Familias Penha, Lapenha delaPenha

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Familias Penha, Lapenha delaPenha

#16493 | Maria da Conceicao | 01 fev 2002 01:15

Gostaria de poder contactar com alguem que me pudesse dar informacoes sobre esta familia. Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Familias Penha, Lapenha delaPenha

#50407 | JMSA | 26 out 2003 17:33 | Em resposta a: #16493

Tenho informações sobre esta familia Penha que lhe posso transmitir.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familias Penha, Lapenha delaPenha

#50755 | josemssantos | 30 out 2003 18:39 | Em resposta a: #16493

Cara Maria da Conceição

Também me cruzei com o apelido ´de la Penha´por causa do casamento de um antepassado meu - Bernardo Sousa da Câmara.Casou com D.Brites de la Penha, em Tomar, na parte final do séc.XVI.Identifico Bernardo nos RP como padrinho de baptizados desde 1600 - com sua mulher D.Brites - até 1637 - com sua sobrinha D.Inês de Sousa. Era então o Morgado da Quinta do Paço/S.Pedro de Alviobeira/Tomar.
Se fôr ao Manso de Lima , vol XIV, nos Magalhães de Tomar, pode ler o seguinte(aqui resumo):

1.Jorge Magalhães, filho 2º de Lopo Roiz de Magalhães, foi à Índia por escrivão da feitoria de Goa.Foi Cavaleiro Fidalgo e viveu em Cernache do Bonjardim, termo da Vila da Certã(donde era Manso de Lima, suponho).Cc Isabel Pessoa e tiveram 4 filhos.
O primeiro foi:
2.Nuno Pessoa de Magalhães que cc Apolónia Fonseca e tiveram 3 filhos - João, Isabel e Maria.
3.Isabel passou a Castela, na companhia e serviço da irmã do Duque de Aveiro que cc.Duque de Ossuna, e lá foi religiosa no convento da Conceição, em Madrid.
3.Maria,Maria da Fonseca,como refere Manso de Lima, foi também para Castela, na mesma ocasião que a irmã Isabel, onde cc.Garcia de la Penha e Quinhones, natural da cidade do Touro, e na ocasião em que o Duque de Ossuna foi governar Nápoles, foi este Garcia de la Penha regedor da mesma cidade.Tiveram 5 filhos:
4. D. Nuno de Quinhones, Cavaleiro de Malta
4. D.Estevão, Cavaleiro de Calatrava
4. D.Cristóvão
4. Frei Manuel de Quinhones, religioso de S.Francisco de Paula, que veio a este Reino(Portugal)sobre a pretensão da demanda sobre o prazo da Golegã, que pertencia aos Magalhães.
4. D.Petronilha

É tudo o que lhe posso dizer.Teria algum dos filhos , além do Frei, vindo a Portugal e deixado descendência? Ou terá o Frei deixado filhos? Pelo menos a zona geográfica, Golegã/Tomar, coincide.
Se tiver alguma informação adicional sobre os de la Penha, agradeço.

O Manso de Lima é consultável nos Reservados da BN em Lisboa.

Cumprimentos
José Maria Simões dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Familias Penha, Lapenha delaPenha

#50756 | josemssantos | 30 out 2003 18:41 | Em resposta a: #16493

Cara Maria da Conceição

Também me cruzei com o apelido ´de la Penha´por causa do casamento de um antepassado meu - Bernardo Sousa da Câmara.Casou com D.Brites de la Penha, em Tomar, na parte final do séc.XVI.Identifico Bernardo nos RP como padrinho de baptizados desde 1600 - com sua mulher D.Brites - até 1637 - com sua sobrinha D.Inês de Sousa. Era então o Morgado da Quinta do Paço/S.Pedro de Alviobeira/Tomar.
Se fôr ao Manso de Lima , vol XIV, nos Magalhães de Tomar, pode ler o seguinte(aqui resumo):

1.Jorge Magalhães, filho 2º de Lopo Roiz de Magalhães, foi à Índia por escrivão da feitoria de Goa.Foi Cavaleiro Fidalgo e viveu em Cernache do Bonjardim, termo da Vila da Certã(donde era Manso de Lima, suponho).Cc Isabel Pessoa e tiveram 4 filhos.
O primeiro foi:
2.Nuno Pessoa de Magalhães que cc Apolónia Fonseca e tiveram 3 filhos - João, Isabel e Maria.
3.Isabel passou a Castela, na companhia e serviço da irmã do Duque de Aveiro que cc.Duque de Ossuna, e lá foi religiosa no convento da Conceição, em Madrid.
3.Maria,Maria da Fonseca,como refere Manso de Lima, foi também para Castela, na mesma ocasião que a irmã Isabel, onde cc.Garcia de la Penha e Quinhones, natural da cidade do Touro, e na ocasião em que o Duque de Ossuna foi governar Nápoles, foi este Garcia de la Penha regedor da mesma cidade.Tiveram 5 filhos:
4. D. Nuno de Quinhones, Cavaleiro de Malta
4. D.Estevão, Cavaleiro de Calatrava
4. D.Cristóvão
4. Frei Manuel de Quinhones, religioso de S.Francisco de Paula, que veio a este Reino(Portugal)sobre a pretensão da demanda sobre o prazo da Golegã, que pertencia aos Magalhães.
4. D.Petronilha

É tudo o que lhe posso dizer.Teria algum dos filhos , além do Frei, vindo a Portugal e deixado descendência? Ou terá o Frei deixado filhos? Pelo menos a zona geográfica, Golegã/Tomar, coincide.
Se tiver alguma informação adicional sobre os de la Penha, agradeço.

O Manso de Lima é consultável nos Reservados da BN em Lisboa.

Cumprimentos
José Maria Simões dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Familias Penha, Lapenha delaPenha

#84886 | Conceicao | 21 fev 2005 20:52 | Em resposta a: #50756

Caro Jose Maria, bem haja pela informacao que me enviou. A unica informacao que tenho sobre os de la Penha, vivem na Holanda e sao Judeus. Fugiram a inquisicao atravez de Espanha, Franca e Holanda onde acentaram arraiais. Alguns foram depois enviados para as Caraibas Holandesas, vindos fugidos do Brasil, depois da recuperacao do Brasil, por Portugal. Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Familias Penha, Lapenha delaPenha

#84887 | Conceicao | 21 fev 2005 20:53 | Em resposta a: #50756

Desculpe, esqueci-me de dizer que tambem os ha na America Latina , Mexico e ate no Texas! Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Familias Penha, Lapenha delaPenha

#87103 | Conceicao | 28 mar 2005 22:39 | Em resposta a: #84887

Ainda sobre os Penha, sera necessario ver tambem os Deus Dara, familia Penha que ficou no Brasil. Que nome Deus Dara! E as armas, sao ainda mais esquesitas. Duas maos a deixarem cair moedas de ouro e prata. Alguem tem informacao sobre estas familias? E no Brasil? Conceicao

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 14:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen