Família Capela (Porches e Alcantarilha) + Família Rego (Lagoa)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Família Capela (Porches e Alcantarilha) + Família Rego (Lagoa)

#332450 | altamira | 14 jul 2013 15:52

Sou descendente de ambas as famílias supra mencionadas.

Quanto ao ramo Capela, a saber..(e recuando..) neta de Firmina Rego Capela (*1915 Lagoa ) Pai > Francisco Capela (*1889 Alcantarilha) > Fernando José Capela (*1847 Alcantarilha) > José Rodrigues Capela (*1805 Porches) > José Rodrigues Capela (*? Pêra)

Quanto ao ramo Rego, a saber... (e recuando) neta de Firmina Rego Capela (*1915 Lagoa) Mãe > Clara da Conceição Rego (*1890 Lagoa) > Francisco Dias Rego (*1850 Vale del Rei,Lagoa) > Domingos Dias Rego (*1807 Val del Rei, Lagoa) > José Fernandes Rego > Isabel Caetana Teresa Rego e Manuel Alvares Franco...

Alguém dispões de dados que possam complementar a pesquisa acima??
Confesso que estou com particular dificuldade no ramo capela... Qualquer pequena informação será preciosa!
Muito Obrigada
Nazaré Dias
nvdias@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Capela (Porches e Alcantarilha) + Família Rego (Lagoa)

#333158 | altamira | 30 jul 2013 09:30 | Em resposta a: #332450

Caros confrades
Renovo o meu pedido do vosso precioso contribuito.
Obg,
Dias

Resposta

Link directo:

RE: Família Capela (Porches e Alcantarilha) + Família Rego (Lagoa)

#333220 | m.elisa | 01 ago 2013 01:09 | Em resposta a: #332450

Cara Nazaré

A sua Isabel Caetana Teresa é irmã do meu Cristovão José da Silva.
O meu casou em Alcantarilha a 27/8/1778 com Inácia Angélica, de Silves (Franqueira).

A sua, sendo natural de Alcantarilha, casou em Lagoa a 27/2/1762 com Manuel Álvares Franco, filho de domingos Jorge e de s/m.er Ana de Jesus.

A sua e o meu antepassado eram filhos de João Fernandes Rego e de s/m.er Teresa Josefa de Oliveira (casados em Alcantarilha a 10/9/1743.

Sendo João, filho de Domingos Fernandes Rego e Margarida Maria (casados a 4/8/1709 também em Alcantarilha).
E Teresa, filha do 2º casamento de Bartolomeu Lopes Mascarenhas com Isabel Gonçalves.(casaram Alcantarilha a 17/5/1718)

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Família Capela (Porches e Alcantarilha) + Família Rego (Lagoa)

#333485 | roberto lopes | 06 ago 2013 13:52 | Em resposta a: #332450

Cara Nazaré,

Os avós maternos da sua avó Firmina Rêgo Capela, nomeadamente: Francisco Dias Rêgo (* Lagoa 01/08/1850) e Maria de Deus (* Lagoa 17/08/1857) casaram em Lagoa a 26/08/1873 com dispensa no 4.º grau igual de consanguinidade.

Eu sou descendente de Joaquim Dias Rêgo (* Lagoa 21/12/1830) cc Lagoa 08/02/1859 Jacinta Rosa (* Lagoa 14/07/1840) que era irmao 20 anos mais velho deste seu trisavô Francisco Dias Rêgo (* Lagoa 01/08/1850).

Em suma, o seu trisavô Francisco Dias Rêgo era irmao do meu tetravô Joaquim Dias Rêgo, ou seja, os seus tetravós sao meus pentavós, o que nos aparenta em 5.º e 6.º grau de consanguinidade.

Com os melhores cumprimentos,

Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Família Capela (Porches e Alcantarilha) + Família Rego (Lagoa)

#333518 | lezico | 07 ago 2013 03:02 | Em resposta a: #332450

Aqui é possível ver a ascendência a partir de Francisco Dias Rêgo (1850) nalguns casos até 10 gerações atrás:

http://www.genealogiadoalgarve.com/

Depois de fazer "login" (além dos exemplos dados na página também se pode pôr por exemplo "silves" ou "lagoa", útil se se quiser pesquisar nesses concelhos), colar este endereço:

http://www.genealogiadoalgarve.com/costados.php?idp=157344&g=5

O último algarismo do endereço pode ser mudado de 5 para o número de gerações desejado.

Resposta

Link directo:

RE: Família Capela (Porches e Alcantarilha) + Família Rego (Lagoa)

#333521 | altamira | 07 ago 2013 10:24 | Em resposta a: #333485

Caríssimos
M.Elisa, Roberto Lopes e Lezico

Antes de mais desculpem-me a demora no contato, mas estive ausente.
Quero agradecer o vosso precioso contributo que me permitiu "abrir" os ramos da minha árvore.
De fato iniciei este processo há relativamente pouco tempo mas julgo que quanto mais se sabe mais se quer saber.. é fascinante!
Gostaria de poder partilhar as minhas descobertas convosco numa fase posterior, e caso estejam interessados, claro!
Quanto ao Roberto Lopes já tenho o mail que generosamente respondeu, caso a M. Elisa e o Lezico queiram estejam à vontade para me contatar para nvdias@hotmail.com.
Eu, por minha parte, e dentro da minha disponibilidade tentarei agora prosseguir mais pelo ramo Capela de Alcantarilha e Porches.
Este ramo tem sido "negligênciado" em face do ramo Rego pois tem-se revelado mais fácil.
Desejo-vos boas investigações e espero que nos vamos mantendo em contato.
Atentamente,
Nazaré Dias

Resposta

Link directo:

RE: Família Capela (Porches e Alcantarilha) + Família Rego (Lagoa)

#333523 | altamira | 07 ago 2013 10:35 | Em resposta a: #333220

Caríssima M. Elisa
Resposta à sua amável msg. num post efetuado no fórum.
Obg.
Nazaré Dias

Resposta

Link directo:

RE: Família Capela (Porches e Alcantarilha) + Família Rego (Lagoa)

#333524 | altamira | 07 ago 2013 11:15 | Em resposta a: #333518

Caríssimo Lezico
Resposta à sua amável msg. num post efetuado no fórum.
Obg.
Nazaré Dias

Resposta

Link directo:

RE: Família Capela (Porches e Alcantarilha) + Família Rego (Lagoa)

#333531 | m.elisa | 07 ago 2013 15:24 | Em resposta a: #333518

Caro lezico

Os dados aí colocados foram resultado da pesquisa feita por mim e pelo Roberto Lopes.
Chamo no entanto a atenção que há dados errados aí existentes pelo que quer a minha irformação quer a do Roberto são mais corretas dado serem resultado de posteriores pesquisas.

cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Família Capela (Porches e Alcantarilha) + Família Rego (Lagoa)

#333584 | roberto lopes | 08 ago 2013 13:23 | Em resposta a: #333531

Cara M.Elisa:

Assim é, graças à existência dos assentos paroquiais existentes on-line se há podido corrigir vários erros, frutos também da inexperiência da altura, donde eu sou o primeiro a incluir-me.
Na base de dados do site: www.genealogiadoalgarve.com da autoría do confrade Nuno Inácio, pode que, eventualmente possam existir ainda alguns erros, mas sempre se corrigem quando é possivel.
Muitas das vezes, as informaçoes enviadas pelos utilizadores ao moderador do site, APARENTEMENTE nao sempre correspondem com a realidade que nos revelam os paroquiais, mas também, temos de ter em conta que a existência de apelidos omitidos era comum e o uso de vários apelidos de forma irregular era bastante frequente na altura, o que nos pôde conduzir a uma investigaçao incorrecta.

Abraço,

Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Família Capela (Porches e Alcantarilha) + Família Rego (Lagoa)

#333591 | m.elisa | 08 ago 2013 16:43 | Em resposta a: #333584

Caro Roberto

É com muito gosto que estou em contacto consigo.

Relativamente a essa base de dados infelizmente os erros são bastantes, inclusivamente alguns já foram apontados ao Nuno.
Tratam-se muitas vezes de erros resultantes de uma pesquisa muito incompleta, nomeadamente por falta de se esgotarem a procura a todos os registos que existem, por exemplo os registos de baptismo e óbito e por ser feita de uma forma apressada.
Depois as famílias só porque têm um indídiduo de nome comum, aparecem misturadas, ou então avôs a casarem com netas, etc etc. E como você sabe, a pressa é inimiga do correcto...

Um abraço
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Família Capela (Porches e Alcantarilha) + Família Rego (Lagoa)

#333626 | roberto lopes | 09 ago 2013 12:31 | Em resposta a: #333591

Cara M. Elisa,

É também com muito gosto, que volto a saber de si!

Muito em breve irei ao Algarve, e gostaria se possivel, de reencontrarme consigo para pôr-mos a escrita em dia.
Tenho muita curiosodade em relaçao à "sua" Isabel da Conceiçao, natural de Portimao cc com um Canelas, nao tenho nenhuma dúvida que está aparentada, e nao muito distante da "minha" Maria Jaques de Oliveira.

Em relaçao à base de dados do Algarve, a esta mesma base do Geneall, entre tantas outras, a existência dos erros sao: "O pao nosso de cada dia"

No entanto, penso que nao se actua de má fé, e isso é uma circunstância atenuante, só a experiência individual de cada um, ensinará que, a práctica da genealogia sem uma boa investigaçao documental donde inclui-a: assentos paroquiais de nascimentos, casamentos, óbitos e outras fontes documentais como por ex. testamentos, escrituras, etc... sem a disciplina que implique uma metodologia e um rigor necessário, dificilmente se chegará a um bom porto!

Um forte abraço,

Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Família Capela (Porches e Alcantarilha) + Família Rego (Lagoa)

#333627 | roberto lopes | 09 ago 2013 12:36 | Em resposta a: #333626

Cara M. Elisa,

Corrija-se o lapso acima reecontrar-me em vez de reencontrarme!

Resposta

Link directo:

RE: Família Capela (Porches e Alcantarilha) + Família Rego (Lagoa)

#333631 | m.elisa | 09 ago 2013 13:16 | Em resposta a: #333627

OLá Roberto

Quando vier, contacte-me por favor, para nos encontrarmos.
Um abraço
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Família Capela (Porches e Alcantarilha) + Família Rego (Lagoa)

#333665 | roberto lopes | 09 ago 2013 22:51 | Em resposta a: #333631

Olá M.Elisa,

Eu irei para o Algarve a partir da 2.ª quinzena de Agosto, ainda nao sei exactamente o dia, oficialmente começarei as minhas férias no dia 18 de Agosto, a partir de essa data contactarei consigo para encontrarmo-nos.

Um abraço,

Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Família Capela (Porches e Alcantarilha) + Família Rego (Lagoa)

#333691 | roberto lopes | 10 ago 2013 12:34 | Em resposta a: #332450

Cara Nazaré,

Gostaria que me informasse em que documento encontrou a "nossa" antepassada: Isabel Caetana Teresa com o apelido Rêgo, ou com uma combinaçao de nomes, incluindo nomes próprios suprimidos ou com outras combinaçoes para eu adicionar essa fonte na base de dados do Algarve.

Tanto nas minhas investigaçoes realizadas, como nas da M. Elisa nunca a encontramos até agora assim mencionada.

Com os melhores cumprimentos,

Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Família Capela (Porches e Alcantarilha) + Família Rego (Lagoa)

#333749 | altamira | 12 ago 2013 12:34 | Em resposta a: #333691

Olá muito bom dia
olhe pois retirei a informação daqui... http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=621764
ainda nao tive hipotese de ir conferir aos microfilmes do mormons porque tenho tentado dar lá um pulinho ao fim da tarde mas nao encontro ninguem.. talvez no fim do verão..
Quando encontrar os dados dela e após confirmação posso enviar-lhe a fim de poder tb verificar e depois publicar.
Ps. tenho muita coisa da familia rego.. se precisar de algo.. ou que lhe envie .. cá estamos.
Muito obg
Nazaré Dias

Resposta

Link directo:

RE: Família Capela (Porches e Alcantarilha) + Família Rego (Lagoa)

#333781 | m.elisa | 12 ago 2013 23:59 | Em resposta a: #333749

Cara Nazaré

Pelo visto a fonte é sempre a mesma. Esses dados foram enviados para o geneall pelo Roberto.
Como o Roberto já disse nunca a encontrei a usar o apelido Rego.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Família Capela (Porches e Alcantarilha) + Família Rego (Lagoa)

#333782 | m.elisa | 13 ago 2013 00:07 | Em resposta a: #333665

Caro Roberto

Cá o espero!

Ainda sobre o uso de apelidos (ou não) já agora gostaria de saber porque utiliza neste nosso ramo familiar Rêgo em vez de Rego.

Abraços
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Família Capela (Porches e Alcantarilha) + Família Rego (Lagoa)

#333877 | roberto lopes | 15 ago 2013 12:52 | Em resposta a: #333782

Cara M.Elisa,

Utilizo a grafia Rêgo em vez de Rego, porque foi assim como encontrei documentado nos paroquiais do séc. XIX.

Um abraço,

Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Família Capela (Porches e Alcantarilha) + Família Rego (Lagoa)

#333883 | m.elisa | 15 ago 2013 15:07 | Em resposta a: #333877

Caro Roberto
Provavelmente será defeito do padre que assim o escreveu. Não só atualmente escreve-se sem acento circunflexo, como nos nossos mais antigos antepassados REGO, aparece sempre com esta grafia.

Abraço e até daqui a dias
M.Elisa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 06:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen