Manuel Chaveiro, natural da Igrejinha, casado com Isabel Mialha natural São Gregório (1ºCas.dele)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Genética | Pessoas

Manuel Chaveiro, natural da Igrejinha, casado com Isabel Mialha natural São Gregório (1ºCas.dele)

#332964 | girafa | 24 jul 2013 23:51

Caros confrades,

gostaria de saber se alguém tem informação deste casamento, pois não o consigo encontrar!

Sei que:


O 2º casamento de Manuel Chaveiro foi com Ignes Rosada, natural da Igrejinha, em 10-01-1700 na Igrejinha.

Manuel Chaveiro natural da Igrejinha casou pela 1ª vez com Isabel Mialha natural de São Gregório sei que teve quatro filhos: Maria(S.Greg. 30/05/1683), Cristovão(S.Greg. 12/09/1685), Maria(S.Greg. 26/06/1690) e Ana(S.Greg. 06/01/1694).

Mais, do 2º casamento teve uma filha de nome Josefa Chaveira natural de S.Gregório que casou (26-11-172 na Igrejinha) com Manuel Rosado natural da Igrejinha e FSO.

cumprimentos,

Manuela Carvalho

Resposta

Link directo:

Manuel Chaveiro, natural da Igrejinha, casado com Isabel Mialha natural São Gregório (1ºCas.dele)

#332966 | luisjrm | 25 jul 2013 01:01 | Em resposta a: #332964

Cara Manuela,

Manuel Chaveiro, casou com Isabel Mealha (ou Mealha) em São Bento do Mato a 21-4-1679, é o mesmo filho de Domingos André Chaveiro e de Maria Domingues (estes últimos casaram na Igrejinha a 25-4-1650 ele já viúvo, ela filha de Francisco Domingues e de Catarina (Delgada?)).

Domingos André Chaveiro e irmão de Maria Chaveiro (que casou São Gregório a 23-5-1655 com Gregório Dias), e irmão também de Inês Chaveiro que casou com André Luís, São Gregório 12-3-1657. Desconheço o nome dos pais destes três irmãos mencionados, alguns dados foram referidos pelo parente Jorge Testos e constam do processo de Habilitação a FSO de Manuel Rosado /Josefa Chaveiro.

O casal Gregório Dias /Maria Chaveiro, tiveram 2 filhos (do meu conhecimento);

- Sebastiana Dias que casou com Manuel Vidigal, e foram pais de Valério Vidigal (FSO), Margarida Vidigal que casou com Manuel Lourenço, e de Maria da Conceição

– Manuel Chaveiro que casou com N. e foram pais do Capitão de Ordenanças António Roiz Chaveiro, Lavrador da Herdade de Mendo Marques e que em 1753 era o Vereador mais velho de Arraiolos e vivia do trato de sua lavoura.

Do casal Manuel Chaveiro / Inês Rosada tenho conhecimento de 2 filhos:

- Josefa Chaveira que casou com Manuel Rosado Mealha (este ultimo filho de Capitão João Mealha e de Grácia Rosada), com descendência já conhecida.

- Maria Rosada que casou com José Luís, Lavradores da Herdade de Algaravios. Estes foram pais de três filhos: Inês Angelica Rebocho que casou com António Roiz da Silva, Manuel José Rosado de Faria e Pina que se Habilitou De Genere as Ordens em 1775, vivia na altura na Cidade do Porto e tinha qualquer função junto do Bispo D. João Rafael de Mendonça, e Joaquim José Rosado de Santana, que tem processo de Justificação de parentesco com o já mencionado seu irmão Manuel José.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Manuel Chaveiro, natural da Igrejinha, casado com Isabel Mialha natural São Gregório (1ºCas.dele)

#332967 | luisjrm | 25 jul 2013 02:07 | Em resposta a: #332964

Manuela,
respeito da família do referido Bispo D. João de Mendonça:

http://pt.wikipedia.org/wiki/José_Francisco_Miguel_António_de_Mendonça

http://www.xtimeline.com/evt/view.aspx?id=586824

http://pt.wikipedia.org/wiki/Conde_de_Vale_de_Reis

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Manuel Chaveiro, natural da Igrejinha, casado com Isabel Mialha natural São Gregório (1ºCas.dele)

#332968 | girafa | 25 jul 2013 03:29 | Em resposta a: #332967

Caro Luis,

obrigada pela sua colaboração.

Vou confrontar com os meus dados e amanhã darei resposta(dado o adiantado da hora).

cumprimentos,

Manuela Carvalho

Resposta

Link directo:

Manuel Chaveiro, natural da Igrejinha, casado com Isabel Mialha natural São Gregório (1ºCas.dele)

#333175 | girafa | 30 jul 2013 23:09 | Em resposta a: #332966

Caro Luís,

relativamente ao casal Manuel Chaveiro / Inês Rosada tenho conhecimento de um 3º filho de nome Bernardo, natural de S. Gregório, nasceu em 13/03/1707 e de uma 4ª filha também de nome Maria, natural de S. Gregório nascida em 05/11/1702.

Gostaria de saber se a Maria (Rosada) que refere é a que nasceu a 05/11/1702 ou a 18/05/1704????

Será possível dizer-me a data de casamento da Maria Rosada que casou com José Luís, Lavradores da Herdade de Algaravios pois já estive a pesquisar e não os consegui encontrar. Sabe Luís, não tinha conhecimento deste casamento pelo que muito lhe agradeço a informação.

Ainda relativamente ao Capitão João Mialha tenho vários irmãos encontrados (total de oito) se ainda não tiver conhecimento dos mesmos poderei facultar.

cumprimentos,

Manuela Carvalho

Resposta

Link directo:

Manuel Chaveiro, natural da Igrejinha, casado com Isabel Mialha natural São Gregório (1ºCas.dele)

#333188 | luisjrm | 31 jul 2013 12:22 | Em resposta a: #333175

Cara Manuela

Não tenho a data do casamento de Maria Rosada/José Luís, os filhos deste casal foram baptizados na Sé de Évora (a primeira filha que tenho conhecimento de nome Bernardina foi baptizada a 23-5-1751).

Em relação a Maria Rosada em tenho que foi baptizada em São Gregório a 1-10-1682, o José Luís foi baptizado na Igrejinha a 21-5-1711 (filho de António Luís e de Luísa Antónia, neto paterno de Manuel Luís e de Maria Rebocho, neto materno de Manuel Simões e de Maria Coelha).

Relativamente ao Capitão Mialha, todos os dados são importantes, por isso agradeço essa informação.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Manuel Chaveiro, natural da Igrejinha, casado com Isabel Mialha natural São Gregório (1ºCas.dele)

#333189 | luisjrm | 31 jul 2013 12:32 | Em resposta a: #333175

Manuela,

Retifico que Maria Rosada foi baptizada em São Gregório a 28-10-1711, foi padrinho o Dr.º Domingos Pais Bácoro e madrinha Maria Varela.
Esta informação consta do processo do já referido anteriormente Manuel José Rosado de Faria e Pina.

Cumprimentos
Luís

Resposta

Link directo:

Manuel Chaveiro, natural da Igrejinha, casado com Isabel Mialha natural São Gregório (1ºCas.dele)

#333216 | girafa | 31 jul 2013 23:55 | Em resposta a: #333189

Caro Luís,

Já encontrei o assento de baptismo da referida Maria Rosada a 28-10-1711, mas na verdade, é a 3ª filha com o mesmo nome (Maria) do casal Manuel Chaveiro e Inês Rosada!!!
Na verdade só através da habilitação do Manuel José Rosado de Faria e Pina é que conseguimos provar que é esta Maria e não uma das suas irmãs.

Se por acaso tiver a habilitação do Manuel José Rosado de Faria e Pina será que me pode enviar para o email que trocamos no Arq. Dist . Evora uma cópia?

Posso acrescentar que o 1º casamento do Manuel Chaveiro foi com Isabel Mialha natural de S. Gregório (não tenho conhecimento da data de casamento nem do nome dos pais).


cumprimentos,

Manuela Carvalho

Resposta

Link directo:

Manuel Chaveiro, natural da Igrejinha, casado com Isabel Mialha natural São Gregório (1ºCas.dele)

#333221 | girafa | 01 ago 2013 01:40 | Em resposta a: #333188

Caro Luís,

os irmãos do Capitão João Mialha conhecidos até ao momento são oito:

- Bento Piteira - casado com Inês Rosada (cas.26-05-1676 Igrejinha)

- Maria Francisca (19/05/1669 Igrejinha) - casada com Sebastião Banha (Graça Divor) (cas.13-06-1688 Igrejinha)

- António (09/04/1677 Igrejinha)

- Josefa (25/03/1674 Igrejinha)

- Manuel (01/05/1672 Igrejinha)

- Gregório (16/03/1664 Igrejinha)

- Maria (04/12/1661 Igrejinha)

- Mónica (11/05/1659 Igrejinha)

Por fim o próprio Capitão João Mialha ou Mealha (Igrejinha) que casou com Gracia Rosada (16/10/1676 Igrejinha)(Cas.03-09-1696 Igrej.).

Espero que tenha ajudado...

cumprimentos,

Manuela Carvalho

Resposta

Link directo:

Manuel Chaveiro, natural da Igrejinha, casado com Isabel Mialha natural São Gregório (1ºCas.dele)

#333232 | luisjrm | 01 ago 2013 14:43 | Em resposta a: #333221

Manuela,

Não retirei nenhuma cópia do Processo de Manuel José Rosado de Faria e Pina, o que retirei foram apontamentos.
Concretamente em relação as Marias, pode eventualmente ser qualquer um dos três baptismos, mas a data que consta no Processo do Manuel José é a de 28-10-1711 (São Gregório).
Agradeço também os dados relativos aos baptismos dos Mealhas.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 05:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen