João Gomes, tesoureiro da Casa da Índia, Séc. XVI

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Famílias | Pessoas

João Gomes, tesoureiro da Casa da Índia, Séc. XVI

#331654 | peninha | 28 jun 2013 09:18

Caros Confrades,

João Gomes, tesoureiro da Casa da Índia, que foi casado com Eva do Tojal, faleceu em meados do Séc. XVI.

Deste casal, a Base de Dados do Geneall regista, tão só, uma filha – Inácia do Tojal. A qual, casou com D. António de Vasconcelos; Com geração.

Procuro saber, para além de Inácia do Tojal, se há conhecimento de outros filhos de João Gomes, tesoureiro da Casa da Índia, e de s.m. Eva do Tojal.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: João Gomes, tesoureiro da Casa da Índia, Séc. XVI

#331658 | RCCORREIA | 28 jun 2013 12:52 | Em resposta a: #331654

Caro António

Não conheço outros mas irei procurar. Salvo erro estes foram 6ºs avós do Marquês de Pombal e por isso já devem ter sido estudados.

Cumprimentos,
Rui C Correia

Resposta

Link directo:

RE: João Gomes, tesoureiro da Casa da Índia, Séc. XVI

#331660 | RCCORREIA | 28 jun 2013 13:22 | Em resposta a: #331658

A filha Inácia é indicada como Herdeira e ao que parece única.
Rui

"
Pais de Barcelos
§ 6
N 1 PAIO RODRIGUES PAIS fº. de Pedro Esteves Alcaide Mor de Portel. Casou com Isabel Annes, quedepois foi m.er de Afonso Vaz Pestana fº. B. de Diogo Vaz Pestana
2 Rui Pais
2 Pedro Pais, mataram no escalamento de Tânger, s.g.
2 João Rodrigues Pais
2 Leonor Pais c.c. Pedro Gonçalves Secretário de D. Afonso III
2 D. Maria Pais 1ª m.er de Pedro Vaz da Cunha, o bisagudo fº. de D. Teresa de Albuquerque no § 2 N

2 JOÃO RODRIGUES PAIS fº. de Paio Rodrigues N 1. Foi Contador Mor de Lisboa, e Escrivão daFazenda do Rei D. Afonso V. Casou com D. Catarina Leme filha de Fernão Gomes da Mina e sua m.er Catarina Leme no ttº. de Lemes § 1 Sub N 1
3 Maria Pais c.c. D. António de Almeida Contador Mor de Lisboa no ttº. de Almeidas
3 B. Maria Pais N

3 MARIA PAIS FILHA b. DE João Rodrigues Pais N 2. Casou com Vicente Afonso um homem de bem de Viseu (
casou 2ª vez Maria Pais com Afonso Vaz Pestana, o que parece pertence a sua avó Isabel Annes)
4 Luís Afonso Pais
4 Rui Afonso Pais que no ttº. de Cardosos se chama Rui Afonso da Costa e se lhe dá outros pais, e se encontra com esta filiação casado com D. Felipa Vaz de Castelo Branco filha de Vasco Paisdo Amaral c.g. no ttº. de Cardosos § 9 N 5
4 Gaspar Pais serviu na Índia
4 João Afonso Pais N

4 LUÍS AFONSO PAIS fº. de Maria Pais N 3. Foi cidadão de Viseu, dizem serviu na Índia
5 Rodrigo Afonso Pais N

5 RODRIGO AFONSO PAIS fº. de Luís Afonso Pais N 4. Casou com ................................ filha de João Gomes, cidadão de Lisboa
6 João Gomes N

6 JOÃO GOMES fº. de Rodrigo Afonso Pais N 5. Foi Tesoureiro da Casa da Índia morreu em 1570.Casou com Eva do Tojal filha de Francisco do Tojal Juíz da Balança da Casa da Índia, e Brites Rodrigues
7 D. Inês do Tojal H. m.er de D. António de Vasconcelos e Meneses, e teve
8 D. Maria de Vasconcelos H. c.c. D. Pedro de Meneses e teve
9 D. Inácia de Vasconcelos que foi H. e casou com D. Miguel de Noronha 4º Conde de Linhares

Resposta

Link directo:

RE: João Gomes, tesoureiro da Casa da Índia, Séc. XVI

#331671 | peninha | 28 jun 2013 19:39 | Em resposta a: #331660

Caro Rui Correia

Muito lhe agradeço a muita atenção que comigo teve.

Se, de alguma forma, lhe poder retribuir disponha. Porque nisso tinha muito gosto.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: João Gomes, tesoureiro da Casa da Índia, Séc. XVI

#331696 | peninha | 29 jun 2013 16:02 | Em resposta a: #331671

Caros Confrades,

Agradecida a intervenção do Confrade Rui Correia.

Quiçá outras fontes habilitem outras abordagens às genealogias quinhentistas explanadas por este nosso gentil Confrade.

Estou certo que o nosso Confrade Rui Correia, e eu próprio, gostavamos de as conhecer.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 set 2024, 03:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen