Família Mateus - Carrazedo de Montenegro, Valpaços, Vila Real //

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Genética | Património | Pessoas | Regiões

Família Mateus - Carrazedo de Montenegro, Valpaços, Vila Real //

#332989 | Bruno 17 | 25 jul 2013 20:48

Boa Tarde!

Procuro antepassados da minha trisavó, Adelaide Augusta Mateus, natural de Carrazedo de Montenegro, concelho de Valpaços. É provável que tenha nascido entre 1865-1895. Casou com o meu trisavô Manuel (... desconheço o apelido, apenas que era natural da Póvoa de Lila, também do concelho de Valpaços). Tiveram uma filha, Ana de Jesus (... desconheço o apelido). É provável que tenha nascido entre 1890-1915.

Se alguém possuir algum dado acerca da Familia Mateus e desta localidade por favor informe...

Agradeço alguma informação!


Cumprimentos,

BM

Resposta

Link directo:

RE: Família Mateus - Carrazedo de Montenegro, Valpaços, Vila Real //

#333003 | aana10 | 26 jul 2013 06:08 | Em resposta a: #332989

Boa noite Bruno,

Presumo que não saiba mas os livros paroquiais relativos a Carrazedo de Montenegro estão digitalizados e on-line, com baptismos, casamentos e óbitos, aqui (onde diz Fundos Disponíveis Online):

http://etombo.com/paroquia/carrazedodemontenegro.html

Tudo o que tem a fazer (para além de ter o Java activo, acho eu) é escolher o livro de baptismos onde acha que os seus familiares se inserem e ter muita paciência.......

O melhor será começar por uma ponta. Pode tentar encontrar o registo de baptismo de Ana de Jesus. Nos registos de baptismo não consta o apelido dos baptizados, só o nome próprio, ou seja, o que lhe vai aparecer, nas margens do documento será Ana ou Ana de Jesus somente, e depois na descrição dir-lhe-á ser filha de Adelaide Augusta Mateus (por vezes não aparece o nome completo das pessoas também, só para dificultar...) e de Manuel. Reparei agora que os registos de baptismo só vão até 1903, portanto se a sua Ana de Jesus tiver nascido depois, já não a encontrará...
Se a encontrar é óptimo porque poderá ficar a saber o apelido do pai (espero eu) e deverá constar de onde são naturais (os pais) e onde se casaram (normalmente usa-se a expressão "foram recebidos" para indicar o local de casamento). À partida ficará também a saber os nomes dos avós maternos e paternos e de onde são naturais.

A partir daqui poderá traçar uma linha de tempo ou um intervalo de tempo, para tentar adivinhar quando se terão casado (se a Ana tiver sido a primeira filha talvez se tenham casado um ano antes, uma vez que a maioria se casava e muitas das vezes tinham logo um filho) - Aconselho a procurar a certidão de casamento, quanto mais não seja para confirmar nomes e naturalidades e alguma informação extra.

Se não encontrar a Ana de Jesus, terá que optar pelo registo de casamento ou ir directamente à Adelaide Augusta Mateus. Mas como lhe disse, só lhe aparecerá nas margens Adelaide (e poderá não ser a única) e ver se algum dos progenitores apresenta o apelido Mateus. Tenha muita atenção; é frequente haver pessoas com o mesmo nome e apelido igual e à medida que recua no tempo, muitas das vezes, os registos não têm a descrição toda ( nem onde casaram nem mesmo os nome dos avós), o que faz com que não possa cruzar os dados e ver se tudo bate certo.

Quando abrir os livros e começar, folha a folha, poderá pensar em desistir mas não o faça. Verá que quando encontrar a primeira pessoa fará sentido a paciência e o cansaço... e quererá continuar... E poderá ter sorte e ser bem mais fácil.

Dada a hora em que escrevo espero ter feito algum sentido. Caso não tenha percebido ou eu me tenha explicado mal diga-me qualquer coisa, ou talvez algum dos confrades mais experientes lhe possa explicar melhores tácticas ou sugerir-lhe outra forma de abordagem...

Qualquer coisa, estou aqui.
Boa sorte,
Ana

Já me ia esquecendo... Para Póvoa de Lila, na mesma página do link que envio, clica em cima onde diz Valpaços Concelho e aparecer-lhe-ão todas as freguesias de Valpaços - Póvoa de Lila faz parte da freguesia de Rio Torto. É só clicar.

Resposta

Link directo:

RE: Família Mateus - Carrazedo de Montenegro, Valpaços, Vila Real //

#333144 | Bruno 17 | 29 jul 2013 16:26 | Em resposta a: #333003

Boa Tarde Ana!!


Desculpe só estar agora a agradecer-lhe as indicações que me disse. Foram muito boas, o que me facilitou encontrar alguns dos meus antepassados..
Porém, a inexistência de alguns livros paroquiais não me permitem continuar com a pesquisa e por vezes a folha está tão ilegível que nem sei se já passei pela pessoa que estou à procura ou mesmo se não é aí que ela se encontra.

Relativamente ao título da mensagem, penso que não faz sentido continuar com "Família Mateus"!, pois o pai da minha trisavó Augusta Adelaide chamava-se Matheus Augusto!!! Não tem qualquer ligação com o apelido Mateus.....

Cumprimentos,

BM

Resposta

Link directo:

Famílias de Carrazedo de Montenegro - Póvoa de Lila

#333146 | Bruno 17 | 29 jul 2013 16:37 | Em resposta a: #333144

Boa Tarde!!!!


Algém tem conhecimento de alguma Família com o apelido Rato natural de Póvoa de Lila...

A minha trisavó Adelaide Augusta (1888), de Carrazedo de Montengro, casou com Manuel António (Rato), natural de Póvoa de Lila, Rio Torto, Valpaços... Casaram na Igreja de Carrazedo de Montenegro em 1910. Daí nasceu a minha bisavó Ana de Jesus (que deveria ter nascido entre 1910-1918) e um Sr.. que desconheço o nome mas tem o apelido "RATO", pois teve uma filha que ficou conhecida como #Carolina Rato#.

Os meus antepassados estão todos ligado pelas aldeias/freguesias de Valpaços (Carrazedo de Montenegro/ Nozedo/ Serapicos/ Friões/ S. joão da Corveira/ Ervões/ Póvoa de Lila-Rio Torto)
Também em Palheiros, Murça..........


Cumprimentos,

BM

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Carrazedo de Montenegro - Póvoa de Lila

#333361 | BGM18 | 03 ago 2013 19:41 | Em resposta a: #333146

Cara Ana.. Boa tarde!

Adelaide Augusta, nascida a 24 de Março de 1888 em Carrazedo de Montenegro, Valpaços era filha de Matheus Augusto e Umbelina Roza, ele de Carrazedo de Montenegro e ela de Nozedo. o registo está no nº 0149 de Carrazedo de Montenegro.


Matheus Augusto nasceu no dia 18 de Maio de 1859 filho de Albino José e Umbelina Roza Barrozo.

Estou com muita dificuldade em prosseguir com os antepassados na parte de Albino José... Ele deve ter nascido entre 1810 e 1835.
Já tentei registos de baptismos, de casamento, em Carrazedo de Montenegro, Nozedo, mas ainda não encontrei nada.



Quanto à parte de Umbelina Roza Barrozo, apenas sei que era natural de Nozedo e filha de Joanna Barrozo...

Se me puder ajudar, agrader-lhe-ei.

Cumprimentos,


BG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Carrazedo de Montenegro - Póvoa de Lila

#333401 | BGM18 | 04 ago 2013 20:50 | Em resposta a: #333361

Boa tarde!!!

Relativamente à mensagem que escrevi ontem posso dizer que já descobri o nome da mãe de Albino José, porém o nome do pai não estava no registo de baptismo. Devido à errada informação que tinha sobre o local de nascimento foi dificel encontrá-lo, porem um registo de casamento entre Umbelina Roza Barrozo permitiu encontrá-lo em Chaves..

Albino José, nasceu no dia 15 de Junho de 1925 em Santa Maria Maior, Chaves, filho de (...) e Maria Joaquina. Neto pela parte materna de António Manuel Salgado e Roza Maria, esta de Vilas-Boas, Chaves.


Cumprimentos,

BM

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Carrazedo de Montenegro - Póvoa de Lila

#333636 | BGM18 | 09 ago 2013 14:10 | Em resposta a: #333401

Boa tarde.


Albino José nasceu no dia 15 de junho de 1825 e não 1925 como tinha escrito na mesnagem acima.

Cumprimentos,
BM

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 08:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen