Ajuda: localização do Capitão Manuel Joaquim Lobo, Elvas,século XVIII

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Cargos | Famílias | Património | Pessoas

Ajuda: localização do Capitão Manuel Joaquim Lobo, Elvas,século XVIII

#333021 | Miguel Leal | 26 jul 2013 16:24

Caros confrades,


Será que algum de vós me poderá ajudar a localizar o Capitão Manuel Joaquim Lobo, natural de Elvas? Manuel Joaquim Lobo terá nascido no terceiro ou quarto quartel do século XVIII. Casou com D. Josefa Balbina das Dores, também natural de Elvas (deduzo que o casamento terá ocorrido em Elvas). O capitão Manuel Joaquim Lobo foi pai de José Guerreiro Lobo (nascido em Leiria; não se encontra o registo de baptismo do seu filho, pois perdeu-se com a destruição dos registos paroquiais aquando da passagem das tropas francesas, durante as invasões, no concelho de Leiria). Desde já vos agradeço,

Miguel Leal

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda: localização do Capitão Manuel Joaquim Lobo, Elvas,século XVIII

#333023 | HRC1947 | 26 jul 2013 16:47 | Em resposta a: #333021

-

http://www.geneall.net/P/per_search.php?s=+Manuel+Joaquim+Lobo&s_type=per_search.php
-
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda: localização do Capitão Manuel Joaquim Lobo, Elvas,século XVIII

#333039 | chartri | 26 jul 2013 23:37 | Em resposta a: #333021

Caro confrade Miguel Leal
Não encontrei o que solicita, mas lembro-lhe a a familia Lobo era muito presente nos seculos XVII e XVIII em Leiria. Sugiro que o "seu capitão" tenha nascido em Leiria e tenha ido combater para a fronteira e ai tenha casado com uma senhora de zona. Deve ter voltado depois para Leiria
Sobre os Lobos no seculo XVI e XVII encontra no livro da Doutora Selma Pousão-Smth, "Rodrigues Lobo, os Vila Real e a estrategia de "Dissimulatio", muita informação
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda: localização do Capitão Manuel Joaquim Lobo, Elvas,século XVIII

#333103 | chartri | 28 jul 2013 15:53 | Em resposta a: #333021

Caro confrade
Encontrei o Cap Manuel Joaquim Lobo e sua descendência em Leiria. Nada encontrei ainda sobre a sua ascendência
Veja a minha página, www.familiasdeleiria.com
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda: localização do Capitão Manuel Joaquim Lobo, Elvas,século XVIII

#333137 | Miguel Leal | 29 jul 2013 11:13 | Em resposta a: #333103

Caro Ricardo Charters d´Azevedo,

Muito obrigado pelas suas achegas e pistas. Conheço quase desde o primeiro momento a sua página e também o livro que me indicou da Doutora Selma Pousão Smith.

Gostaria de falar consigo em privado. Poderá fazê-lo para o meu E-mail: mnsml70@hotmail.com.

Aguardo o seu contacto,

Com os meus melhores cumprimentos,

Miguel Leal

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda: localização do Capitão Manuel Joaquim Lobo, Elvas,século XVIII

#333141 | marsousa | 29 jul 2013 15:17 | Em resposta a: #333021

Caro Miguel Leal

Pelo nome do filho que indica creio que será este o "seu" Manuel Joaquim Lobo:

http://arqhist.exercito.pt/germil/details?id=43979

Cumprimentos,
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda: localização do Capitão Manuel Joaquim Lobo, Elvas,século XVIII

#333143 | Miguel Leal | 29 jul 2013 15:50 | Em resposta a: #333141

Cara Maria Manuela Pereira,


Muito obrigado. Creio também, pelas datas e pelos apelidos, que se trata do personagem que procurava. Deu-me uma óptima notícia.

Com os meus melhores cumprimentos,

Miguel Leal

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda: localização do Capitão Manuel Joaquim Lobo, Elvas,século XVIII

#333156 | aana10 | 30 jul 2013 03:52 | Em resposta a: #333143

Caro Miguel Leal,

Ontem, tal como a confrade Maria Manuela Pereira também cheguei ao link que a mesma lhe enviou. Dada a hora avançada e o facto de não ter chegado a nenhuma conclusão, resolvi deixar para hoje. Não adiantei informação alguma que o pudesse ajudar, excepto alguns homónimos que não me parecem ter a ver com o seu e outros que poderão ser o seu mas que não trazem informação que procura ou que o possa ajudar nesse sentido.

Em todo o caso, envio-lhe o que eu tinha descoberto logo no início, por achar deveras curioso o facto de ter ficado registado como "Manel". Os nomes são os mesmos, excepto que neste caso Manuel Joaquim Lobo é filho de José Guerreiro Lobo - obviamente isto não invalida que um neto tenha o mesmo nome do avô... Pelo menos, deduzo que se trata da mesma pessoa do registo enviado pela confrade Manuela. Pertence aos registos do Regimento de Infantaria de Lippe de 1763 a 1806. Aqui vai:

http://arqhist.exercito.pt/germil/details?id=138822

Se acredita o seu Manuel Joaquim Lobo ter nascido em Elvas, tem os registos digitalizados aqui (julgo que sabe):

https://familysearch.org/search/image/index#uri=https%3A%2F%2Ffamilysearch.org%2Frecords%2Fwaypoint%2FM9QW-GNV%3An1306365344%3Fcc%3D2014755

São algumas freguesias, mas com um pouco de coragem e paciência ....
Se eu encontrar mais qualquer coisa, voltarei aqui.

Boas pesquisas,

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda: localização do Capitão Manuel Joaquim Lobo, Elvas,século XVIII

#333182 | Miguel Leal | 31 jul 2013 09:25 | Em resposta a: #333156

Cara Ana,


Só hoje vi a sua mensagem. Muito obrigado pelas suas úteis pistas.

Com os meus melhores cumprimentos,


Miguel Leal

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 05:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen