António Urbano Monteiro de Castro, Luanda, Angola

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Cargos | Direito | Famílias | Pessoas

António Urbano Monteiro de Castro, Luanda, Angola

#332271 | clover779 | 11 jul 2013 07:12

Caros confrades,

gostava de saber se algum(a) confrade pesquisa ou pesquisou sobre António Urbano Monteiro de Castro, que terá (nascido?) vivido em Angola pelo menos a partir da década de 1860, altura em que foi fundador de um semanário denomnado “A Civilização da África Portuguesa” que durou de 1866 a 1869. Era nomeadamente advogado e jornalista, mas pode ter exercido outros cargos socialmente importantes também.

Foi mandado prender pelo Provedor da relação, durante 1 mês, em 1867, por abuso de liberdade de imprensa e outros crimes.

Faleceu antes de 24 de março 1894, altura em que foi substituido como professor na Escola Principal.

Interessa-me toda e qualquer informação relacionada com este Urbano de Castro, nomeadamente quando e onde nasceu, se casou e com quem, se teve filhos, etc...

Quanlquer ajuda ou dica será muito bem vinda.

Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

RE: António Urbano Monteiro de Castro, Luanda, Angola

#332314 | Samuel C O Castro | 11 jul 2013 18:31 | Em resposta a: #332271

Prezado Nuno Silva,

Estudo exclusivamente a família Castro e, em minha base não tenho o ramo familiar do Antônio Urbano Monteiro de Castro.

Procurando no Google Books, pelo nome dele, chega-se aqui em http://www.google.com.br/search?q=%22Ant%C3%B3nio+Urbano+Monteiro+de+Castro%22&btnG=Pesquisar+livros&tbm=bks&tbo=1&hl=pt-PT#q=%22Ant%C3%B3nio+Urbano+Monteiro+de+Castro%22&hl=pt-PT&tbm=bks&ei=W-jeUdTWCsSZrgGisYHIBA&start=0&sa=N&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.48705608,d.aWM&fp=303bf96109ceee54&biw=1024&bih=677 , com muitos resultados sobre ele.

Com a busca apenas no Google, chega-se aqui em http://www.google.com.br/search?q=%22Ant%C3%B3nio+Urbano+Monteiro+de+Castro%22&btnG=Pesquisar+livros&tbm=bks&tbo=1&hl=pt-PT#q=%22Ant%C3%B3nio+Urbano+Monteiro+de+Castro%22&hl=pt-PT&source=lnms&sa=X&ei=e-jeUfLLPNTTqAGEwIDgBA&ved=0CAYQ_AUoAA&bav=on.2,or.r_qf.&fp=c7fe4bc56b90d41c&biw=1024&bih=677 , igualmente com vários resultados.

Se por acaso descobrires a ascendência dele, peço sua gentileza de me informar.

Fico a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: António Urbano Monteiro de Castro, Luanda, Angola

#332319 | aana10 | 11 jul 2013 21:05 | Em resposta a: #332271

Caro confrade,

Pelo livro de José Eduardo Agualusa, (clique onde diz p. 87, que passa para a p. 13 - se fizer directamente, acho que não dá), aqui:
http://books.google.pt/books?id=2l5zB6nK7HoC&pg=PA40&dq=%22Ant%C3%B3nio+Urbano+monteiro+de+Castro%22&hl=pt-PT&sa=X&ei=AQjfUcS2M-fA7AbMw4CIAg&ved=0CDUQ6AEwAQ#v=snippet&q=%22Urbano%20de%20Castro%22&f=false

fica a saber que "faleceu na véspera de Natal de 1893", e portanto a em Luanda, suponho.


Brincando um bocadinho com o nome, ao "googlar", fica a saber aqui, p. 169:
http://books.google.pt/books?id=BKKf4PYI-IIC&pg=PA168&dq=%22Urbano+Monteiro+de+Castro%22&hl=pt-PT&sa=X&ei=Ef_eUYbpKsnC7Ab6k4C4Dg&ved=0CF8QuwUwBw#v=onepage&q=%22Urbano%20de%20Castro%22&f=false

que nasceu em Portugal;

Aqui, p. 269:
http://books.google.pt/books?id=rJkPAQAAMAAJ&q=%22urbano+Monteiro+de+Castro%22&dq=%22urbano+Monteiro+de+Castro%22&hl=pt-PT&sa=X&ei=uwnfUZ-4GaKM7QaMhoCwBg&ved=0CEIQ6AEwAw

que era filho de António Urbano Monteiro de Castro Teles d' Eça Pereira da Cunha;

Fica ainda a saber aqui, p. 30:
http://books.google.pt/books?id=VepDAQAAIAAJ&q=%22Ant%C3%B3nio+Urbano+Monteiro+de+Castro+Teles+d'+E%C3%A7a+Pereira+da+Cunha%22&dq=%22Ant%C3%B3nio+Urbano+Monteiro+de+Castro+Teles+d'+E%C3%A7a+Pereira+da+Cunha%22&hl=pt-PT&sa=X&ei=LwLfUaedHOaP7AaAt4DIAQ&ved=0CDUQ6AEwAAp.g

que era filho de António Urbano Monteiro de Castro Teles d' Eça Pereira da Cunha (confirma o anterior) e de Felicidade Augusta Perpétua Guerreiro de Lobo Brito Mascarenhas e Castro, nasceu em Lisboa a 26 de Julho de 1836 e faleceu em Luanda a 23 de Dezembro de 1983 (...)

e na p. 34, deste mesmo livro, aqui:
http://books.google.pt/books?id=VepDAQAAIAAJ&q=%22Botelho+de+Sampaio+e+Castro+%22&dq=%22Botelho+de+Sampaio+e+Castro+%22&hl=pt-PT&sa=X&ei=tAzfUc7PK8rE7AaCnYCYAg&ved=0CDEQ6AEwAA

que casou com Maria Botelho de Sampaio e Castro e que quando morreu deixou 3 filhos e duas filhas: Alfredo

http://books.google.pt/books?id=VepDAQAAIAAJ&q=%22urbano+Monteiro+de+Castro%22&dq=%22urbano+Monteiro+de+Castro%22&hl=pt-PT&sa=X&ei=uwnfUZ-4GaKM7QaMhoCwBg&ved=0CEwQ6AEwBQ

e os restantes filhos: Artur, José, Mariana e Filomela(?).

e na p. 34 do mesmo (desculpe mandar-lhe isto assim, apesar da página ser a mesma, mas o livro não está disponível para visualização):
http://books.google.pt/books?id=VepDAQAAIAAJ&q=%22urbano+Monteiro+de+Castro%22&dq=%22urbano+Monteiro+de+Castro%22&hl=pt-PT&sa=X&ei=uwnfUZ-4GaKM7QaMhoCwBg&ved=0CEwQ6AEwBQ
fica a saber que era irmão de Alfredo Urbano Monteiro de Castro, general; Artur Urbano de Castro, homem de letras e jornalista, e tinha ainda uma irmã Ana - e que todos fixaram residência em Portugal.

O melhor é consultar este último livro em alguma biblioteca ou verificar se está disponível on-line. Em todo o caso, tem ainda a possibilidade de ir bricando com o nome dele, quase que matematicamente, em combinações. Foi o que eu fiz de uma maneira muito breve. Penso que se continuar, e "googlar" da mesma maneira as pessoas que vão apararecendo, poderá encontrar muitos mais resultados. Atenção que o irmão Artur também foi jornalista, não se dê o caso de juntar a informação dos dois, como se de uma mesma pessoa se tratasse. E, por favor, vá confirmar tudo o que escrevi. Como referi, a minha pesquisa foi muito breve, e 10 minutos não é nada. Comprove, sim?

Espero ter ajudado.

Ana

Resposta

Link directo:

RE: António Urbano Monteiro de Castro, Luanda, Angola

#332321 | HRC1947 | 11 jul 2013 22:38 | Em resposta a: #332319

-
http://teoriadojornalismo.ufp.edu.pt/inventarios/lopo-j-1952
-
HRC

Resposta

Link directo:

RE: António Urbano Monteiro de Castro, Luanda, Angola

#332388 | clover779 | 13 jul 2013 07:38 | Em resposta a: #332314

Estimado Samuel de Castro,

agradeço a sua resposta, efectivamente a maior fonte de informação são estas pesquisas, enquanto não me for possível obter um assento de batismo de Angola para confirmar suspeitas que tenho.

Neste momento já tenho mais algumas informações sobre a ascendência de Urbano de Castro, famoso jornalista, advogado e professor, estou a consoldidar estas informações e introduzir na aplicação. Quanto aos seu apelido Castro, o mais longe que consegui apurar (com a valiosíssima ajuda do Engº Ricardo Charters d'Azevedo) foi Helena Madalena de Castro Lemos e Abreu (b. antes de 1685), pelo lado da sua avó paterna; e Manuel José Pereira de Castro (b. antes de 1820 na freguesia de São Tomé, filho de Francisco Rodrigues Pereira). Não sei se algum destes nomes já lhe surgiu na sua pesquisa.

Com os melhores cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

RE: António Urbano Monteiro de Castro, Luanda, Angola

#332389 | clover779 | 13 jul 2013 07:43 | Em resposta a: #332319

Estimada Ana,

muito obrigado pela sua "rápida" pesquisa, muita dessa informação eu já possuía, mas deu-me uma ajuda suplementar muito importante para prosseguir a pesquisa, e como diz, e muito bem, usando pesquisas diferentes obtém bocadinhos de informação. Ainda não tenho a confirmação final que pretendia, pois essa só poderá vir de fontes primárias, e essas, a existirem, estarão na Igreja dos Remédios em Luanda.

O livro que refere, e que contém 7 páginas sobre António Urbano Monteiro de Castro, já eu tento adquirir há algum tempo, infelizmente aqui por Coimbra não sei de nenhuma biblioteca onde o possa consultar. Também é muito dificil adquirir estas obras com cerca de 50-60 anos, não há muitas cópias e quem as possui não as deseja vender :(. Mas vou continuar a pesquisar e quem sabe com a chegada um um assento de batismo de Angola não consiga confirmar as minhas suspeitas e depois adicionar 17 gerações à árvore...

Com os melhores cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

RE: António Urbano Monteiro de Castro, Luanda, Angola

#332555 | aana10 | 17 jul 2013 04:23 | Em resposta a: #332389

Estimado Nuno,

Ausentei-me de fim de semana e só há algumas horas é que vi que me tinha respondido. Acredite, a pesquisa foi de facto rápida; na verdade, demorei mais a copiar links e a escrever a mensagem, pelo menos assim me pareceu. Só o referi e insisti, para ter a certeza de que o meu amigo iria confirmar as informações - "de boas intenções está o inferno cheio" e eu não queria de modo algum induzi-lo em erro.
Fico contente em ter podido ajudar, nem que seja um bocadinho... mas tenho novidades para si. Talvez não seja preciso consultar o tal livro ou mandar vir de Luanda o que quer que seja. Eu explico.

Depois de ler a sua resposta, lembrei-me de eu ter concluído há algum tempo que as pessoas dão o apelido dos seus mortos por garantido. A minha experiência diz-me que em tempos idos, irmãos havia com apelidos completamente diferentes (talvez numa tentativa de perpetuar nomes de família), que iam assinando os seus apelidos de modo muito diferente ao longo da vida (numa espécie de moda ou constatação de status quo), que nomes iguais não significa tratar-se da mesma pessoa (e o oposto também é válido) e que, inclusivé, algumas delas mudavam de nome próprio pela altura do Crisma. De igual modo, em cerimónias oficiais, tudo dependia de quem registava o ter ou não paciência ou espaço no papel, para escrever 6 ou 7 apelidos de alguém, ou ter havido problemas no seio familiar e não só, o que fazia com que o indivíduo ocultasse apelidos. Por isso, reparo que muitos confrades dão murros em ponta de faca, ao insistirem numa série de nomes pela ordem que os leram, e que os leva a lado algum. Bem vistas as coisas, num registo paroquial só temos o nome próprio daquele que foi baptizado. Há que ser criativo como insinuei na mensagem anterior. Seguir uma espiral, andar à roda...
Não consegui esquecer o seu caso enquanto jantava. E decidi vir até aqui e tentar ser um pouco criativa. Siga a minha cabeça.

Como as mulheres eram tidas muito pouco em conta, talvez por falta de feitos heroícos que não fosse o tratarem dos filhos, agarrei somente nos apelidos do pai do seu António Urbano Monteiro de Castro como aparecem num dos links que lhe enviei - Monteiro de Castro Teles d' Eça Pereira da Cunha - e "googlando" fui fazendo combinações aleatórias entre eles, numa tentativa de chegar a irmãos ou primos que me levassem aos avós.
Deparei-me com um nome curioso: Maria da Assunção Pereira de Castro Teles Eça Monteiro e Cunha (li num outro sítio ter nascido em 1828, filha de Manuel José Pereira e Arcângela Engracia de Castro). Não tendo acesso ao GeneAll Plus (acho que é assim), não tendo acesso a muita coisa, não podia visualizar um local de nascimento e Lisboa é grande. Peguei somente nos apelidos desta senhora e voltei a "googlá-los". Apareceu-me outro nome: Josefina Arcângela Pereira de Castro Telles Eça Monteiro e Cunha, nascida em Lisboa, Socorro bp 17.01.1823, filha de Manuel José Pereira e Arcângela. Okay pensei. Podem ser irmãs. Talvez.

Por esta altura deve estar a perguntar-se onde quero chegar com tudo isto. Nós mulheres falamos demais...tenha paciência e prossigamos no raciocínio. Consideremos o lado animal dos Homens e no facto de nem todos quererem ser eremitas - pessoas há que se movem em "alcateias". Com tantos apelidos em comum, embora por ordem diferente......poderá o seu António ser parente delas e ter nascido também na freguesia do Socorro em Lisboa?

E aqui está, no Livro de Registos de Baptismos (1826-1844) da Paróquia de Socorro, ficheiro m1220.TIF:
http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/viewer?id=3657784

"No dia 24 de Outubro de 1836 (...) baptizei solenemente António que nasceu a 24 de Julho próximo passado, filho de António Urbano Pereira de Castro Telles d' Eça Monteiro e Cunha e de D. Felicidade Augusta Perpétua Guerreiro de Brito Aboim Lobo Mascarenhas, recebidos no Oratório dos Irmãos da Doutrina e aberto o assento na freguesia de S. Martinho desta cidade, moradores na Rua Nova da Palma. Foi padrinho Francisco Corrêa Manoel Torres d' Aboim e madrinha D. Archangela Engracia Castro Telles Eça Monteiro da Cunha". Reparou como a ordem dos apelidos de ambos é diferente e aparece mais um ou outro apelido? E como a madrinha é também Arcângela Engracia de Castro, como a mãe da minha primeira "anónima"? Difere na data de nascimento por 2 dias, sendo assim, ou eu estou enganada, ou o livro de que falamos está errado ou o padre que o baptizou a 24 escreveu também nascido a 24 por lapso, em vez de 26.


Okay, os nomes conferem com os do tal livro, não necessariamente pela ordem, claro. Agora, pareceu-me que o meu amigo queria chegar ao lado materno. Procuremos o registo de casamento. Mas casaram quando? Terá sido o primeiro filho? Como me considero uma pessoa preguiçosa, peguei nos nomes dos irmãos na mensagem que lhe enviei anteriormente. Neste link do exército:
http://arqhist.exercito.pt/germil/details?id=7917

Alfredo Urbano Monteiro de Castro é filho de António Urbano Pereira de Castro Teles de Eça Monteiro e Cunha e de Felicidade Augusta Perpétua de Brito Rolo( suponho ser Lobo, talvez confusão ao analisar arabescos em caligrafias) de Alboim Mascarenhas Guerreiro. Mais uma vez a ordem dos apelidos é diferente. Mas diz ter nascido a 30 de Maio de 1849. Portanto, o seu António nasceu primeiro, em 1836, salvo erro. Como naquela altura casavam e regra geral multiplicavam-se imediatamente a seguir (senão antes), decidi arriscar e fui procurá-los no ano de 1835 - "recebidos etc. etc. na freguesia de S. Martinho desta cidade" que descobri estar agora anexada à freguesia de Santiago.

E aqui está, no Livro de Registos de Casamentos (1829-1861) da Paróquia de Santiago, ficheiro m191.TIF:
http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/viewer?id=3654157

"Aos 31 dias do mês de Agosto de 1835 na Rua de S. Bento freguesia de Santa Isabel no Oratório do Colégio dos Irmãos da Doutrina (...) por marido e mulher António Urbano Pereira de Castro Telles Eça Monteiro Cunha, filho legítimo de Manuel José Pereira de Castro já falecido e de Arcangela Engrácia de Castro Teles, baptizado na freguesia de S. Tomé e actualmente morador na freguesia do Socorro, com idade de 18 anos, com D. Felicidade Augusta Perpétua Guerreiro de Brito Alboim Lobo Mascarenhas, filha legítima de António Francisco Guerreiro e de Antónia (?) Gertrudes Paulla Rebello, já falecidos, natural e baptizada na freguesia de São Luis (?) na cidade de Paris (?) e actualmente moradora na freguesia de Santa Catarina desta cidade, de idade de 18 anos (...)". Mais uma vez o apelido da Felicidade Augusta Perpétua aparece com apelidos combinados de modo diferente.

Considerando tudo isto como uma hipótese, é de constatar que o António Urbano, pai do seu António de Angola, será filho desta senhora Arcângela Engrácia e de Manuel José Pereira, e consequentemente, irmão pelo menos de Josefina Arcângela e de Maria da Assunção.

Agora é consigo. Agarre numa folha, faça esquemas. Talvez o pai do seu António também tenha nascido na freguesia do Socorro. Mas por favor, considere o meu raciocínio uma simples hipótese. Não sei se estes nomes entram em contradição com o que descobriu juntamente com o sr. Engº Ricardo Charters d'Azevedo; desculpe, mas não fui confirmar nada. Isto tudo foi um mero golpe de sorte, fruto da minha "rapidez". Tem por aqui muita informação que talvez possa utilisar. Ande à volta. Eu por mim paro por aqui e deixo o resto desta "valsa" consigo, para não lhe tirar o prazer de "dançar". E desculpe a extensão da mensagem. Pode ser que alguém se dê ao trabalho de a ler e consiga alguma coisa ao utilizar tácticas de pessoas "remediadas" como eu que quando não têm cão para caçar agarram no gato do vizinho e matam a caça à paulada. Espero de coração ter sido útil.

Talvez o lado materno que procura esteja de algum modo relacionado com um António Francisco de Brito Lobo Guerreiro de Aboim, tenente de cavalaria, ou um José de Brito Guerreiro Mascarenhas e Aboim, fidalgo da corte de D. João VI e Capitão de Cavalaria das Ordenanças de Lagoa, no Algarve. Mas isto já sou eu a delirar.

E se se lembrar, diga-me qualquer coisa quando acabar... Mesmo que eu esteja enganada, pode ser que isto tudo o leve a algum lugar.

Já agora, para aqueles que tentam completar genealogias, e que sei não terem datas, a Maria da Assunção Pereira de Castro Teles Eça Monteiro e Cunha, tal como a irmã, nasceu na freguesia de Socorro em Lisboa, a 18 de Outubro de 1828 e foi baptizada a 5 de Novembro desse mesmo ano. Está aqui, no mesmo Livro de Registos de Baptismos (1826-1844) da Paróquia de Socorro, no ficheiro m. 1056.TIF (página da direita, aparece na margem "Maria 2do nome"):
http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/viewer?id=3657784

É possivel que haja mais irmãos. Vá lá, procurem folha a folha, não custa nada. E é divertido.

Boa noite e boas pesquisas,
Ana

Resposta

Link directo:

António Urbano Monteiro de Castro, Luanda, Angola

#351645 | ritauc | 28 out 2014 12:07 | Em resposta a: #332271

bom dia, da minha parte agradeço a pesquisa; anda à procura de informação sobre a minha família e com a vossa exaustiva pesquisa não pensei chegar tão longe, obrigada. sou bisneta de Artur Urbano de Castro, um dos filhos de António Urbano Monteiro de Castro

Resposta

Link directo:

António Urbano Monteiro de Castro, Luanda, Angola

#356690 | clover779 | 12 abr 2015 10:18 | Em resposta a: #351645

Bom dia cara Rita,

de que informações dispões neste momento sobre o seu bisavô ou o seu trisavô? Alguma fotografia, acontencimentos, documentos?

Muito obrigado,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 19:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen