tecnico , é um programa que poderá continuar a utilizar por alguns anos, enquanto não houver grandes alterações no software dos PC, que torne não "legivel" o PAF. Mas isto sucede para qulaquer software e o TMG fez sair recentemente (como outros programas) mais uma versão compativel com o Windows 8.

De resto um dos maiores problemas que temos é o que acontecerá quando morrermos !. Não acredito que os meus sucessores, por exemplo, venham a continuar a usar o mesmo programa. Assim ainda é o papel (ou apontamentos, livros, etc) que permitirá alguem usar o que investigarmos.
Para mim, os programas de genealogia são instrumentos que facilitam a organização dos dados e permitem a elaboração de relatórios. Permite igualmente, ao usarmos o Second Site, a criação da página web e muito importante de CDs . Ambos facilitam a difusão dos nossos trabalhos, pois por exemplo, a existencia da página web permite muitos corrigirem dados ou acrescentá-los; a distribuição de um CDs com a base de dados (de forma semelhante à da página web)

A elaboração de um livro é facilitada com a utilização do software, mas o texto obtido automaticamente necessita de um sério tratamento . Os 4 ou 5 livros que publiquei foram completamente rescritos. Mas quase não toquei nas arvores que o TMG produziu e que incluí nos livros.

Assim sugiro que descarrege o TMG e imprte os dados do seu PAF e veja depois como ficou. Pode fazer varios tipos de tentativas, pois tem 30 dias à borla..
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: O PAF vai ser descontinuado

#331759 | LF2S | 01 jul 2013 10:41 | Em resposta a: #331699

Bom dia

Como já referenciado, o PAF vai ser descontinuada SOMENTE a sua manutenção mas o programa continuará a trabalhar.
Na defesa de outros programas, é preciso não esquecer o Legacy FamilyTree que, esperamos, na próxima versão irá ter uma versão em portugues (de Portugal) oficialmente apoiada pela empresa. O Legacy também já tem uma ligação "directa" com os dados do Family Search (Igreja dos "Mormons") tornando a obtenção dos dados desta gigantesca base de dados muito mais fácil.
O Legacy tem uma versão grátis com funções limitadas e uma versão paga.

Luis Salreta

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 09:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen