[Ajuda] Assento de baptismo de 1779

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

[Ajuda] Assento de baptismo de 1779

#332036 | PedroMota | 06 jul 2013 21:45

Boa noite.
Pedia ajuda para "decifrar" o que diz o assento de baptismos, estou com dificuldade em saber os avós tanto paternos como maternos, mas gostaria de saber o que diz na integra o assento.

http://digitarq.adavr.dgarq.gov.pt/viewer?id=1182635 - imagem 640 (primeiro assento)

Maria (De São José)
N. 08-08-1779 - Malhada, São Lourenço do Bairro, Aveiro, Portugal
F. 13-05-1861 - Vimieira, Mealhada, Aveiro, Portugal

Pai - Manuel João - Malhada
Mãe - Joana Maria - Malhada


Atentamente,
Pedro Mota

Resposta

Link directo:

RE: [Ajuda] Assento de baptismo de 1779

#332040 | natrix | 07 jul 2013 00:55 | Em resposta a: #332036

Boa noite, Pedro Mota

Quanto aos nomes dos avós, creio que é "neta pela parte paterna de Manuel João e de sua mulher Ana Rodrigues(...) e pela parte materna neta de António Roiz e de sua mulher Rosaria Pr.ª».

Ora, será António Rodrigues e Rosaria Pereira (tenho lido que Roiz é abreviatura de Rodrigues, quanto a Pereira parece que costuma ser mais P.ra mas não tenho a certeza).

Como não sou nada entendido nestas coisas das abreviaturas, aconselho-o a também a procurar esclarecimentos neste forum no assunto abreviaturas, onde, de resto, estou eu igualmente à espera que me esclareçam uma.

Cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

RE: [Ajuda] Assento de baptismo de 1779

#332068 | PedroMota | 07 jul 2013 17:56 | Em resposta a: #332040

Boa tarde , Pedro Sousa

Agradeço a disponibilidade e a rapidez da resposta à minha dúvida.
Tenho outra sobre o mesmo assento, já tentei "descodificar" o assento na parte de padrinhos mas não sei o que diz, nem sei qual era a profissão dos pais, avós e padrinhos. Seria possível ajudar-me nesse assunto?

Transcrição do assento:

Malhada
Maria Filha de Manoel João
Aos oito dias do mês de Agosto de mil setecentos setenta e nove annos batizei e(?) os olios a Maria filha legitima de Manoel João e de Ma. Digo de Joanna Pr.ª (Pereira) do lugar da Vila da Igreja(?) de S. Lourenço Do Bairro neta pella parte paternade Manoel João e de sua mulher Ana Rodrigues do dito lugar Da Malhada e pela parte materna neta de António Rois(Rodrigues) e de sua mulher Rosária Pr.ª (Por vezes surge como Rosália)

Depois torna-se difícil entender seja o que for.

Resposta

Link directo:

RE: [Ajuda] Assento de baptismo de 1779

#332071 | natrix | 07 jul 2013 18:35 | Em resposta a: #332068

Boa tarde, Pedro Mota.

É dificil ajudá-lo porque voltamos ao problema das abreviaturas que são um quebra-cabeças. Esperemos que alguém mais experiente do que eu - o que não é nada difícil - o ajude.

Não consigo entender o nome do padrinho embora o último apelido me pareça ser Pereira e é da "Quinta de Freita" (creio) a madrinha é uma Maria (dos Anjos ? dos Santos ?) do moinho do meio (?), ambos são de Vilarinho do Bairro.

Quanto às profissões dos intervenientes no acto, posso quase assegurar que não estão indicadas(o que, de resto, suponho que é normal. Embora também o seja indicarem).

Cumprimentos,

Pedro Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: [Ajuda] Assento de baptismo de 1779

#332073 | roz | 07 jul 2013 19:57 | Em resposta a: #332036

Caro Pedro Mota

Eu leio :
Mellada
Maria filha de Manuel Joao

"Aos oito dias do mes de Agosto de mil setecentos e setenta e nove anos baptisei e pus os Santos Oleos a Maria filha legitima de Manuel Joao e de M. digo de Joana Pereira do lugar de Millada freguesia de S. Lourenco do Bairro neta pela parte paterna de Manuel Joao e de sua mulher Ana Rodrigues do dito lugar de Mellada e pela parte materna neta de Antonio Roiz e de sua mulher Rosaria Pereira de que foram padrinhos Manuel Pereira da Quinta da Freita (Freixa?) e Maria dos Santos do Moinho do Meio ambos da freguesia de Vilarinho do Bairro digo que a dita crianca nasceu aos dous dias do mes de Agosto e a batisei aos nove dias do dito mes e era e os ditos padrinhos sao da freguesia de Vilarinho do Bairro de que foram testemunhas Jose Francisco Ruco? e Manuel Francisco do lugar da ...... que fiz este assento que assinei por comissao do Rev.o Prior desta freguesia. hoje nove de Agosto de mil setecentos setenta e nove anos."
Assinaturas do padre e do prior.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: [Ajuda] Assento de baptismo de 1779

#332075 | jlaz | 07 jul 2013 20:13 | Em resposta a: #332036

Caro Pedro Mota, aqui vai a transcrição paleográfica que me apraz apresentar-lhe.
Nota: os nomes estão transcritos na íntegra, o restante texto está actualizado.

Melada (actual lugar da freguesia de Vilarinho do Bairro, concelho de Anadia)– Maria filha de Manoel João - Aos oito dias do mês de Agosto de mil setecentos e setenta e nove anos baptizei e pus os Santos Óleos a Maria filha legítima de Manoel João e de, digo Joana Pereira, do lugar da Melada, da freguesia de São Lourenço do Bairro, neta pela parte paterna de Manoel João e de sua mulher Ana Rodrigues, do dito lugar da Melada, e pela parte materna neta de António Rodrigues e de sua mulher Rosária Pereira, de que foram padrinhos: Manoel Pereira, da Quinta da Freixa e Maria dos Santos, do Moinho do Meio, ambos da freguesia de Vilarinho do Bairro, digo que a dita criança nasceu aos dois dias do dito mês e era, e os ditos padrinhos são da freguesia de Vilarinho do Bairro, de que foram testemunhas: José Francisco Ruço e Manoel Francisco, do lugar da Pedralva, que fiz este assento que assinei por comissão do Reverendo Prior desta freguesia, hoje nove de Agosto de mil setecentos e setenta e nove anos. O Padre João Rodrigues Pereira.

Resposta

Link directo:

RE: [Ajuda] Assento de baptismo de 1779

#332083 | PedroMota | 07 jul 2013 22:14 | Em resposta a: #332036

Caros Rosario e jlaz

Agradeço o tempo e a disponibilidade dada para me ajudarem neste pequeno problema.
Só mais uma questão referente às mesmas pessoas do assento.

Seria normal naquela época haver os mesmos pais mas com alcunhas diferentes? É que me deparei com irmãos desta Maria e há coisas que não batem certo sem serem os primeiros nomes dos pais e avós.

Maria - B. 08-08-1779 - Analisada aqui.
A mãe surge como Joana Maria ou Joana Pereira
A avó materna surge como Rosalia ou Rosaria
A avó materna surge como Ana Pereira ou Ana De Jesus e ainda Ana Rodrigues

Neste momento procuro o assento de casamento na freguesia de S. Lourenco do Bairro, mas ainda sem sucesso, presumo que tivessem casado em Casal-Comba, mas os livros não estão disponíveis para pesquisa para anos anteriores a 1867. Se alguém me pudesse ajudar.

Atentamente;
Pedro Mota

Resposta

Link directo:

RE: [Ajuda] Assento de baptismo de 1779

#332088 | carlosmsl | 08 jul 2013 00:32 | Em resposta a: #332083

Caro Pedro Mota

Estive a analisar os registos de casamento da freguesia de Casal Comba, de Julho de 1749 até Junho de 1781 e não encontrei o registo de casamento de Manuel João com Joana Maria.

Cumprimentos;

Carlos Leite

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 mai 2024, 23:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen