Bernardo d' Abreu Amorim Pessoa e Gouveia

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Bernardo d' Abreu Amorim Pessoa e Gouveia

#332924 | fanetal | 23 jul 2013 20:25

Solicito colaboração para localisar na árvore genealógica Bernardo d' Abreu Amorim Pessoa e Gouveia, filho de Francisco António dÁbreu Amorim Pessoa e Gouveia e de Mauricia Câmara Lôbo Corte Real e pai de de José Augusto dÁbreu Amorim Pessoa, casado com Clotilde Deolinda Pereira da Silva. Estão ligados à quinta de Orão, freguesia de Redinha, Pombal e à Figueira da Foz. Pretendo estabelecer a ligação com a linha de João Lobo de Santiago Gouveia, 1º conde de Verride, nascido em 1859.
Agradeço
Fausto Alves

Resposta

Link directo:

RE: Bernardo d' Abreu Amorim Pessoa e Gouveia

#333993 | TMA | 18 ago 2013 15:21 | Em resposta a: #332924

Terá provavelmente relação com a questão colocada nos seguints links


http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=333945#lista´
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=333948#lista

Agradecia também ajuda para estabelecer ligação com Miguel de Sá Couceiro Lobo Portugal, filho de Henriqueta de Abreu Pessoa de Amorim.

Resposta

Link directo:

RE: Bernardo d' Abreu Amorim Pessoa e Gouveia

#334103 | fanetal | 20 ago 2013 17:06 | Em resposta a: #333993

Lamento informar que não disponho de dados que permitam esclarecer as dúvidas suscitadas, quer quanto aos filhos de Francisco António de Abreu Amorim Pessoa, quer quanto às ligações de Henriqueta Abreu Pessoa de Amorim. Parece contudo terem existido 2 ante passados com o nome Francisco António Abreu Amorim Pessoa, nascidos respectivamente em 1706 e 1785, tendo o último casado com Mauricia Câmara Lobo Corte-Real, pais daquele que procuro Bernardo A. A. P. Gouveia.
Cumprimentos
Fausto Alves

Resposta

Link directo:

RE: Bernardo d' Abreu Amorim Pessoa e Gouveia

#334104 | TMA | 20 ago 2013 17:44 | Em resposta a: #334103

Obrigada pela rápida resposta!
Cpts,
Teresa

Resposta

Link directo:

RE: Bernardo d' Abreu Amorim Pessoa e Gouveia

#335407 | smcgp1 | 19 set 2013 15:36 | Em resposta a: #332924

Boa tarde

Não sei se ajuda mas tenho os registos de baptismo de 2 filhos de Bernardo Abreu Amorim Pessoa e Gouveia (Quinta do Ourão, Redinha) e de Maria da Glória da Câmara Lobo Corte Real (São Vicente, Lisboa). Netos paternos de Francisco António Abreu Amorim Pessoa Gouveia e Dona Mauricia da Câmara Lobo Corte Real. Netos maternos de José da Costa Diniz e Dona Maria da Estrela Lobo Corte Real (São Julião, Figueira da Foz).

José (São Julião, Figueira da Foz) registo nº 23, página 120, 16-04-1853
Pompeu (São Julião, Figueira da Foz) registo nº 115, página 29, 04-07-1855

Tenho também o registo de casamento dos pais Bernardo Abreu Amorim Pessoa e Gouveia (Quinta do Ourão, Redinha) e de Maria da Glória da Câmara Lobo Corte Real (São Vicente, Lisboa) - (São Julião, Figueira da Foz) registo nº2, página 75, 01-02-1852.

A ligação a João Lobo Santiago Gouveia é simples, têm em comum os avós maternos José da Costa Diniz e Dona Maria da Estrela Lobo Corte Real (São Julião, Figueira da Foz).

João Lobo Santiago Gouveia nasceu em São Julião Figueira da Foz a 25-10-1858 e foi baptizado a 17-01-1959 é filho de João Maria Santiago Gouveia e Dona Maria Estrela Camara Monteiro Corte Real. Neto paterno José da Costa Diniz e Dona Maria da Estrela Camara Lobo Corte Real. Avós maternos António Mendes Gouveia e Joaquina Emilia Santiago - registo nº 104, folha 124 (São Julião, Figueira da Foz).

A linha de João Lobo Santiago Gouveia não tem descendência direta. Apenas a irmã de nome também Maria de Estrela teve um filho João Maria Santiago Gouvea Lobo Prezado que é o meu bisavô.

Mais alguma informação de que necessite disponha.

Sara P

Resposta

Link directo:

RE: Bernardo d' Abreu Amorim Pessoa e Gouveia

#335736 | fanetal | 25 set 2013 19:14 | Em resposta a: #335407

Boa tarde:
Peço desculpa pelo atraso com que respondo à sua importante comunicação, mas motivos de saúde estiveram na sua origem.
Os elementos que me forneceu são preciosos. Irei pedir fotocópia do assento de casamento de Bernardo de Abreu Amorim Pessoa
e Gouveia com D. Maria da Glória da Câmara Corte-Real Lobo, realizado a 01.02.1852, em S. Julião, ao respectivo arquivo distrital
(U Coimbra).
Se quiser fazer o favor de me indicar as datas e locais de nascimento de ambos, bem como do local de casamento do filho José
Augusto de Abreu Amorim Pessoa, com Clotilde Deolinda Pereira da Silva Amorim Pessoa ocorrido a 06.07.1878, agradecia.
Apenas 2 notas:
1 - Li algures um familiar seu (Amorim Pessoa Prezado) figurar como padrinho, num assento de batismo. Irei pesquisar.
2 - A minha mulher e sua avó materna (filha do Capitão José Augusto A. A. P. e de de Clotilde P. S. Amorim Pessoa), também se chamam ou chamavam Maria da Estrela, assim continuando a dinastia.
Os meus agradecimentos e apresento os melhores cumprimentos
Fausto Alves

Resposta

Link directo:

RE: Bernardo d' Abreu Amorim Pessoa e Gouveia

#335801 | smcgp1 | 26 set 2013 13:46 | Em resposta a: #335736

Boa tarde

Abaixo o link com as imagens dos registos paroquais. São de dificil leitura.

Copiando o link para o browser poderá aceder a um ficheiro zipado, que estará disponível até 3 de Outubro.

http://we.tl/i46hCsonWU

Em relação aos restantes dados que me pede, ainda não os tenho até porque a freguesia da Redinha ainda não está digitalizada e disponível na internet.

Com os melhores cumprimentos
Sara P

Resposta

Link directo:

RE: Bernardo d' Abreu Amorim Pessoa e Gouveia

#336081 | fanetal | 30 set 2013 23:31 | Em resposta a: #335801

D. Sara Prezado:
Recebi a sua mensagem de 26-09-2013 e segui as instruções e prazo para tomar conhecimento do seu conteúdo.
As imagens dos registos paroquiais e a árvore genealógica, constituem formidável contributo para a minha investigação
Excedem ,em muito, as minhas expectativas. Muito obrigado.
Na minha mensagem anterior, por curiosidade apenas, escrevia que tinha lido algures que um Prezado havia sido padrinho
de um Amorim Pessoa. Localizei o assento de baptismo. É pois, de Maria da Estrela de Abreu Amorim Pessoa (Ribeiro),
avó de minha mulher, baptizada em S. Julião, da Figueira da Foz, nascida a 24-06-1893, filha de José Augusto de Abreu
Amorim Pessoa e de Clotilde Deolinda Pereira da Silva Amorim Pessoa, a qual teve por madrinha D. Maria da Estrela Dinis
Câmara Lobo Corte-Real Gouveia, representada, como procurador, por seu neto João Maria Santiago Gouveia Lobo Prezado.
Com os melhores cumprimentos, renovo os meus agradecimentos pela sua colaboração.
Fausto Alves

Resposta

Link directo:

RE: Bernardo d' Abreu Amorim Pessoa e Gouveia

#336206 | fanetal | 03 out 2013 17:47 | Em resposta a: #335801

D. Sara Prezado:
Renovo os agradecimentos que lhe enderecei anteriormente, pelo valioso contributo que prestou à minha investigação.
Pela minha parte poderá o link que indicou ficar indisponível, pois, já o utilizei com sucesso, por estar suficientemente legível.
Vou colocar-lhe uma dúvida. Na sua árvore consta um José Abreu Amorim Pessoa Gouveia, nascido a 28.02.1853, em
S. Julião, F. da Foz, filho de Bernardo e de Maria da Glória. Julgo tratar-se de José Augusto de Abreu Amorim Pessoa,
nascido na referida data, local e filiação. Mais, foi oficial do exército ( Coronel) e veio a falecer na rua Bernardo Lima,
em Lisboa a 12.06.1922. Casou a 06.07.1878 com D. Clotilde Deolinda Pereira da Silva, natural da freguesia de Santos-o-Velho, Lisboa,
a qual veio a falecer a 09.01.1939, na referida rua.
Com os meus melhores cumprimentos
Fausto Alves

Resposta

Link directo:

RE: Bernardo d' Abreu Amorim Pessoa e Gouveia

#336244 | smcgp1 | 04 out 2013 11:28 | Em resposta a: #336206

Bom dia

É possível que sejam a mesma pessoa visto que não tenho conhecimento da descendência de José Abreu Amorim Pessoa Pessoa e é frequente os párocos não escreverem o segundo nome próprio no registo de baptismo.

A informação que enviou de é oficial do exército está correta visto que consta da base de dados da GERMIL, mas nunca pedi o processo dele, o que é possível fazer por mail (dados abaixo).


Nome: José Augusto de Abreu Amorim Pessoa.
Código de referência: PT/AHM/G/LM/A/16/04/2294 Nível de descrição: R
URL: http://arqhist.exercito.pt/germil/details?id=114296

Refere que se casou em 06.07.1878. Sabe em que freguesia?

Com os melhores cumprimentos
Sara P

Resposta

Link directo:

RE: Bernardo d' Abreu Amorim Pessoa e Gouveia

#336253 | smcgp1 | 04 out 2013 12:48 | Em resposta a: #336206

Bom dia novamente.

Não sei se já tem mas o registo paroquial do baptismo de Maria da Estrela Abreu Amorim Pessoa que consta deste site (geneall), mas o mesmo segue está no link abaixo:

http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=37946

imagem 182 (nome do ficheiro FIG11-002-0014_m0182.tif)

Nasceu na data indicada no site mas só foi baptizada 30.10.1894, em São Julião, Figueira da Foz, registo paroquial nº 136. O padrinho foi o meu bisavô.

As notas à margem referem o casamento mas são de dificil leitura.

Com os melhores cumprimentos

Sara P

Resposta

Link directo:

RE: Bernardo d' Abreu Amorim Pessoa e Gouveia

#336354 | fanetal | 06 out 2013 19:21 | Em resposta a: #336253

D. Sara Prezado:
Começo por acentuar, mais uma vez, a sua preciosa disponibilidade e colaboração no esclarecimento das minhas dúvidas e omissões.
Respondendo à sua pergunta relativa ao local ( freguesia) de casamento de José Augusto de Abreu Amorim Pessoa e D. Clotilde D. Pereira da Silva, lamento não saber precisar, pois não constam dos respectivos processos individuais existentes para consulta, no Arquivo Histórico Militar. Apenas constam os nomes da esposa e dos filhos (varões e fêmeas ?). Será em Lisboa, freguesia de Santos-o-Velho, freguesia do nascimento da esposa?
Quanto à anormal diferença de datas entre a do nascimento e a do registo de baptismo de D. Maria da Estrela de Abreu Amorim Pessoa (Ribeiro), julgo dever-se a opção ou deveres militares do pai, pois a minha sogra afirma que sua mãe nasceu em Tomar, onde de facto existia um aquartelamento e onde o pai esteve colocado.
Relativamente ao assento de baptismo de D. Maria da Estrela de Abreu Amorim Pessoa (Ribeiro), encontra-se transcrito sob o nº 93, no ano de 1978, na Conservatória do Registo Civil da Figueira da Foz, a partir do registo nº 136 do ano de 1894. A sua leitura, incluindo averbamentos à margem, é muito clara e de fácil leitura.
Solicito que caso venha a dispôr de elementos de interesse que,. faça o favôr de os dar a conhecer. Para já, gostaria de dispôr dos assentos de batismo de D. Maria da Estrela Corte Real Gouveia (n. 1857), de João Lobo Santiago Gouveia (n. 1859) e de João Maria Santiago Gouveia (n. 1828).
Da minha parte terá toda a disponibilidade para colaborar nesta matéria de genealogia, embora seja um aprendiz.
Os meus cumprimentos
Fausto Alves

Resposta

Link directo:

RE: Bernardo d' Abreu Amorim Pessoa e Gouveia

#336392 | fanetal | 07 out 2013 17:46 | Em resposta a: #336244

D: Sara Prezado
Boas tardes
Ao transcrever para a minha base de dados elementos da família Amorim Pessoa, que teve a amabilidade de mos dar a conhecer, uma dúvida me assaltou. Será que me poderá esclarecer?
No forum (costados), consta uma Maria da Glória Abreu de Amorim Pessoa da Câmara Lobo Corte Real, nascida em 1827, filha de Francisco António de Abreu Amorim Pessoa e de Mauricia da Câmara Monteiro Lobo Corte Real, a qual casou com António Augusto Cardoso Amado de Albergaria Vale, 1º Visconde de Degracias. O casal teve uma filha Maria José, que casou com Ricardo Amorim Pessoa,que, por sua vez teve uma filha Maria da Gloria Amado A. Amorim Pessoa.
Na árvore que me mandou com os descendentes de Mª Estrela M. L. Corte Real, consta, por sua vez, uma Maria da Glória Câmara Lobo Corte Real, nascida em 1833, filha de José da Costa Diniz e de Mª da Estrela M. L. Lobo Corte Real, a qual casou com Bernardo Abreu Amorim Pessoa Gouveia, em 1852, pais do nosso conhecido José Augusto A. A. P. Gouveia. Estes dados estão confirmados pelos respectivos assentos, ou serão duas pessoas distintas, com o mesmo nome, uma nascida em 1827 e outra em 1833 ?.
Certo parece ser a relação de parentesco entre os Amorim Pessoa Gouveia, Costa Diniz, Santiago Gouveia, Amado de Albergaria Vale e Prezados
Cumprimentos
Fausto Alves

Resposta

Link directo:

Bernardo d' Abreu Amorim Pessoa e Gouveia

#350905 | Smcgp | 06 out 2014 12:23 | Em resposta a: #332924

Bom dia

Pesquisando no arquivo da paróquia de São Julião, Figueira da Foz existem 2 Marias, uma baptizada a 17 de Janeiro de 1831 (imagem TIFF nº 19) e outra baptizada a 7 de Julho de 1833 (imagem TIFF nº 44). São irmãs. O pároco desta paróquia apenas coloca o primeiro nome pelo que uma será Maria da Glória e outra Maria de Estrela. Assumi que a Maria de Estrela nasceu em 1931 visto que sei que faleceu em Santa Catarina, Lisboa com 90 anos em 1921.

Em relação à outra Maria da Glória esta foi baptizada 14 de Janeiro de 1828, na Quinta do Ourão paróquia Redinha (imagem TIFF 506).

Bernardo Abreu Amorim Pessoa Gouveia casou com Maria da Glória Câmara Lobo Corte Real nascida 1833 e sua prima e é irmão da Maria da Glória Abreu Amorim Pessoa nascida 1827.

Cumprimentos
Sara P

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 22:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen