Sobrenome Farrapo dos Açores

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Heráldica | Pessoas

Sobrenome Farrapo dos Açores

#332804 | PedroPires95 | 22 jul 2013 00:28

Olá a todos, meus melhores cumprimentos, nas minhas pesquisas descobri que descendo de dois ramos Portugueses por meio de uma bisavó minha.

Mas o principal que irei citar aqui é a família "Farrapo" Gostaria de saber mais sobre esse sobrenome.

O primeiro a utilizar o sobrenome Farrapo aqui no Ceará - Brasil, foi Manoel da Costa Farrapo, ele era Açoriano, eu já fiz sua árvore, e achei vários outros nomes de ancestrais que tinham o nome homônimo ao dele, Mas o que me chamou a atenção foi o Padre Sadoc de Araújo (Grande genealogista do Ceará) ter citado a possibilidade de Manoel ser Judeu (Cristão Novo) Também um outro Padre Lira, escreveu sobre essa família Farrapo e citou que eles eram judeus.

Sendo assim resolvi fazer uma árvore e não demorei muito para achar alguns nomes que vou citar aqui:

Pedro Gonçalves Farrapo c.c Maria Luís

Teve:

Pedro da Costa Nateiro c.c Isabel Gonçalves

Teve:

Manoel Da Costa Farrapo (I) c.c Isabel Fernandes

Teve:

Manoel da Costa Farrapo (II) c.c Ana de Sousa

Teve:

Manoel da Costa Farrapo (III) c.c Barbara de Aguiar

Teve:

Bartolomeu Sousa c.c Isabel Moniz

Teve:

Manoel da Costa Farrapo (IV) Imigrou para o Ceará

Gostaria de saber mais sobre essa família, Alguém saberia me dizer sua origem?

Obrigado. Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Sobrenome Farrapo dos Açores

#332818 | PedroPires95 | 22 jul 2013 13:21 | Em resposta a: #332804

Olá descobri que os farrapo derivam da palavra farropo nao existe arquivos da Inquisição mas mesmo assim desconfio que seja família de x.n. Alguém saberia complementar meus dados?

Resposta

Link directo:

Sobrenome Farrapo dos Açores

#421661 | elsonfreire | 12 fev 2020 17:27 | Em resposta a: #332804

Caros amigos, Estou fazendo uma pesquisa sobre os Muniz Farrapo de Sobral/Tianguá/Vale do Acaraú em geral e agradeceria se algum confrade pudesse informar onde conseguiria consultar ou adquirir a obra do Padre João Mendes Lira sobre a Presença de Judeus em Sobral e Circunvizinhanças. Sempre vejo citações mas tenho buscado por toda parte sem nenhum sucesso. A Pedro autor do tópico gostaria de verificar se essa linha foi obtida na Cronologia Sobralense+Saudades da Terra?
Grato de antemão!

Resposta

Link directo:

Sobrenome Farrapo dos Açores

#430388 | BarrosLeal | 14 jan 2021 17:51 | Em resposta a: #421661

Elson, eu tenho uma cópia escaneada desse livro. Me passe seu email que eu mando. Meu email é barrosleal@gmail.com. Abs, Adriano

Resposta

Link directo:

Sobrenome Farrapo dos Açores

#431225 | Isadorarod | 13 fev 2021 23:38 | Em resposta a: #332804

Olá, me chamo Isadora e gostaria de saber se alguém tem algo mais sobre essa família, estou em busca de certidões para cidadania. Já tenho a arvore e algumas certidões.

Resposta

Link directo:

Sobrenome Farrapo dos Açores

#431228 | elsonfreire | 14 fev 2021 00:43 | Em resposta a: #430388

Caro amigo, meu email é elsonfreire@gmail.com. muitíssimo grato com tamanha gentileza!

Resposta

Link directo:

Sobrenome Farrapo dos Açores

#431270 | Isadorarod | 15 fev 2021 21:58 | Em resposta a: #430388

Olá, boa noite, se pode me enviar esse livro, ficarei eternamente grata. isadorarod@gmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 23:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen