[Ajuda] - Gostaria de saber se esta carta de denuncia (Inquisição) trata de minha ancestral.

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Eventos | Famílias | Heráldica

[Ajuda] - Gostaria de saber se esta carta de denuncia (Inquisição) trata de minha ancestral.

#331968 | PedroPires95 | 05 jul 2013 13:19

Ola, Necessito saber se esta Teresa Maria de Jesus Bezerra, citada no Processo do TTonline (http://va.mu/cjNn)
é minha ancestral, casada em meados de 1809/13 com Joaquim Bezerra de Araújo, Achei uma carta que é da denuncia de Filipe Camelo de Brito, o comissario do Santo Oficio no Maranhão, em que não consta a data, porem o numero do processo parece ser um dos últimos da atividade da Inquisição que se encerrou em 1821:

http://digitarq.dgarq.gov.pt/viewer?id=2316399

Gostaria que alguém transcreve-se e me ajudasse a compreender como ocorreu o processo de Teresa Maria de Jesus Bezerra, e se essa que mora no Maranhão, e em questão pelo o que eu entendi da carta ela já estava quase 3 léguas da Cidade de N.S. de Icatú, no Maranhão, e também gostaria de entender do que ela estava sendo acusada exatamente..

A Teresa Maria de Jesus, que me deu origem morava em Santo Antonio do Aracatiaçu, na época distrito de Sobral.

Mas não existe nada sobre ela, se ela era natural do Maranhão ou de qualquer outra cidade, e seus filhos tomaram o nome Bezerra de Araújo, igual ao do pai, o que me fez suspeitar que ela fosse essa Teresa que está sendo citada no processo pelo motivo de ser Bezerra também.

Se Alguém puder me ajudar a decifrar esse mistério, eu agradeço desde já!

Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: [Ajuda] - Gostaria de saber se esta carta de denuncia (Inquisição) trata de minha ancestral.

#332004 | PedroPires95 | 06 jul 2013 05:02 | Em resposta a: #331968

Refazendo meu pedido, segundo um genealogista amigo meu, nada impede que seja essa Tereza Maria de Jesus Bezerra a dita Tereza Mª minha ancestral, Gostaria de suas opiniões sobre o caso.. Até mais, Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: [Ajuda] - Gostaria de saber se esta carta de denuncia (Inquisição) trata de minha ancestral.

#332005 | hlen | 06 jul 2013 06:41 | Em resposta a: #331968

Caro Pedro,

Diz a carta de denuncia, salvo engano,
"Declarao perante mim Joaquim Carneiro da Costa, Antonio da Silva e Joze Luiz Ferreira moradores na Ribeira do Iguara freg.a de Nossa Snr.a da Conceicao da Villa do Icatu deste Bispado do Maranhao, o seg.te"
(...)
"Isto mesmo dizem Antonio da Silva, e Joze Luiz Ferreira, moradores na mesma Ribeira, genros da dita Thereza Maria de Jesus Bezerra, com quem estao diferentes.".
(...)

Portanto ha os nomes de dois genros da referida Thereza Maria de Jesus Bezerra, a verificar se genros de sua ancestral.

Sds,
Herculano Neto

Resposta

Link directo:

RE: [Ajuda] - Gostaria de saber se esta carta de denuncia (Inquisição) trata de minha ancestral.

#332061 | mila1000 | 07 jul 2013 16:37 | Em resposta a: #332005

Pedro,
Toda documentação sobre Inquisição não ficava no Brasil,e,sim em Portugal.Veja:
A Inquisição na América Portuguesa Iniciada no período medieval (século XIII), a Inquisição era constituída por tribunais que tinham o objetivo de julgar aqueles que representavam alguma ameaça à doutrina católica (hereges), segundo a Igreja Romana. A morte na fogueira e prisões perpétuas ou temporárias eram algumas das penas impostas aos condenados. Não se chegou a estabelecer no Brasil nenhum tribunal da Inquisição, estando o país sob a jurisdição do tribunal de Portugal, localizados em Évora, Lisboa e Coimbra. Por este motivo, todos os processos inerentes à colônia (relatados pelos Bispos, que nesse caso eram os inquisidores, e dispensavam bastante atenção aos cristãos novos, que, por sinal, preocupavam bastante a Coroa durante o século XV), eram levados para a Corte e a Inquisição ocorria por meio de visitações, que visavam principalmente os locais mais populosos da colônia. A partir de 1536, no reinado de D João III, quando foi instaurada a Inquisição em Portugal, os cristãos-novos tornaram-se o principal foco da perseguição inquisitorial. Obrigados a converterem-se ao catolicismo por D. Manuel, eram suspeitos de ―judaizar‖ escondidos. O tribunal então vigiava-os e punia-os para garantir o cumprimento da ortodoxia e a imposição da fé cristã aos chamados conversos judaizantes. Em 1774, quando o Santo Ofício transformou-se oficialmente em tribunal régio e perdeu sua autonomia em relação a Coroa, a Inquisição no Brasil foi extinta.

www.museus.gov.br/


Desde 2012 existe o Museu da Inquisição em Belo Horizonte/Minas Gerais,no qual você encontra alguns processos.Seria importante voc~e verificar.
Uma sala do museu foi dedicada aos brasileiros vítimas da Inquisição. Nela constarão os nomes e números dos processos de condenação religiosa no Brasil. Saiba mais.
Fonte: Divulgação Abradjin
Material consta no site http://anussim.org.br/museu/


O site do museu: www.museudainquisicao.org.br


Mila

Resposta

Link directo:

RE: [Ajuda] - Gostaria de saber se esta carta de denuncia (Inquisição) trata de minha ancestral.

#332082 | mila1000 | 07 jul 2013 22:14 | Em resposta a: #332061

Pedro,
Encontrei estes sites que contam mais sobre as inquisiçoes no Brasil,quanto a documentos,até o momento só mesmo o museu em B.Horizonte.

Portal do Governo Federal que disponibiliza vasto material gratuitamente.
www.dominiopublico.gov.br/

Site que reúne teses e dissertações da Universidade de São Paulo, contém estudos sobre a Inquisição no Brasil.
http://www.teses.usp.br/


Mila

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mai 2024, 05:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen