Alvernaz/Alvernas no Arquipélago dos Açores

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Alvernaz/Alvernas no Arquipélago dos Açores

#333207 | carlosnunesfontes | 31 jul 2013 22:24

As famílias mais antigas da ilha do Pico, de apelido Alvernaz:

Em São Roque do Pico:

Maria Alvernaz, n. 01.06.1590 em São Roque do Pico (filha de Gonçalo Alves e de Maria Alvernaz, que provavelmente nasceram antes de 1570) casou com Gonçalo Alves e teve a seguinte filha:

Beatriz Alvernaz Manuel, n. em São Roque do Pico, que casou com Manuel de Freitas (Prainha) e teve os seguintes filhos nascidos em São Roque do Pico:

Maria Alvernaz, n. 27.10.1633 (casou em Santa Luzia com Pedro Quadrado)
Catarina Alvernaz, n. 15.01.1638
Beatriz Alvernaz, 02.02.1640
Sebastião Ferreira de Freitas Alvernaz, n. 29.09.1643
entre outros seis irmãos que faleceram novos ou não utilizaram o apelido...

Na Madalena do Pico:
João Rodrigues Alvernas, n. 29.01.1666 na Madalena do Pico, filho de Manuel Goulart e Isabel Alvernas (Madalena)

Em São João do Pico:
Maria Alvernaz, n. 06.03.1652 em São João do Pico, filha de António Oliveira e Maria Alvernaz (falecida antes de 1670)

Resposta

Link directo:

RE: Alvernaz/Alvernas no Arquipélago dos Açores

#333264 | Conde | 02 ago 2013 12:45 | Em resposta a: #333207

Eu devo ser seu parente pois a minha família descende de Isabel de São Francisco, nascida no Pico cerca de 1710, filha de Manuel Garcia e sua mulher Agueda de Alvernaz. A dita Isabel casou na Terceira em S. Miguel do Anjo a 08/01/1730 com Francisco Gonçalves e teve larga geração que está no Geneall, como tudo isto. Diz-lhe alguma coisa? Agradeço.

Resposta

Link directo:

RE: Alvernaz/Alvernas no Arquipélago dos Açores

#333282 | amtf | 02 ago 2013 17:55 | Em resposta a: #333264

Também tenho um António Alvernaz, casado com Maria da Terra, pais de outra Maria da Terra, nascida a 1.06.1661 no Faial, Horta, freguesia de Pedro Miguel (fonte: CITCEM - Genealogias)

Resposta

Link directo:

RE: Alvernaz/Alvernas no Arquipélago dos Açores

#333347 | JBMalta | 03 ago 2013 13:58 | Em resposta a: #333282

eu descendo por varonia de Sebastião Rodrigues e de s mulher Isabel Alvernaz, pelo filho Manuel Rodrigues (tenho nota de outros filhos) que nasceu na freg. da Praia do Almoxarife - Horta - Ilha do Faial e casou em 1727 c Barbara Luis de Sousa, nat. da freg. dos Flamengos - Horta - sendo os avós de João José de Brito que se fixaria em Montemor-o-Novo (Alentejo).

Resposta

Link directo:

RE: Alvernaz/Alvernas no Arquipélago dos Açores

#333448 | carlosnunesfontes | 05 ago 2013 15:43 | Em resposta a: #333207

Boa tarde a todos,

eu descendo de João Leal Alvernas e Maria Ferreira (Piedade do Pico) cujo filho Manuel Ferreira Nunes, nascido cerca de 1680, deu origem a numerosos "Nunes" na Terra do Pão, São Caetano do Pico. Não consegui ainda estabelecer qualquer ligação entre o meu ascendente João Leal Alvernas e outros indivíduos/famílias com o mesmo apelido...

cumprimentos,

Carlos Fontes

Resposta

Link directo:

Alvernaz/Alvernas no Arquipélago dos Açores

#358291 | eocesarmachadomesmo | 04 jun 2015 17:21 | Em resposta a: #333207

Descendo de uma Mª Alvernaz casada com Francisco João, do lugar da Ribeirinha, Fayal, Bispado de Angra, Açores.

Resposta

Link directo:

Alvernaz/Alvernas no Arquipélago dos Açores

#405214 | Conde | 09 jul 2018 10:50 | Em resposta a: #333207

A Professora Norberta Amorim que é do Pico é descendente de Garcia e Alvernaz desta ilha. Talvez nos pudesse ajudar pois tem o Pico todo estudado.

Resposta

Link directo:

Alvernaz/Alvernas no Arquipélago dos Açores

#405217 | 1385 | 09 jul 2018 16:10 | Em resposta a: #405214

Quer-me parecer que talvez existam estudos publicados sobre as primeiras gerações dos Alvernaz, tanto da oligarquia municipal ulissiponense, como dos povoadores açorianos, (Segismundo Pinto) inclusive talvez mesmo anteriores ao levantamento mais geral que terá sido efetuada pela senhora Professora Norberta.
No entanto o Pico é uma ilha genealógicamente ingrata atendendo ás limitações dos seus paroquiais.
Com os dados de que dispõem , e mesmo sem a conhecer, parece-me que a melhor opção neste caso será nesmo a senhora Professora Norberta
Fraternais saudações
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

Alvernaz/Alvernas no Arquipélago dos Açores

#413755 | SergioFres | 08 abr 2019 15:36 | Em resposta a: #333207

O meu cunhado, natural da região de Basto, descende de Sebastião Vieira Alvernaz e Maria Pereira, da ilha do Pico. Uma filha destes, Josefa Joaquina, casou por volta de 1800 com Tomás António de Carvalho, do concelho de Cabeceiras de Basto, freguesia do Arco de Baúlhe.
No site do CITCEM-GHP, não encontrei este Sebastião...

Resposta

Link directo:

Alvernaz/Alvernas no Arquipélago dos Açores

#415686 | carlosnunesfontes | 19 jun 2019 12:33 | Em resposta a: #413755

Não encontro nenhum Sebastião Vieira Alvernaz, mas no livro de baptismos 1699-1711 da Piedade surgem os seguintes:

António Vieira Alvernaz e Isabel Pereira (Altamora): Maria
Francisco Vieira Alvernaz e Maria Leal (Ribeira Grande): Luzia
João Vieira Alvernaz e Maria Marques (Foros): Rosa, Lucas

Resposta

Link directo:

Alvernaz/Alvernas no Arquipélago dos Açores

#415688 | SergioFres | 19 jun 2019 15:14 | Em resposta a: #415686

Obrigado pela resposta.

O assento está em:

http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1078535

"Lourenço, n.08-09-1795, filho legítimo de Tomás António Carvalho de Magalhães e Josefa Joaquina de Jesus, (...), neto materno de Sebastião Vieira Alvernaz e Maria Pereira oriundos da ilha do Pico e assistiram na ilha de Santa Catarina, freguesia de São José, Estados dos Brasis..."

É estranho não aparecem estes Alvernaz no site do CITCEM-GHP

http://www.ghp.ics.uminho.pt/genealogias.html

Resposta

Link directo:

Alvernaz/Alvernas no Arquipélago dos Açores

#415746 | carlosnunesfontes | 21 jun 2019 13:21 | Em resposta a: #415688

Boa tarde,

é possível que Sebastião tenha nascido na Piedade entre 1712 e 1743. O livro de acentos de baptismo referente a este período encontra-se desaparecido.

cumprimentos,
carlos fontes

Resposta

Link directo:

Alvernaz/Alvernas no Arquipélago dos Açores

#415748 | 1385 | 21 jun 2019 14:02 | Em resposta a: #333207

Muito boa tarde Caro Carlos Fontes
Enviaram-me automaticamente a sua questão por duas vezes
Efectivamente escrevi em tempos um papelinho sobre Alvernazes mas fui oferecendo e não guardo nenhum exemplar.
Quem sabe talvez ande pela net, era em co-autoria com o Dr. Segismundo Pinto se a memória me não falha
Queira desculpar um velho reformado
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

Alvernaz/Alvernas no Arquipélago dos Açores

#416041 | rdevargas | 03 jul 2019 06:59 | Em resposta a: #333207

Olá amigos!

A algum tempo procuro informações sobre a ascendência de Sebastião Vieira Alvernaz, do Pico, sem muito sucesso. É meu sexto avô. Porém de acordo com os registros que encontrei sua esposa seria Rosa Maria de Jesus, também do Pico. Consta em uma lista de açorianos em São José em Santa Catarina, como sendo oriundo de São Matheus, bispado de Angra. Seus filhos seriam Polucena, Anna e Marcelino, todos nascidos já no Brasil. Seria o mesmo Sebastião?

Att,
Rosana

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 08:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen