Ajuda- Encontrar baptizado na Igreja de S. Luis do Rei de França.

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Ajuda- Encontrar baptizado na Igreja de S. Luis do Rei de França.

#332581 | mosorio | 17 jul 2013 16:47

Caros confrades,

Tenho uma pesquisa em curso e não sei como fazê-la, o baptizado foi efectuado na Igreja de S. Luís do Rei de França. Alguém pode ajudar-me ?

Grata.

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda- Encontrar baptizado na Igreja de S. Luis do Rei de França.

#332761 | mosorio | 20 jul 2013 18:22 | Em resposta a: #332581

Informei-me e fica aqui para quem precisar, os paroquiais de baptizados deste igreja, encontram-se na própria, alguns livros já foram enviados para França, esta informação foi-me dada pela senhora dona Martine que faz o secretariado. Marquei com ela uma tarde para efectuarmos a pesquisa.

Cumprimentos

MEmília

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda- Encontrar baptizado na Igreja de S. Luis do Rei de França.

#332763 | HRC1947 | 20 jul 2013 19:48 | Em resposta a: #332761

-
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=325380
http://www.lifecooler.com/artigo/passear/igreja-de-sao-luis-dos-franceses/431547/
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda- Encontrar baptizado na Igreja de S. Luis do Rei de França.

#332766 | mosorio | 20 jul 2013 20:31 | Em resposta a: #332763

Obrigada.

MEO

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda- Encontrar baptizado na Igreja de S. Luis do Rei de França.

#332939 | alentem | 24 jul 2013 12:25 | Em resposta a: #332761

Também precisava desse contacto para uma investigação. Podem dar-me o e-mail ou o telefone da Dª Martine?
Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda- Encontrar baptizado na Igreja de S. Luis do Rei de França.

#332941 | mosorio | 24 jul 2013 14:04 | Em resposta a: #332939

Telemóvel da Dona Martine 919194614. Vão fechar no final do mês e só reabrem no 1º de Setembro.

Cumprimentos

ME

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda- Encontrar baptizado na Igreja de S. Luis do Rei de França.

#332945 | alentem | 24 jul 2013 16:41 | Em resposta a: #332941

Muito obrigado pela sua informação. Já agora, sabe-me informar se os casamentos ou baptisados que tinham lugar nessa igreja, eram também registados nos paroquiais de santa justa? Ou na paróquia de residência?

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda- Encontrar baptizado na Igreja de S. Luis do Rei de França.

#332955 | mosorio | 24 jul 2013 20:47 | Em resposta a: #332945

Na sala de referência daTorre do Tombo disseram-me para procurar na freguesia da Ajuda, por ser a da Igreja, mas não encontrei nenhum deles.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda- Encontrar baptizado na Igreja de S. Luis do Rei de França.

#332970 | alentem | 25 jul 2013 09:00 | Em resposta a: #332955

Pela informação que recolhi da internet, a igreja de S. Luís fica na rua das Portas de Sº Antão, na fregª de Sª Justa.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda- Encontrar baptizado na Igreja de S. Luis do Rei de França.

#332971 | mosorio | 25 jul 2013 11:24 | Em resposta a: #332970

Eu sei! Já lá estive. Não me expliquei bem, nos assentos paroquiais dos livros da Igreja de S. Luís é que não refere as freguesias onde moram os pais do baptizado.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda- Encontrar baptizado na Igreja de S. Luis do Rei de França.

#332975 | alentem | 25 jul 2013 15:42 | Em resposta a: #332971

De facto, não tinha entendido bem mas agora já percebi. Já agora, eu estou a fazer uma investigação sobre uma família Bachelay, e também Garin e Lavigne. De facto, apanhei muitos assentos na freguesia da residência, mas outros não. Em alguns casos encontrei o óbito, por exemplo, mas não o baptismo, dizendo-se que tinha tido lugar na igreja de S. Luís. Noutros casos encontrei o assento de baptismo na freguesia de residência, onde o indivíduo em causa tinha nascido, mas, surpreendentemente não encontrei o de alguns seus irmãos. Estes devem ter sido portanto baptisados na igreja de S. Luís. A conclusão a que chego é que os baptismos e casamentos que tinham lugar em S. Luís, só ficavam aí registados.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda- Encontrar baptizado na Igreja de S. Luis do Rei de França.

#332976 | mosorio | 25 jul 2013 15:56 | Em resposta a: #332975

Por acaso recordo-me do apelido Bachelay, Guerin, não Garin, Ferin, Bertrand, Mayer e tantos outros, estive lá na segunda-feira à tarde e encontrei o que procurava logo nas primeiras páginas do livro que solicitei, depois com o entusiasmo encontrei baptizados de filhos de mais dois irmãos.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda- Encontrar baptizado na Igreja de S. Luis do Rei de França.

#332979 | alentem | 25 jul 2013 16:42 | Em resposta a: #332976

Óptimo. Essa informação deixa-me entusiasmado. Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda- Encontrar baptizado na Igreja de S. Luis do Rei de França.

#338273 | nuno27 | 18 nov 2013 17:11 | Em resposta a: #332976

Cara Maria Emília Osório,

Estive a ler com muito interesse os comentários que colocou no fórum respeitante a livros paroquiais que se encontram na Igreja de São Luís.

Fiquei entusiasmado com a possibilidade de num desses livros poderem estar pistas sobre a ascendência de um dos meus antepassados de nome ISIDORO (ou Esidoro) MAURÍCIO.

Um pouco de informação:
Terá Isidoro nascido cerca de 1700 (ou antes) em Lisboa, na paróquia da Pena ou Santa Justa, consoante o seu assento de casamento ou o assento de baptismo do filho Maurício (? nome um pouco estranho para o filho).
Era morador em São Nicolau, Lisboa, antes do casamento e foi depois morador em Colares. Isidoro Maurício tinha provavelmente estatuto social elevado, como se pode aferir pelos vários assentos que encontrei.

De acordo com o seu assento de casamento Isidoro Maurício era filho de JOÃO RICHE (assim parecem todos ler o que está lá escrito) e de ANTÓNIA DA LUZ.

Ainda não consegui encontrar referências a estas pessoas nos livros das paróquias antes citadas (Pena, Santa Justa, S. Nicolau).

Tendo em conta a proximidade entre a Pena e Santa Justa, havendo entre elas a Igreja de São Luís dos Franceses e o nome RICHE dar toda a indicação de ser francês, ponho a hipótese de poder haver alguma informação nos livros de São Luís.

Ponho também a hipótese dos pais de Isidoro não se terem matrimoniado.

.....................................

Gostaria de perguntar à Maria Emília se já terá visto nesses livros alguma referência aos nomes/famílias que referi?

São esses livros de acesso livre, se estão em língua francesa e quais são as datas (mais ou menos) disponíveis?


Peço desculpa de lhe fazer tantas perguntas mas este é um ramo da minha família que me interessa particularmente.


Qualquer ajuda será bem vinda.

Os meus melhores cumprimentos,

Nuno Costa Alves

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda- Encontrar baptizado na Igreja de S. Luis do Rei de França.

#338649 | nuno27 | 26 nov 2013 11:38 | Em resposta a: #332979

Caro Alentem,

Li com atenção as trocas de mensagens entre si e a Sra. Maria Emília Osório, respeitantes aos paroquiais que estarão na Igreja de S. Luís. Por haver entre vós alguma possibilidade de me poderem auxiliar também nas minhas pesquisas contatei a Sra. Maria Emília. que tinha iniciado este tópico.

Até este momento não obtive resposta e por isso motivo estou agora a contactá-lo na esperança que me possa dar alguma indicação sobre as questões que tinha colocado:

Fiquei entusiasmado com a possibilidade de num desses livros poderem estar pistas sobre a ascendência de um dos meus antepassados de nome ISIDORO (ou Esidoro) MAURÍCIO.

Terá Isidoro nascido cerca de 1700 (ou antes) em Lisboa, na paróquia da Pena ou Santa Justa, consoante o seu assento de casamento ou o assento de baptismo do filho Maurício (? nome um pouco estranho para o filho).
Era morador em São Nicolau, Lisboa, antes do casamento e foi depois morador em Colares. Isidoro Maurício tinha provavelmente estatuto social elevado, como se pode aferir pelos vários assentos que encontrei.

De acordo com o seu assento de casamento Isidoro Maurício era filho de JOÃO RICHE (assim parecem todos ler o que está lá escrito) e de ANTÓNIA DA LUZ.

Ainda não consegui encontrar referências a estas pessoas nos livros das paróquias antes citadas (Pena, Santa Justa, S. Nicolau).

Tendo em conta a proximidade entre a Pena e Santa Justa, havendo entre elas a Igreja de São Luís dos Franceses e o nome RICHE dar toda a indicação de ser francês, ponho a hipótese de poder haver alguma informação nos livros de São Luís.

Ponho também a hipótese dos pais de Isidoro não se terem matrimoniado.

.....................................

Gostaria de lhe perguntar se já terá visto nesses livros alguma referência aos nomes/famílias que referi?

São esses livros de acesso livre, se estão em língua francesa e quais são as datas (mais ou menos) disponíveis?


Peço desculpa de lhe fazer tantas perguntas mas este é um ramo da minha família que me interessa particularmente.


Qualquer ajuda será bem vinda.

Os meus melhores cumprimentos,

Nuno Costa Alves

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda- Encontrar baptizado na Igreja de S. Luis do Rei de França.

#338651 | roz | 26 nov 2013 11:58 | Em resposta a: #338273

Caro Nuno

O mais pratico 'e contactar a igreja directamente e logo lhe informarao com mais precisao o que deseja.

D. Martine
stlouislisbonne@gmail.com

Tel. 91 919 46 14

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda- Encontrar baptizado na Igreja de S. Luis do Rei de França.

#338711 | mosorio | 27 nov 2013 15:22 | Em resposta a: #338273

Prezado Nuno Alves,

Só hoje vi a mensagem, a prima Rosário deu-lhe o contacto correcto. Só me recordo de alguns apelidos por serem conhecidos por razões óbvias, Férin, Bertrand e Mayer. Assim que tiver oportunidade voltarei à Igreja, mas é sempre bom contactar préviamente a madame Martine, ela não está todos os dias. A consulta é fácil, são livros paroquiais normais, os livros mais antigos já não se encontram em Portugal, diga-lhe a data que pretende consultar.Desejo-lhe boa sorte nas suas pesquisas.

Meus melhores cumprimentos.

MEmília

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda- Encontrar baptizado na Igreja de S. Luis do Rei de França.

#338718 | nuno27 | 27 nov 2013 16:58 | Em resposta a: #338711

Cara Maria Emília,

Muito agradeço a sua resposta. Irei contactar a Sra. Martine de Stoop.

Gostaria ainda de perguntar à Maria Emília o seguinte: Se os livros mais antigos já não se encontram em Portugal, depreendo que estejam em França. Saberá em local estão?

Pergunto isto porque eventualmente poderão estar digitalizados.

Os melhores cumprimentos,

Nuno Costa Alves

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda- Encontrar baptizado na Igreja de S. Luis do Rei de França.

#338722 | mosorio | 27 nov 2013 17:33 | Em resposta a: #338718

Caro Nuno,

Faz o pedido à D. Martine que o fará para França. eu não lhe sei responder se os que estão em França estão digitalizados.

Saudações.

MEmília

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda- Encontrar baptizado na Igreja de S. Luis do Rei de França.

#338766 | nuno27 | 28 nov 2013 11:58 | Em resposta a: #338722

Cara Maria Emília,

Muito agradeço a sua resposta.

Os melhores cumprimentos,

Nuno Costa Alves

Resposta

Link directo:

Ajuda- Encontrar baptizado na Igreja de S. Luis do Rei de França.

#437027 | Safi2003 | 14 out 2021 11:53 | Em resposta a: #332581

Bom Dia!

Retomando este tópico antigo, gostaria de questionar se alguém sabe se os registos da Igreja de S. Luís, Rei de França, em Lisboa, já se encontram digitalizados.

Grata, desde já!

Filipa Macedo

Resposta

Link directo:

Ajuda- Encontrar baptizado na Igreja de S. Luis do Rei de França.

#437043 | Jorge Resende | 14 out 2021 18:39 | Em resposta a: #332581

https://informacoeseservicos.lisboa.pt/contactos/diretorio-da-cidade/igreja-de-sao-luis-dos-franceses


Deve entrar em contato com a igreja

Resposta

Link directo:

Ajuda- Encontrar baptizado na Igreja de S. Luis do Rei de França.

#437120 | Safi2003 | 19 out 2021 12:21 | Em resposta a: #437043

Muito obrigada pela resposta!
Assim farei.

Filipa Macedo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 23:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen